Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 23/04/08


  
Santa Cruz Marin expõe
suas Memórias na Ivan

Os traços da artista chamam atenção por registrarem monumentos históricos de Porto Velho

Há alguns anos, a jovem Santa Cruz Marin deixava Porto Velho, rumo à Bolívia, terra natal de seu pai Jorge Marin, um dos mais conceituados cantores românticos que residiam na capital rondoniense àquela época. Ao retornar ao Brasil a jovem mantém residência no Rio Grande do Sul de onde foi parar no lado francês da cidade Otawa no Canadá. Muito antes de desembarcar na América do Norte, Santa Cruz já vinha ensaiando seus passos pelo mundo da pintura, primeiramente reproduzindo os personagens das revistas em quadrinhos e até arriscando traços próprios ao desenhar a natureza ao seu redor. De repente descobriu que seu mundo era o das artes plásticas e, em seus momentos de reflexão em Otawa, ficava lembrando das coisas da cidade onde nasceu, Porto Velho no então Território Federal de Rondônia. “As locomotivas da Madeira-Mamoré e suas composições, a arquitetura dos monumentos históricos, como Porto Velho Hotel, Associação Comercial do Guaporé, as Três Caixas d’água, a avenida Sete de Setembro e o Cine Teatro Teatro Resky. “Lembro que a gente morava no prédio da Mesa de Renda que ficava na Prudente de Moraes e apesar dos nossos pais nos proibir de ir para a frente do Cine Teatro Reski, sempre a gente dava um jeito e fugia para brincar ou fazer algazarra na frente do cinema. Certa vez, ao terminar a sessão cinematográfica a professora Marize Castiel nos viu ali na porta do cinema e pensou que a gente tinha assistido a “fita”, que era imprópria para a nossa idade e então, nos passou o maior carão”, lembra artista. 

Todos esses monumentos e mais alguns não citados, que fazem parte do patrimônio histórico cultural da capital de Rondônia, podem ser admirados na Sala Forte Príncipe da Beira da Casa da Cultura Ivan Marrocos até o próximo dia 25 na exposição “Memórias” da artista plástica Santa Cruz Marin.


Por falar em arte!

*******
A da música está a pleno vapor em Porto Velho.

*******
O Sesc deu início na manhã de ontem à sua V Mostra Sesc de Música.

*******
E desta vez com uma programação totalmente diferente das que foram apresentadas em anos anteriores.

*******
Inclusive, meu amigo Paulinho Rodrigues foi contemplado com a colocação na grade da programação do seu show, “Tambores de Tracoá”.

******
Não sei se ele vai contar no Grupo Wak’umã de dança com a bailarina ou dançarina além de coreógrafa La Niña.

******
A Lívia, que é destaque no show ao se apresentar dançando toada de Boi Bumbá na sapatilha de ponta, não está fotografando bem no coração do “Amo de Tracoá”.

******
De qualquer maneira, o show é um verdadeiro espetáculo independente de quem esteja atuando como 1ª dançarina.

******
Hoje, depois de algum tempo vamos poder aplaudir o show tanto da Banda como do Grupo de dança Wak’umã.

*******
Para não ficar fofocando sobre os bastidores da Wak’umã...

******
Lembramos que para assistir ao show “Tambores de Tracoá” é necessário levar ao teatro Um do Sesc Esplanada apenas Um Litro de Leite.

******
Então, vamos aplaudir o Paulinho Rodrigues hoje à noite no Teatro Um do Sesc Esplanada.

*******
A quem interessar possa!

*******

O Doctv IV inicia suas atividades com a Oficina de Planejamento Executivo que, nos dias 23 e 24 de abril, reúne em Brasília, DF, representantes de TVs Públicas e associações de produtores independentes de 26 Estados brasileiros que compõem a Rede Doctv.

*******
O encontro prepara a realização dos Concursos Estaduais Doctv IV, cujos lançamentos estão previstos para o dia 27 de maio, premiando os melhores projetos de documentário com contratos de co-produção no valor de R$ 110 mil.

*******
O Doctv é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais - Abepec, Fundação Padre Anchieta - TV Cultura e Empresa Brasil de Comunicação - TV Brasil, em associação com TVs públicas de todo o Brasil e com o apoio institucional da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD.

********
O concurso, que premia documentaristas viabilizando a produção e difusão de documentários, é considerado um dos mais bem-sucedidos programas no setor audiovisual brasileiro e já possibilitou a produção de 127 documentários em suas três edições nacionais e uma edição internacional, o Doctv Ibéro-América, que adotou o modelo de co-produção criado no Brasil.

