Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 20/10/09



O que as mulheres conversam no banheiro

Rosangela passou tempos frequentando os mais diversos banheiros femininos, desde os 05 estrelas até os mais populares, analisando os temas mais falados entre as mulheres e assim desvendando a curiosidade masculina de anos. 

Este é segundo livro de Rosangela Ojuara lançado pela Editora Novo Século. Em seu primeiro livro Rosangela vai atrás de respostas para as dúvidas das mulheres, indagando homens a respeito de: porque eles não ligam "no dia seguinte" e o quanto de verdade existe no que eles dizem. 

Que homem nunca ficou com curiosidade de saber por que as mulheres só vão ao toalete acompanhadas das amigas mesmo que tenham passado o dia inteiro juntas? O que será que elas tanto conversam no banheiro e por que demoram tanto cada vez que entram em um? Pensando em elucidar um pouco desse mistério, Rosangela Ojuara começou a prestar atenção às conversas das mulheres nos banheiros. Ela freqüentou os mais variados estilos de toaletes, desde os mais refinados aos mais populares, percorreu incontáveis botequins, restaurantes “cinco estrelas”, lounges, boates, metrôs, aeroportos, rodoviárias, cinemas, casa de shows e por aí a fora... Em todos esses lugares Rosangela Ojuara ouviu de tudo, desde a linguagem chula e inculta, até a intelectual e vazia, mesclando uma variedade infinita de confissões para poder desvendar o motivo dos homens dizerem que deveria ter uma “mesa de pingue-pongue” em todo banheiro feminino. 

Em O que as mulheres conversam no banheiro, Rosangela Ojuara conta tudo, pois todos os assuntos que poderiam ser tratados numa mesa de bar, no trabalho ou em casa, são levados para o banheiro, talvez porque dentro deles exista algo de proibido, de intimidade, de sigilo e de impudor... 

Sobre a autora:
Rosangela Ojuara goiana de nascimento e carioca de coração, vive há pouco mais de trinta anos no Rio de Janeiro. Tem 20 anos de disposição e 150 de experiência como ela própria diz. Fez faculdade de Administração de Empresas e pós-graduação em Finanças. Neste segundo livro Rosângela nos mostra as emoções e as angústias, os sentimentos felizes ou atormentados das mulheres, descobrindo que embora os toaletes femininos não sejam literalmente um confessionário ou um consultório, elas sempre serão acolhidas, e poderão falar sobre todos os males, excessos, emboscadas e branduras do coração. Mais uma leitura suave, de humor sem sátira, de sugestões sem arrogância, de sensatez sem tédio. Uma leitura útil e divertida.

Serviço
O que as mulheres conversam no banheiro
Páginas: 176
Preço: R$ 29,90
Formato: 14x21
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-7679-244-4 
 


A intelectualidade de Rondônia vai estar reunida hoje a noite na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia – Sinduscon, a partir das 20h.

********

Será uma Sessão Magna de Saudade na qual será realizado o panegírico aos acadêmicos falecidos, bem como outorga de “Diploma de Honra ao Mérito” por suas relevantes contribuições prestadas à cultura do Estado de Rondônia.


*******

Foi aí que nossa ignorância literária, fez com que fizéssemos nosso colega de redação Luciano Santiago produzir uma matéria, publicada na edição de ontem com o título: “Silvio Santos recebe homenagem”.

*******

Acontece que como o convite da Academia de Letras de Rondônia veio endereçado a pessoa do Silvio Santos.

*******

Achamos que a parte do texto que diz: “bem como outorga de Diploma de Honra ao Mérito por suas relevantes contribuições prestadas à cultura do Estado de Rondônia”.

*******

Queria dizer que a honraria seria para a nossa pessoa.


*******

Mostramos o convite ao jornalista Luciano Santiago e ele, ao tomar conhecimento do conteúdo do texto, solicitaram logo uma entrevista exclusiva.

*******

E como é que vou me fazer de rogado em não conceder a entrevista falando sobre a comenda.


*******

Depois que estava tudo pronto, caderno “ripado” e já na impressão.

*******

E eu em casa, fiquei matutando: Acho que aquele diploma de honra ao mérito não tem nada a ver comigo.

********

Primeiro, será uma sessão magna de saudade para homenagear os acadêmicos já falecidos.

*******

Comecei a me apalpar tentando me dizer que eu estava e estou vivinho da silva.

********

Será que estão querendo que eu morra antes do tempo?

*******

Para completar minha aflição.

*******

Acessei a TV Opinião e lá estava o Lucio Albuquerque entrevistando o vice presidente da Academia de Letras de Rondônia, Professor Doutor Dante e este falou sobre a sessão, mas, não disse se alguma pessoa viva seria homenageada.

********

Liguei para o Lucio e falei sobre o teor do convite e ele respondeu que não sabia de homenagem nenhum a minha pessoa.

********

Mas, que iria consultar o José Valdir Pereira e a professora Yedda Bozarcov responsáveis pela programação.

********

Juro e não é brincadeira não! Não consegui dormir direito, pensando na “barrigada” que havia induzido o Santiago a cometer.

*******

Pela manhã tentei contato com a professora Yedda e não consegui, no inicio da tarde de ontem de novo e nada.

*******

Foi quando o Lucio Albuquerque me ligou já por volta das duas horas da tarde e explicou o mal entendido.


********

De inicio, disse Lucio, o convite seria endereçado a direção do jornal, porém optamos por enviar em nome do Silvio Santos “porque teríamos maior divulgação”.

*******

E explicou que o “Diploma de Honra ao Mérito” ‘por suas relevantes contribuições prestadas à cultura do Estado de Rondônia’, será entregue as famílias dos acadêmicos falecidos.

*******

E não para o Silvio Santos articulador da coluna do Zekatraca.

*******

Amigos estudantes de todas as fases, ou seja, pré maternal, maternal, ensino fundamental, ensino médio, graduação, pós graduação e leigos.


********

Ao receberem convites de entidades integradas por intelectuais, procurem interpretar corretamente seu teor.

********

Se eu tivesse consultado o dicionário sobre a palavra “panegírico

********

Com certeza não teria feito meu amigo e colega de redação, publicar uma matéria sobre um assunto que não vai acontecer tão cedo (assim espero).

*******

Isso me fez lembrar sobre a leitura de uma crônica que conta a história de uma pessoa que foi condenada por ter perguntado em uma reunião: “O que é plebiscito” e ninguém, sabia responder.

*******

A maioria pensou que fosse um palavrão e condenou quem fez a pergunta. No final da leitura o cidadão fez a pergunta explica o que é Plebiscito e todos são obrigados a lhe pedir desculpas.

*******

E o que é Panegírico?

********

Um panegírico (do grego πανηγυρικός, "reunião") era, originalmente, na Grécia Antiga, o discurso de caráter encomiástico ou laudatório que era pronunciado em grandes reuniões festivas do povo.

********

Na Roma Antiga, denominava-se "panegírico" o discurso elaborado para celebrar a vida de uma personagem ilustre.

********

Na sua acepção moderna, o termo designa comumente o discurso que exalta as qualidades de uma pessoa recentemente FALECIDA. 


CAPACITAÇÃO

Casa Brasil realiza curso de radio e TV

Sueli Batista

A Casa Brasil de Ariquemes irá realizar no inicio do mês de novembro um curso voltado para a área de comunicação. No primeiro módulos os alunos irão aprender sobre rádio e TV. 

O curso é voltado para jovens de 16 a 29 anos, e tem como objetivo despertar nesses alunos o interesse pelo social além de oferecer uma profissão, que tem um mercado tão amplo. 

O primeiro modulo do curso que abrange as técnicas de rádio e TV terá duração de sei meses. Nesse primeiro momento, os alunos terão o conhecimento teórico e pratico na área de rádio, que será nos três primeiro meses, onde eles vão conhecer técnicas para melhorar a dicção, além de todo o conhecimento de como funciona uma rádio. Já os últimos três meses as aulas serão voltadas para a TV, onde será incentivada a produção de documentários sobre a sua comunidade, com a visão que os alunos têm da sociedade que ele está inserido. 

As inscrições para o curso já estão abertas, e vão até o dia 30 de outubro, os inscritos farão um teste seletivo, já que o curso tem vagas limitadas, apenas 20 alunos irão participar. Serão duas turmas de 10 alunos, para que assim eles possam ter um aproveitamento melhor. 

Além de inserir os jovens no mercado de trabalho, o projeto também tem como objetivo, despertar nos alunos noções de cidadania, ética, desperta o lado social de cada um. 

A Casa Brasil já existe em Ariquemes desde o ano de 2005, e agora da mais um passo na questão de promoção social para os jovens, oferecendo mais uma opção e inserção não só no mercado de trabalho, mas também na sociedade e de uma forma bem atuante. 




ARAPLÁS

Goreth Lira assume
e convoca reunião


A Associação dos Artistas Plásticos volta a funcionar em Porto Velho 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 20/10/09  - Gente de OpiniãoA artista Plástica Goreth Lira presidente da Associação Rondoniense dos Artistas Plásticos – Araplas, convocada a categoria para uma reunião na próxima sexta feira 23, às 19 horas na Casa da Cultura Ivan Marrocos. “O objetivo é adequar o estatuto da nossa Associação ao que consta do disposto no Código Civil (Lei 10406/2002)”. A Araplás foi fundada em 1991 e por muito tempo ficou sem promover qualquer atividade. No mês de julho deste ano, a artista plástica Goreth Lira foi eleita presidente da entidade tendo como vice presidente o artista Nonato Cavalcante. “A nova diretoria da entidade tem como principal objetivo reunir de fato a categoria em torno de projetos que serão encaminhados a Secretaria de Artes Visuais do Ministério da Cultura”, disse Goreth. 

A reunião que vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos na próxima sexta feira, além de discutir a renovação do estatuto, terá na pauta o recadastramento dos artistas plásticos do estado de Rondônia. “Precisamos fazer com que a categoria saiba que a Associação é de todos e para todos”. 

Os credenciados ou associados receberão carteira de identificação e em futuro bem próximo vão poder contar com o site da Araplás, onde todos os artistas vão poder divulgar suas obras. “Vamos em busca de apoio nos meios políticos, empresarias e institucionais no sentido de conseguir um espaço onde montaremos nossa sede própria” disse Goreth Lira. 

A presidente da Araplás informa que após o registro das alterações do estatuto vai convocar todos os artistas plásticos associados ou não de todo o estado de Rondônia para o grande encontro dos artistas plásticos de Rondônia. “Será o nosso primeiro encontro”. A data ainda vai ser discutida. “De antemão pretendemos realizar esse encontro no mês de janeiro de 2010”, finalizou Goreth.

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)