Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 23/05/09


 

Hoje a igreja católica de Porto Velho.

 

*******

Precisamente a paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

 

*******

Realiza a procissão de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

******

Na realidade, o dia de Auxiliadora é amanhã 24, mas como outra solenidade religiosa vai acontecer em Porto Velho sob a coordenação da arquidiocese.

 

******

O vigário Emilio Lanoce antecipou a festa de Nossa Senhora para o dia de hoje 23.

 

******

Para quem não sabe, Nossa Senhora Auxiliadora  é a padroeira de Porto Velho.

 

******

E seu dia é festejado com feriado municipal.

 

******

Como o dia 24 este ano cai domingo, perdemos o feriado,

 

******

Mas, não podemos deixar de participar das solenidades religiosas pela data.

 

******

Aliás, a prefeitura municipal de Porto Velho deveria realizar alguma coisa,

 

******

Pelo menos, colocar uma nota oficial, sobre o dia da Padroeira de Porto Velho.

 

******

Se nada de oficial vamos ter.

 

******

Que tal acompanharmos a procissão que sai da capela do Colégio Maria Auxiliadora rumo a catedral metropolitana por volta das 16h de hoje.

 

******

Na catedral será celebrada missa campal.

 

*******

No próximo final de semana, começam as festas juninas em nossa cidade.

 

*******

Para ser mais preciso, dia 29 sexta feira, começa o segundo maior arraial folclórico de Porto Velho e região o Flor de Cacto.

 

******

É no Flor de Cacto que os grandes grupos folclóricos, fazem os aprontos finais para as apresentações no grande Flor do Maracujá.

 

*******

O que está preocupando os organizadores do arraial da Zona Sul de Porto Velho, é a realização das eliminatórias entre os grupos de quadrilhas.

 

******

Uma parte dos diretores da Federon são contra a realização das eliminatórias no Flor de Cacto e a outra a favor.

 

******

Acontece, alegam os do contra, que no ano passado, a coordenação do Flor de Cacto não providenciou estrutura nenhuma para as apresentações dos grupos de quadrilha.

 

******

Tanto que no primeiro dia das eliminatórias, parte da arena estava um lamaçal e a equipe de coordenação não fez nada.

 

******

Com isso, a Federon já andou consultando a direção do Sesc Esplanada no sentido de realizar a festa no quadra coberta da entidade dos comerciários.

 

******

Para sorte dos organizadores do Flor de Cacto a negociação com o Sesc deu “Chabu”.

 

******

O negócio é negociar com os coordenadores do Cacto, melhores condições para os grupos de quadrilhas e então, promover as eliminatórias no arraial da Zona Sul.





Folclore

Arraial Flor de Cacto
Começa no dia 29

A coordenação do arraial aguarda decisão da Federon quanto a realização das eliminatórias

O tradicional Arraial Flor de Cacto, considerado o segundo maior arraial de Porto Velho, este ano vai acontecer entre os dias, 29 de maio e 7 de junho no campo 1º de maio no bairro Caladinho. 

O Flor de Cacto que tem a frente o Cristinaldo Barreto e o Júnior reúne dezenas de expectadores em seus dez dias de festa, que aplaudem os melhores grupos folclóricos de Porto Velho, como a quadrilha Os Caipiras da Rádio Farol, Rosa Divina, Girassol das Três Marias; Rosa de Ouro além dos bois-bumbás Diamante Negro e Corre Campo. Ano passado uma das grandes atrações do arraial da Zona Sul foi a quadrilha “Vaca Morta” que veio do município de Jaru especialmente para se apresentar no Flor de Cacto. 

Este ano o arraial vai começar, sem ter a certeza se a Federação dos Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon, vai promover as eliminatórias que classifica quatro grupos para o Flor do Maracujá (dois adultos e dois mirins) durante arraial como vem acontecendo nos últimos anos. “Estivemos com a direção da Federon e tudo indica que as eliminatórias vão acontecer no nosso arraial”, disse Barreto. Na realidade, segundo o diretor da Federon Janilson, o concurso de eliminatórias estava marcado para acontecer este ano na quadra do Sesc Esplanada, podem por motivos que desconhecemos, não vai mais acontecer naquela quadra. “Os meninos do Flor de Cacto estiveram aqui e o presidente Fernando Rocha ficou de reunir a diretoria discutir o local onde serão realizadas as eliminatórias. O Flor de Cacto é uma das opções, mas não tem nada decidido ainda”, disse Janilson. Por outro lado, com ou sem as eliminatórias o Flor de Cacto vai acontecer de 29 de maio a 7 de junho. 

As barracas já estão sendo montadas, assim como a arena de apresentações dos grupos, “No inicio da próxima semana começas a montar as arquibancadas e o palco”, disse Barreto. 

O Flor de Cacto versão 2009, conta com o apoio do governo estadual, prefeitura municipal e empresa privadas. Quem estiver interessado em colocar barraca deve ligar para 9216-5615 falar com Barreto. A barraca custa R$ 400.

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
zekatrasantos@gmail.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)