HOMENAGEM : Moção de aplausos para Yedda Bozarcov
A câmara municipal de Porto Velho homenageou na tarde de ontem, com Moção de Aplausos, durante a nona reunião ordinária da trigésima oitava sessão legislativa da nona legislatura da Câmara de vereadores de Porto Velho, a professora e historiadora Yêdda Pinheiro Bozarcov, pelo lançamento da obra “Porto Velho – Patrimônio Material – 100 anos de História- 1907 – 2007”. A comenda foi proposta pelo vereador Mário Jorge Souza de Oliveira.
O plenário Bohemundo Álvares Afonso e a galeria João Bento da Costa estavam repletos de amigos da professora, que já escreveu vários livros sobre a história de Porto velho e de Rondônia. Yedda nasceu em Guajará Mirim e se criou em Porto Velho onde participou de praticamente todos os momentos importantes da vida cultural da capital do estado; foi uma das criadoras da “Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás”, que acontece no Flor do Maracujá; foi Secretária de Cultura do governo estadual e presidente da Fundação Cultural – Funcetur, além de ter atuar na Secretaria Municipal de Cultura – Semce; é integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Estado, Yedda dedica sua vida a pesquisar principalmente sobre a história de Porto Velho e Guajará Mirim com ênfase para a história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Vários vereadores usaram da palavra durante a sessão solene de ontem a tarde. Emocionada, a professora Yedda Pinheiro Bozarcov agradeceu aos edis e em especial, ao vereador e professor Mário Jorge. “Nossa luta, digo minha e de todos os historiadores aqui presentes, é o resgate da verdadeira história de Porto Velho, fato que será discutido durante o Seminário que vai acontecer nos próximos dias sob os auspícios da Fundação Iaripuna. Enquanto vida tiver e força para levantar a caneta, não vou parar de contar a história da terra que me viu nascer e crescer. Muito obrigada”. finalizou Yedda.
Oficina de fotografia com - Luiz Brito e Luciano Pinheiro
Os artistas especializados em fotografia preto e branco passam suas técnicas a quem interessar
No período de 08 de outubro a 10 de novembro, acontece no espaço cultural Arte Moldura a “Oficina Fotográfica de Práticas em Laboratório - Fotografias Preto & Branco”, utilizando-se negativos já produzidos pelo sistema analógico, a proposta da referida oficina é de ampliações de imagens de fotografias preto e branco de uma maneira pratica, isto é, fazendo.
Para participante da referida oficina os coordenadores colocam a disposição todo o material necessário como: ampliador, papel fotográfico químico etc. Os encontros acontecerão duas (2) vezes semanais conforme detalhamento abaixo.
Conteúdo – Laboratório para Preto e Branco; Estudo do ampliador; Preparação dos químicos usados no processo de ampliação das imagens; Estudo básico dos negativos; Filtros de correção e contrastes; Papel fotográfico; Lentes do ampliador e as suas aberturas de luz; Projeção do Negativo; Pré-ampliação; Exposição da imagem no papel fotográfico (provas); Revelação das provas (banhos químicos); Ampliação final; Lavagem das fotos ampliadas; Processo de secagem das imagens e Edição das fotos (corte final).
Os oficineiros são o fotografo Luiz Brito e o artista plástico e também fotografo Luciano Pinheiro.
Luiz Brito é responsável por vários trabalhos fotográficos que se transformaram em exposição e até publicadas em livro “Revelando Porto Velho” cujos fotos são todas em Preto e Branco.
Luciano Pinheiro é artista plástico e fotografo, participou da minissérie Mad Maria da rede Globo de Televisão e tem vasto trabalho fotográfico em seu currículo.
As oficinas acontecem no período da manhã – quarta e sexta feira das 9 às 11 horas; Tarde das 15 às 17 horas e Noite das 18 às 21 horas.
O investimento no curso, segundo os fotógrafos é de apenas 200 Reais. As inscrições podem ser feitas na Arte Moldura Av. Pinheiro Machado, 775 todos os dias a partir das 9 horas.
Contatos através dos telefones: 8402-6891 Luiz Brito; 8402-9717 Luciano Pinheiro ou 3221-1700.
Depois de uma longa batalha, onde gastou várias solas de sapato, pelos corredores da Assembléia Legislativa, Secretaria de Cultura – SECEL e Palácio do Governo estadual.
******
A artista plástica Rita Queiroz conseguiu que o governador assinasse a Portaria transformando a sala "Madeira Mamoré" da Casa da Cultura Ivan Marrocos.
*******
EM GALERIA DE ARTES VISUAIS – AFONSO LIGÓRIO.
*******
Ontem de manhã, ao tomar conhecimento da aprovação do seu projeto, nossa querida Rita Queiroz saiu pinoteando pela escadaria do palácio Presidente Vargas, passou pela praça Getulio, deu uma parada no chaveiro do Manelão bebeu água.
*******
E seguiu em desenfreada carreira no rumo da Secel.
*******
Na Secel subiu as escadas que dão acesso ao segundo piso do prédio do relógio e adentrou a sala do Departamento de Cultura quase sem poder falar.
*******
Respirando com dificuldade, mas, estampando um largo sorriso a procura do Geraldo Cruz,
*******
Ao perceber que o Geraldo não se encontrava na sala, pegou um copo com água e gritou chamando atenção de todos!
*******
Vamos brindar! Vamos brindar! O homem assinou o Decreto, agora temos uma galeria de arte, temos uma galeria de artes visuais e ainda por cima, conseguimos resgatar o nome do nosso artista maior Afonso Ligório.
******
Parabéns Rita Queiroz, pela conquista que é de todos.
******
"O Projeto Cinco e Meia representa a Resistência da nossa cultura popular".
******
Palavras do poeta Mado.
******
Aliás o projeto Cinco e Meia está de volta.
******
Na próxima sexta feira 21, a Fundação Iaripuna em parceria com o Bubu Jonshon promovem a reativação do famoso "Projeto Cinco e Meia".
******
Com nova roupagem, o Cinco e Meia volta e logo de cara, nos apresenta duas alternativa cultural
******
A primeira acontece pela parte da manhã desta sexta feira na Casa da Cultura Ivan Marrocos com performances dos artistas BADO (violão e voz)
******
E do poeta MADO (corpo e voz).
******
O Poeta Mado vai nos presentear com um show totalmente diferente de tudo que já se assistiu em espetáculos levados pelo Projeto Cinco e Meia.
******
Com certeza teremos uma manhã muito proveitosa na próxima sexta feira na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
******
Já a noite em seu horário costumeiro o Projeto apresenta show com o grupo de chorinho "Casa de Bamba".
******
Aí vamos nos deleitar com os solos de cavaquinho do Genézío acompanhados pelo violão de seis do Norman Júnior e do violão de sete do Nicodemos.
******
Tem também a participação da flautista Rose e do flautista Paulo Humberto
******
De manhã o espetáculo está marcado para começar às 9 horas.
******
E a noite às 19 horas.
******
Pois é!
******
Recentemente temos visto o belo trabalho desenvolvido pelo Juizado da Infância e da Juventude.
******
A fiscalização não dá trégua para os promotores de ventos que não gostam de cumprir a Lei.
******
Vários estabelecimentos de diversão foram fechados e outros multados.
******
Não tem essa, o pessoal do Juizado da Infância e da Juventude está atento aos infratores e nem assim conseguem dar vencimento as arbitrariedades.
******
Tanto que não tiveram tempo de chegar no espaço do Flor do Maracujá durante os espetáculos que aconteceram no final de semana.
******
Se eles (os ficais) estivessem por lá, com certeza tomariam providencias no sentido de mandar anunciar, que o espetáculo do Mamulengo Só Riso, tinha classificação para Adultos.
******
Aliás, será que o juizado da Infância e da Juventude foi comunicado, que sábado e domingo aconteceria no espaço Flor do Maracujá, espetáculo com os Bonecos do Brasil e que as encenações eram para vários tipo de público?
******
De qualquer maneira, não apareceram por lá, pelo menos eu não os vi e creio o Lúcio também não os viu por lá.
******
Enquanto isso, acho que o negócio estava pegando mesmo era pro lado das casas que gostam de preservar o nome de animais.
******
Coyote e Iguana foram alvos da fiscalização.
******
Enquanto isso, no Flor do Maracujá tavam mandando todo mundo tomar no fio-o-fó! Baixa a cortina rápido, baixa! baixa! baixa!!!
Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)