Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 21/12/09


 

Aproveito a oportunidade para comunicar aos amigos, que graças ao apoio da direção do Diário da Amazônia, leia-se, Guarim Liberato, Waldo Alves, Paulo de Tarso e Sergio Demomi.

*******

Além da parceria com o fotografo Roni Carvalho e o diagramador Allan Dantas.

*******

Mais a sugestão do amigo José Carlos Lobo e da insistência da minha companheira e esposa Ana Célia.

******

Consegui o prêmio de melhor reportagem (Há 99 anos o trem chegava a Jacy Paraná) jornalismo impresso no 6º Prêmio Sinjor de Jornalismo.



*******

É claro que agradecemos também, a diretoria do Sindicato na pessoa do presidente Carlos Alencar.

*******

Deixando os agradecimentos de lado.

******

Elogiamos a dedicação do repórter fotográfico Miro Costa à realização do Prêmio Sinjor.

*******

Sem esquecer a secretária Marilene.

*******

Há todos, nosso muito obrigado, sem esquecer dos jurados e dos que nos aplaudiram e estão enviando e-mail, mensagens de parabéns. Obrigado cambada!

*******

Bom! Nosso amigo Ciro Pinheiro ao ser convidado a falar sobre o jornalista homenageado da noite Euro Tourinho do jornal O Alto Madeira.


******

Ao chegar à Tribuna do auditório do SENAC, deixou de lado a homenagem e deu uma aula de como devemos nos posicionar quando do canto do Hino Nacional Brasileiro o famoso “Ouviram do Ipiranga”

******

“Chamo a atenção dos colegas para não se virarem para a Bandeira Brasileira quando o Hino Nacional estiver sendo apresentado”.

*******

“Devemos ficar olhando para frente e não no rumo da Bandeira. Tem gente que dá as costas para a platéia pensando que está agindo corretamente na hora do Hino Nacional”.

*******

Devo lembrar, disse Ciro Pinheiro que a Bandeira Brasileira tem seu próprio hino, aí sim devem nos posicionar olhando para a Bandeira.


******

Não sei se o Ciro estava querendo dar um puxão de orelha em alguém presente à solenidade.

*******

Porém quem eu vi se virar para a Bandeira Brasileira na hora do Hino Nacional foi o representante de uma das empresas que patrocinou o 6٥ Prêmio Sinjor.

******

Esse cidadão estava na mesa das autoridades na hora do canto do Hino Nacional e se virou no rumo da Bandeira que estava quase atrás da mesa.

******

Será que ele aprendeu a lição passada pelo Mestre de Cerimônia Ciro Pinheiro.


******

Depois disso, acho que nervoso, Ciro pediu ao Alexandre Badra que estava atuando como Mestre Cerimônia no evento, que lesse o “improviso” que ele havia preparado para homenagear o querido Euro Tourinho.

******

Por falar em emoção.

******

O repórter fotográfico Rosinaldo Machado vencedor do prêmio “Meio Ambiente”, não conseguiu terminar seu discurso de agradecimento.

*******

A emoção de receber seu primeiro prêmio após mais de 30 anos registrando as imagens do Estado de Rondônia o levou ás lágrimas.


******

Na realidade, o fotografo Rosinaldo Machado juntamente com o fotógrafo Nascimento são detentores do melhor acervo fotográfico sobre a criação e instalação do estado de Rondônia.

******

Os caras estão aí há 30 anos e nunca foram homenageados seja lá por quem quer que seja.

******

Rosinaldo ainda esta em atividade tanto que foi o vencedor do Prêmio Sinjor na categoria Meio Ambiente, graça a matéria pública na revista Momento.

******

Já o Manoel Nascimento está convalescendo há alguns anos e ninguém se preocupa em fazer alguma coisa em sua homenagem.


******

Enquanto isso o Paulo Andreoli vencedor do prêmio Webjornalismo não conseguia conter a satisfação.

******

No coquetel servido após a premiação não parava de dizer que o dinheiro (R$ 2.500 Mil) “veio em boa hora”.


******

Dizia Andreoli, “Consegui me credencia para companhar o Rali Dacar mas estava faltando o dinheiro para me manter por lá. Agora não está faltando mais nada, vou comprar presente pra todo mundo na Argentina e no Chile”.

******

Enquanto isso os chargistas que trabalham nas empresas com sede em Porto Velho não conseguem ganhar uma dos chargistas do interior.

******

Será que é porque o traço do Flávio Afonso da sucursal da Folha de Rondônia em Jaru ainda é feito na base do grafite sem a utilização das ferramentas da informática?

******

Por último nossos parabéns a Evelin Morales pelo prêmio Radio Jornalismo e a Luciane Gonçalves vencedores dos prêmios Radiojornalismo e Telejornalismo respectivamente.


*******

Você sabia que o Zekatraca aqui é o melhor no jornalismo impresso em 2009. Salve o Vascão da Gama.




CARNAVAL

Rádio Farol muda enredo

A escola de samba Unidos da Rádio Farol mais uma vê teve que mudar o enredo para o carnaval de 2010. Primeiro foi o problema com a história da senadora Fátima Cleide que não pode ser apresentado no próximo carnaval por 2010 é ano eleitoral. O carnavalesco João Carlos Alves então sugeriu uma história da escritora Nilza Menezes que não enviou o material solicitado pelo carnavalesco e em virtude da obrigatoriedade da gravação do CD com os sambas enredos das escolas para o próximo carnaval, resolveu mais uma vez trocar o tema enredo. “Agora é: A Lenda das Bruxas, no Imaginário Popular”, informa Carlinhos Maracanã. 

“Vamos tratar da história dessas Mulheres, discriminadas, perseguidas e castigadas na época da Inquisição, tiveram homens também, mais a maioria era de mulheres”. 

Vassouras, Morcegos, Gato Preto, Caldeirões, caça as bruxas, Idade Média, Joana D’arc. Merlim o Mago Merlin, do épico filme Rei Artur, a CUCA do sítio do pica-pau amarelo, A Feiticeira do seriado de televisão, Madame Min do fantástico Walt Disney, Branca de Neve, envenenada pela maçã da Bruxa, salva com o beijo do Príncipe. 

As Fadas Madrinhas, tidas por muitos religiosos da época como feiticeiras, também será a lembrada a Bruxa-mor da idade média, a Deusa Primitiva, chamava-se Black Annis, originária da cultura Celta. 

As superstições do povo como, Tesoura aberta embaixo do travesseiro, remédio á base de alho, comer carvão e tantas outras, do imaginário popular, serão lembrados na avenida. 

A floresta, lugar que segundo os supersticiosos era moradia das Bruxas, chapéu pontiagudo, potes de barro, para preparar as feitiçarias, com asas de morcego, veneno de cobra, teia de aranha e etc. 

E é claro a Literatura Infantil, desmistificando tudo isso, com livros, peças teatrais e logicamente o cinema e tendo como o maior fenômeno de bilheterias o famoso Bruxinho Harry Portter, que voando com sua vassoura especial, praticava esporte, com manobras radicais, sem esquecer dos famosos: As Bruxas de Eastwick e As Brumas de Avalon, na literatura e no cinema. 

Portanto está definido, que, no carnaval da Rádio Farol, literalmente, e incluindo a escritora, Nilza Menezes.a bruxa vai está solta. 




BOI-BUMBÁ

Diamante Negro no
Mercado Cultural


O interprete de samba enredo Walfredo da Esquina será homenageado pela direção do bumbá

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Diamante Negro se apresenta às 18h30 de hoje no Mercado Cultural, onde de acordo com o presidente Aluizio Guedes presta conta das atividades desenvolvidas durante o ano. “Precisamos conscientizar os dirigentes dos demais grupos folclóricos da necessidade de prestarmos conta à sociedade das nossas atividades”. O Boi Bumbá Diamante Negro nasceu em 1993 e desde então vem se apresentando em praticamente todos os eventos folclóricos realizados em Porto Velho. Apesar de estar com 16 anos de existência, ganhou apenas os títulos de 2003, 2004, 2008 e 2009, porém, é considerado um dos melhores grupos folclóricos da Amazônia, graças ao trabalho desenvolvido pelo seu criador e presidente Aluizio Guedes e sua esposa Eleida Guedes junto à comunidade da Zona Sul. O Diamante Negro oferece aos seus brincantes vários cursos de artesanato entre eles, o que mais se destaca, é de confecção de instrumentos de percussão. “Os tambores usados pela nossa marujada são todos fabricados pelos nosso batuqueiros”, informa Aluizio Guedes. 

Quem comparecer a festa do Diamante Negro na noite de hoje no Mercado Cultural, além de curtir as toadas que serão apresentadas pelos cantores e compositores do Fama campeão, poderá apreciar a exposição de indumentárias e outros apetrechos utilizados nas apresentações do grupo folclórico que tem sua sede a rua Sucupira no bairro Nova Floresta. 

Aluizio Guedes informa que a Associação Folclórica Cultural Boi-Bumbá Diamante Negro, hoje não está apenas voltada para a atividade ou para a brincadeira de Boi-Bumbá. “De alguns anos para cá, temos contribuído muito com o carnaval de Porto Velho, participando com nossas alas nos desfiles das escolas de samba”. Não só com as alas que já se apresentaram pelas escolas de samba Acadêmicos do Armário Grande, Os Diplomatas e Acadêmicos do São João Batista, o compositor Aluizio Guedes vem colocando sambas enredos nos concursos realizados pelas nossas escolas de samba, como foi o caso da disputa este ano na escola Os Diplomatas quando apesar do seu samba não ter sido escolhido pelos jurados, trouxe de volta ao meio carnavalesco, o interprete de samba enredo Walfredo da Esquina. “Depois que o Walfredo cantou nosso samba no concurso dos Diplomatas, resolvemos homenageá-lo”. 

Sendo assim, na noite de hoje, Walfredo da Esquina estará recebendo homenagens durante a festa do Diamante Negro e de acordo com a programação, vai cantar alguns sambas da escola de samba Pobres do Caiari, escola que o lançou como interprete no carnaval de 1985 quando apresentou o enredo “Ceará, Lendas, Rendas e Crenças – Ceará de Iracema”. Walfredo da Esquina foi comparado pelo produtor do CD com os sambas enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro Laila em 1988, quando gravou o samba da Pobres do Caiari “Empurrando Vai”, com o grande interprete de samba enredo Jamelão da Mangueira. “Esse menino é o Jamelão branco”, disse Laila ao diretor da Caiari presente a gravação Hiran Brito Mendes. 

Nada mais justo do que a homenagem que será prestada ao Walfredo da Esquina pela direção do bumbá Diamante Negro.




Manuel de Piadas de Português

Em 1999 surgia no mercado literário uma nova editora com uma proposta diferenciada: apostar no humor. Assim, nascia a Matrix Editora. 

Dez anos e 240 títulos depois, a Matrix Editora se consolidou no mercado. Como parte das comemorações de seu aniversário, está lançando o “Novo Manuel de Piadas de Português – e piadas portuguesas de brasileiros”. A obra é uma edição revista e ampliada do primeiro livro lançado pela empresa – o Manuel de Piadas de Português. 

Paulo Tadeu, autor da obra, diz que a idéia do livro surgiu, anos atrás, por conta de uma de suas viagens à “terrinha”: “eu via os portugueses contando piadas de brasileiros e achei que isso enriqueceria um livro com as piadas que nós, brasileiros, contamos deles”.

Trechos

Aquário
À noite, o pai brasileiro e sua filha estão na sala, assistindo à novela. O pai fala com a menina:
– Filha, você trocou a água dos peixes hoje?
– Não, pai. Eles ainda nem beberam a que eu coloquei ontem.

Asa-delta
O casal de portugueses estava no apartamento, no Rio de Janeiro. De repente, a Maria aponta o dedo para fora da janela, assustadíssima:
– Manuel, veja lá.
Era alguém voando de asa delta.
– Faça alguma coisa.
Manuel foi ao quarto e voltou correndo com uma espingarda na mão.
Bang.
– E então, Manuel, acertaste o bicho?
– Acertar eu não sei, mas que largou o moço, largou.

Sobre o autor
Paulo Tadeu tem 40 livros publicados – tanto para adultos quanto para crianças, e é um dos sócios do site de humor www.eramos6.com.br
Sobre a Matrix Editora
A Matrix Editora tem em seu catálogo de autores nomes como Millôr Fernandes e Steve Martin, além de best-sellers como “Chaves – Foi sem querer querendo?” e “Mothern”.

Novo Manuel de Piadas de Português – e piadas portuguesas de brasileiros – 128 páginas
Preço – R$ 19,00 

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)