Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 22/09/10




O IMAGINÁRIO

Filhas da Mata em Florianópolis 

O grupo de teatro O Imaginário, de Rondônia, sobe ao palco do Teatro Sesc Prainha em Florianópolis hoje 22, as 20h00, para apresentar a peça “Filhas da Mata”, como parte da programação do Festival Palco Giratório do Sesc Santa Catarina

A 7ª edição do Festival Palco Giratório, promovido pelo Sesc Santa Catarina, ocorre de 1º a 30 de setembro em diversos teatros da cidade.

O Imaginário em sua trajetória na resistência e na insistência pela garantia dos valores e dos bens culturais locais e nacionais exerce um papel fundamental na realização de projetos que garantam o acesso, o intercâmbio e a sustentabilidade do fazer teatral e do desenvolvimento de percepções, resignificação e animação do espaço e do fazer, das relações e diálogos com o teatro, o público e a cidade. Foi fundado em 2005, com o objetivo de estudar, pesquisar e investigar as artes, especialmente as diversas linguagens teatrais e trouxe para o panorama amazônico um jeito inovador e transgressor de pensar o fazer teatral. 

Filhas da Mata

O espetáculo tem como foco as narrativas e memórias de mulheres ribeirinhas que buscam o sentido da vida. Mostra a importância da presença feminina na Amazônia, no século XIX, no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e do Ciclo da Borracha. No elenco estão Zaine Diniz, Jória Lima e Gilca Lobo.

 


O artista não quer só aparecer no jornal, ele quer sair na página cultural e sobre tudo na coluna do Zekatraca, ai sim, a gente pode verdadeiramente falar de ARTE.

********

Esse bilhete nos foi enviado pela artista Mad Margot acompanhando um buquê de flores

********

Obrigado amiga Margot, na realidade, você merece todas as críticas positivas, pela brilhante exposição que está na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

*******

Poesia sobre tela, objetos, instalações... A cada ângulo uma emoção, fica na Ivan Marrocos até o dia 11 de outubro.

********

Por falar nisso!

********

Hoje vamos prestigiar a Palestra do professor Ronildo Carvalho violonista dos bons que vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos

*******

Inteligência Musical Aplicada.

*******

Ronildo começa a palestra as 19h30.

********

Participando da palestra, você estará colaborando com a edição do livro, “Diga-se da Passagem” do poeta Flávio Carneiro.

*******

Deu na coluna do Carlos Sperança

*******

A pantera e o veado

********

O dirigente comunista Francisco Pantera, o grande responsável pelo crescimento do PC do B em Porto Velho, utiliza como mote político há duas décadas a frase “correr como uma pantera para não morrer como um veado”. É um dos caras mais idealistas que conheci nestas bandas e ainda lembro dele percorrendo a pé as ruas da capital panfletando suas idéias vermelhinhas no início dos anos 90.

**********

Enquanto isso, no Blog Banzeiros do jornalista Zé Carlos Sá aquele “daszuzinas”

********

Encontrei o seguinte:

********

Este Blog

Link daqui

Banzeiros indica

PIPIRA NEWS
*******

Se quase 18% dos eleitores ainda não se decidiram em quem votar, os próceres dos partidos políticos não esperam pela manhã do dia 4 de outubro para escolherem a quem apoiar no segundo turno. Foi o que a apurou a minha amiga Pipira. Segundo ela, neste final de semana já foi selado um acordo de alinhamento de forças dos partidos que já sabem não ter chance para passar do primeiro turno, mas que podem somar e buscar os votos dos próprios militantes e daqueles que, por uma razão ou outra, não votaram nos candidatos a governador no primeiro turno.

*******

Ô povo rápido, sô!

*********

Já o Blog do Zé de Nana publica o seguinte

********

Encontrei “seo” Leo Ladeia saindo da TV depois do debate. Tava maquiado e mais enfeitado que penteadeira de mulé dama. Ia saindo ligeiro pra encontrar a "Dona" dele mas deu tempo de responder minha pergunta sobre como tinha sido o debate pra ele: "Ô Zé de Nana... Debate ou combate? Acabo de fazer duas horas e meia de programa que mais parecem ter sido dois dias e meio". Falou e vazou.

********

Parece que lá dentro deu grozope nos intervalos.

********

Dizem que a turma da Zona da Mata não está se bicando.

********

E por isso o “pau” só não quebrou de verdade, porque o mediador foi rápido e conteve os ânimos.

********

No meio da rua Rio Madeira alguns comentavam:

*******

Se eles dizem que estão na frente e confiam na pesquisa publicada no programa deles, porque tanto nervosismo?

*******

Com a palavra o mago dos bastidores da política de Rondônia Carlos Sperança que não tem “Papas na Língua”.

*******

Vem aí a festa de aniversário do município de Porto Velho.

********

Estou falando do município de Porto Velho e não da cidade de Porto Velho.

********

O município vai do distrito de Calama a Extrema e Nova Califórnia.

********

Passa por Jacy Paraná e vai até União Bandeirantes.

********

Por isso, alertamos a Fundação Iaripuna que o festejo não deve se prender apenas à capital.

*******

Deu pra entender?

*******

Tão dizendo aqui no meu ponto, que cachê pode ser pago aos artistas, pois no caso da prefeitura não tem problema, pois a eleição não é municipal.

*******

Então vamos festejar com cachê gordo, os 96 anos do município de Porto Velho. Dá-lhe Tatá!


 




 


PALCO GIRATÓRIO


Palco Giratório renova
platéia do teatro em PVH


Nesta quarta feira, o espetáculo ‘Para Luis Melo’ terá início às 20h30


A realização do Festival Palco Giratório está renovando o público freqüentador de teatro em Porto Velho. A presença constante de crianças nos espetáculos garante a platéia do futuro.

Entre os dias 18 e 21, as peças foram dirigidas ao público infantil e lotaram o teatro todos os dias. “O público infanto-juvenil tem lotado as dependências do teatro Um do Sesc não apenas nos espetáculos direcionados especificamente para crianças e adolescentes, mas em todas as sessões que a classificação indicativa permite”, comenta Andressa Romão, técnica de artes cênicas e coordenadora do Festival Palco Giratório em Porto Velho.

Os espetáculos que possuem classificação indicativa abaixo de 14 anos estão sempre lotados de novos amantes do teatro. “É contagiante acompanhar o entusiasmo de jovens espectadores. Isto é fundamental para o Sesc que tem o papel de formador de platéia e de apoio ao desenvolvimento artístico local”, destaca Andressa Romão.

A coordenação do Palco Giratório esclarece que a classificação indicativa não é uma forma de censura, mas uma exigência legal que visa informar pais e responsáveis sobre o conteúdo a ser apresentado. “É bom que se diga que o limite de idade é determinado pelo texto apresentado”, revela Andressa Romão.

Nesta quarta-feira, o espetáculo ‘Para Luis Melo’ terá início às 20h30, mas é bom chegar com uma hora de antecedência para garantir vaga no teatro.
“A partir das 19 horas já estamos distribuindo as senhas e como são apenas 252 lugares a procura é grande e muita gente tem ficado de fora. Quando é possível a apresentação de uma segunda sessão o Sesc Rondônia não mede esforços para atender a todos os interessados em assistir aos espetáculos”, explica Andressa Romão.

Texto: Rose Viegas
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)