Segunda-feira, 21 de julho de 2008 - 07h06
Festival de Teatro
Amazônia Encena na Rua
no site da Funarte
Quatro dos cinco espetáculos que compõem a programação foram premiadas pela Funarte
Na próxima quarta feira dia 23, o grupo de teatro o Imaginário promove, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, a abertura oficial do festival de teatro “Amazônia Encena na Rua”. O Festival conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do governo do estado de Rondônia Através da Secel; Sesc e do Sintero. Chicão Santos idealizador e principal coordenador do evento, se disse lisonjeado, ao acessar a Internet e ver que o Festival é destaque no site da Funarte. “O destaque que a assessoria da Funarte está dando ao nosso Festival, prova que estamos no caminho certo e que nossos patrocinadores, têm a garantia, de contar com marketing em nível nacional, já que o site da Funarte é um dos mais acessados entre os que trabalham com arte em todo o Brasil”, disse Chicão Santos. Vamos ao consta na matéria publicada no site.
“O festival de teatro Amazônia Encena na Rua reúne grupos de teatro de rua de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e artistas convidados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, de 23 a 27 de julho de 2008, em Porto Velho (RO). Quatro dos cinco espetáculos que compõem a programação foram premiadas pela Funarte. As apresentações serão na Praça das Caixas D'água, no bairro de Caiari, na capital rondoniana. O projeto inclui ainda oficinas e debates, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em frente ao local. O objetivo do Amazônia Encena na Rua, é estimular o intercâmbio de informações entre os grupos de teatro de rua da Região Norte, além de promover a capacitação dos artistas locais. Segundo o ator Chicão Santos, produtor do evento, o festival será "uma grande festa" para os realizadores de teatro de rua da região. A Associação Cultural o OImaginário se dedica a promover ações de popularização do teatro de rua na Região Norte brasileira”.
A solenidade de abertura do festival, acontece nesta quarta feira 23, às 9 horas, na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho.
A programação está no site www.oimaginarioro.cjb.net
A atriz Dercy Gonçalves morreu às 16h45 deste sábado (19), no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. Aos 101 anos, a artista deu entrada no pronto socorro com uma pneumonia grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória.
*****
O enterro acontece nesta segunda-feira (21), em Santa Maria Madalena (RJ), sua cidade natal. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.
******
Dercy ficou conhecida por suas entrevistas irreverentes e por falar palavrões na televisão. No último dia 23 de junho, a atriz completou 101 anos, segundo seus documentos oficiais. Mas ela declarava que já tinha 103, pois teria sido registrada com atraso por seu pai.
******
No carnaval de 1991, a atriz causou polêmica ao desfilar no Rio de Janeiro com os seios à mostra. Ela entrou na Sapucaí em cima de um carro alegórico da Viradouro, que a homenageava. Na época, Dercy estava com 84 anos.
******
Enquanto isso, em Porto Velho os arraias continuam acontecendo pelos quatro cantos da cidade.
******
Ontem foi o enceramento da 14º Festival de Cultura Popular que por muito tempo foi realizado na quadra da Igreja de São Tiago Maior no bairro JK
******
E este ano passou a acontecer no comunidade "Lar de Nazaré" no bairro Socialista.
******
O festival foi idealizado pelo Padre Enzo Mangano e reúne a 14 anos o que temos de melhor em se tratando de cultura popular.
******
Sábado foi a noite dos grandes grupos com a apresentação da Quadrilha Rosa Divina e do Boi-Bumbá Corre Campo.
******
Programada para se apresentar, inclusive seus brincantes estavam no local, a Quadrilha Caipiras da Rádio Farol momentos antes de sua apresentação se retirou alegando que tinha hora marcada em outro evento.
******
Quer dizer, a turma do Pe. Enzo ficou sem assistir a campeã do Flor do Maracujá.
*******
O comentário na quadra do "Lar de Nazaré", era que a Rádio Farol desistiu de se apresentar, porque a Rosa Divina ao dançar primeira ofuscaria sua apresentação, já, que segundo os "fofoqueiros" de plantão na quadra, a Rosa Divina é muito mais animada.
******
O certo foi que a Quadrilha do Severino se mandou do local sem se apresentar.
******
Aliás, o Arraial do Pe. Enzo como é conhecido também o evento, reuniu durante seus dez dias, dezenas de apreciados da nossa cultura popular.
******
Segundo a coordenação a média de público girou em torno de três mil pessoas dia.
*******
O Corre Campo prestou homenagem ao Pe. Enzo pelos 14 anos promovendo e divulgando a cultura popular em Porto Velho.
*******
Vale salientar, que o Pe. Enzo já não reside mais em Porto Velho e nem mesmo no Brasil.
******
Mas, veio especialmente prestigiar a festa criada por ele.
******
Por falar nisso, começa nesta quinta feira o Arraial da Zona Leste.
******
Este, é coordenado pelo Fernando Rocha presidente da Federon e da quadrilha "A Roça é Nossa" e acontece no campo que fica na esquina da ruas Mamoré com a Caula no bairro Esperança da Comunidade.
******
Outro arraial que também começa quinta feira dia 24, é o "Broto do Açaí" no bairro São Francisco.
*******
O famoso Arraial da AFA também acontece no próximo final de semana na rua Princesa Isabel bairro do Areal
******
Na AFA tem concurso de dança de Quadrilha cuja disputa, acontece entre os melhores do Maracujá
******
O Boi-Bumbá Corre Campo vai estar em todos esses arraiais.
******
Aliás, sexta feira passada, o Corre Campo se apresentou no Arraial da Associação do Moradores do Médio Madeira.
******
O arraial foi montado na localidade Niterói que fica do lado de lá da Balsa, ou seja, do outro, lado do Rio Madeira
******
Vem aí o Festival de Teatro "Amazônia Encena na Rua"
Fonte: Sílvio Santos
Prêmio Culturas Populares
Abertas as inscrições para a edição 2008
A partir desta quinta-feira, 17 de julho, estão abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Populares - Mestre Humberto de Maracanã, promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC). Os interessados têm até o dia 30 de agosto para enviarem suas propostas.
O concurso, que integra o Programa Identidade e Diversidade Cultural - Brasil Plural, resulta da busca pela implementação de políticas públicas para a proteção e promoção da diversidade cultural no Brasil. É fruto das discussões entre segmentos da sociedade civil, instituições vinculadas ao MinC e os próprios protagonistas das culturas populares.
O objetivo da premiação é identificar, fortalecer e divulgar as manifestações das culturas populares brasileiras, além de valorizar os produtores dessa arte. Sendo assim, serão premiadas as iniciativas que se destacaram pelo trabalho e ações na área dos saberes das tradições das culturas populares e que tenham, dentre outros itens, favorecido as condições de reprodução, continuidade e florescimento dessas manifestações brasileiras.
A seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação nomeada pelo secretário da SID/MinC, Sérgio Mamberti. Para cada um dos 190 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de quase R$ 2 milhões em projetos culturais, que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres, Grupos Formais e Grupos Tradicionais.
Homenagem - Em 2008, o grande homenageado do Prêmio Culturas Populares é o cantor e compositor Humberto de Maracanã. Nascido na capital do estado do Maranhão, em 2 de novembro de 1939, mestre Humberto é um dos maiores divulgadores da cultura popular maranhense, em especial, do Bumba-meu-boi - dança folclórica que combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.
(Tatyana Vendramini, Comunicação Social/MinC)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando