Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 23/06/09




Flor do Maracujá

Reunião orienta
Barraqueiros 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 23/06/09  - Gente de Opinião


Para receber o alvará o barraqueiro tem que estar em dia com a vigilância sanitária

A coordenação do 28º Arraial Flor do Maracujá reúne nesta quarta feira 24, a partir das 9h, no auditório da Emater, barraqueiros e ambulantes, selecionados para atuarem durante o maior arraial junino do norte. De acordo com a responsável pela convocação, Wellyda Sodré, para receber o Alvará de Funcionamento, os barraqueiros e ambulantes precisam apresentar o certificado de conclusão do curso de manipulação de alimentos, além do recibo do recolhimento da taxa da Vigilância Sanitária. “As dúvidas sobre o recolhimento dessa taxa, podem ser tiradas através do telefone 3001-2906 falar com a funcionária Daniele”, disse Wellyca. Além da documentação acima, os barraqueiros e ambulantes serão orientados a receber os visitantes de suas barracas com a maior gentileza possível, passando as informações sobre o cardápio a disponível. Todas as pessoas que estiverem trabalhando nas barracas e lanches devem usar uniformes (inclusive toca), com o nome ou número da barraca. “Assim, qualquer problema pode ser denunciado pelo número ou nome da barraca à coordenação”, disse Wellyca. 


Abertura oficial

A Federação dos Grupos Folclóricos – Federon vai reunir os grupos associados, na próxima quarta feira 14, no Teatro “Banzeiro” a partir das 18 horas, para orientar sobre a festa de abertura da XXVIII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbá, programada para acontecer às 19h30 de sexta feira dia 26. Cada grupo de quadrilha vai ter que apresentar na festa de abertura, pelo menos cinco pares, vestidos com a fantasia nova. Os Bois-Bumbás devem levar seus principais personagens como Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Amo, Porta Estandarte e Sinhazinha da Fazenda. “Essa abertura foi uma sugestão do Silvio Santos acatada pela diretoria da Federon e pela Coordenação do Flor do Maracujá”, disse Fernando. 

O secretário da Secel Jucélis Freitas reuniu na manhã de ontem os membros da Comissão Coordenadora, dirigentes da Federon e alguns fornecedores para acertar o últimos detalhes da montagem do Arraial Flor do Maracujá. “Queremos que tudo saia como o planejado e que nada fique para a última hora”, disse Jucélis. 





Amigo Silvio Santos, minhas condolências a família do amigo Gainete. O conheci quando menino em porto velho. E quando estive no ano passado, o encontrei no bar Pernambuco próximo a supermercado Gonçalves. Um bom São João a você e família e um forte abraço de Caruaru/PE. Leonildo Bezerra/Recife.

**********

Zekatraca gostaria que divulgasse a programação da quadrilha Girassol das Três Marias: Ensaios de segunda a segunda, das 22h30min as 00h00min, na praça do Cohab Floresta, mesmo local que o boi Diamante Negro ensaia. Gostaria de convidar a população para nossa apresentação dia 27 de junho na flor do Maracujá.

********* 


Atenciosamente, Eduardo Henrique Leão Ardaia - Noivo da Quadrilha "Girassol das Três Marias".

********

A arte do convite e do folder do 28º Arraial Flor do Maracujá na opinião de quem conhece do riscado.

*******

Não tem nada a ver com o nosso folclore.

*******

A arte que tudo indica foi “copiada” da Internet, mostra um Bumba-Meu-Boi e um casalzinho de caipiras.

*******

Acontece que o que se brinca em Porto Velho e em especial, no Flor do Maracujá é BOI-BUMBÁ e não Bumba-Meu-Boi.

*******

È necessário que nossa cultura, estou me referindo à cultura do folclore em Porto Velho.

*******

Seja mais respeitada.

********

Não custava nada solicitar sugestões junto aos nossos folcloristas e aos nossos artistas plásticos.


*******

No quadro de funcionários da Secel existem alguns dos mais gabaritados artistas plásticos de Rondônia que inclusive sabem do Flor do Maracujá muito bem.

*******

Como é o caso do Geraldo Cruz. João Zoghobi e até a Rita Queiroz que apesar de não ser funcionária da Secretaria, gosta de colaborar.

*******

Agora “copiar” uma arte da Internet foi mal.

*******

Não se trata um evento como o Flor do Maracujá aleatoriamente, é preciso ouvir os folcloristas na hora de se criar o material de divulgação.

*******

E mais, o folder que já foi impresso, está errado.

*******

Por exemplo, as Quadrilhas Rosa de Ouro e Girassol das Três Marias não estão na programação impressa no folder.

*******

As quadrilhas Nova Estação e Rosa Divina aparecem em dois dias da programação.

*******

O Boi-Bumbá Tira Teima era para constar no dia 29 e está no dia 28.

*******

Faltou comunicação na hora da elaboração do folder com a programação do Flor do Maracujá

*******

Sabemos que as “mancadas” não vão afetar as apresentações dos grupos no “Curral” de dança do Flor do Maracujá.

*******

Mas, se não forem corrigidas, as pessoas que se propuserem a assistir as transmissões pela televisão, com certeza, não vão saber o nome real do grupo que vai estar se apresentando nos dias 27 e 28 de junho e nos dias 02 e 03 de julho.

******

Sabemos que o pessoal das televisões, salvo raras exceções, se baseiam apenas pelo material distribuído pela Coordenação do Flor do Maracujá.

*******

Então meus amigos, vamos procurar corrigir os erros contidos no folder.

*******

Por falar em transmissão direta.


*******

O Flor do Maracujá está com tudo e não está prosa.

*******

A pioneira RedeTV! RO vai transmitir direto os acontecimentos do Arraial (é a melhor imagem).

*******

A Record News segundo o dono da TV Candelária Everton Leone, vai transmitir os dois finais de semana (26, 27 e 28 de junho e 2, 3 e 4 de julho) direto para o mundo.

*******

O Canal Amazon Sat também está anunciando que vai transmitir direto o evento.


*******

Inclusive o Ladeia anunciou a contratação do Carlinhos Maracanã para atuar como comentarista.

*******

Aliás, amanhã o João Carlos Alves popularmente conhecido como Carlinhos Maracanã, faz aniversário.

*******

Será que desta vez ele vai receber alguns trocados?

*******

Da Iaripuna ele não recebeu nada por colaborar no carnaval.

*******

O Boi Vencedor não quis saber de suas toadas.

******

A comunidade Zumbi também anda meio de banda com o negão.

*******

Só nos resta ficar torcendo para que desta vez, a grana caia na “boina” do agitador cultural, que o Léo chama de “Entidade”.

*******

O Fernando presidente da Quadrilha “A Roça é Nossa”, informa que seu grupo vai apresentar no Flor do Maracujá.

*******

O tema: “Ritmo do Nordeste”.

******

E que a Quadrilha adulta ensaia na quadra do colégio Flora Calheiros.

******

E a mirim na quadra da praça de alimentação do bairro Esperança da Comunidade.

******

Aliás, o presidente da Roça é Nossa, não está se cheirando muito bem, com o presidente da Rádio Farol.

*******

Acontece que o Severino não aceitou a devolução de um cavalo (alegoria), alegando que o Fernando mexeu em sua estrutura.

*******

O bicho ta pegando entre os poderosos da Federon.

******

Pior mesmo foi quando o Big viu o Sol da Rádio Farol.

*******

O presidente da JUABP precisou ser segurado para não cair desmaiado.


******

O Gilson da Girassol das Três Marias não se conforma com o esquecimento por parte da Comissão de Coordenação do Flor do Maracujá.

******

Que deixou de colocar seu grupo na programação inserida no folder.

******

Isso é de “Folder”! 





Livro 

A vida e a obra de Ataulfo Alves


Escrito por Sérgio Cabral, livro faz parte das comemorações do centenário do compositor. 

Em 2 de maio de 1909, nascia em Miraí, Zona da Mata mineira, Ataulfo Alves de Souza, o autor de sambas antológicos, que cantavam a vida boêmia, o trabalho e o amor. Em razão das comemorações do centenário de Ataulfo, Sérgio Cabral corrige uma falha que percorre seus 50 anos de jornalismo dedicados à música popular brasileira, especialmente ao samba, e lança o livro Ataulfo Alves: vida e obra (Lazuli/Companhia Editora Nacional). 

Sérgio Cabral, amigo pessoal de Ataulfo, apresenta neste livro toda a trajetória de vida e as grandes obras que consagraram o compositor como um dos maiores expoentes do samba neste país. Ataulfo emplacou dezenas de sucessos, entre eles Saudade da professorinha, Laranja madura, Mulata assanhada, Oh! Seu Oscar, e, o maior de todos, Ai, que saudades da Amélia escrito em parceria com o ator Mário Lago. A obra mostra que grandes parcerias marcaram toda a carreira de Ataulfo e se transformaram em sucessos populares. Carmem Miranda, por exemplo, gravou uma composição de Ataulfo: Tempo perdido. Ainda desconhecida do grande público, Clara Nunes gravou Você passa, eu acho graça, resultado de uma parceria inusitada com Carlos Imperial. 

Ataulfo Alves: vida e obra menciona curiosidades como a eleição do cantor, em 1961, como um dos dez homens mais elegantes do Brasil, em um famoso concurso promovido pelo colunista Ibrahim Sued. Além do talento e da elegância, era de uma simplicidade que chegava a ser surpreendente. Outro fato interessante é que Amélia, a personagem da música, existiu mesmo e trabalhou como empregada de Aracy de Almeida. Seu nome completo era Amélia dos Santos Ferreira. Morreu em julho de 2001, aos 91 anos de idade. 

Por fim, a obra registra toda a musicografia do artista, que ultrapassa 320 composições. É uma das maiores da música popular brasileira em número e também em sucessos. O músico teve atuação de destaque dentro da UBC (União Brasileira de Compositores), forte sociedade de direitos autorais na época. Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de abril de 1969, poucos dias antes de completar 60 anos de idade, de complicações decorrentes da cirurgia de uma úlcera duodenal. Até falecer, Ataulfo continuava em evidência, fato raro entre os compositores de sua geração.


Algumas curiosidades:
 

- Mario Lago teria ficado chateado com algumas adaptações feitas por Ataulfo para a letra de Ai que saudades da Amélia. Depois os dois se entenderam.

- Ataulfo sonhava com uma carreira de cantor, mas os dirigentes das gravadoras não acreditavam em sua voz. Nessa época predominavam os cantores da escola italiana, de vozes potentes. Depois que ele gravou "Leva meu samba", as gravadoras viram que era exatamente aquilo que o público queria. 

- Ataulfo adorava Getúlio Vargas e dedicou várias músicas para ele e para o próprio Estado Novo. 

- Era um homem de hábitos moderados. Gostava de beber e de fumar, mas bebia pouco e fumava menos ainda. Sua carreira foi marcada por uma consciência profissional muito forte. Ele não tolerava, por exemplo, que os músicos e as pastoras que o acompanhavam andassem mal vestidos. 

- Foi um dos fundadores da União Brasileira de Compositores e seu diretor durante muitos anos. Vários colegas elogiavam sua atuação na área do direito autoral.

Sobre o autor: Sérgio Cabral é jornalista, escritor, compositor e um dos maiores especialistas em música popular brasileira do país. Autor de importantes biografias entre elas a de Antonio Carlos Jobim, Nara Leão, já publicados pela Lazuli/Companhia Editora Nacional. Até o final do ano está previsto o lançamento da biografia de Elizeth Cardoso. 

 
Livro: Ataulfo Alves: vida e obra
Autor: Sérgio Cabral
Editora: Lazuli / Companhia Editora Nacional
Páginas: 176
Preço: R$ 30,00
 

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
zekatracasantos@gmail.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)