Sexta-feira, 21 de novembro de 2008 - 06h05
Consciência
Beleza Negra acontece
hoje no clube OAB
A festa faz parte da programação da semana da consciência negra
A programação alusiva a semana da consciência negra em Porto Velho, apresenta na noite de hoje (21), a partir das 21 horas no clube da OAB que fica à rua Rio de Janeiro, "A 4ª Noite da Beleza Negra".
De acordo com o produtor Jonnys Jamaica, o evento começa com a apresentação de um grupo de dança do frevo pernambucano; roda de capoeira, dança do carimbó e apresentação da banda Regaton. "Só após essas atividades culturais, é começa o concurso que vai eleger a negra mais bonita de Porto Velho", disse Jamaica. Dez candidatas estarão se apresentando aos jurados em trajes típicos, banho e clássico em julgamento os quesitos; desempenho, simpatia, charme, postura, elegância e é claro, beleza. A maioria das candidatas são da Zona Leste. "Acontece que a Zona Leste além de concentrar o maior número de negros residentes em Porto Velho, é também, onde estão instaladas, a maioria das entidades que lutam pela igualdade racial, os chamados movimentos negros" completou Jamaica.
Amanhã acontece a IV Marcha Zumbi – Pela tolerância, religiosidade e diversidade cultura – Eu tenho fé. A concentração está marcada para as 16 horas na praça da Madeira Mamoré.
E o Conegro continua apenas no papel.
********
Áleas, na vontade dos militantes nos movimentos negros de Porto Velho.
Itaú cultural
Sua história daria um filme
Você já viveu uma cena de cinema? Já foi ou conhece o protagonista de alguma situação que caberia perfeitamente em um filme − seja um drama, um romance, uma comédia, um suspense, um trash? Se sim, participe da ação História de cinema e mande seu caso cinematográfico à revista Continuum Itaú Cultural.
Os textos podem ser enviados até o dia 14 de dezembro ao e-mail participecontinuum@itaucultural.org.br e devem contar com, no máximo, 2.500 caracteres. A melhor história será publicada na edição de janeiro da revista (impressa e on-line).
Cormente, o relato vencedor servirá de base para uma segunda etapa da ação: os leitores serão convidados a produzir vídeos baseados na narrativa − transformando-a, enfim, em uma história de cinema!
O autor do melhor relato também ganhará o livro Ensaios e Reflexões − publicação organizada pela professora Kátia Maciel, que reúne ensaios de especialistas como Raymond Bellour e Arlindo Machado sobre a presença da linguagem cinematográfica nas artes visuais − e os catálogos da mostra de vídeos O Visível e o Invisível e da exposição Cinema Sim, em cartaz no Itaú Cultural até 21 de dezembro.
Secel
Ponto de Cultura - Edital
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer – Secel - convida instituições da sociedade civil, legalmente constituídos, que desenvolvam ações de caráter cultural há pelo menos dois anos, no domicilio, para apresentarem propostas à edição estadual do "Programa Mais Cultura", do Ministério da Cultura, nos termos das Leis Federal n° 8666/93, no que couber, Lei n° 8.313/91 e IN/STN 01/97, nas condições e exigências estabelecidas neste Edital.
Este Edital tem por objetivo selecionar projetos para implementação da Rede de Pontos de Cultura do Estado de Rondônia, no âmbito do "Programa Mais Cultura" do Ministério da Cultura, como segue:
O Programa Mais Cultura foi instituído pelo Decreto 6.226, de 04 de outubro de 2007.
O pacto entre a União/Ministério da Cultura e o Estado de Rondônia/Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer – Secel, constante do Processo nº. 01-2001.00204-00/2008 da Secel tem como instrumento o Convênio nº. 357/2007 – MINC, de 26 de dezembro de 2007, publicado no D.O. U. n°. 120, de 25 de junho de 2008, de expansão do Programa Cultura Viva que se baseia, também, na descentralização de recursos orçamentários do programa.
Este Concurso tem por objetivo selecionar instituição da sociedade civil de caráter cultural, sem fins lucrativos, para apoiar, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Mais Cultura, e, do Estado de Rondônia - Pontos de Cultura - para o fomento e difusão de projetos oriundos da sociedade civil, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais; entidades e/ou grupos da sociedade civil atuantes na produção artístico-cultural e contribuindo para a inclusão social, a construção da cidadania, com a geração de emprego e renda, por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais e com atuação reconhecida pela comunidade.
Compreendem-se como Pontos de Cultura: iniciativas e atividades desenvolvidas pela Comunidade e que possibilitem o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da entidade selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.
Fonte: Sílvio Santos/Gentedeopinião
zekatrakasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando