Sexta-feira, 19 de dezembro de 2008 - 06h39
Capoeira
Grupo Canidé apresenta DVD
O Grupo Canidé de Capoeira realizou nos dias 12, 13 e 14 deste mês, o mega evento denominado "Capoeiragem em Rondônia – 2008" Foram três dias, nos quais os capoeiras de Porto Velho participaram de várias atividades com a participação dos Mestres Fanho do Rio de Janeiro; Contramestre Onça de São Paulo; Contramestre Falcão e do professor Riquinho do Acre. O evento contou com a coordenação do mestrando Vermelho apelido do capoeirista Pedro Fontinele de Melo diretor do Canidé formado em educação física e especialista em saúde pública.
O Grupo Canidé, congrega mais de 250 capoeiristas em Porto Velho e tem como contramestre o Walci do Cavaco e o Guille. "Desenvolvemos um trabalho social junto às crianças e os idosos da zona sul, além de crianças portadores de necessidades especiais", disse Vermelho. O grupo é um dos incentivadores da campanha "Adote um capoeira", que consiste na ajuda para compra de uniforme e auxilio transportes aos alunos carentes que freqüentam as aulas na sede do grupo.
Um dos principais objetivos do encontro foi o batizado e a troca de corda, além de palestras e cursos de capacitação na capoeira.
O DVD que foi lançado durante o "Capoeiragem em Rondônia", pode ser adquirido na sede do grupo que fica à rua 18 de Janeiro – COHAB. Os interessados também podem entrar em contato através dos telefones 8114-3291 e 3228-1943.
Vamos voltar às histórias das nossas escolas de samba.
*******
Aliás, ontem o Antônio Daniel, que reside lá pra's bandas da Cidade do Lobo me deu a maior bronca.
********
Só porque parei de publicar as ditas histórias.
*******
Acontece meu amigo Antônio Daniel da Cidade do Lobo
******
Que as histórias das nossas escolas de samba ou do nosso carnaval.
*******
São como alternativa para quando a gente não consegue captar um assunto digno de comentário nessa coluna.
*******
Como fomos agraciados com alguns episódios com as características exigidas pela nossa editoria.
*******
Suspendemos temporariamente as histórias das escolas de samba.
*******
Outro que também nos cobrou a continuação das histórias foi o Dr. Aparício Carvalho.
*******
Bom! O certo é vamos retomar as histórias a partir da coluna de hoje.
*******
Isso não quer dizer que elas vão passar a ser prioridade da coluna.
*******
Nada disso, a prioridade aqui é para os fatos inéditos que acontecem no dia-a-dia da nossa cidade.
*******
Já que a história das escolas de samba ou do carnaval em Porto Velho e quem sabe do Samba em Rondônia.
*******
Faz parte do livro que escrevi e só ainda não foi publicado, por falta de patrocínio.
********
Nesse livro constam história como a do Mestre Bateria da Pobres do Caiari que bebeu demais e momentos antes do desfile da escola encontrava-se "capotado", em coma alcoólica mesmo, na varanda da casa do seu Melo na bairro Caiari.
*******
O problema era que ninguém conseguia acordar o cidadão que babava e roncava, enquanto a escola estava armada para desfilar.
*******
Foi a partir desse dia, que muita gente ficou pensando e pensa até hoje, que o compositor Silvio Santos é "pai" de Santo.
*******
Na mesma escola, um outro Mestre Bateria que havia substituído àquele capotado, foi boicotado por alguns batuqueiros e em conseqüência disso, o pau comeu em plena avenida Sete de setembro.
*******
Tem a história do compositor que foi expulso dos ensaios da escola pela carnavalesca presidente porque só chegava bêbado nos ensaios.
*******
Esse mesmo compositor foi proibido de freqüentar os ensaios da Diplomatas do Samba pelo Leônidas.
*******
E a história do Bainha que quando foi para a Caiari só viu sua fantasia pronta na hora do desfile.
*******
Tudo porque o pessoal da Caiari achava que se ele visse a fantasia antes, poderia entregar o ouro para a Diplomatas.
*******
No carnaval de 1970 a Caiari contou uma história sobre a abolição da escravidão no Brasil.
*******
E escravo acorrentado foi o Edimar Pato Preto e o carrasco, o saudoso Zé Carneiro.
*******
Quando os dois chegaram em frente ao palanque das autoridades.
*******
Zé Carneiro não contou conversa.
*******
Baixou o chicote de verdade no lombo do Pato Preto que não pode fazer nada porque estava todo acorrentado.
*******
Ao chegar frente à casa da dona Marize Castiel e se desvencilhar das correntes, Pato Preto botou pra arrebentar o Zé Carneiro que só não foi parar no pronto socorro, porque escapou em desabalada carreira.
********
E a decisão do título do carnaval de 1985 que fez com Chagas Neto e Heitor Costa presidente de Caiari e Diplomatas respectivamente provocassem o maior tumulto em frente ao palanque das autoridades na avenida Farquar.
*******
Foi o maior sururu, mas, quem brigou mesmo, foram os segurança.
*******
Os detalhes dessas histórias estão no livro que está pronto, mas não está publicado por falta de patrocínio.
*******
Para encerrar com a promessa de continuar com as histórias das nossas escolas de samba sempre quando faltar fofoca de valor.
*******
Lembramos que apenas seis escolas de samba, nasceram como escola de samba em Porto Velho
********
Foram elas: Deixa Falar; O Triângulo não Morreu, Diplomatas do Samba; Pobres do Caiari; Império do Samba e Mocidade Independente do KM-1
*******
As demais começaram como blocos.
******
Castanheira, Seca Buteko, Armário Grande. Asfaltão, Unidos da Rádio Farol, Bloco do Sol e Bloco da Lua e Mocidade do Caiari
Sart
Últimos dias de inscrição
O tradicional Salão de Artes Plástica de Rondônia foi reativado pelo Governo Estadual através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e vai premiar quatro artistas plásticos, além de divulgar e abrir espaço para expor cerca de cinqüenta obras selecionadas pelo edital. E é bom os artistas interessados em participar se apressarem. As inscrições terminam dia 31 de dezembro.
“Esta é a 12º edição do Salão que nos últimos quatro anos esteve desativado. Queremos resgatar essa importante forma de valorizar os artistas plásticos de nosso Estado e de todo país. Para isso vamos premiar quatro trabalhos com prêmios no valor de R$ 6.000,00 e conceder menção honrosa a outros cinco artistas”, destaca Jucélis Freitas de Souza, Secretário Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (Secel).
Para participar do Sart, o artista precisa comprovar que reside no Brasil e seu trabalho deve ser de arte contemporânea em pelo menos uma dessas categorias: Desenho, Gravura, Objetos artísticos, Instalações, Fotografia, Vídeo e Arte Digital.
As inscrições são gratuitas. O artista deve entregar um portifólio na Casa da Cultura ou encaminhar pelos Correios com a ficha de inscrição preenchida.
Fonte: Sílvio Santos
zekatracasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando