Terça-feira, 22 de julho de 2008 - 06h41
A 14ª Mostra de Folclore e Cultura Popular, que este ano, aconteceu no Arraial da Escola “Lar de Nazaré”, no bairro Socialista, foi encerrado na noite de último Domingo com a premiação dos grupos campeões. O idealizador da festa, Pe. Enzo Magano veio da Itália prestigiar o evento, que premiou o grupo “Mistura de Ritmus” como melhor do Festival. O prefeito Roberto Sobrinho participou da festa de encerramento, quando a comunidade, prestou homenagem ao Pe. Enzo ao montar um bolo gigante, por mais um aniversário, do benfeitor da Zona Leste.
Por essa ninguém esperava.
******
E não é, que o Trem de São João, projeto criado pelo prefeito Roberto Sobrinho, não vai mais acontecer no próximo Sábado, dia 26!
*******
Acontece, que para a Iaripuna realizar a apresentação das Quadrilhas juninas, no estilo desfile de carnaval.
*******
Precisa de uma estrutura do tipo camarotes e arquibancadas, para abrigar o público.
*****
Como os camarotes montados pelo Bloco Maria Fumaça, para a realização do carnaval fora de época, já começaram a ser desmontados, segundo o Júlio Yriarte.
******
O Trem de São João não tem como acontecer.
******
Aliás, até teria, porém, a segurança dos brincantes das Quadrilhas, não seria garantida.
******
O presidente da Iaripuna deve convocar os dirigentes da Federon para propor uma nova data.
******
Isso porque, segundo Yriarte, se o evento pudesse ser realizado neste sábado, não tinha como divulgar através da mídia televisiva.
******
Diz o presidente que a Lei Eleitoral impede tal divulgação.
******
Não sei não! Mas, se realmente não se pode divulgar eventos que contam com o apoio do governo municipal, durante campanha eleitoral, o negócio fica difícil para os promotores culturais.
******
O mais prejudicado com essa falta de definição, é o Arraial da AFA.
******
Acontece, que o tradicional Arraial da AFA começa na próxima sexta feira dia 25
******
E como O Trem de São João estava marcado para acontecer sábado dia 26.
******
A direção da Federon solicitou a Coordenação do Evento da AFA, para não programar a apresentação de nenhum grupo de Quadrilha para aquele dia.
******
Vale salientar, que no Arraial da AFA, acontece uma das disputas mais acirradas entre os grupos de Quadrilhas que se apresentam no Flor do Maracujá.
******
É na AFA que se tiram as "pendengas" do Flor do Maracujá.
******
E tem mais, a premiação na AFA é em espécie, quer dizer, a turma dança, na esperança de levar algum dinheiro, para fazer a festa da classificação no Flor do Maracujá.
*******
Agora, com a não realização do Trem de São João.
******
A equipe de coordenação do Arraial da Associação de Futebol do Areal – AFA, vai ter que refazer a planilha.
******
Enquanto isso em Guajará Mirim!
******
Os Bois-Bumbás Malhadinho e Flor do Campo estão ultimando os preparativos para se enfrentarem no "Duelo da Fronteira", que acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto, durante o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré.
******
Dona Georgina do Flor do Campo, não quer nem pensar, em ver seu grupo mais uma vez perdendo para o Malhadinho do Léo Souza.
******
Tanto, que ainda no mês de março, veio uma equipe de Parintins contratada pelo Boi vermelho e branco da Guajará e fez parte das alegorias (cenários), que serão usados durante as apresentações do Boi da "velha".
******
Esse pessoal, já deve estar em Guajará Mirim trabalhando o acabamento das alegorias.
******
Enquanto isso, no Malhadinho, os irmão Ednard e Ernane Cabral já começaram a confeccionar as alegorias, que farão parte dos cenários, que serão montados na quadra da PM quando agosto chegar.
******
É isso mesmo amigos, mais uma vez o Festival Folclórico de Guajará Mirim vai acontecer no Espaço Alternativo da Policia Militar.
******
Uma vez que problemas impediram o inicio da construção do tão sonhado bumbodromo de Guajará.
******
Diz o Léo do Malhadinho, que, "Esse bumbodromo já está virando lenda".
******
Parte da equipe da Secel que vai atuar junto a coordenação do Festival de Guajará, se desloca para aquela cidade, no dia 4 de agosto.
Desfile
Trem de São João
só após eleições
O vento coloca na avenida um desfile diferenciado da dança da Quadrilha junina
O evento denominado “Trem de São João”, uma idéia do prefeito Roberto Sobrinho que apresenta um estilo diferenciado da dança de Quadrilha e foi colocada em prática pela primeira vez em 2005, este ano, não vai mais acontecer conforme o programado. “Tínhamos reservado a data de 26 de julho, para realizarmos o evento, infelizmente, por motivos alheios a nossa vontade, tivemos que cancelar”, informa o presidente da Fundação Cultural Iaripuna Julio Yriarte. Na verdade, o que está impedindo a realização do “Trem de São João” versão 2008 é a falta de estrutura como camarotes e arquibancadas. Em todos esses anos de realização, a prefeitura aproveitou a estrutura montada pelo Bloco Maria Fumaça durante o carnaval fora de época, por isso o Trem de São João sempre foi realizado logo após o PortoAlegria. “Este ano, por força de ordem judicial, a estrutura já está sendo desmontada, isso impossibilita a realização do desfile das Quadrilhas já que não vamos ter como acomodar o público na avenida Jorge Teixeira”, confessa Yriarte. Outro problema que inviabiliza a realização do evento, segundo o presidente da Iaripuna, é que, em virtude das eleições de 5 de outubro, a Fundação não tem como divulgar via mídia televisada o acontecimento”. Por ordem do prefeito Roberto Sobrinho a Fundação Iaripuna vai negociar com a Federação de Grupos de Danças Folclóricas – Federon, a possibilidade de realizar o “Trem de São João” após as eleições de outubro. “Caso a Federon aceite nossa proposta, vamos marcar uma nova data que pode, inclusive, ser no mês de dezembro”, finaliza Julio Yriarte.
Fonte: Sílvio Santos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando