Segunda-feira, 18 de outubro de 2010 - 23h51
LIVRO
Eça de Queiroz Fotobiografia
Publicado pela LeYa Brasil, “Eça de Queiroz Fotobiografia – Vida e Obra”, de A. Campos Matos, chega às livrarias em outubro. Com mais de 400 páginas, o livro apresenta tanto registros históricos quanto imagens inéditas de personagens, cenários e eventos importantes na vida do escritor, construindo um valioso panorama de época.
A fotografia sempre despertou o interesse do autor de “Os Mais”, que acompanhou a evolução de uma técnica então recente, e por isso, pouco difundida. Eça visitou estúdios de fotógrafos em Portugal e nos diversos países que visitou ou nos quais viveu; deixou-se fotografar tanto em poses formais quanto em situações familiares e chegou a praticar a fotografia nos últimos anos de vida.
“Eça de Queiroz Fotobiografia” organiza-se de modo cronológico e os capítulos temáticos acompanham desde os antepassados de Eça até os descendentes; aborda a infância; a juventude; a viagem ao Oriente; os postos de trabalho em Cuba e na Inglaterra. Há imagens raras como as do jovem Eça com cerca de 20 anos, e a de Manuel Macedo, seu primeiro ilustrador; manuscritos; documentos diversos; postais com a caligrafia do autor e mapas de viagens. O leitor encontra ainda retratos e perfis de figuras com as quais Eça de Queiroz conviveu e outras que o influenciaram; imagens das escolas pelas quais passou o escritor; fotos de amigos, parentes e amores. São mais de 700 imagens que recriam o contexto histórico de boa parte do século XIX.
Autor de clássicos como “O Primo Basílio” e “O crime do Padre Amaro”, Eça de Queiroz é um dos mais importantes escritores de língua portuguesa, traduzido em diversas línguas. Apontado como um dos fundadores do realismo português, modernizou a prosa até então praticada, com inovações estilísticas diversas e influenciou fortemente a literatura brasileira.
Queirosiano reconhecido e respeitado, Campos Matos escreveu mais de dez livros sobre o escritor. Colaborou com grande parte do Dicionário Eça de Queiroz e foi encarregado pela Fundação Eça de Queiroz de transcrever e organizar a correspondência inédita entre o autor e Emília de Castro, sua esposa. Para “Eça de Queiroz Fotobiografia”, Campos pesquisou na Biblioteca Nacional de Portugal e em diversas outras fontes, obtendo imagens inéditas.
“[...] Em geral adquire-se no meio dessa perversão intelectual hábitos profundos de ironia, e fica-se com uma tendência para o sarcasmo, com uma hostilidade contra tudo o que é medíocre, vulgar e chato. É esse o caráter de Eça de Queiroz, e um dos poderes do seu estilo.” (Teófilo Braga) (trecho da p. 49)
“Procure promover a saída do livro, e se meu filho lhe escrever para saber como vai a venda, não o desanime, pois ele tem geiteira para as letras, de resto eu tomo a responsabilidade por qualquer prejuízo que o seu insucesso ocasione.” (Carta do pai de Eça a um editor) (trecho da p. 123)
“Eu precisava de uma mulher serena, inteligente, com uma certa fortuna (não muita), de caráter firme sob um caráter meigo, – que me adotasse como se adota uma criança; que me pagasse o grosso das minhas dívidas, me obrigasse a levantar a certas horas cristãs – e não quando os outros almoçam – que me alimentasse com simplicidade e higiene [...]. Essa doce criatura salvaria um artista de si mesmo – que é o pior abismo de um artista [...].” (Eça de Queiroz) (trecho da p. 155)
Ficha Técnica
Título: “Eça de Queiroz Fotobiografia – Vida e Obra
Autor: A. Campos Matos
Formato: 22,5 x 28,5 (capa dura)
Brochura
Nº de páginas: 434
Preço: R$ 159,90
Caso não aconteça nenhum atropelo.
******
No mês de novembro uma equipe da Secel comandada pela Gerente de Cultura advogada Cândrica Madalena.
******
Embarca rumo ao Vale do Guaporé para realizar o registro dos costumes e tradições dos quilombolas.
*******
O projeto idealizado pela Bebel e desenvolvido pelo Bubu Johnson.
*******
Não vai ficar apenas nos quilombos do Vale do Guaporé, o estudo engloba aquele que dependendo das circunstâncias, também pode ser considerado quilombo o morro do “Alto do Bode” que foi destruído pelo 5º BEC em Porto Velho.
******
Será uma viagem de quase um mês!
******
A equipe já está fazendo contato com os quilombolas do Vale e entidades afins, colhendo o máximo de material para não chegar aos locais de mãos abanando.
******
Esperamos que o projeto e a turma escalada não sofram retaliações.
*******
Já que estamos na Secel.
*******
O Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL e da Prefeitura do Município de Ji-Paraná realizam.
*******
Oficina: Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus:
*******
Período: 19, 20 e 21 de outubro de 2010, uma turma em dois períodos: manhã e tarde.
*******
Local: Auditório da Representação de Ensino – REN, localizada à Rua 06 de Maio nº 1722, Centro – Ji-Paraná / Rondônia.
******
Ministrante: Prof.ª Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira.
*******
Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. Departamento de Museologia. Registro Profissional de Museóloga: COREM 1R 0264 I
*******
Público-alvo: profissionais que atuam no setor museológico e/ou cultural, estudantes de áreas afins e demais interessados na temática dos museus e da museologia.
*******
O material didático de referência em legislação patrimonial e museológica bem como a bibliografia básica e outras complementares serão disponibilizadas em CD aos participantes que obtiverem a frequência mínima no Curso.
*******
Por falar em política.
*******
Tem neguim se bandeando pro lado do candidato que está mais bem posicionado nas pesquisas.
*******
Questionado sobre traição ao seu chefe.
******
O funcionário público estadual veio com a seguinte justificativa:
******
Nunca fui e nem pretende ser contra o governo.
******
Você é que sempre estão mudando.
******
Pode ver minha ficha.
******
Sempre estive ao lado do governo!
******
Por incrível que pareça.
******
É tanta trairagem, que tem gente que já está querendo negociar a coordenação do Arraial Flor do Maracujá.
******
Isso pra ficar só numa situação.
*******
Dia 1º de novembro ou logo após a divulgação do resultado do pleito, o que mais vai se ver...
*******
Aliás, no dia 1º de novembro ninguém vai ver carro plotado com a figura do candidato que perder a eleição estadual.
******
Agora, com adesivo do candidato vencedor os pátios das repartições públicas vão estar repletos.
******
Anota aí Zé de Nana, Carlos Sperança e Zé Daszuzinas se não estou certo.
******
Ainda mais que nos corredores “varguianos”, dizem que o a pesquisa está beirando os 80%.
******
E assim vamos enfrentando mais uma onda de boataria política.
******
Tão desenterrando “cadáver” mais do que “morto”.
*******
Como tudo na política é válido! Temos que por força da lei eleitoral, ficar engolindo sapo atrás de sapo, via programas eleitorais levados ao ar pelas emissoras de televisão e rádio.
HISTÓRIA REGIONAL
O negro na história de RO
novo tema da ACLER
Quinta feira dia 21 acontece na Ivan Marrocos o lançamento do livro do poeta Pedro Albino
A participação do negro na história e na cultura rondoniense deverá ser o novo tema a ser debatido pela Academia de Letras de Rondônia, na segunda quinzena de novembro. A programação já está sendo preparada pela ACLER, e que deverá contar, como das vezes anteriores, com a parceria do Departamento de História e Arqueologia da UNIR.
Será o quarto evento específico sobre a história regional que a ACLER realiza este ano - os anteriores foram sobre Rondon, sob os aspectos do positivismo e da importância científica da missão; a BR-364, abordando sua influência na região e a importância da estrada para o desenvolvimento regional; e ao septuagésimo aniversário de criação do Território Federal, a partir da ocupação brasileira da região Oeste. "Nessa nova discussão pretendemos abordar a importante presença do negro em Rondônia nos aspectos da ocupação do vale do Guaporé, feita por escravos que fugiam das minas de ouro de Mato Grosso, a religiosidade e as tradições; o outro perfil representado pelos negros que vieram para construir a Madeira-Mamoré e, o último sub-tema envolve os marinheiros da Revolta da Chibata que foram mandados para cá pelo navio Satélite, cada grupo fornecendo meios para um estudo a respeito da participação dos membros dessa etnia", explicou o presidente da ACLER, Lúcio Albuquerque.
Outros assuntos
A Academia Cacoalense de Letras está comemorando dois anos de criação, com ingresso de novos acadêmicos e evento especial na sede do Sindsef naquela cidade.
Será no próximo dia 21, quinta-feira, o lançamento do livro "Novos poemas de amor", assinado pelo acadêmico Pedro Albino. Vai acontecer no hall da casa de cultura "Ivan Marrocos" a partir das 19h30. No dia 26, terça-feira da outra semana, o escritor João Moreira, de Ji-Paraná, vai lançar, no mesmo local e horário, o livro "Na Baiúca de Longwood & outros contos de amor e guerra".
Já em Guajará-Mirim, a Academia local, em parceria com a ACLER, prepara a realização no primeiro trimestre de 2011 do Seminário Internacional de Literatura e História da Fronteira.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando