Terça-feira, 20 de novembro de 2007 - 06h43
Ser Negro é Ser Brasileiro
Consciência negra é radicalizar o inconsciente de quem ainda não tem consciência do se quer dizer com o tema.
Negro é raça, e raça é sinônimo de força, e força é justamente o que nunca lhes faltou para a continuação da sobrevivência, mesmo no cerne dos impropérios vividos por imposições de quem pensava que era superior.
Ser negro não é ser preto, mas o preto é sinônimo de negro porque é belo. O negro foi criado por Deus; o preto, pelo homem; O negro é dotado de inteligência e beleza, quanto que o preto é apenas uma expressão.
Ser negro não é um querer, é uma dádiva do criador; ser negror não é somente ser, é orgulhosamente ser. Ser negro não é ser diferente; ser negro é graciosamente fazer parte do colorido da vida. Ser gente!
Se todas as flores tivessem a mesma cor, nós não teríamos jardins, apenas flores. Aqui no meu país, ser negro é ser BRASILEIRO!
Dileno Costa - Canto e Compositor
Abertura da exposição de Zoghbi na Uniron
Será realizada nesta terça-feira, 20, às 19h, no hall de entrada da Faculdade Uniron, a abertura de uma exposição do artista plástico João Zoghbi, que disponibilizará 25 telas para a apreciação do público dando seqüência a uma temporada de exposições, as quais ele intitulou exposição itinerante.
De acordo com o autor, as telas selecionadas para esta exposição seguem os estilos moderno (abstrato), contemporâneo e clássico (figurativo) e entre as escolhidas para esta mostra está a obra Guernica Beradeira, uma tela de três metros, que retrata a saga da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e que foi bastante questionada nas outras duas exposições em que foi exposta. “Esta obra não participa de todas as exposições, mas acho que ela tem tudo haver com o público que freqüenta a Uniron. Imagino que seja questionador”, ressalta Zoghbi.
Esta já é a terceira exposição simultânea realizada pelo artista, a primeira ocorreu no Bingol Clube, em outubro, em seguida no Hotel Vila Rica, e agora na Uniron, com promessa de ser levada para outros espaços, onde há concentração de público e consequentemente amantes da arte. “Este movimento tem proporcionado um crescimento profissional muito interessante”, diz Zoghbi.
Depois da exposição Universo em Quatro, em outubro do ano passado, Zoghbi se concentrou em produzir uma coleção no estilo abstrato, aproveitando recursos naturais somente encontrados na Amazônia, como sementes de açaí, raízes e cascas de árvores, parte destas obras estarão expostas na Uniron a partir de hoje à noite, até o dia 30, quando será finalizada a mostra no espaço da Faculdade. “Consegui transformar nossa matéria prima natural em arte e o resultado ficou muito interessante: obras requintadas com toque e traços totalmente regionais”, garante o artista.
Guernica Beradeira - A tela Guernica Beradeira é uma obra que possui 3X1,50 e retrata a saga da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e parte da cultura rondoniense. Essa obra retrata o abandono da ferrovia e relembra os personagens marcantes de sua construção. Na tela, a locomotiva aparece sendo conduzida pelo ex-governador Jorge Teixeira, que tentou resgatar o percurso durante sua administração. Além disso, relembra a cultura, algumas lendas e frustrações pelo descaso cultural para com o patrimônio.
Hoje é o dia de Zumbi dos Palmares o herói negro brasileiro
******
De acordo com a programação distribuída pelos coordenadores da Semana da Cultura Afro.
******
Hoje deveria acontecer o tradicional Almoço de Zumbi.
******
Deveria. Acontece que os responsáveis pelo evento receberam um convite da comunidade Negra de Rio Branco Acre e não pensaram duas vezes
*****
Foram comemorar o Dia da Consciência Negra embaixo da frondosa GAMELEIRA que existe a beira do Rio Acre em Rio Branco.
*****
De qualquer maneira, não é porque não vamos poder degustar a feijoada, que vamos deixar de exaltar a figura de Zumbi e o dia da Consciência Negra.
******
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
*******
O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas).
*******
Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes.
********
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.
*******
No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.
******
Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu "governo" a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
*******
O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.
******
No próximo dia 24 acontece a festa de aniversário de 1 ano da Isabelli. Os pais coruja Licya Astrê e João Castro, advogado já estão festejando. Parabéns também da Yale Dantas!
BLOCOS: Prefeitura distribui cartilha orientando blocos de trio
As ações da Comissão de Grandes Eventos obedece as normas da Lei 190
Nesta quarta feira (21), a prefeitura de Porto Velho através da coordenação da “Comissão de Analise de Grande Eventos”, reúne todas as secretarias que de uma maneira ou de outra, têm a ver com os desfiles dos blocos carnavalescos de trio elétrico, do tipo Banda do Vai Quem Quer; Rio Kaiary; Galo da Meia Noite; Canto da Coruja e tantos outros, que se apresentam no carnaval de rua da capital rondoniense. De acordo com o diretor da Comissão Atayde dos Santos estão convocados para a reunião representantes das Secretarias, SEMTRAN – que disciplina e autoriza a utilização das vias públicas para os desfiles; SEMA – que disciplina e expede o alvará sobre o Meio Ambiente inclusive, quanto a questão da intensidade do som a ser propagado pelo trio elétrico durante os desfiles; SEMFAZ- responsável pela cobrança das taxas e impostos inerentes da venda de ABADÁS ou CAMISETAS. “Outras secretarias devem participar da reunião, como é o caso da SEMUSP que é a responsável pela limpeza da cidade”, disse Atayde.
Segundo ainda o diretor da Comissão de Grandes Eventos, dessa reunião sairá uma Cartilha que ele está denominando de “Quite Carnaval”, que será entregue a todos os dirigentes de blocos de trio elétrico com as normas a serem seguidas pelos blocos durante os ensaios e os desfiles no carnaval de 2008. “A reunião com os blocos deve acontecer na próxima semana”, informa Atayde;
Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando