Quinta-feira, 14 de junho de 2007 - 06h37
A data do CENTENÁRIO DO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ PODE MUDAR.
*******
O professor Antônio Cândido procurou na manhã de ontem, o secretá¡rio de cultura do governo estadual e solicitou que a programação, que está sendo elaborada por uma equipe coordenada pela Secel em comemoração ao centenário do início da construção da Madeira-Mamoré, seja suspensa.
******
De posse de vários documentos, Antônio Cândido afirma que seria impossível a empresa responsável pela obra iniciar os trabalhos no dia 4 de julho de 1907.
******
O secretário Jucélis Freitas, da Secel, ficou impressionado com a quantidade de documentos apresentados pelo professor.
******
Antônio Cânndido fez o secretário tomar conhecimento de que em nenhum documento oficial, se encontra a afirmação de que a Madeira-Mamoré Railway iniciou os trabalhos da construção da Estrada de Ferro no dia 4 de julho de 1907.
******
Diante das explicações documentais apresentadas pelo professor...
******
O secretário estão pensando seriamente em abortar a programação relativa ao centenário da Madeira-Mamoré.
******
Diante desses documentos, disse Jucélis, o ideal seria promover um amplo debate.
*******
Para isso precisamos convocar historiadores catedráticos e conhecedores da nossa história, para uma discussão e são depois se oficializar a data do inácio da construção da Madeira-Mamoré.
******
Está correto o secretário da Secel.
******
Já que não se tem certeza qual a data correta do início da construção.
******
E se apareceu algum com documentário mostrando que seria praticamente impossível a empresa Madeira-Mamoré Railway iniciar a obra no dia 4 de julho de 2007...
******
O negócio se convocar os pesquisadores da nossa história para se tirar as dúvidas existentes.
******
Para quem não sabe, só existe um escritor que cita o 4 de julho como sendo a data do início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
******
Até o ex-ferroviá¡rio Hugo Ferreira em seu livro "Reminiscências", que em determinado trecho conta uma história que ele ouviu de um ferroviário que diz que presenciou a solenidade de inauguração da Ferrovia quando foi pregado um "prego" de ouro no final da linha férrea em Guajará-Mirim.
******
Na mesma história, Hugo Ferreira cita que os americanos aproveitaram a data da libertação dos Estados Unidos 4 de julho como marco do início da construção da ferrovia e, pregaram um "prego" de Prata nas proximidades onde fica a Enaro nos dias de hoje.
******
Apenas essa citação a respeito do 4 de julho será encontrada.
******
Como estava dizendo, diante disso, o secretário pretende reunir a Comissão nomeada para coordenar a festa do centenário e comunicar que a data pode ser mudada.
******
A discussão está aberta.
******
Atenção senhores historiadores...
******
Professor Dante, Marcos Teixeira, professora Odete, Cap. Esron Menezes professor Abnael Machado de Lima professora Yedda Borzacov, Emanuel Pontes Pinto, Dona Labibe; Dionísio Shoknes, Luiz Leite de Oliveira, Dona Auxiliadora enfim todos que os estudiosos da nossa história, inclusive o Francisco Matias e o Ovídio.
******
Provoquem a realização do simpôsio ou seminário ou mesmo debate sobre a data do início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
******
Aproveitando a oportunidade, que se coloque na pauta das discussões, também a data da criação da cidade de Porto Velho.
******
E também a origem do nome Porto Velho.
******
Para acabar com a polêmica de hoje...
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando