Terça-feira, 20 de maio de 2008 - 06h18
Guaporé, mito, cultura
e arte no Mladinho
O Boi-Bumbá Malhadinho de Guajará Mirim, apresentou na última quinta feira na Casa da Cultura Ivan Marrocos o tema (enredo) que será desenvolvido em suas apresentações durante o festival Folclórico de Guajará Mirim deste ano. “Guaporé, Mito, Cultura e Arte” que de acordo com o presidente Cleiton Lopes vai alertar as autoridades e o público de um modo geral para a necessidade de ser preservar a Amazônia.
O show apresentado pelo Malhadinho contou com a participação dos principais personagens do Bumbá como Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Porta Estandarte, Pajé, Sinhazinha da Fazenda (mirim) e o boi propriamente dito, que foi apresentado pelo “Tripa” Anderson mais conhecido como “Madona”.
Léo Souza fundador e Amo do Bumbá campeão do último festival de Guajará, ao usar da palavra agradeceu o apoio que vem recebendo do governo estadual nesses últimos anos. Jucélis Freitas secretário da Secel confirmou o inicio da obra do Bumbodromo de Guajará para o dia 1º de junho, “Esperamos que até o inicio do Festival em agosto, pelo menos a quadra esteja pronto para as apresentações dos Bumbás Malhadinho e Flor do Campo.
O Festival Folclórico de Guajará Mirim acontece este ano entre os dias 8, 9 e 10 de agosto.
********
Já que oficialmente o estado só vai funcionar até amanhã.
******
Acontece que, em virtude do feriado Corpus Christ dia 22, o governo estadual, resolveu dar ponto facultativo no dia 23 sexta feira.
******
Aí se cumprirem a Lei Orgânica do município de Porto Velho, o comercio fica fechado no sábado dia 24, dia de Nossa Senhora Auxiliadora. padroeira do município.
******
Isso quer dizer que os funcionários públicos que estão acostumados a só “trabalhar” no horário das 7:30hs às 13:30 esta semana vão ter que bater ponto também às 15 e as 18 horas.
******
Não sei se o prefeito Roberto Sobrinho também vai adotar o mesmo método.
******
Seria uma boa para os funcionários municipais se isso acontecesse.
******
Pois com o feriadão de quarta até sábado mais o domingo, vai dar para programar uma viagem turística das boas.
******
Quem não for viajar, pode muito bem, programar assistir a peça “O Homem de Nazaré” que será apresentada nos dias 22, 23 e 24
******
Justamente nos três dias de feriado.
******
Por falar em peça teatral.
******
O povo quer saber da assessoria de comunicação do Grupo Êxodo.
******
Como vai ser o sistema de transporte nos dias do espetáculo?
******
Vai ser cobrado ingresso?
******
Qual o horário do inicio da encenação da peça?
******
O estacionamento vai ser grátis?
******
Se por acaso, a Semtran disponibilizar linhas de ônibus especiais, quais os pontos de embarque e desembarque?
******
Estamos achando muito devagar a divulgação do espetáculo que mais conta com patrocínio em nosso estado.
******
Vamos botar a assessoria de comunicação pra trabalhar Zé Monteiro!
******
Por falar em homenagem!
******
O Tribunal de Contas de Rondônia inaugura nesta terça-feira, 9 horas, o seu anexo, que terá como patrono o Conselheiro Jônathas Hugo Parra Motta, falecido ano passado.
******
Justa homenagem! Valeu Zé Gomes!
******
O PT lotou o auditório e o pátio da Catedral sexta feira passada.
******
Foi a prestação de contas da administração Roberto Sobrinho.
******
O homem que lidera as pesquisas das próximas eleições para prefeito.
*******
Fez e tá fazendo muita coisa no município de Porto Velho.
*******
Não sei não, mas, vai ser difícil tirar Roberto Sobrinho do palácio Tancredo Neves.
******
Já que falamos em pesquisa eleitoral.
******
E não é que nosso colega de profissão Marcelo Reis de acordo com pesquisa publicada nos jornais de domingo, lidera a corrida para a Câmara de Vereadores.
******
Depois do Marcelo vem o Alan Queiroz e o Borco da Federal.
******
Valeu Marcelo, dessa vez parece que vai dar.
******
Sempre é bom, de vez em quando, meter a colher na panela dos outros.
******
Ta faltando o nome do Ariel Argobe; Carlinhos Maracanã
******
No final desta semana, começa a temporada de arraiais das chamadas festas juninas.
******
Dia 23 começa o Arraial Flor de Cacto lá no campo 1º de Maio, no bairro Caladinho.
******
O Flor de Cacto vai até 1º de junho quando acontece a premiação dos classificados na eliminatória entre os grupos de quadrilhas filiados à Federon.
******
Já no dia 30 de maio começa o Arraial da Câmara que vai até o dia 8 de junho. Quem tiver interessado em instalar barracas deve entrar em contato com os telefones 3217-8001 e 9282-7800.
******
Entre os dias 7 e 15 de junho acontece a Expovel.
******
Aí temos uma semana e meia para recuperar as energias
******
Para enfrentar a maratona do maior evento folclórico de Rondônia.
******
O Arraial Flor do Maracujá este ano vai acontecer entre os dias, 27 de junho e 6 de julho.
******
É festa que não acaba mais!
Nos dia 22 e 23 de maio, no Teatro 1 do SESC Esplanada, inicia a primeira etapa do Palco Giratório com os espetáculo “Mistério do Fundo de um Pote” de Rondônia e “As 4 Chaves” de São Paulo que abre a programação deste Circuito Nacional de Teatro que em Rondônia é dividido em quatro Etapas.
Parte de um programa nacional de estímulo à criação e produção teatral, o Palco Giratório tem um perfil próprio. Quem for às encenações vai encontrar bons espetáculos, oficinas, mesa redonda, pensamentos giratórios e um bate-papo no final de cada espetáculo.
O projeto Palco Giratório é uma iniciativa do Departamento Nacional do SESC, desde de 1997, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas no Brasil. A iniciativa se transformou uma das principais ações culturais mais importantes do país, pois através do projeto a população poderá ter acesso a produções de qualidade. Com uma produção múltipla, diversos espetáculos circulam as capitais e cidade do interior, viabilizando a troca de experiência entre grupo de teatros de todo Brasil.
Mistério do Fundo de um Pote - Ou como nasceu a fome, narra que em uma cidadezinha existia uma casa de farinha que permite a todo mundo retirar o necessário para consumir, mas nunca deixar os potes vazios. Os cegos cuidam da Casa de Farinha. Mas Rosa é a única pessoa da cidade que respeita o tabu: só retira o que precisa e deste modo vai formando um colar misterioso com as contas que ela vai encontrando dentro dos potes. Com a chegada do primeiro trem e depois da eletricidade, do telefone, do rádio e do cinema, as relações se transformam e a Casa de Farinha é destruída.
As 4 Chaves - É um espetáculo que tem a simples intenção de fazer rir. A peça fala da realização de desejos e sentimentos de quatro personagens gigantes, com cerca de 2,5 metros de altura. A história inicia quando um ladrão rouba objetos importantes das personagens trancando em um baú com quatro chaves, que são escondidos. A parti daí inicia uma viagem mágica em busca das chaves, vasculhando o centro da terra, a fronteira da noite e do dia, o fundo do mar e as nuvens do céu, até as chaves serem encontradas.
Entrada - três litros de leites que serão doados as Instituições cadastradas no Pro Mesa Brasil do SESC.
Direito de Resposta
Banda Odisséia e o Céus de Rondônia
Nós, da Banda Odisséia, fomos acusados recentemente de ter ofendido o povo de Rondônia através de uma de nossas composições, uma releitura do hino do Estado. Na verdade, a letra faz uma atualização histórica do processo de ocupação da região, denunciando injustiças e destruição ambiental, visão esta com a qual qualquer historiador ou cidadão comum de bom-senso concordaria. Usamos a liberdade de expressão, garantida pelo regime democrático, para denunciar o retrato cruel de um Estado cheio de desigualdades, notoriamente conhecido no país pelos desmandos de sua classe política e por ser um dos maiores destruidores do bioma amazônico. Em momento algum ofendemos o povo (leia-se abaixo a letra na íntegra), mas sim aqueles que se identificam com os atos por nós denunciados. A conclusão da música, em especial, clama por mais justiça e melhores dias no futuro. A música, a arte como um todo, é uma forma de compreensão crítica do mundo. Toda verdadeira música é uma "máquina de ajudar a ver". Nesse sentido, não pode se limitar a reproduzir o discurso oficial, defender uma visão que em nada se parece com a realidade. Tal discurso só interessa aos poderosos, aos que lucram com as injustiças e com a destruição em nome do progresso. Não é em nome deles que cantamos. Sabemos que ouvintes e leitores de senso crítico se identificam com a letra, por mais cruel que seja. "Azul, poderia ser azul". Que seja. Mas, para isso, devemos enfrentar os fatos, apontar as causas e os efeitos. Se nossa natureza foi guilhotinada, se nosso ar é irrespirável por metade do ano devido às queimadas e somos conhecidos lá fora por chacinas e escândalos políticos, algo precisa ser feito, precisa começar a ser feito. Mesmo que seja por uma simples banda, por uma nota desafinada no meio da multidão.
Novos Céus
Quando começamos a tortura
Para esculhambar a natureza
Nós, os invasores de Rondônia,
Nos afogamos em tanta pobreza.
Somos causadores de queimadas,
Nosso combustível é o dinheiro.
Fim de uma história deprimente:
Nada aos nativos, tudo aos posseiros.
Nessa fronteira abandonada
O povo trabalha até doente.
Muita chacina e pouca esmola,
Corrupção galopa febrilmente.
Atos dementes roubam o futuro
Da juventude dessa nação,
E com coragem nós gritaremos
Enquanto nos arrancam o coração.
Azul, poderia ser azul,
Em vez, tudo cinza tudo igual,
Nosso rio só tem mercúrio,
Amazônia é capim.
Assim, nossa vida é desumana.
Guaporé fundamental,
Reinventa a tua história
Ou será o nosso fim!
BANDA ODISSÉIA
Fonte: Sílvio Santos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando