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Silvio Santos

ZEKATRACA - Lenha na Fogueira


A data do CENTENÁRIO DO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ PODE MUDAR.

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O professor Antônio Cândido procurou na manhã de ontem, o secretá¡rio de cultura do governo estadual e solicitou que a programação, que está sendo elaborada por uma equipe coordenada pela Secel em comemoração ao centenário do iní­cio da construção da Madeira-Mamoré, seja suspensa.

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De posse de vários documentos, Antônio Cândido afirma que seria impossível a empresa responsável pela obra iniciar os trabalhos no dia 4 de julho de 1907.

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O secretário Jucélis Freitas, da Secel, ficou impressionado com a quantidade de documentos apresentados pelo professor.

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Antônio Cânndido fez o secretário tomar conhecimento de que em nenhum documento oficial, se encontra a afirmação de que a Madeira-Mamoré Railway iniciou os trabalhos da construção da Estrada de Ferro no dia 4 de julho de 1907.

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Diante das explicações documentais apresentadas pelo professor...

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O secretário estão pensando seriamente em abortar a programação relativa ao centenário da Madeira-Mamoré.

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Diante desses documentos, disse Jucélis, o ideal seria  promover um amplo debate.

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Para isso precisamos convocar historiadores catedráticos e conhecedores da nossa história, para uma discussão e são depois se oficializar a data do iná­cio da construção da Madeira-Mamoré.

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Está correto o secretário da Secel.

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Já que não se tem certeza qual a data correta do iní­cio da construção.

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E se apareceu algum com documentário mostrando que seria praticamente impossí­vel a empresa Madeira-Mamoré Railway iniciar a obra no dia 4 de julho de 2007...

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O negócio se convocar os pesquisadores da nossa história para se tirar as dúvidas existentes.

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Para quem não sabe, só existe um escritor que cita o 4 de julho como sendo a data do início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

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Até
 o ex-ferroviá¡rio Hugo Ferreira em seu livro "Reminiscências", que em determinado trecho conta uma história que ele ouviu de um ferroviário que diz que presenciou a solenidade de inauguração da Ferrovia quando foi pregado um "prego" de ouro no final da linha férrea em Guajará-Mirim.

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Na mesma história, Hugo Ferreira cita que os americanos aproveitaram a data da libertação dos Estados Unidos 4 de julho como marco do iní­cio da construção da ferrovia e, pregaram um "prego" de Prata nas proximidades onde fica a Enaro nos dias de hoje.

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Apenas essa citação a respeito do 4 de julho será encontrada.

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Como estava dizendo, diante disso, o secretário pretende reunir a Comissão nomeada para coordenar a festa do centenário e comunicar que a data pode ser mudada.

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A discussão está aberta.

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Atenção senhores historiadores...

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Professor Dante, Marcos Teixeira, professora Odete, Cap. Esron Menezes professor Abnael Machado de Lima professora Yedda Borzacov, Emanuel Pontes Pinto, Dona Labibe; Dionísio Shoknes, Luiz Leite de Oliveira, Dona Auxiliadora enfim todos que os estudiosos da nossa história, inclusive o Francisco Matias e o Ovídio.

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Provoquem a realização do simpôsio ou seminário ou mesmo debate sobre a data do iní­cio da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

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Aproveitando a oportunidade, que se coloque na pauta das discussões, também a data da criação da cidade de Porto Velho.

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E também a origem do nome Porto Velho.

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Para acabar com a polêmica de hoje...

Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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