Quinta-feira, 21 de agosto de 2008 - 06h12
Seminário
Por uma educação
intercultural
Inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até 15 de setembro
Entre os dias cinco e sete de novembro, o Departamento de Pedagogia (Deped) do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizará o “I Seminário de Educação: por uma Educação Intercultural”. O objetivo do evento é discutir a garantia dos direitos sociais para todos os cidadãos, por meio da construção de projetos político-pedagógicos dos diversos espaços educativos, formais, não-formais e informais, a partir de uma perspectiva de educação intercultural.
As discussões do “I Seminário de Educação: por uma Educação Intercultural” serão desenvolvidas em dois eixos temáticos. O primeiro deles consistirá na discussão sobre Educação e Interculturalidade, onde será abordado o possível e o necessário para a compreensão da diversidade humana e para a construção da diversidade de mundos. O segundo eixo temático será sobre Estado e Sociedade, discutirá caminhos para a construção de políticas públicas para uma educação intercultural.
O evento contará com conferências, mesas-redondas, comunicações orais etc. e seu público-alvo são pesquisadores e profissionais de Educação e áreas afins, alunos dos cursos de graduação em Pedagogia e demais licenciaturas e também de pós, além de professores e gestores da Educação Básica. O evento representa uma oportunidade de reflexão sobre teorias e práticas que buscam a superação das desigualdades e da exclusão social, respeitando as diversidade étnico-racial, cultural e de gênero.
Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e enviá-la junto com o comprovante de pagamento, no valor de R$ 35,00, para o Deped. A taxa de inscrição deverá ser depositada no Banco do Brasil, Conta Corrente Número 37764-3 e Agência 1182-7, em nome da Fundação para o Desenvolvimento da Unir (Fundunir). As inscrições para o evento com apresentação de trabalho estão abertas até 15 de setembro. Quem quiser participar como ouvinte poderá se inscrever de 1/9 a 30/10.
Para mais informações, entre em contato com o Deped pelo telefone (69) 3321-3072 ou pelo e-mail sed.unir@yahoo.com.br. Faça o download do folder do evento, que traz as normas para envio de trabalhos, a programação preliminar e também a ficha de inscrição, no site da Unir, no endereço www.unir.br, na sessão “Eventos”.
Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia
Telefone/Fax: (69) 2182-2016 - E-mail: ascom@unir.br
Por falar em folclore!
******
Amanhã é o Dia Nacional do Folclore.
******
Deixa eu pesquisar se alguma entidade ligada ao assunto vai desenvolver alguma programação.
******
Pelo menos até as 15h de ontem, nenhum órgão do governo municipal ou estadual, soube nos informar, se vai acontecer qualquer programação relativa ao Dia do Folclore.
******
A Federon, entidade que agrega o maior número de grupos folclóricos em Porto Velho, não expediu nenhuma nota se vai ou não realizar alguma atividade relativa ao Dia do Folclore.
******
Quem ouvi falando em organizar uma exposição sobre o tema, foi o Cleverson Santana, o Buchada.
******
A exposição seria na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
******
Como não ouviram a sugestão do Cleverson, a programação parou na imaginação.
******
Aliás, o folclore vive da imaginação popular.
******
Como ninguém imaginou nada a respeito da data...
******
Nada vai acontecer.
******
Pera aí!
******
O Xereta enviou um e-mail dizendo alguma coisa a respeito do assunto.
*******
I - Feira Cultural da Zona Norte de Porto Velho.
******
O Valmir Leite, conhecido por Xereta, busca um novo jeito de olhar a cultura e prestigiar com grandes eventos, como este que vai acontecer no bairro São Sebastião I, dia 22, Dia do Folclore e que vai até 24 de agosto, numa quadra de esporte do bairro, levando uma programação de qualidade, destacando-se teatro, circo, quadrilhas, grupos de danças, show musical. Afinal, vai ser uma feira cultural. Venha prestigiar. informação 9912-9499/9232-3653.
*******
Segundo o vice-presidente da Fundação Iaripuna...
*******
O Dia do Folclore não vai ser comemorado pela Fundação Municipal porque a Justiça eleitoral não deixa.
******
Acho que isso, é conversa pra boi dormir.
******
Não fazem porque não têm compromisso com a nossa cultura.
******
Ora, se a Federação de Grupos Folclóricos não se incomoda em realizar qualquer evento relativo à data, como a Iaripuna vai realizar.
******
A Secel também ficou caladinha.
*******
Até o meu grupo folclórico, leia-se Nação Corre Campo, não programou nada para a data.
******
Nos anos anteriores, aconteceram exposições e shows musicais no Dia do Folclore.
******
Este ano, como dizem os mais velhos, "Nem seu Souza".
******
Por falar nisso.
******
Folclore em nosso Estado é folclore.
******
Vivemos na eterna ilusão do vamos ter!
******
Talvez, as entidades que trabalham o folclore não programaram nada para o dia de hoje, porque não têm espaço para a realização do evento
******
Apesar de Porto Velho contar, como dizem por aí, com o maior arraial folclórico da Amazônia (eu não acho), o Arraial Flor do Maracujá...
******
Não conta com nenhum espaço especial, para apresentação dos seus grupos folclóricos.
******
Nem em Porto Velho e nem em Guajará-Mirim.
*******
Nem em Ji-Paraná e Vilhena.
******
Nem em Ariquemes e Costa Marques!
*******
Aliás, em nenhuma cidade do nosso Estado existe um espaço específico e exclusivo para apresentações de grupos folclóricos.
******
Sendo assim, não é de se estranhar que o Dia do Folclore não seja comemorado em nosso Estado. Nem mesmo nas escolas públicas!
******
I N F O R M E - Anjos da Madrugada
******
Prezados (as),
Alteração na data de lançamento do nosso CD (BazarAmazônico).
******
Nova data (confirmadíssima!)
*******
26/9 – Kabana's - 22h. Ok assim? Esperamos vocês, afinal vai ser um evento daqueles!!!! Vejam a nossa programação:
*******
1° momento: show lançamento CD. 2° momento: super noite dançante (muita seresta) ao som Dos Anjos.
*******
Durante a programação: shows e performances, sorteios de brindes.
******
Os contatos para reservas e informações: (69) 9224-1247 (69) 9257-5047
Abraços a todos!
Artes Plásticas
Prêmio Marcantonio Vilaça
Estão abertas, a artistas de todo o País, as inscrições para a terceira edição do Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Serão premiados cinco artistas. Cada um receberá, além da bolsa de trabalho no valor de R$ 30 mil – para desenvolver e aprofundar sua produção durante um período de 12 meses – o acompanhamento de um curador ou crítico de arte e uma grande exposição coletiva que percorre cinco capitais brasileiras. Os trabalhos premiados e os textos críticos serão publicados em um catálogo bilíngüe retrospectivo de suas carreiras. Ao final, cada artista doa uma obra para um museu público do País.
Em sua primeira edição (2004/2006), o Prêmio recebeu inscrições de 927 artistas e foram contemplados Lucia Koch (RS), Paula Trope (SP), Marilá Dardot (MG), Thiago Rocha Pitta (RJ) e Renata Lucas (RJ). Na segunda edição (2006/2008) se inscreveram 744 candidatos e os artistas premiados foram Carlos Melo (PE), Laura Lima (MG), Lúcia Laguna (RJ), a dupla Leandro Lima e Gisela Motta (SP) e Sara Ramo (MG). As inscrições são gratuitas. Mais informações e regulamento: http://www.sesi.org.br/premioartes.
As inscrições encerram no dia 22 de outubro de 2008. Os nomes dos cinco artistas vencedores de 2008/2010 serão anunciados em novembro, durante a abertura da mostra coletiva dos contemplados na segunda edição, que encerra sua fase itinerante no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza.
Fonte: Sílvio Santos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando