Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 19/05/10


 
 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 19/05/10 - Gente de Opinião



FESTIVAL

O curtamazônia tá chegando!


Já se passaram tantos meses, foram meses de muitas conquistas para um filho que nasceu ontem. Filho legítimo de rondoniense, de conquistas herdadas ao longo anos de experiências vivenciadas nesse processo de acreditar numa Rondônia Possível. Possível, é uma palavra que temos de estar sempre juntos, porque estamos chegando na primeira edição do Festival de Cinema Curta Amazônia com muita garra, determinação e consciente que temos que fazer muito por essa terra que nascemos e sabemos cultivar e compartilhar com nossos amigos colaboradores, empresários, entidades públicas e a comunidade que sempre acreditou que é possível se fazer cultura em nosso Estado de Rondônia. Você amigo ou amiga que está começando com novos projetos, acredite, porque se você não acreditar nos seus sonhos, quem irá acreditar? Quem irá colocar em prática o seu projeto (sonho)? Temos muito à alcançar, venceremos mais essa etapa, conquistando e buscando mais espaços para o coletivo cultural, queremos uma Rondônia Possível, de sonhar, de vencer as dificuldades com muito trabalho. Não perca à esperança no primeiro obstáculo que tiver, “derrube”, “quebre” quantas “pedras” estiverem no seu caminho, porque, nós todos somos capazes de realizar nossos sonhos, e o meu sonho está muito próximo de realizar, que é a concretização do projeto, planejado arduamente, diurtunamente e madrugadas à dentro, sim, meus caros, madrugadas infinitas, mais necessárias dentre o processo de criação e ajustes do projeto que ora se aproxima de sua realização: o 1º FESTIVAL DE CINEMA CURTA AMAZÔNIA, que será o novo marco cultural aqui em Rondônia, graças aos patrocinadores e apoiadores que sempre acreditaram e acreditarão em nossos projetos para o nosso querido Estado de Rondônia. E afirmo à todos, que o CURTAMAZÔNIA terá sua expansão, em breve, à todos os municípios de nosso Estado. Um forte abraço aos que sempre nos ajudaram e nos credenciaram com créditos, e aos parceiros de primeira hora, só posso dizer: O meu muito obrigado!  (CLIQUE E ASSISTA ENTREVISTA DO VIVA PORTO VELHO).

Carlos Levy – Presidente da Associação Curta Amazônia

 




TURISMO

 Heitor Costa assume Setur  
 

OZekatraca - Lenha na Fogueira 19/05/10 - Gente de Opinião governador João Cahulla empossou na manhã desta terça-feira (18) o novo superintendente estadual de Turismo, Heitor Luiz da Costa Júnior, que assume a Setur com a missão de promover ações que fortaleçam a atividade turística e preparar a pasta para tornar-se secretaria de Estado, conforme anunciou o governador.

“A minha determinação é de que seja trabalhado inicialmente o turismo interno, para que a população de Rondônia possa conhecer os municípios que compõem esse belo e pujante Estado. Antes de pensarmos em atrair visitantes de fora, precisamos promover ações que estimulem o turismo interno, pois muitas pessoas do Cone Sul não conhecem o Vale do Guaporé, e vice-versa”, explicou o governador.

João Cahulla anunciou que a pretensão do governo é de transformar a Superintendência em Secretaria, e que Heitor Costa com a sua experiência vai ser decisivo nesse processo. “Contamos com o trabalho do Heitor para esse processo de mudança. O turismo é uma prioridade de nossa administração e queremos fortalecer a pasta para que a atividade seja fortalecida, gerando mais empregos e oportunidades no setor”, completou Cahulla.

O novo superintendente disse que aceitou a missão confiada pelo governador, pois acima de tudo acredita no Estado e no seu potencial. “Há 33 anos que resido em Rondônia, aqui nasceram meus filhos e netos e conheço as potencialidades e os desafios que vamos enfrentar para promover o nosso turismo. Estou certo que para isso contarei com o apoio dos servidores da Setur e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), pasta a qual a Setur é subordinada”, disse Heitor Costa.

Perfil do novo superintendente 

Heitor Luiz da Costa Júnior é presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro em Uberaba/MG, em 1974. Em 1977, Heitor Costa procurando novos horizontes veio para Porto Velho, para exercer suas atividades profissionais, intensificou suas atividades no meio esportivo, quando foi nomeado diretor do departamento autônomo do Ypiranga, presidente do São Domingos, membro do TJD da FFER. Foi eleito Deputado Constituinte em 1983 exercendo mandato Legislativo até 1999. Autor do artigo inserido na constituição Estadual de Rondônia que trata da Educação e Desporto. Em 1991 assumiu a Superintendência de Desportos do estado e outras atividades.
Decom



 




 

Conegro

*******

O Conselho Nacional do Negro (Conegro) faz uma audiência nesta quarta-feira 19, para discutir o Plano de Trabalho da entidade para este ano.

*******

O evento está programado para as19h no Teatro Banzeiros.

*******

“Todos estão convidados”, reforça a presidente da entidade, Ana Maria Ramos.

*******

Preconceito

*******

Recentemente criado, o Conegro precisa da participação popular para que possa lutar por políticas públicas que ajudem o negro a superar problemas como o preconceito (que está sempre presente), as dificuldades e acesso à escola e saúde etc.

******

“Com uma maior participação vamos ter força para reivindicar”, diz Ana Maria.

*******

Por falar nisso:

******

Estamos chegando ao mês de junho e ainda não vimos nada de concreto a respeito dos arraiais, Flor de Cacto e Arraial da Câmara.

*******

Se o Arraial Flor de Cacto acontecer sua abertura está marcada para o dia 28 de maio.

*******

Acontece que encontrei o Júnior Guillem que coordena o evento juntamente com o Barreto e ele me disse que tudo depende do apoio do governo estadual e do governo municipal para que a festa seja montada.

********

Inclusive a venda das barracas estava suspensa, justamente porque a coordenação não tem certeza se o Arraial vai ou não acontecer.

*******

Em conversa com o presidente da Fundação Cultural Municipal Iaripuna, fomos informados que uma equipe da Fundação estava sendo designada para verificar se a realização do Arraial está de acordo com os propósitos culturais da Iaripuna.

*******

Outra coisa que está pegando é quanto à realização das eliminatórias promovida pela Federação de Grupos Folclóricos.

*******

Que há até o ano passado aconteceu no Flor de Cacto e este ano, de acordo com declarações do presidente da Federação Fernando Rocha.

*******

Deve acontecer no espaço do Bingool Ferroviário.

 

*******

Já que estamos falando em Federon.

******

Sexta feira passada a vereadora Epifânia compareceu à reunião da entidade que estava acontecendo no Teatro Banzeiros e garantiu que a prefeitura vai repassar aos grupos folclóricos através da Fundação Iaripuna, R$ 200 Mil.

******

A turma ficou animada com o anuncio feito pela vereadora.

******

Quanto ao governo estadual continua o impasse.

*******

O projeto Flor do Maracujá enviado pela Federon para apreciação do Conselho de Cultura do MinC só vai entrar na pauta na reunião do dia 1º de junho.

*******

Caso seja aprovado, a Federon vai poder captar recursos para a montagem do Flor do Maracujá via Lei Rouanet.

*******

Por outro lado o secretário da Secel está se virando no sentido de conseguir patrocínio pelo menos no valor de R$ 300 Mil para repassar aos grupos folclóricos.

*******

De qualquer maneira, segundo ma coordenação do Flor do Maracujá a festa vai acontecer

 

*******

E mais, vai começar na data prevista, ou seja, dia 25 de junho.

*******

O espaço Sebenauto já está confirmado e em breve a equipe de limpeza entra em ação preparando o terreno onde serão montadas as barracas, ambulantes, parque de diversão e o curral das apresentações dos grupos folclóricos.

*******

O que está pegando é uma pendenga política entre o presidente da Federon que faz parte da equipe do Expedito Júnior

*******

E como sabemos, em Rondônia quem não ler na cartilha do governo, fica no “corredor”.

*******

É por isso que o Flor do Maracujá há muito deveria fazer parte do orçamento do governo e não ficar do jeito que está.

*******

O Flor do Maracujá é um evento que começa todo ano.

*******

Não é permanente na visão dos nossos governantes.

******

Não é um projeto de governo.

******

Não existe oficialmente no calendário do governo estadual.

*******

Se assim fosse, faria parte do orçamento anual do governo que é aprovado pelos deputados todo ano.

*******

Como não ent5rra no orçamento acontece o que acontece.

*******

Todo ano a turma do folclore e até os dirigentes da Secel, com o pires na mão, na tentativa de conseguir verba para viabilizar o maior evento folclórico cultural do estado de Rondônia que é o Arraial Flor do Maracujá.

*******

Em suma: Ninguém trata com o devido respeito nossas tradições culturais.  

 

 




 
Os órfãos do villas bar (III)

Por: Altair Santos (Tatá)*

Pois bem amigos e amigas é o fim da tormenta após diluvianos chororôs de quarenta dias e quarenta noites. Depois da deriva, depois de afogar-se em copos estranhos e dormir pesados sonos nas mesas de outros bares, as águas da tristeza baixaram. A arca dos perdidos atracou e um novo monte Ararat, em forma de bar, haverá de acolher os sobreviventes. É hora de vida nova. Conforme prometido vamos passar a régua nessa conta e dar por encerrada a inventariação e partilha da herança imaterial decorrente do fechamento do Villas Bar. O certo é que o adiós boteco deixou inapagáveis chamas de tristeza no coração de muitos e como são muitos! Dados do último recenseamento do IEG - Instituto Ébrio Geográfico (especializado em localizar, identificar, registrar e documentar a densidade demográfica de pinguços da cidade) diz ali no Villas Bar, ter convivido a mais heterogênea sociedade freqüentadora de botecos das últimas décadas em Porto Velho. Rondonienses e gaúchos, baianos e acreanos, cariocas e mineiros, sergipanos, chilenos e peruanos, gregos, troianos e bolivianos, todos ali se achegaram e beberam livres dos requisitos do passaporte ou do visto, era trânsito livre, era free life para aquela sociedade evoluída. A grande legião de órfãos ainda recolhe-se em sofrimento, mas já se agrupa numa e noutra esquina da cidade. São os novos e bons sinais. Dores e lamentos à parte, quem quiser, a partir de então, promover seus reclames que o façam perante a autoridade do gabaritado Doutor Destino e, com ele, lá em seu escritório, em audiência, tenham sobre todos os “porquês” que o assunto ainda demanda. Ele é autoriadade máxima no assunto e confortará a todos atrasadinhos. Mesmo assim fazemos aqui alguns registros em contabilidade final, é a repescagem. Carlinhos Maracanã, por exemplo, trancou-se em casa e suportou o by by Villas calado, sozinho e triste, não reclamou. Pelo recolhimento e atitude humilde que surpreenderia até mesmo alguns eméritos da categoria de Ghandi, São Francisco, Madre Teresa de Calcutá e Monges tibetanos, o botafoguense da boina irá ao guichê da saudade buscar a sua parte. A mana Almira que, noite após noite, vindo da Faculdade Católica, fazia pit-stop no Villas pra molhar a palavra e discutir Marilena Chauí, dentre outros autores, também receberá um hollerith cheio de promessas. O Bruno Rocha (Brunão) que morou aqui mandou e-mail e lá da região da Avenida Paulista, em São Paulo, se disse muito triste e quase chorou por causa do bar. Pobre moço! Pra resolver a situação dele consultamos o saldo em caixa, fizemos as contas e vamos mandar pelo SBI - Saudade Bank International, o seu FGTVB, leia-se: Fundo de Garantia por Tempo de Villas Bar. Então senhoras e senhores sintonizem seus rádios porque vai começar a partida, a seleção está em campo e as emoções estão afloradas, preparem seus corações porque, antes mesmo de começar a copa, essa turma de órfãos do Villas Bar já estará fortemente barulhenta e inquieta, assinando ficha de filiação e sediando-se - outra vez- em algum boteco do centro da cidade. Por enquanto a confraria continua trabalhando em quase absoluto silêncio, exigente, criteriosa e seletiva, assim como a FIFA para aprovação de cidades brasileiras para a copa de 2014. Eles - os órfãos - à luz dos seus secretíssimos e invioláveis critérios avaliam vários locais para a nova sede. Onde vai ser? É pergunta que não quer calar. Por enquanto ninguém sabe, nem eles mesmos, mas, quem viver verá! Um brinde, saúde e vida longa a todos.

(*) O autor é Presidente de Fundação Cultural Iaripuna.
tatadeportovelho@gmail.com
  


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)