Quinta-feira, 22 de novembro de 2007 - 06h56
Galo da Meia Noite completa 15 anos
O Bloco Galo da Meia Noite considerado um dos maiores blocos de Rondônia está em festa no dia de hoje, pela passagem da data dos seus 15 anos de fundação. O bloco Galo da Meia-Noite, foi fundado em 22 de novembro de 1992.com a proposta de funcionar como uma ONG genuinamente rondoniense. Agora, ele traz uma reviravolta dos objetivos iniciais, pois hoje, os diretores do Galo da Meia-Noite não querem mais um simples bloco carnavalesco e sim uma entidade desenvolvendo atividades sócio-culturais na comunidade de Porto Velho, para estimular a consciência da população em todos os aspectos relevantes da cidadania, mostrando que é possível melhorar a qualidade de vida dos segmentos marginalizados da sociedade, em especial da infância e juventude que se debatem numa realidade de perspectivas estreitas, que estas realidades podem ser mudadas através de ações culturais e educativas.
É, portanto, objetivo do Galo da Meia-Noite, muito mais que atuar como um simples bloco carnavalesco, desenvolver projetos culturais, artísticos e educacionais especializados, buscando, com sua ação estar atento à defesa dos direitos civis de cada indivíduo e da coletividade como um todo.
O começo - Um grupo de amigos papeava saboreando as geladíssimas cervejas do Bar do “100...Pescoço”, na Rua Rogério Weber, 2597, sub-esquina da Rua Duque de Caxias, bairro Caiari. Nessa roda de amigos, estavam Magna Souza, Edson Caúla, Jorge Caúla, Márcio Pontes, Francisco Neto (França), Carlinhos Mocidade entre outros. Entre goles, risos e petiscos, surgiu a grande idéia, através da Magna, de fazer um bloco inspirado no Galo da Madrugada do Recife. O negócio era ganhar mais um dia de folia saçaricando com as famosas marchinhas de carnaval.
Dessa forma, e com a idéia amadurecida posteriormente, nasceu o “GALO DA MEIA NOITE”, ciscando pela primeira vez no ano de 1993, exatamente de quinta para sexta-feira de carnaval. Nos anos seguintes o bloco procurou sempre expor como temas de suas camisetas fatos importantes, destacando-se os seguintes: As copas de 1994 e 1998; A dança da bundinha, do Grupo Gera Samba; O Frevo do Recife e outros temas marcantes.
“Vale salientar que o nosso galo não surgiu no carnaval para “brigar” ou atrapalhar nenhuma outra entidade carnavalesca, e sim, para dar oportunidade à qualquer folião de brincar o verdadeiro e tradicional carnaval, tanto é, que o dia escolhido para o seu desfile é a quinta-feira de carnaval exatamente à meia-noite”, explica o presidente Edson Caula..
Hoje, devidamente organizado como sociedade civil, com o nome de SOCIEDADE CULTURAL GALO DA MEIA-NOITE, a entidade quer, a cada ano, avançar na realização de um carnaval cada vez mais profissionalizado, capaz de fazer dos membros da comunidade agentes transformadores do panorama turístico e cultural de Porto Velho. É uma organização democrática, com diretores executivos eleitos, diretores administrativos nomeados e conselheiros (também nomeados) que podem estar espalhados por qualquer parte de Rondônia.
CARNAVAL: Fundação Iaripuna convoca reunião com carnavalescos
Blocos e escolas de samba discutem a programação do carnaval de 2008 na Iaripuna
O presidente da Fundação Iaripuna Júlio Yriarte convocou os dirigentes de todos blocos carnavalescos de trio elétrico e além do presidente da Fesec e os representantes das escolas de samba de Porto Velho para uma reunião que acontece hoje às 1’6 horas na sede da Fundação à rua Tabajara no bairro Arigolândia. Julio Yriarte expediu oficio a todas agremiações carnavalescas da capital rondoniense esclarecendo o motivo da reunião. “Na ocasião trataremos de assuntos referentes ao Carnaval 2008, bem como, sobre a ação que corre no Ministério Público do Estado, envolvendo as agremiações”, justifica Júlio. Outro assunto que estará na pauta da reunião é quanto a documentação que deve ser apresentada pelos blocos a Comissão de Eventos de Grande Porte, inclusive, com horários de ensaios e desfiles durante o carnaval. Voltando a se reportar sobre a ação do Ministério Público Júlio esclarece, “Cumpre-nos informar aos dirigentes de blocos que a Fundação Iaripuna até a presente data não foi oficialmente informada ou citada para atuar e prestar esclarecimentos sobre o assunto, fato este que nos leva a desconhecer o tema e as minúcias jurídicas que compõem a peça em curso. Entretanto, somos, por informes das próprias agremiações, sabedores dos fatos e nos mantemos em expectativa quanto ao trâmite oficial do MP, para então, procedermos a nossa participação naquilo que nos for pertinente e reclamado”.
Hoje a onça vai beber água no gabinete do presidente da Iaripuna.
******
Se não der para a onça beber água.
******
Com certeza a cobra vai fumar durante a reunião entre os carnavalescos e o presidente da Fundação Cultural do Município
******
A polêmica já vem declarada no Oficio/Convite distribuído pela Iaripuna que diz que a Fundação até a presente data não tomou nenhum conhecimento sobre a ação do MP contra os blocos no que diz respeito aos decibés da sonorização desses blocos.
******
Aliás alguns dirigentes de blocos, de acordo com matéria publicada em um site de notícias, afirmam que a ação do MP só aconteceu porque a Iaripuna não tomou as providências de sua responsabilidade quanto a questão.
******
Com certeza o tempo vai esquentar hoje a tarde lá pras´s banda da rua Tabajara.
******
É bom que ninguém falte a essa reunião
******
Inclusive estamos informados que um dos assuntos da pauta é a contribuição da Prefeitura aos blocos e escolas de samba.
******
Vai ser uma chiadeira total.
******
Enquanto isso a festa de lançamento do CD com os sambas enredos das escolas de samba para o carnaval de 2008 já está dando frutos.
******
Aliás, o bicho tá pegando mesmo é quanto a disputa entre os Puxadores de Samba enredo.
******
O Ernesto Melo diz que vai mostrar porque foi o ganhador do Estandarte de Ouro.
******
O recado tem endereço, é para o Banana Split que andou falando que o Ernesto não tem "gogó" para puxar samba enredo.
******
Banana Split que é o Puxador de Samba da São João Batista disse que só respeita o Jair Monteiro.
******
Enquanto o Jair Monteiro diz que o merecedor do Estandarte de Ouro era ele porque Puxou o Samba do Armário Grande sozinho no carnaval passado.
******
Enquanto as demais escolas colocaram "Ala de Puxador".
******
O certo é que a discussão já começou.
******
Ainda mais que só quem vai receber troféu é o vencedor.
******
Segundo a direção da Fesec em disputa de Melhor Interprete de Samba enredo não existe o segundo lugar.
******
Apenas Um é classificado como o Melhor entre os melhores, por isso só vai ter um troféu.
*******
É o troféu de primeiro lugar.
******
Já que estamos falando em escola de samba.
******
Hoje a diretoria da Pobres do Caiari se reúne no escritório do Chagas Neto.
******
O presidente Raimundo Nonato Serrate informa que a pauta é a discussão da adequação do estatuto da escola a normas da constituição federal.
******
Se você é sócio da Pobres do Caiari não pode perder essa reunião que começa por volta das seis horas da tarde.
******
Hoje o bloco Galo da Meia Noite completa 15 anos de fundação.
******
No carnaval de 2008 o tema do Bloco da família da dona Iolanda
******
Vai contar a história do bairro Caiari.
******
Bairro onde o bloco nasceu, se criou e vive até hoje.
******
Inclusive há poucos dias inaugurou sede própria.
******
Por falar nisso, os ensaios o Galo da Meia Noite só vão rolar a partir do mês de janeiro de 2008.
******
Parabéns a família "carijó" que no carnaval de 2008 o Galo alcance o sucesso desejado.
******
Alô! Seu cabo Omar, o Galo da meia Noite já vai começar, prepare um cerveja bem gelada, presta atenção Buchada, avisa a moçada, que a festa vai começar!
Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando