Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 20/08/08



Exposição

Madeira-Mamoré
em tela na Ivan

A exposição faz parte da programação do segundo semestre da Ivan Marrocos

O governo Estadual, através da Secel, convida os apreciadores das artes plásticas, para a exposição “Madeira-Mamoré em Tela”, que será aberta sábado dia 23, às 20h na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho. A exposição conta com obras do artistas plástico, músico e fotógrafo Assis Shathobriand.

Autodidata descendente de imigrantes portugueses e nordestinos, Shathobriand nasceu em Porto Velho/RO, no dia 26 de dezembro de 1968. Seu trabalho é marcado por traços fortes e personalizado na arte regional com uma tendência para o realismo, surrealismo e abstrato.

Estudou artes no Instituto Adventista agro-industrial de Manaus – IAA., de 1982 a 1986. Fez o curso de artes contemporânea na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho no ano de 1998, ministrado pelos artistas João Zoghbi e Juan.

Suas obras já foram expostas em Manaus/AM no Banco do Brasil, Ministério Público e Caixa Econômica Federal e em Porto Velho no Tribunal Regional do Trabalho; Banco do Brasil e Casa da Cultura Ivan Marrocos.

A solenidade de abertura da exposição “Madeira-Mamoré em Tela” vai contar com a presença do secretário da Secel Jucélis Freitas e do gerente de Cultura da Secel Luiz Gouveia, além de convidados e imprensa.

“O ar que respiramos/já não é o mesmo ar/o tempo passou/e ficamos pra trás/no terceiro mundo/porém, a perseverança/deste bravo povo/rondoniense/faz com que se erga/dentro de uma selva/a fé/e principalmente/a esperança./A miscigenação de varias raças/traçou o perfil de um só povo?” – Poema de Assis Shathobriand em memória aos soldados da borracha da E.F.M.M.

 



E o Brasil!

*******
Qual?

*******
O da poluição?

*******
Ou o das falcatruas?

******
O Brasil dos narcotraficantes?

******
Ou o Brasil das balas perdidas?

******
Qual Brasil?

*******
O que me deixa irritado, ao me acordar na madrugada, na esperança de assistir, ou ouvir o hino nacional brasileiro durante a premiação que acontecem nos Jogos Olímpicos de Pequim?

******
Aliás, só eu mesmo para acreditar que nossos atletas se destacariam nesses Jogos Olímpicos.

******
Como poderiam se destacar!

*******
Se levaram um cavalo, inpestado de “brucelose”, “aftosa” e outros males, inclusive o piro deles que é a falta de patriotismo.

*******
Como poderiam se destacar, se pisam fora da linha limite, após passarem quatro anos treinando, num centro dos mais modernos do mundo.

******
Se alimentando com o que existe de melhor em se tratando de cardápio nutricional.

******
Não se justifica, tanta displicência.

********
O governo investiu milhões de reais nesses atletas da ginástica e eles não acertaram uma seqüência em qualquer dos aparelhos.

*******
Na realidade, o Brasil este ano não está para salto algum.

******
Literalmente, caiu do cavalo com o cavalo e tudo.

******
Caiu no salto do cavalo (mesa).

******
Caiu no tatame.

******
Caiu no ringue.

******

O brasileiro que não caiu, por cair.

******
Caiu por perder a vara.

******
Dessa vez o Brasil, viu as gostosas caírem na praia.

******
E no futebol!

******
Bom, no futebol podem até dizer que não foi a seleção brasileira quem perdeu.

*******
Foi a seleção dos gaúchos. Os tchê não fizeram nada, aliás caíram de joelhos, frente aos argentinos.

*******
Diz o ditado, “Não adiante chorar o leite derramado”.

*******
O boxeador chorou por apanhar e não por deixar de ganhar e a gente ainda fez a maior festa pelas lágrimas derramadas.

*******
Mais de 200 atletas para cinco medalhas (pelos menos até o fechamento dessa matéria).

******
E quanto será que custaram essas cinco medalhas?

******
Na China, país onde os jogos estão sendo realizados, o governo investe nos seus atletas, porém se o atleta não corresponder às expectativas, entra na “taca”.

******
É castigado de verdade!

*******
Talvez seja por isso que eles (os atletas chineses) tenham conseguido o maior número de medalhas de ouro.

*******
Mais até que o país dos “hormonados”, “bombados” etecetera e tal!

*******
Será que não seria melhor investirmos nos favelados, nos moradores da periferia, nos menos favorecidos?

******
Mesmo assim, ainda podemos nos vangloriar.

******
Afinal de contas chegamos ao “Cielo”.

******
Com um nadador que treina nos Estados Unidos.

******
Foi a salvação da pátria.

******
50 metros bem nadados e conquistados com poucas braçadas.

******
O resto é balela.

******
O resto é estória de “Branca de Neve e os Sete Anões” ou os dezoito do “Dunga”.

******
E agora, o que será de nós, pobres mortais, se essa comissão técnica permanecer?

******
Será que vamos ter que amargar a primeira desclassificação em se falando de Copa do Mundo?

******
Será que vamos ter que convocar a Marta, Cristiane, Formiga e suas colegas da seleção feminina, para resolver a nossa classificação pra Copa do Mundo de 2010?

*******
Estamos feios na foto!

******
O Brasil precisa repensar a maneira de treinar os atletas considerados de ponta.

******
Se não, não sairemos da ponta de baixo, da régua que mede a performance dos atletas olímpicos.

******
Dessa vez nem mesmo a vela ficou acesa.

******
Saímos de Pequim mais apagados que fogo de “velho gagá’.

******
Vamos receber nossos atletas com o que eles merecem!

******
Vaia! E nada mais!

 


 
Unir discute Interdisciplinaridade


A Universidade Federal de Rondônia (Unir), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), esta realizando a XIV Semana de Letras da Unir e a IV Jornada Literária do Sesc que, neste ano, têm como tema “Interdisciplinaridade: Literatura e Lingüística nos discursos de outrem”. Serão apresentados trabalhos nas áreas de Direito, Fonoaudiologia, História, Psicanálise, dentre outras, que dialogam com a Literatura e a Lingüística.

A programação dos eventos acontece até sexta-feira (22) e inclui palestras, sessões de comunicação, mini-cursos e oficinas. Segunda-feira, 18 aconteceu a palestra “Freud e a Cultura”, ministrada pelo professor Lazslo Antônio Ávila, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Ontem à tarde o professor Amom Santos Pinto da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Lisboa, discorreu sobre o tema “Paradoxos da Lusofonia: política, intelectuais, universidade e cultura no século XX luso-brasileiro”, e o escritor de literatura infanto-juvenil Leo Cunha proferiu a palestra “Diálogos: literatura, música e arte visual”.

Hoje, quarta-feira, às 19h, haverá a mesa-redonda “A Fonética e a Interdisciplinaridade” com o perito em fonética forense Ricardo Molina, com a professora Iara Maria Teles, do Campus da Unir em Guajará-Mirim, e a fonoaudióloga Geane Barroso. Confira a programação completa da XIV Semana de Letras da Unir e da IV Jornada Literária do Sesc no site da Unir, no endereço www.unir.br, na sessão de “Eventos”.

Os eventos estão acontecendo no Centro de Vivência “Paulo Freire”, no Campus “José Ribeiro Filho”, na BR-364, Km 9,5, sentido Acre, e no Sesc Esplanada, na avenida Presidente Dutra, nº 4175, no bairro Pedrinhas. Mais informações pelos telefones (69) 2182-2139 e 2182-2147.

 



Livraria Cultura une-se ao Google

A Livraria Cultura passa a oferecer degustação de livros dentro de seu site (www.livrariacultura.com.br). Trata-se da primeira rede de livrarias do mundo a contar com um benefício desta natureza. A novidade é oferecida graças a uma parceria com o Google, que disponibilizou para a empresa sua ferramenta de pré-visualização de trechos de obras literárias batizada de Google Preview.

Ao navegar no site da Livraria Cultura, o serviço poderá ser observado em páginas de determinados títulos. A pré-visualização é feita por um ícone do Google Preview instalado ao lado da imagem da capa do livro. Segundo Rodrigo Velloso, gerente de parcerias de conteúdo do Google na América Latina, existem atualmente mais de 1 milhão de livros digitalizados, entre nacionais e internacionais, cadastrados para pré-visualização. A Livraria Cultura trabalha com um acervo de mais de 2,5 milhões de títulos de livros, por isso nem todos contam ainda com este serviço. Mas, à medida que novos livros forem incluídos no Google Livros, a prévia será automaticamente disponibilizada no site da Cultura pela ferramenta Google Preview.

Velloso conta ainda que há no momento mais de dez mil editoras cadastradas no Programa para Parceiros do Google, sendo que mais de 100 delas são brasileiras. A visualização de livros é limitada no site da Cultura assim como no Google Livros e, uma vez que é servido pelo Google, o site da Cultura conta com outros mecanismos de proteção para garantir a integridade do serviço.

O diretor de operações da Livraria Cultura, Sérgio Herz, lembra que folhear um livro dentro das lojas físicas, antes de decidir comprá-lo, já é um hábito do cliente da Cultura. “O que estamos fazendo agora é possibilitar que o cliente continue a aproveitar deste mesmo privilégio pela Internet”, afirma.

Mais informações para a imprensa:
Comunicação - Livraria Cultura
Thais Arruda (11) 3170-4042
thais.arruda@livrariacultura.com.br
Camila Azenha (11) 3170-4033– ramal 2441
cazenha@livrariacultura.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)