Quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 05h47
OFICINA
CGE treina coordenação dos Pontos de Cultura
Na próxima semana a equipe da Secel passa as orientações aos Pontos de Cultura
A equipe da Secel que faz parte da coordenação dos Pontos de Cultura em Rondônia, integrada pelos técnicos da José Monteiro (Coordenador Geral), Antônio Ocampo, Silvio Santos, Jesuá Johnson, Cleverson Santana, Carlos Corbim Castro, Roseane e
Participou durante dois dias, da oficina ministrada pelos técnicos da CGE - Controladoria Geral do Estado sobre Prestação de Contas de Convênio. De acordo com o coordenador geral dos Pontos de Cultura José Monteiro, o objetivo é treinar a equipe que vai orientar os administradores dos Pontos de Cultura como proceder tecnicamente com os recursos oriundos do convênio 201/PGE- 2009 celebrado com o governo do estado através da Secretaria dos Esportes da Cultura e do Lazer – Secel. Sujeitando os partícipes, naquilo que couber, às normas da Instrução Normativa nº 01, de 15 de janeiro de 1.997/SNT, da Lei Federal nº 8.666/93 e em especial as demais mencionadas pelo Convênio Federal nº 357/2007-MinC.
No primeiro dia a oficina foi ministrada pelo técnico Selivaldo que orientou o pessoal da Secel como proceder quanto à aplicação dos recursos do convênio de fato, onde os beneficiados terão obrigatoriamente de seguir o que consta no plano de trabalho e planilha de aplicação, apresentado junto ao projeto que foi analisado pelos técnicos do Ministério da Cultura. “A obediência do plano de trabalho é fundamental na hora da apresentação da prestação de contas”.
A segundo oficina foi ministrada pelo técnico Ivan da Silva Alves e se pautou mais na parte burocrática que é a apresentação da documentação exigida pela Normativa 01 e da Lei 8.666. “A Normativa 01, a partir de agora, será a cartilha de vocês”. O treinamento aconteceu graças à compreensão do Controlador Geral Charles Adriano, do Gerente da GCAD Luiz Antônio e do chefe do setor de Prestação de Contas da CGE Adnaldeson – Naldo que participou in loco das oficinas que foram ministradas na sala Príncipe da Beira da Casa da Cultura Ivan Marrocos gentilmente cedida pelo administrador Geraldo Cruz.
Ontem publiquei que a realização dos arraiais Flor de Cacto e Arraial da Câmara, não estava confirmado.
*******
Não coloquei aqui que o Flor do Maracujá poderia não acontecer.
*******
Então peço aos amigos que reproduzem essa coluna em seus sites, que não alterem o que escrevemos.
******
Lemos num desses sites a seguinte chamada: “Coordenação não tem certeza se o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer”.
*******
Não escrevemos isso. O que colocamos em dúvida foi quanto à realização dos Areal Flor de Cacto e não do Flor do Maracujá.
*******
A coordenação do Flor do Maracujá da qual faço parte. Está convicta que o evento vai acontecer.
*******
Inclusive o secretário Jucélis Freitas está ultimando o fechamento do patrocínio com empresas que estão atuando em Rondônia.
*******
O negócio está praticamente fechado.,
*******
Independente da aprovação ou não do Projeto Flor do Maracujá pela Lei Rouanet.
*******
Volto a afirmar, o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer entre os dias 25 de junho e 4 de julho.
*******
Agora, quanto ao Flor de Cacto não podemos dizer a mesma coisa.
*******
Até porque temos tentado contato com os coordenadores do Arrial e não temos conseguido.
******
Ficamos na torcida que o Arraial Flor de Cacto aconteça.
*******
Um Arraial que já está confirmado e vai acontecer sábado 22, que é o da Quadrilha Rosa Divina.
*******
O Arraial da Quadrilha Rosa Divina acontece no pátio da igreja do Divino no bairro Mato Grosso.
******
Entre tantas atrações que estarão se apresentando no Arraial da Rosa Divina.
******
Vamos apreciar o Boi Bumbá Corre Campo.
******
Agora, tem um outro evento que parece que não vai acontecer.
*******
Segundo o Zé de Nana me informou ontem à noite.
*******
A Cavalgada da Expovel não vai acontecer.
*******
Segundo o cara que “mata a cobra e mostra o pau”.
*******
É tanta exigência imposta à direção da ASPRO.
*******
Entre elas uma multa de aproximadamente R$ 20 Mil.
******
Que o presidente João do Valle está pensando em suspender a realização da cavalgada.
******
Vamos ficar torcendo para isso não aconteça e para que o juiz ou juízo que aplicou a sentença acate os recursos a favor da realização da cavalgada.
*******
Que tirem as carretas, mas, deixem os cavalos.
*******
É com orgulho de rondoniense que publicamos a nota abaixo.
*******
Grupo O Imaginário (RO) apresenta o espetáculo Filhas da Mata em três Capitais Brasileiras: Cuiabá, Recife e Porto Alegre.
*******
Com o Palco Giratório celebramos o diverso, o avesso, o processo, com seus matizes de linguagens, técnicas, estéticas e poéticas; o treino do olhar, da escuta, da educação dos sentidos.
*******
Essa ação coletiva, alimentada pela adesão crescente dos departamentos regionais do SESC em todo o Brasil, só se materializa “como o próprio fazer teatral e o fenômeno cênico em si“ a partir da presença do outro, daquele que observa, assiste, participa.
*******
São milhares de pessoas que acompanham e participam desse palco Brasil afora, ou melhor: Brasil adentro.
*******
Palavras do Chicão Santos.
*******
Em 2010, o Palco Giratório conta na sua programação com dezesseis grupos de várias regiões do Brasil, contemplando diversas linguagens cênicas. Ao todo, são 920 ações previstas ao longo do ano, entre apresentações, oficinas, debates e intercâmbios.
*******
Uma proposta que vai além da simples circulação de espetáculos: veicula processos e pensamentos, distribui e capta conhecimentos.
*******
O Grupo Rondoniense O Imaginário apresenta no Sesc Arsenal, em Cuiabá, depois segue para Recife-PE, apresenta no Sesc Casa Amarela e depois na Terreira da Tribo, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
*******
Valeu gente boa do O Imaginário!
*******
Boa tarde Mestre Zékatraca! Primeiramente quero agradecer pela excelentíssima entrevista e dizer que sou muito grato de conhecer você e parabenizar seu excelente trabalho profissional, o Brasil precisa muito de profissionais no seu perfil e talento, esta entrevista está correndo o mundo, estou de volta a Sampa e com previsão de voltar em breve ao nosso Estado de Rondônia, atenciosamente um grande abraço velho amigo novo. Brenner Paixão!
CURSO
Curso básico de fotografia para surdos
Com o objetivo de estimular o uso criativo e inclusivo da fotografia na comunicação de surdos, fomentar a produção da cultura visual surda e incentivar a formação profissional de fotógrafos surdos, a Seduc através do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez, está promovendo o “I Curso Básico de Fotografia para Surdos”. O evento vai acontecer no período de 24.05 a 08.06.2010, no Auditório do CAS, situado na Rua Paulo Leal, 357, no horário das 19hs00 às 21hs00 e dispõe de 15 vagas.
De acordo com o ministrante do curso, o fotógrafo, que também é formado em História e Psicologia, Walteir Costa "o aspecto mais limitante da surdez se relaciona diretamente às possibilidades do surdo de interagir com ouvintes no nível da sua comunicabilidade. Neste sentido, o curso de fotografia se apresenta como uma proposta onde serão oferecidas orientações básicas da linguagem visual fotográfica e, dessa forma, pretendemos promover o enriquecimento no processo de comunicação entre surdos e ouvintes, tornado-o mais criativo e inclusivo". O programa inclui o conceito de fotografia, composição fotográfica, história, temas, tratamento de imagem, projeto fotográfico e a realização de uma exposição como instrumento de avaliação.
As aulas serão interpretadas pela professora Elielza Reis que é graduada em Letras, tem formação na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), é responsável pelo Centro de Vivência do CAS, e também ministra aulas na Universidade Federal de Rondônia e ULBRA.
Maiores informações pelo fone: 3216:5063.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando