Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 21/10/08



Show

Zekatraca - Lenha na Fogueira 21/10/08 - Gente de Opinião
Artistas aprovam
Mercado Cultural

O Sarau reuniu artistas de vários seguimentos nas dependências da construção do Mercado Cultural

O Sarau Cultural coordenado pelo professor e historiador Emmanoel Gomes, levado a efeito na tarde/noite da última sexta feira, literalmente lotou as dependências da construção do Mercado Cultural.

A intervenção patrocinada pela Fundação Cultural Municipal Iaripuna, contou com a apresentação de artistas de vários seguimentos, como artes plásticas, poetas, dançarinos e principalmente de músicos e interpretes.

Várias autoridades municipais se fizeram presentes como foi o caso do vice prefeito eleito Emerson Castro; secretário José Gadelha  da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social; Odair Cordeiro; Chefe de Gabinete Míriam Saldanha; Mara Regina da Secretaria das Mulheres e do Presidente da Iaripuna Júlio Yriarte entre outras.

As apresentações começaram por volta das 18 horas, sempre com as atrações sendo anunciadas pelo Paulinho Rodrigues e pelo Emmanoel Gomes. Desfilaram pelo palco improvisado músicos como Baaribu Nonato; Toninho do Recife; Orlando do Estácio; Silvio Santos e Silvio José Santos; Tino e Banda; Grupo Waku’mã de Dança; Poeta Mado; Cia de Dança Chagas Perez; Heitor Almeida; Priscila; Elisa Cristina e muitos outros cantores e músicos.

O público foi unânime na aprovação do espaço que dentro em breve vai ser a referência cultural de Porto Velho.

A inauguração oficial do Mercado Cultural está prevista para o próximo mês de dezembro.
  Zekatraca - Lenha na Fogueira 21/10/08 - Gente de Opinião


Porto Velho a capital do estado de Rondônia, ferveu no último final de semana em se falando de eventos culturais.

*******
O negócio começou na "boca" da noite de sexta feira com o Sarau Cultural.

*******
O Sarau Cultural uma idéia do Júlio Yriarte que foi colocada em prática pelo professor e historiador Ammanoel Gomes literalmente lotou as dependências do Mercado em construção.

******
Muitos foram matar saudades do antigo Mercado Público Municipal.

*******
Enquanto isso o "seu" Zizi, responsável pela preservação do que restou após o incêndio que destruiu parte do Mercado Municipal em 1966, era só felicidade.

*******
Luiz Cavalcante e sua amada Drª Silvana recordavam o tempo da fila da carne.

******
Enquanto o Caula comentava a falta de ética de uma entidade carnavalesca que usou indevidamente o nome do Galo da Meia Noite numa transação financeira.

******
Paulinho Rodrigues não sabia como atender os pedidos dos artistas cantores, cada um querendo se apresentar logo pois tinham compromisso em outras casas de show.

*******
Mais tarde o espetáculo foi na Quéop's com o show do Shaolin.

*******
O humorista que contou com o apoio cultural do Diário da Amazônia e da RedeTV  levou muita gente à casa de espetáculo do Alemão

*******
A Mega Eventos  e o Fred Pirillo acertaram em cheio ao trazer o espetáculo do Shaolin a nossa cidade.

******
Saí da Quéop's com o fígado desopilado de tanto rir.

******
Domingo na Feira do Porto, foi a vez do Boca e sua turma, apresentarem um espetáculo totalmente diferente de tudo que vem acontecendo no mundo cultural de Porto Velho.

********
Família Somzala – Música Popular Beradeira.

*******
O espetáculo em forma de "Movimento de Protesto", reúne integrantes de vários seguimentos culturais como teatro, pirotecnia, hip-hop, poesia, rap, etc.

*******
O objetivo é mostrar o que o Beradeiro (porto-velhense) tem para mostrar em se tratando de peças autoral.

*******
Vamos divulgar a letra de um dos Rap apresentados pela Família Somzala.

*******
Manifestejo

******
Dedicado ao Jéferson que vai viver para sempre.

******
Somos à favor. A favor dos pretos, brancos, amarelos, vermelhos, enfim, a favor de todas as cores do arco-íris que o sistema coloniálcool não conseguiu transformar em cinzas! Nosso pensamento é tribal, mas nosso quintal é global: Somos um Quilombo universal!!!

*******
Apontamos nossa flecha pro futuro...Acendemos a poronga no escuro...e ouvimos na raiz da batida original (do coração)...um prenúnio da vinda da "cabocada" digital. Então, é melhor respeitar os da beira, porquê o Madeira está cheio de botos e os botos estão pulando nas veias.

******
O que vem em nossas cabeças é o bem, de fazer tudo aquilo que é certo... a beradagem está de nota 100.

*******
Um caboco virado é o "cara" pra mostrar o valor desse povo.

*******
Nosso povo trabalha Trabalha... e perguntamos: "Cadê as fatias do bolo?"

*******
Nosso carimbo é 100 dó...uma remada pesada

*******
Contudo nossa canoa é livre, leve e suave, como borboleta na floresta.

******
Uma oração:

******
Deus.. ajuda os teus filhos e filhas que só querem viver em paz.. ajude-nos a valorizar justamente aquilo que a "Casa Grande" Desperdiçou como se fosse lixo:

*******
Nosso orgulho de ser Beradeiro!! na viagem, conhecemos uma linda "caboca"  chamada Rock'n Roll.. que se liga em nosso som e se amarra em nosso soul Hip Hop.

*******
Se você está com sede de justiça: chega aí e dá um gole!!! Se pluga na visão futurista:

********
Você pode!!! Ouça o chamado do clã! Chama o Clã! Convocamos todos os militantes de mente sã.

*******
Soul brasileiro! Convocação geral: Chama as cunhantãs e os guerreios!

*******
Pelo poder do amor de Jesus saudamos a fina-flor  da beiradagem:
Salve, Salve Seu José! Salve, Salve Dona Maria! Salve, Salve nossos anjos da periferia!!!

*******
Caboclo aqui no Norte, tem que ser forte e pra viver tem que ter fé, com fusão:

*******
Joga tudo na panela e mexe o caldeirão. Revolução...

*******
Revolução Vocês, revolusomos nós, revolusol, revolushuva, revoluSoul...revolua!!! 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 21/10/08 - Gente de Opinião 

Arte e cultura

Manifestejo  é sucesso de público

Centenas de pessoas presenciaram, na praça Aluizio Ferreira, a apresentação de Hip Hop, Dance, Soul, Forró, MPB, e Pop Rock.

Interatividade com o público através da música: um dos objetivos do grupo Somzala, que na noite do último domingo realizou o 1º Manifestejo na praça Aluizio Ferreira. No palco aberto do local, manifestações de arte e cultura. No início da apresentação do grupo Somzala, o som do Hip Hop  ficou marcado pela apresentação especial do bboy Máster Figa, e em seguida um rap especial “Briga de Mais e Mumu na Ativa”.

Durante o evento um som inusitado: o Manifestejo mostrava que veio para fazer a diferença: o hino Céus de Rondônia misturado com a percussão vinda da Bahia. “Adorei este evento. Nunca tinha visto algo igual. Na verdade cheguei aqui na praça para passear com meu filho, porém quando vi as apresentações no palco parei para olhar. O grupo está de parabéns, principalmente por valorizar, em específico, nossa querida Porto Velho”, disse o pai de família Elzébio da Silva Queiroz, de 28 anos, morador do bairro Cidade Nova.

O Manifestejo, segundo Akiles Correia Moréia, o “Boca”, tem por objetivo manifestar o que existe de melhor nas coisas, na natureza, na vida, enfim, em tudo o que de bom existe. “É uma maneira de manifestar o que é bom, pois somos a favor destas coisas boas, por isso o símbolo de nosso grupo é o guarda-chuva”, disse.

E nada mais criativo do que mostrar o que é bom, com uma representação de arte e cultura através da música e da dança,  que têm o grande poder de interação. A primeira das várias outras apresentações, que ainda vão ser feitas na cidade de Porto Velho funcionou como um termômetro do que será o Manifestejo, evento que envolve teatro, música, dança entre outras representações culturais.

Dentre as apresentações no 1º Manifestejo do grupo Somzala esteve o grupo Ousadas, do 4 de Janeiro; grupo de Pop Rock Sinal Aberto; Company Dance e Atendidos do Forró.

“O evento também faz parte do projeto de Cultura e Arte da Prefeitura de Porto Velho. Todos os domingos organizamos a apresentação de cerca de 20 grupos de todas as localidades na cidade”, finalizou Greg Silva, diretor do Departamento de Cultura do Município.

Fonte: Sílvio Santos/Gentedeopinião - zekatracasantos@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)