********
O programa tem como grandes objetivos a regionalização da produção de documentários, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a criação de ambientes de mercado para o documentário brasileiro.

******
Os documentários produzidos através do Doctv têm um caráter essencialmente autoral e já conquistaram prêmios nos principais festivais de documentários do mundo, como É Tudo Verdade, Biarritz, Locarno, Sundance etc.

*******
Uma vez realizados, os documentários da Série Doctv IV estrearão num circuito nacional de teledifusão composto pela TV Cultura do Amazonas, TV Cultura do Pará, TV Aldeia (Acre), TV Palmas (Tocantins), TV Antares (Piauí), TV Ceará, TV Universitária do Rio Grande do Norte, TV Universitária da Paraíba, TV Universitária de Pernambuco, Instituto Zumbi dos Palmares (Alagoas), Aperipê TV (Sergipe), TVE Bahia, TV Brasil Central (Goiás), TV Mais (Mato Grosso), TVE Regional (Mato Grosso do Sul), Rede Minas, TVE Espirito Santo, TV Brasil (Maranhão, Distrito Federal, Rio de Janeiro), TV Cultura de São Paulo, Paraná Educativa, TV Cultura de Santa Catarina e TVE RS.

********
Na ausência de TVs públicas nos estados do Amapá e Rondônia, a Fundação Estadual de Cultura do Amapá e a Fundação Cultural Iaripuna realizam estratégia alternativa de difusão da Série Doctv simultaneamente à teledifusão em Rede Pública de Televisão.



Mostra de Música
Wak’umã faz show no Sesc


A V Mostra Sesc de Música foi aberta na manhã de ontem na Praça Jonathas Pedrosa em Porto Velho, com show do Grupo de Violinos da Escola de Música Villa Lobos e prossegui às 19h na E.M. Jorge Andrade com a Mesa-redonda “A produção musical e o processo de difusão da música no estado de Rondônia”. 

Dando prosseguimento à programação, acontece hoje às 20h30 no Teatro Um do Sesc Esplanada o espetáculo com Paulinho Rodrigues, Banda Waku’mã e Grupo Waku’mã de dança, com show ‘Tambores do Tracoá’.
A entrada é um litro de leite. 

A partir de amanhã é a seguinte: 

24/04 - Às 14h no auditório da E.M Jorge Andrade – Oficina de Bateria ministrada pelo músico, pesquisador e bacharel em bateria pela UFRN, Jaildo Gurgel; 

Às 14h no Audicine do Sesc Esplanada - Oficina de contrabaixo ministrada pelo músico e professor da Escola de música do Rio Grande do Norte e do Instituto Valdemar de Almeida/RN, José Fontes; 

Às 19h30 na Praça de Convivência do Sesc Esplanada – Documentários musicais: 

- O catedrático do Samba (23’) 
Sinopse: Perfil do cantor e compositor paulistano Germano Mathias, traçado em estilo solto e malandro como o do sambista. 

– Com que roupa? (18’)
Sinopse: Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba "Com que Roupa?" 

Às 20h30 no Teatro Um do Sesc Esplanada, apresentação musical do Grupo de Violinos da Escola de Música, Villa Lobos; Entrada: 1 litro de leite 

Às 21h no Teatro Um - Apresentação dos primeiros participantes da V Mostra de Música: Nícolas Júnior (Vilhena) Glaucio Giordane (PVH); Jéferson Marques (PVH); Zeno Germano e Gianne Priscila (PVH); Banda Ultimato (PVH); Bruno Rocha e Bardocebar (PVH). Entrada: 1 litro de leite 

Às 22h na Praça de Convivência do Sesc Esplanada - Apresentação especial com o Grupo Choro do Porto; 

25/04 - Às 16h na Escola Senador Darci Ribeiro - bairro Esperança da Comunidade, apresentação musical do Grupo Três nos Trilhos; Às 19h30min na Praça de Convivência do Sesc Esplanada – Documentários musicais: Seu Minervino e a Vida Caipira (14’); Sinopse: Seu Minervino é carpinteiro e mestre na arte de fazer e tocar viola. Viva volta (15’) - Sinopse: Documentário sobre trombonista brasileiro Raul de Souza, que desde 1971, vive em Paris e sofre com a falta de reconhecimento em seu país de origem. O mundo é uma Cabeça (17’) - Sinopse: O mundo é uma cabeça é um registro do movimento musical pernambucano Manguebeat. Às 20h30 no Tatro Um do Sesc Esplanada - apresentação dos segundos participantes da V Mostra de Música: Marcos Biesek (Ariquemes); André Porto (PVH); Patrícia Cavalera (PVH); Wanderley Junior (PVH); Banda Bicho du Lodo (PVH); Banda Odisséia (PVH). Entrada: 1 litro de leite 

Banda Base: Érico Costa – piano, Ádson Nascimento – violão, Adriano Pereira – Contrabaixo, Remis Michel – Flauta e Bira Lourenço – percussão. às 22h na Quadra do Sesc Esplanada - apresentação especial com a cantora de Natal/RN, Khristal, apresentando o show “Coisas do Preto”. Maiores informações Seção de Divulgação do Sesc-RO (69) 3229-5882 ramais 208/220 www.ro.sesc.com.br.



BNDES
Edital de Cinema 2008

O BNDES prorrogou o prazo para inscrição de projetos cinematográficos referentes ao edital de Cinema de 2008. As inscrições tiveram início no dia 19 de março e ficarão abertas até o dia 2 de maio. 

A conferência será feita pela data de postagem ou do recibo do Protocolo do BNDES. Para inscrever um projeto, a proponente deverá preencher e enviar através da Internet, no prazo exigido, o Formulário de Inscrição. Outra opção é remeter o material por Correio (Sedex ou equivalente), ou entregar diretamente no Protocolo do BNDES. O Conjunto de Documentos descrito no edital que se encontra disponível no portal do Banco: www.bndes.gov.br, deverá ser postado até o dia 30 de abril. 

Serão investidos recursos no valor de até R$ 12 milhões em projetos de Produção e Finalização de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário, realizadas por empresas brasileiras independentes de produção audiovisual.
 
Podem concorrer apenas projetos já aprovados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e que já tenham registro ou protocolo de registro de emissão e distribuição de Certificados de Investimento Audiovisual na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Não serão aceitas inscrições de projetos já apoiados em editais anteriores do Sistema BNDES ou de produtoras e diretores que estejam em situação de inadimplência com o Banco. 

Os projetos de produção de filmes de animação poderão receber a mesma quantia dos de ficção, cujo valor é de R$ 1,5 milhão. O objetivo é estimular esse segmento considerado de importante potencial de crescimento no País. Os documentários poderão ser apoiados com até R$ 500 mil. Para os projetos de finalização, poderão ser destinados até R$ 750 mil, para o gênero ficção e R$ 250 mil, para o gênero documentário. 

O processo de seleção dos projetos considera, prioritariamente, os seguintes aspectos: roteiro, currículo da produtora, do diretor e dos demais profissionais envolvidos na produção do filme; adequação do orçamento; relatório de captação de recursos; proposta de distribuição e potencial de impacto cultural e comercial do filme. Após a análise desses critérios, também serão observados aspectos de regionalização dos projetos e de diversidade de temas.

No início de 2008 o BNDES divulgou os resultados do Edital de Cinema 2007, quando foram aprovados investimentos em 20 novos filmes. Em 2007 foram recebidos pelo BNDES 182 projetos. Entre os 20 selecionados, 15 filmes foram do gênero ficção, 3 filmes de animação e 2 documentários. São produções de cineastas reconhecidos no Brasil e no exterior, de diretores que consolidam suas carreiras e de estreantes. Todos com projetos estruturados e alguns em co-produções internacionais. 

Além do edital, o BNDES apóia o setor de cinema por meio dos Funcines – fundos regulamentados pela CVM, destinados ao investimento no setor audiovisual (cinema e TV), envolvendo todos os elos da cadeia, incluindo empresas de infra-estrutura, fornecedores, distribuidores, exibidores e produtores. Outro tipo de financiamento são as linhas criadas especialmente para atender às características do setor, o Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Audiovisual - Procult. No total, o BNDES destinará em 2008 cerca de R$ 100 milhões ao setor. 

No Edital de 2008 serão apoiados até 18 filmes, 2 a menos que nos editais dos últimos dois anos. Em linha com as modificações que o BNDES vem implementando nos últimos anos - entre elas a elevação do valor máximo por projeto nos diversos gêneros e categorias -, o objetivo é que os recursos aportados pelo Banco sejam definitivos para a efetiva realização dos filmes apoiados. Com isso, reduz-se o ciclo de captação dos filmes nacionais, evitando que eles tenham que percorrer um penoso percurso que, muitas vezes, se estende por quatro anos ou mais

Fonte: Sílvio Santos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)