Trem de São João lota Avenida Jorge Teixeira
O evento promovido pela prefeitura reúne os melhores grupos de quadrilha de PVH
A terceira versão do “Trem de São João”, lotou, arquibancadas e camarotes montados na avenida Jorge Teixeira, na noite do último sábado em Porto Velho. O evento criado pelo prefeito Roberto Sobrinho em 2005, tem tudo para se tornar em grande atração turística de Porto Velho, já que é o único no estilo que se tem notícia no Brasil. “Nesse estilo temos o Boi de Pavulagem de Belém do Pará , o Carna-Boi e o Boi Manaus no Amazonas, notem que os dois eventos reúnem grupos de Bois-Bumbás e o nosso Trem de São João é o único que reúne grupos de dança de quadrilha”. A festa de sábado na Jorge Teixeira começou por volta das 20 horas com a participação de mais de 20 grupos folclóricos que se apresentaram no Arraial Flor do Maracujá mais o grupo convidado “Broto do Açaí”. Entre os grupos que destacaram pela organiza e quantidade de participante podemos citar em primeiro lugar a Rádio Farol (mirim e adulta), que inclusive levou para a passarela, as alegorias apresentadas no Flor do Maracujá. A quadrilha matutos do Triângulo apresentou apenas um pequeno grupo de brincantes, enquanto a campeã Rosa de Ouro não mostrou animação durante o desfile, a Juabp apesar de se apresentar completa, deixou muito a desejar no quesito animação, já as quadrilhas, “Roça é Nossa” e “Mocidade Junina” adultas e a mirim “Matutinhos da Princesa” se apresentaram com bastante alegria. A ausência mais notado foi a da quadrilha “Na Tonga da Milonga do Cabuletê” que 0preferiu se apresentar em outro município naquela noite.
A Comissão Coordenadora comandada pelo presidente da Fundação Iaripuna Júlio Yriarte trabalhou com eficiência durante a realização da terceira edição do “Trem de São João”.
O Trem de São João foi o bicho!
******
A turma da Iaripuna está de parabéns pela organização do evento que foi criado pelo prefeito Roberto Sobrinho.
******
Agora, não resta a menor dúvida que a organização da quadrilha Rádio Farol fez a diferença.
******
Severino e seus diretores realmente mostraram ao público que a quadrilha é a mais animada de Porto Velho.
******
Tanto a adulta como a mirim, as duas quadrilhas comandas pelo Castro deram um show de animação.
******
Já as que ficaram nos primeiros lugares no Flor do Maracujá foram muito apáticas.
******
Parece que estavam ali por estarem, não tinham nenhum compromisso com o público.
******
Público que lotou as arquibancadas e camarotes.
******
É preciso que os amigos, dirigentes de grupos de quadrilhas levem mais a série o Trem de São João.
******
Afinal de contas, nenhum grupo está ali de graça, a prefeitura de Porto Velho disponibilizou 100 mil reais através da Federon para serem rateados entre os grupos de quadrilhas e Bois-Bumbás.
******
Os grupos de bois tinham a obrigação de se apresentarem no Flor de Cacto e as quadrilhas no Trem de São João.
******
Então, os grupos deveriam se apresentar no Trem, com pelo menos a maioria de seus brincantes.
******
Teve grupo que não levou 20 pares.
******
Outros estavam passeando pela avenida.
******
O Trem de São João tem tudo para se transformar num grande evento turístico.
*******
Porém, é necessário que os dirigentes dos grupos dispensem maior atenção ao evento.
*******
Aliás, estavam na pista aplaudindo os grupos folclóricos, Ariel, professor Roberto e mais "duas" convidadas que vieram de Rolim de Moura.
******
Vieram de Rolim prestigiar a Parada do Orgulho Gay que aconteceu ontem em Porto Velho e aproveitaram para apreciar a "parada" das quadrilhas no Trem de São João.
******
Enquanto a gente fica festejando o show dos nossos grupos folclóricos.
******
Algumas pessoas insistem em tentar prejudicar o desenvolvimento de nossa cidade.
*******
Agora mesmo, um deputado achou de apresentar Projeto de Lei tentando impedir a construção de um Shopping Center em Porto Velho.
******
O cidadão que foi eleito para defender os interesses do povo, foi na corda de um outro político e apresentou a emenda.
******
Não se atentou o nobre parlamentar que se a dita Lei for realmente aprovada vamos perder a oportunidade de vermos o complexo da Madeira Mamoré revitalizado.
******
O problema foi alertado pelo sindicato dos Jornalista de Rondônia – SINJOR que enviou ao governador de Rondônia oficio no qual faz apelo ao chefe do executivo para impedir que a lei do deputado que impede a construção de obras em locais onde existam nascentes ou olhos d’água, seja imediatamente barrada.
******
Para o presidente do Sinjor, Marcos Grützmacher, o parlamentar, com este projeto, entra diretamente no caminho de retrocesso para com o progresso do Estado de Rondônia.
******
"Com o projeto, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré não poderá sofrer a tão esperada reforma e o porto de Porto velho não poderá operar. São apenas dois exemplos do que essa lei insana pode vir a promover. O progresso deve ser feito com inteligência e não apenas com interesses próprios", disse o jornalista.
******
Esperamos que o governador não deixe o trem do progresso descarrilar antes de começar a viagem.
******
Logo agora que a prefeitura de Porto Velho está programando grandes obras para o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
******
Por falar nisso, a Fundação Iaripuna está preparando um grande evento para a arrancada das obras pela municipalidade.
******
De acordo com informações, será praticamente um dia de shows no complexo ferroviário.
******
Para encerrar, vamos lembrar a festa do Estandarte de Ouro.
******
O Maracanã saiu fulo da vida com a organização do evento.
******
Acontece que colocaram o Maracanã como mestre cerimônia e quando acabou a cerimônia tinha acabado a cerveja e o da boina ficou "careta". Isso é assunto para terça feira!
Fonte:
zekatraca@diariodaamazonia.com.br Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)