O novo espaço do Flor do Maracujá não podia ser melhor.
*******
Acertadamente o secretário da Secel optou por negociar com a empresa Sabenauto, o espaço que fica entre as ruas Miguel Chaquiam e Antônio Lacerda com entrada pela avenida dos migrantes.*******
Com certeza naquele local, cabem muito mais barracas, assim como o parque pode contar com maior número de brinquedos.
*******
Tudo é positivo no local, até o estacionamento de veículos será bem melhor.*******
E mais, se a Federon for esperta, pode negociar aquele espaço que o Cetene utiliza para realização de shows, para montar a concentração dos grupos folclóricos que irão se apresentar no Flor do Maracujá.
*******
Ou então para a montagem das alegorias dos grupos.*******
Nota mil para secretário Jucélis
(CLIQUE E ASSISTA ENTREVISTA) pelo local.
********
Agora falta apenas nomear o Coordenador do Flor do Maracujá 2010.*******
Para que o Coordenador nomeado escolha os membros da Comissão.
*******
A pergunta é: Quem será o Coordenador do Flor do Maracujá este ano?*******
Professora Nazaré, Bebel, Ocampo, Silvio Santos, Buchada, Monteiro, Wellida, Carlinhos Corbim?
*******
Ou será novamente o professor Luiz Gouveia?
******
Com a palavra o secretário Jucèlis Freitas.
******
Por falar em folclore.
******
Lá pra’s bandas do campo da AFA está rolando uma conversa, que o “Vereador” em parceria com o Fábio Góes e o Valney não mais farão parte do bumbá Corre Campo.
******
Dizem que eles compraram o Boi Vencedor da dona Edileusa e estão marcando ensaios para o Campo de Futebol da AFA.
*******
O problema é que, desde o ano passado, o Campo da AFA é utilizado pelo bumbá Corre Campo como local de ensaio.
*******
Dizem que a Branca presidente do Corre Campo tá ficando com os cabelos pretinhos de tanta raiva.
*******
N.R – Ela é loirinha da silva.
*******
Outra! A direção do Diamante Negro convidou o baixista da Banda Nação Corre Campo Luciano Santiago para entregar a Banda do Preto e Amarelo da zona Sul.
*******
A cunhã poranga Silvinha nota 10, também foi assediada por uma dirigente do Diamante para deixar o Gigante Sagrado.
*******
Por falar em Santiago:
*********
O próximo dia 30 de março será o teste de fogo para o nascimento do hábito de curtir Stand Up Comedy (Comédia de cara limpa) em Porto Velho com os valores locais.
*******
Com a chancela do Circuito de Humor, a noite da terça-feira que encerra o mês, vem sem a pretensão de ser um grande evento.******
O espaço “Debate Bar”, que comporta 40 pessoas bem acomodadas, conta com o palco, banquinho e microfone, itens ideais para o início do trabalho.
*******
Os desbravadores do evento são Ivan Duarte, Igor Saldanha e Santiago Roa.
*******
“O Carioca tem que ser internado”, avisa Santiago. “Os freqüentadores pediram que eu achasse os caras do Festandup, mal sabiam que são clientes desde Ji-Paraná, então resolvi unir o útil ao agradável”, comenta Carioca proprietário do Debate Bar.
*******
É
rir pra crer. Vamos lá cambada!
FOLCLORE
Novo espaço para
O Flor do Maracujá
O Flor do Maracujá é o maior evento folclórico do estado de Rondônia
O secretário da Secel, Jucélis Freitas anunciou na tarde de ontem 22, durante entrevista concedida a um canal de televisão de Porto Velho, o novo espaço onde será montado o Arraial Flor do Maracujá. De acordo com o secretário de cultura, após analisar algumas sugestões sobre o local onde o maior evento folclórico de Rondônia poderia ser realizado, chegou à conclusão, que o espaço do terreno (fundos), pertencente à empresa Sabenauto que fica na avenida dos Imigrantes no trecho entre a rua Miguel Chaquiam e a Antônio Lacerda, é o ideal para a montagem do Flor do Maracujá. “Batemos o martelo junto com os dirigentes da Sabenauto sábado passado dia 20”, disse Jucélis.
O Arraial Flor do Maracujá nasceu com o nome ‘Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás’, no ano de 1982 na quadra do colégio Rio Branco. Em 1983, após pesquisa realizada pelos técnicos da “Secet”, o evento recebeu o nome de “Arraial Flor do Maracujá” e aconteceu ao lado do Ginásio Claudio Coutinho no bairro Caiari. Com a instalação do Complexo Desportivo Deroche Pequeno Franco no local, o Arraial passou para o quadrilátero das ruas Farquar, Presidente Dutra, Tabajara e Álvaro Maia ao lado do Sesc Esplanada. Com o inicio da construção do teatro estadual A coordenação levou o Arraial para o quadrilátero formado pelas ruas, Farquar, Presidente Dutra, Calama e José Camacho no bairro das Pedrinhas. Em 2004 e 2005 o arraial aconteceu na Expovel.
Em 2005 o então secretário Antônio Ocampo após negociar com o Comando do Exército Brasileiro em Rondônia proprietário da área, voltou a montar o Arraial no espaço que ficou conhecido como Flor do Maracujá. Esse espaço foi adquirido pela Assembléia Legislativa que desde meados do ano passado, iniciou a construção de sua nova sede. Assim sendo, a grande preocupação dos dirigentes de grupos folclóricos era, onde o governo montaria o Flor do Maracujá em 2010. Um dos locais ventilados a Expovel foi descartado pelos folcloristas e principalmente pelo barraqueiros. No ultimo sábado, o secretário Jucélis negociou com os dirigentes da empresa Sabenauto e o Flor do Maracujá será montado no espaço citado acima. “Após analise chegamos à conclusão que ali é o melhor local, tanto para os grupos folclóricos como para os barraqueiros, dono do parque e até para estacionamento de veículos”, disse Jucélis.
Recursos para os grupos
Questionado sobre o repasse financeiro aos grupos folclóricos, uma vez que o governo se disse impossibilitado de ajudar as escolas de samba e os blocos carnavalescos alegando impedimento da Justiça Eleitoral, Jucélis afirmou, que já foi encontrada a solução e que os grupos de Bois Bumbás e Quadrilhas receberão o repasse normalmente, como vem acontece há vários anos. “Já encontramos o meio de fazer o repasse aos grupos folclóricos sem ferir a lei eleitora”, finalizou o secretário.
CORDEL
Mais Cultura premia literatura de cordel
O Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa de Assaré fará a seleção de 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins, a exemplo da Xilogravura, do Repente, do Coco e da Embolada. O Edital contará com R$ 3 milhões em recursos, a serem distribuídos entre as iniciativas contempladas. As inscrições encerram-se no dia 26 de abril. Os interessados podem concorrer em quatro categorias: Criação e Produção - apoio à edição e reedição de folhetos de cordel, livros, CDs e DVDs; Pesquisa - dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros publicados até 10 de março de 2010; Formação - projetos que contribuam para a formação de profissionais que atuam em áreas que dialogam com a Literatura de Cordel e suas linguagens afins, como cursos e seminários; e Difusão - eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas.
Para saber mais informações, confira o arquivo em anexo ou visite o sitio do Ministério da Cultura
www.cultura.gov.br ou entre em contato com a Coordenação do Mais Cultura pelos telefones (61) 2024-2333 / 2335 / 2339
Fonte: Sílvio Santos