Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 22/12/09


 

ANIVERSÁRIO

Rondônia completa
28 anos de criação

A festa acontece a partir das 17h na rua Presidente Dutra ao lado do palácio Presidente Vargas

Pela primeira vez o aniversário de criação do estado de Rondônia será comemorado na data correta, 22 de dezembro. Acontece que desde sua criação a festa “erradamente” vinha acontecendo no dia 4 de janeiro, inclusive sendo esse dia, por decreto governamental, feriado. 

O Estado de Rondônia foi criado pela Lei Complementar Nº 41 – de 22 de dezembro de 1981, publicada no Diário Oficial da União de 23/12/81. “Cria o Estado de Rondônia, e dá outras providências”. 

Por sugestão do Chefe da Casa Civil Odacir Soares o governador Ivo Cassol enviou a Assembléia Legislativa, Projeto de Lei solicitando a mudança da data de comemoração. O 22 de dezembro foi oficializado como data da comemoração por meio do decreto 14.765, de 03 de dezembro de 2009, assinado pelo governador Ivo Cassol e pelo secretário-chefe da Casa Civil Odacir Soares. “A medida tem como objetivo corrigir possíveis erros históricos, já que a Lei Complementar número 41, que cria o Estado de Rondônia, foi assinada no dia 22 de dezembro de 1981, pelo presidente da República João Figueiredo”, lembra Odacir. 

O Cerimonial do palácio Presidente Vargas encarregado da organização da festa, convida a população para a solenidade que vai começar às 17h00 na escadaria da UNIR – Centro com a presença de autoridades constituídas e convidados especiais, que assistirão os desfile cívico/militar com a participação da Policia Militar de Rondônia, 17ª BIS, Base Aérea e Corpo de Bombeiros e as fanfarras dos colégios estaduais. 

As 19h30 no auditório do Tribunal de Contas acontece a entrega da comenda Medalha Mérito Mal. Rondon. 

Vale salientar que não será feriado estadual no dia de hoje. O governador Ivo Cassol decretou apenas Ponto Facultativo nas repartições públicas estaduais. “Feriado só a partir do próximo ano”. 




REVISTA

Cacau de Ouro 2ª Edição

A jornalista Mariza Linhares responsável pela coluna social publicada no Diário da Amazônia toda quinta feira e domingo, está divulgando a 2ª edição da revista “Cacau de Ouro”. A revista divulga os homenageados com o troféu Cacau de Ouro criado pela colunista que conquistou repercussão estadual e acontece a 11 anos na cidade de Cacoal no estado de Rondônia. “Com muita luta e determinação, o conteúdo desta segunda edição está caminhando para meu objetivo inicial, que é editar uma publicação com qualidade gráfica e conteúdo interessante. Como você pode comprovar ao folhear esta edição, além de uma nova disposição gráfica dos homenageados com o prêmio Cacau de Ouro, há reportagens com enfoque social e também reportagens que divulgam a potencialidade do turismo em nosso estado”, escreve Mariza Linhares no Editorial. Além do registro fotográfico da entrega do Cacau de Ouro 2009 aos homenageados, encontramos em suas páginas reportagens sobre pontos turísticos de Rondônia como a matéria Rebiu Jaru sobre a reserva biológica do Jaru considerada grande fonte de riqueza biológica e a matéria que trata da Inclusão Social em Cacoal desenvolvido pelo Cernic – Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal além da matéria sobre o Projeto “Orquestra em Ação”, idealizado pela Associação Amigos da Orquestra de Ji-Paraná. 

Muito bem diagramada, a revista Cacau de Ouro já em sua segunda edição, conquista os rondonienses e anuncia para o próximo ano não apenas mais uma edição, mas, três, sendo uma em maio, outra em agosto e a terceira no mês de dezembro totalizando assim cinco edições. De parabéns a jornalista Mariza Linhares pela iniciativa. 




O presidente da Comissão Eleitoral da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia. 

*******

Em resposta ao vice presidente do Boi-Bumbá Diamante negro Janilsom Ribeiro Batista.

*******

Que solicitou através de documento recebido pela referida Comissão em 18.12.09, a anulação da eleição que reconduziu Fernando Rocha ao cargo de presidente da Federon.

******

Esclarece Janilson que está pedindo a anulação porque foi infringido o artigo XXVII conforme estatuto e regimento interno da Federon.

******

E mais, alguns grupos não poderiam votar como, Rodopio do Nacional, Princesinha e Arrasta Pé do Candeias por infringir o artigo XXVII inciso II do Regimento Interno e o grupo Forte Príncipe e Arrasta Pé dos Candeias por infringir o artigo XXVII inciso III.

******

Diante do exposto o presidente da Comissão Eleitoral responde ao Janilson, lembrando algumas obrigações que ele m(Janilson) como secretário da Federon tinha a obrigação de providenciar e encaminhar a Comissão Eleitoral entre as quais:



******

Organizar a pauta de trabalho para cada diretoria.

******

Organizar e manter fichários guias e listagem atualizada que possibilitem o fornecimento de informações de forma prática e imediata quando solicitadas.


******

Divulgar através de comunicação verbal ou escrita todas as informações solicitadas com relação à entidade.

*******

Depois disso divulga a análise:



******

A Comissão Eleitoral, nomeada através da Portaria nº 002/2009, de 12 de novembro de 2009, para a realização do pleito eletivo da Federon 2010/2012.

******

Solicitamos por várias vezes do Sr. Janilson Ribeiro Batista, titular da pasta da Secretaria da Federon, relação nominal dos Grupos Folclóricos filiados a Federon com seus respectivos representantes e a situação cadastral do mesmo e não obtivemos resposta. 


*******

Diante da situação a Comissão Eleitoral fez a relação nominal dos Grupos, com seus respectivos Presidentes e apresentou ao Presidente da Federon, que autorizou o procedimento eleitoral 2009.

*******

Lembrando que o Presidente do Boi Bumbá Diamante Negro Sr. Aluizio Batista Guedes, fez parte da Comissão eleitoral, indicado pelo Ser. Secretário Janilson Ribeiro Batista e não compareceu aos trabalhos, mesmo sendo convocado.


******

E ainda faz a seguinte denuncia:

******

A Comissão eleitoral não recebeu oficialmente relação dos Grupos Folclóricos, filiados a Federon.


******

A Secretaria da Federon não possui cadastro atualizado dos Grupos a ela filiados.

******

Houve por parte da Secretaria da Federon ausência na documentação comprobatória, uma vez que as chaves dos arquivos ficam com o titular da pasta.

******

Apesar de a Comissão Eleitoral ter trabalhado dois metros da Secretaria da Federon, não houve interação no processo eleitoral 2009.

******

Diante do exposto.

******

A Comissão Eleitoral entende que todas as normas estatutárias e regimentais foram atendidas, dentro do conhecimento e que a não informação por parte da Secretaria da Federon, é problema de ingerência administrativa a ser resolvido pela Presidência da Federon.

******

O documento apresentado pelo vice presidente do Boi Diamante Negro é inepto e desprovido de subsídios comprobatórios e consistentes, não cabendo nenhuma decisão da Comissão Eleitoral há não ser, a permanência do pleito eletivo, realizado no dia 17 de dezembro de 2009 em conformidade com o solicitado por Vossa Senhoria, no parágrafo terceiro do documento supracitado.


******

É o parecer – Porto Velho 20 de dezembro de 2009 – Rogério da Silva Barbosa Comissão Eleitoral. Severino Silva Castro – Comissão Eleitoral/2009.

******

Não sei não! Mas, a Comissão eleitoral não explicou nada.

*******

Acho que o Janilson tem tudo para anular a eleição que foi realizada sem uma lista oficial dos filiados da Federon conforme afirma a Comissão Eleitoral.

*******

Muita saia ainda vai rodar no meio desse terceiro! 





LIVRO

O homem que venceu a igreja Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus surgiu em meados dos anos 1970, comandada pelo então pastor Edir Macedo. Desde seu início ganhou diversos templos, espalhou-se por todo o país e o exterior, atraiu milhões de fiéis e gerou polêmica por sua trajetória. 

Uma dessas histórias polêmicas é a do advogado Grigore Valeriu, que conta como seu encontro com as bênçãos de Deus acabou por se tornar um inferno. Seu relato pode ser visto no livro “Deus é justo – A história real do homem que venceu na Justiça a Igreja Universal.” (Idéia & Ação – 216 páginas) 

Grigore nasceu na Romênia, descendente de uma tradicional família judia, chegou ao Brasil com 17 anos, se formou em Direito e construiu um sólido patrimônio. 

Fragilizado por problemas conjugais e familiares Grigore procurou auxílio na igreja, porém acabou perdendo suas posses e quase teve seu casamento e sua família destruídos. 

Para a Universal Grigore perdeu casas, apartamentos, lojas e ações. No livro ele relata que certa vez o pastor da igreja do Recreio (RJ), se deitou no chão e disse que não sairia de lá até arrecadar 5 mil cruzados novos (equivalentes hoje a R$ 10.500,00). Ele sabia que não ficaria ali por muito tempo, pois Grigore e sua esposa estavam presentes naquele culto. O dinheiro que o pastor tanto precisava viria do talão de cheques de Grigore.
 
Após perder todo seu patrimônio e de muita insistência aceitou trabalhar como advogado da igreja. Três meses depois ingressou no departamento jurídico da instituição, no Rio de Janeiro e, em seguida, destacando-se na função, assumiu a direção jurídica nacional da Universal, em São Paulo. 

Testemunhou de perto práticas ilegais e antiéticas, subornos e pregações que não condiziam com a pregação dos pastores e bispos, como ver mulheres de pastores andando com jóias que ele havia doado. Ao discordar de tais comportamentos e cobrar os bispos, Grigore foi subitamente demitido e decidiu entrar na Justiça para reaver os bens perdidos. 

A Justiça lhe deu ganho de causa. E ele resolveu colocar em uma obra toda essa saga: “espero que meu livro ajude a mostrar a verdadeira Igreja por trás de como ela se apresenta” – comenta o autor. 

Sobre o autor 

Grigore Avram Valeriu nasceu na Romênia. É brasileiro naturalizado, graduado em Direito e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil. Exerceu o cargo de advogado e, posteriormente, de chefe do Departamento Jurídico da Igreja Universal do Reino de Deus, justamente no período após a compra da Rede Record de Televisão, estando, por conta disso, junto aos principais líderes da Instituição. Atualmente é professor de Direito Civil na Universidade Tiradentes – UNIT – do Estado de Sergipe. 

Deus é justo:
A história real do homem que venceu na Justiça a Igreja Universal 

– 216 páginas 

Preço: R$ 32,00


Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/     

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)