ARTES PLÁSTICAS: Base Aérea abre inscrições para 1ª Marteplas da BAPV
O primeiro colocada ganha uma passagem ida e volta ao Forte Príncipe da Beira mais 300 reais
O Comandante da Base Aérea de Porto Velho, Ten Cel Almeida, recebeu, na manhã do dia 21em agradável ambiente no refeitório dos Oficiais da Base Aérea de Porto Velho, para um café da manhã, artistas plásticos convidados para uma explanação sobre a 1ª Mostra de Artes Plásticas da Base Aérea de Porto Velho - 1ª MARTPLAS - BAPV 2007.
O principal objetivo da 1ª MARTPLAS - BAPV 2007 é divulgar as atividades da Força Aérea Brasileira na Região Amazônica, mais notadamente da Base Aérea de Porto Velho no Estado de Rondônia.
Após esse primeiro contato no refeitório, os artistas foram visitar o 2º/3º GAV e o simulador de vôo. Notadamente sensibilizados com a idéia e percebendo a importância da Mostra no meio artístico local, dinamizando e estimulando a criatividade dos nossos artistas, ficou clara a empolgação de aceitar o desafio proposto pela Instituição.
Esse primeiro evento da 1ª MARTPLAS da BAPV 2007 contou com a presença de ilustres e renomados ícones do meio artístico do Estado, que prestigiaram e aplaudiram a idéia, entre eles, o senhor Robson Vieira Silva - Diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos - onde será realizada a Mostra, João Zoghbi, Júlio Carvalho, Alice Mendonça, Vilmanir Oliveira, Carlos Lourenço, Edilsa Motta, Erundina de Oliveira, Gilson Castro, Homero R. Santos, Henrique Landa, Ian Gil, Isabela Fontinele, Júlio César, João Bosco, João Marcos, Maria José, Pedro Furtado, Américo Cehipola, Mardeci Lucena, Mione Medeiros, Enrique Landa, Elielza Bailarina da Praça.
As inscrições estarão abertas a todos os artistas que residam no estado de Rondônia e que produzam pinturas, esculturas ou fotografias, no período de 1 a 11 de outubro de 2007 na Casa da Cultura Ivan Marrocos, a abertura da Mostra dar-se-á em 23 de outubro e o encerramento será no dia 31 de outubro de 2007.
Dia mundial da fotografia no São Miguel
No dia 19 de agosto foi comemorado no mundo inteiro o Dia da Fotografia. Para cumprir com o compromisso de realizar uma exposição fotográfica neste dia, o fotógrafo Walteir Costa, expôs alguns de seus trabalho durante o evento organizado pelo Pré-Núcleo São Miguel, do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, no Ki-Frango, na Av. Calama.
Na pequena amostra, o fotógrafo reuniu algumas fotografias em P&B que traziam, entre outros temas, a devastação da floresta, através da exploração da madeira, cenas da histórica greve de 1990 na Unir, quando os grevistas promoveram um abraço da Universidade, a expressão da mulher sofrida que viveu nos seringais rondonienses, a vida simples do cotidiano da vida do campo. As coloridas ressaltavam a beleza e exuberância da nossa natureza.
Aqui em Porto Velho, o Dia Mundial da Fotografia, será comemorado no dia 01.09.2007, como parte das atividades do Projeto A Fotografia na Praça, que tem o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Rondônia (SINJOR) como realizador.A participação será aberta ao público que poderá expor suas fotografia no FOTOVARAL, estendido na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do Governo.
Projeto Arvoredo - Na oportunidade o fotógrafo anunciou o lançamento do Projeto Fotográfico Arvoredo, que é um trabalho que vem realizando juntamente com a irmandade do Núcleo Mestre Iagora, no sentido de “valorizar o potencial cênico das mais belas e nobres espécies florestais da Amazônia Brasileira”. A primeira coleção de fotografias vem com título de “Os Nove Vegetais”, série Pau D’Arco, por ter sido a espécie que florescia durante o início dos trabalhos.
As fotografias poderão ser adquiridas em álbuns personalizados produzidos com papel reciclado, numa parceria com a já conhecida artesã rondoniense Janete Mendes, além de pequenos posters. O lançamento ocorrerá durante as comemorações do aniversário da Mestre Pequenina, que é uma das fundadoras da UDV, no dia 29.09.07. Lembrou ainda que parte da renda angariada com a venda será destinada a implantação da Fundação José Gabriel da Costa.
Ontem, 22 de agosto foi o dia do folclore
******
E daí?
******
E daí! Foi que nem a Secel nem a Iaripuna programaram qualquer atividade para, pelo menos, lembrar a data.
******
Tá faltando uma entidade nessa responsabilidade.
******
A FEDERON que nada mais, nada menos, é a entidade que agrega os grupos folclóricos de Porto Velho
*****
Pois então, a FEDERON não moveu uma palha para lembrar a data.
******
Se moveu não chamou a atenção para o fato.
******
Nós aqui, o Zekatraca também ficou devendo, pois não colocou uma linha falando sobre a data na coluna de ontem.
******
Quer dizer, tá todo mundo devendo!
******
Tem entidade que pode até ser perdoada, porque esta envolvida em uma atividade cujo o objetivo é aprimorar ou discutir o modo das apresentações dos nossos grupos folclóricos durante o Arraial Flor do Maracujá.
******
Estou me referindo à SECEL que nos dias 31 de agosto e 1º de Setembro realiza o Seminário Identidade e Diversidade Cultural – Arraial Flor do Maracujá.
******
Queiram ou não queiram, o assunto faz "pairte" como diria aquele BBB.
*****
Na programação distribuída pela Casa da Cultura consta que do dia 22 ao dia 31 de agosto acontece no espaço Vila Erse das 8 às 20 horas atividades folclóricas referente a Semana do Folclore.
******
Só que não está acontecendo nada na Casa de Cultura.
*****
A não ser que o "Para-Folclórico" Robson Vieira da Silva juntamente com os demais "Para-Folclóricos" que assinam ponto na Ivan Marrocos passem o dia dançando quadrilha e boi-bumbá embaixo do pé de carambola.
*****
Ano passado o João Luiz Kerd´s tomou a frente do negócio e montou uma bela exposição com indumentárias dos grupos folclóricos de Porto Velho.
******
Este ano não programaram nada oficialmente.
*****
Na realidade faltou, apenas jogo de cintura.
*****
Era só divulgar que o Seminário faz parte da Semana do Folclore e pronto, tava resolvido o problema.
******
De qualquer maneira, estamos na expectativa da realização do "I Seminário Identidade e Diversidade Cultural – Arraial Flor do Maracujá".
******
E a Fundação Iaripuna!
******
Acho que os dirigentes dessa entidade nem sabem que o dia 22 de agosto é o dia do folclore.
******
Os caras não coloram nem uma nota agradecendo os grupos que divulgaram a prefeitura, participando do "Trem de São João".
*****
Pút´s Grila! não fosse o deputado Eduardo Valverde conseguir alguma coisa em prol dos nossos grupos artísticos através de emendas que possibilitam a realização do "Palco em Movimento" e do "Arte de Todos".
******
A Iaripuna não faria nada, a não ser participar da coordenação dos desfiles carnavalescos.
******
Até dos festivais de praia ela já está fora.
******
Como é que não lembraram que 22 de agosto é o dia do folclore!
******
Porto Velho não tem sequer um local para apresentações de grupos folclóricos.
******
O próprio Flor do Maracujá vive a merce da boa vontade do Comando Militar na hora de ceder o espaço para sua montagem
******
E fica por isso mesmo, os dirigentes de grupos folclóricos nada fazem para mudar essa cena.
******
É todo mundo temeroso em falar alguma coisa, com medo que o governo não repasse mais o subsídio para os grupos dançarem no Flor do Maracujá.
******
A cada ano que passa o negócio piora e ninguém se esforça para mudar.
*****
A bronca vai para os que recebem proventos ou honorários dos órgãos de cultura do Estado.
******
E para os que recebem proventos e honorários dos órgãos municipais.
******
E também para os que vivem a mercê dos proventos oriundos dos convênios firmados para apresentações dos grupos folclóricos
*******
Ninguém se importa realmente com a nossa cultura popular.
******
Aliás, se preocupam sim, quando querem aparecer na foto durante o Flor do Maracujá
*****
Ou no Trem de São João.
*****
Aliás, a falta de preocupação com a nossa cultura popular.
*****
É FOLCLORE em Porto Velho.
Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br