Segunda-feira, 14 de julho de 2008 - 06h22
Carnaval
Galo estréia com sucesso
Edson Caula presidente da Sociedade Cultural Bloco Carnavalesco “Galo da Meia-Noie”, pode ser considerado corajoso, aliás, muito antes do PortoAlegria, os sambistas que freqüentam os pagodes da cidade já faziam esse comentário. “Não é fácil enfrentar o Maria Fumaça com suas super bandas baianas e toda a experiência de 12 anos de carnaval fora de época”, Muitos, até chegaram a comentar “O Caula tá ficando doido”. Acompanhamos praticamente todo o processo que culminou com a decisão da diretoria do Galo en colocar o bloco no fora de época. Tudo começou durante uma reunião entre a direção da Federação das Escolas de Samba – Fesec da qual o Caula é colaborador, com os coordenadores do “Carnaval do Povo”, Zezinho do Maria Fumaça e Guilherme Erse. De repente, Zezinho instigou o Caula, “Porque você não coloca o Galo da Meia-Noite no carnaval fora de época, pra nós do Maria Fumaça, vai ser muito bom”. Como o Caula não é de enjeitar parada, principalmente em se tratando do seu bloco, de imediato aceitou o desafio do Maria Fumaça e começou a correr atrás dos patrocínios. Diga-se de passagem, ele praticamente não conseguiu nada junto ao empresariado local. O certo, foi que os contratos com os músicos que compõem a Banda “Carijó”, foi firmado, assim como a equipe de segurança, cordeiros, trio elétrico e confecção dos abadas. O mais estressante de tudo, foi a demora na chegada dos abadas que foram confeccionados no nordeste, que só desembarcaram em Porto Velho na tarde de quinta feira 10. “Esse problema foi mais enervante que o da notícia da suspensão do carnaval por parte da justiça”, disse Caula.
Tudo resolvido, tava na hora de colocar o bloco na Rua, o nervosismo tomou conta dos diretores do Galo porque o Trio 40 Graus que havia sido recolhido pela Policia Rodoviária Federal estava demorando a chegar à concentração.
Coincidência ou não, (não tinha nada combinado). Quando deu meia noite, de quinta para sexta feira, o Galo da Meia-Noite deu inicio ao seu primeiro desfile no carnaval fora de época de Porto Velho. Apesar de contar com menos de mil foliões o bloco foi animado e a banda Carijó um pouco tímida, talvez por estar se apresentando pela primeira vez para um público totalmente diferente daquele que freqüenta os ensaios do Galo no carnaval tradicional, deu conta do recado, tocando marchinhas tradicionais, frevo e o foro elétrico, esquecendo de tocar as marchinhas do próprio Galo e o famoso Carnadrilha. Foi o primeiro dia do Galo na Jorge Teixeira.
No segundo dia, mais tranqüila, a Banda Carijó, aí sim, foi a banda que estamos acostumados a aplaudir, fez de tudo e abusou, mostrou que não ficamos devendo a nenhuma mega banda baiana em se tratando de qualidade, os meninos comandados pelo maestro Teixeira tocaram e cantaram de tudo. Até o “Creu” teve vez. O bloco estava com muito mais foliões vestidos com o seu abada. Mourão, Maracanã, Vanderlei, Luiz e o presidente Caula não sabiam onde colocar tanta felicidade. Foram três voltas com a predominância do frevo “Vassourinhas” e do “Carnadrilha” , além de algumas marchinhas dos compositores do Galo em especial o hino composto pelo Bainha.
Agora o presidente Edson Caula deve estar queimando as pestanas, em busca de uma solução para sanar os compromissos financeiros, assumidos. Não precisa esquentar a cabeça, que o Galo da Meia-Noite volta a desfilar no dia 19 de fevereiro de 2009.
“Alô! seu Cabo Omar, o Galo da Meia-Noite, já vai se mandar, prepare uma cerveja bem gelada, presta atenção Buchada, avisa a moçada, que a festa vai começar...”
*******
Aqui eu não pago aluguel...
******
Não paga aluguel, mas, paga para desfilar no carnaval fora de época.
******
E paga muito bem!
******
Este ano vem o que não sabe das coisas e critica o preço do kit do bloco.
******
Critica mas, vai para a Avenida curtir o som das bandas baianas.
*******
Sem pagar um tostão.
******
É aí onde mora a diferença!
******
Os chamados blocos de trio elétrico, vendem suas atrações para uma minoria de foliões e oferecem o show de graça para o povão.
*******
Por falar nisso!
*******
O PortoAlegria deste ano, apesar dos problemas, não foi apenas dos foliões dos blocos Maria Fumaça e Galo da Meia-Noite.
*******
Os evangélicos da Igreja Wesleiana aproveitaram para mostrar que um evento do tipo PortoAlegria, pode muito bem, ser usado como brincadeira sadia, sem álcool, sem algazarra e acima de tudo na Paz.
*******
Os jovens da Wesleiana estavam lá todos os dias, dançando, apresentando performance teatrais e até fazendo show de pirografia (literalmente cuspindo fogo), ao som de músicas gospel especial, selecionadas para a ocasião.
******
E quem foi a melhor banda do fora de época.
******
Na opinião do povo das arquibancadas e dos "pipoqueiros", foi a Banda do Tomate.
*******
É isso mesmo, ninguém botava fé no Tomate e ele veio cantou e encantou a platéia.
*******
Sexta feira durante o desfile do Maria Fumaça ninguém escorregou no "Tomate".
*******
A Saia Rodada foi a que passou mais rápido.
*******
A EVA foi a que mais demorou no circuito, deu quatro voltas.
******
O recorde de público, tirando o Domingo, foi registrado na noite de Sábado.
******
Os músicos da Banda Carijó estavam tão emocionados na primeira noite do desfile do bloco, que esqueceram de tocar as marchinhas do bloco, pelo menos nas passagens pela frente dos camarotes.
*******
Não tocaram nem mesmo o "Carnadrilha".
******
Até o tal de forró elétrico que a Carijó apresentou, foi fraco na primeira noite.
******
Já na segunda noite a Banda tocou tudo quanto foi ritmo e deu um show.
*******
Até prestou homenagem ao Bainha tocando o Hino do Galo que é de autoria do velho compositor.
******
Presente na "passarela" Bainha ao ouvir anunciarem no trio 40 Graus do Galo que "Vamos homenagear o compositor Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha executando o Hino do Galo".
*******
O Baixinho foi às lagrimas emocionado.
******
O Camarote VIP montado pelo Roque em frente aos camarotes oficiais, foi freqüentado por grandes nomes da sociedade local e em especial, pelos carnavalescos.
******
Já o camarote do San Juan tinha de tudo, até massagista e "outras cositas mas".
*******
Estamos na dúvida.
******
Quem é melhor, a NEGONA do Araketu ou a BRANCONA do Saia rodada.
*******
Ambas se apresentaram com saia super curtas.
******
Aliás, quem se destacava mais, eram as calcinhas.
******
Teve fotografo quase "japa", que quase sofre acidente de tanto ficar olhando de baixo para cima do trio.
******
Luiz o diretor do Galo, na primeira noite não estava muito satisfeito com o desfile do bloco, principalmente com a Banda que insistia em tocar forró.
******
Já na segunda noite, o cabeça branca da Silvana era só felicidade.
******
O Galo fez um grande desfile e a banda usou e abusou do que tem de melhor.
******
O Caula num último suspiro, tentou sensibilizar os empresários que estavam no camarote dizendo que o seu bloco estava precisando de 32 mil para se apresentar domingo também.
******
Tavam dizendo, que quem provoca confusão nos eventos de grande porte, não são os foliões e sim, quem é pago para protege-los.
*****
Tanto, que pelo menos até a noite de Sábado, nenhum tumulto considerável foi registrado.
******
Foi-se o PortoAlegria
******
Mas, a estrutura fica montada na Jorge Teixeira até a realização do Trem de São João.
******
O carnaval das Quadrilhas que dançaram no Flor do Maracujá, é o verdadeiro "Carnadrilha"
Fora de época
Maria Fumaça – sucesso
no 12º PortoAlegria
Ontem a Timbalada encerrou o PortoAlegria 2008 animando os foliões que foram à Jorge Teixeira
Em que pese à falta de policiais militares na Rua, o PortoAlegria o carnaval fora de época de Porto Velho, terminou na noite de ontem (13), sem registrar nenhum incidente considerado grave. Pelo menos até a madrugada de sábado para domingo. A festa que completou 12 anos de realização, teve como novidade este ano o desfile do tradicional bloco “Galo da Meia-Noite” que se apresentou sexta feira e sábado. “Se o governo estadual ou o governo municipal e até se algum dos senhores empresários presentes nos camarotes aceitarem fazer uma parceria com a gente, nosso bloco Galo da Meia-Noite volta a se apresentar neste domingo”, apelou o presidente Edson Caula de cima do trio elétrico 40 Graus da Projeson.
Quanto ao bloco Maria Fumaça, após aparadas todas as arestas juntos a justiça , que chegou a anunciar a suspensão da realização do carnaval através de uma liminar, documento que foi “derrubado”, por volta das 20 horas daquele dia, o bloco do Zezinho foi e foi muito bem, com o estreante no PortoAlegria cantor Tomate, animando os foliões do maior bloco no estilo baiano da região Norte. Apesar de a sexta feira registrar o menor público no Circuito da Jorge Teixeira. A Avenida estava fraca de público, que vai apenas para assistir o desfile, porque o bloco colocou mais de três mil foliões dentro da corda de isolamento e a Banda baiana contratada não deixou ninguém escorregar no “Tomate”.
Sábado, sem o estresse do “desfila-não-desfila”, o carnaval começou mais cedo. Por volta das sete e meia da noite a Banda EVA já estava dando uma das quatro voltas programadas, o público atendeu o chamamento feito através das rádios que transmitiram o evento direto da pista e lotaram, camarotes, arquibancadas e a Avenida.
Logo após a Banda EVA, isso já era quase meia noite, a Banda “Saia Rodada” e seu forró elétrico, começou sua apresentação, puxando o bloco Maria Fumaça de cima do trio “Terremoto”. Foram mais três voltas com o público dançando e cantando ou acompanhando na “pipoca”, o bloco que com certeza, vai registrar em seus anais, o ano de 2008, como sendo o que mais problemas apresentou nos seus doze anos de desfiles.
Como o folião não está nem aí para os problemas dos outros, o que ele quer mesmo, é brincar carnaval, podemos dizer, que o Maria Fumaça deste ano, foi o mais animados dos últimos PortoAlegrias. Enquanto isso, o movimento das mulheres dos PMs merece toda nossa consideração.
Fonte: Sílvio Santos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando