Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 23/09/09


 
5ª Cultural

Sensíveis partituras
no teatro Banzeiros

Com apenas dois quilos de alimento não perecíveis você assiste dois espetáculos


O projeto 5ª Cultural do Banco da Amazônia apresenta amanhã 24, no teatro Banzeiros em Porto Velho (RO), duas atrações musicais. Show musical “Prisma Luminoso” com os integrantes do Clube do Choro de Porto Velho e “Sensíveis Partituras” um espetáculo protagonizado pelas artistas Elaine Cioffi (cantora), Márcia Lima (violinista), Rosemary Abensur (flautista) e Silvia Freira (pianista). 

O show do 5ª Cultural começa às 20h e o ingresso é 2 quilos de alimentos não perecíveis que podem ser trocados nos seguintes pontos: Casa da Cultura, Mercado Cultural, Teatro Banzeiros e Banco da Amazônia.

Sensíveis Partituras

O espetáculo Sensíveis Partituras mostra a delicadeza, graciosidade e riqueza de ritmos da musica erudita brasileira escrita por mulheres, cobrindo um espaço de tempo que vai desde o início do século XIX até os dias atuais, com peças de Chiquinha Gonzaga, Clarisse Leite, Lina Pesce, Lindalva Cruz, Diva Ponce, Maria Luiza de Mattos Priolli e Meire Brum. Essas compositoras traduzem uma diversidade de estilos, que vai da modinha e o lundu até expressões nordestinas como o baião e o desafio, passando pela sensibilidade de deliciosas valsas e canções.

Prisma Luminoso

O grupo Prisma Luminoso desenvolve um trabalho de valorização e divulgação de grandes compositores brasileiros, que por falta de espaço na mídia se tornaram ilustres desconhecidos no Brasil, apesar do talento e da importância de suas obras, como é o caso de Pixinguinha, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Ney Lopes e outros artistas geniais que passam despercebidos pela população. 

Os músicos que integram o Prisma Luminoso são: Bubu Johnson (voz), Norman Júnior (violão de seis), Nicodemo (violão de sete), Genésio (cavaquinho) e Júnior Lopes (bateria). 




 
Depois do vexame que a cantora Vanusa protagonizou cantando o Hino Nacional Brasileiro todo errado.

********

O presidente da República em exercício, José de Alencar sancionou a lei que obriga os alunos do ensino fundamental a cantarem o Hino Nacional Brasileiro.


*******

A lei foi assinada ontem 22.

********

A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG).

********

Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.

********

Alencar também sancionou a lei que incluiu o nome do índio guarani José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.


********

Sepé Taraju liderou os indígenas dos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, contra as tropas portuguesas e espanholas.

********

As duas leis entram em vigor a partir de hoje 23, com a publicação no Diário Oficial da União.

********

Alencar despachou de sua casa em São Paulo. Ele assume interinamente a Presidência da República, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver fora do país, em viagem aos Estados Unidos.

*******

No meu tempo de estudante do primário, no Grupo Escolar Barão do Solimões.


********

Todo dia, tínhamos que cantar o Hino Nacional durante hasteamento da bandeira brasileira.

*******

Em dias específicos como o do Marinheiro, cantávamos o “Cisne Branco”.

********

No dia da bandeira cantávamos o hino a Bandeira

********

Era assim.


********

Hoje, poucos sabem a letra do Hino Nacional.

********

Louvamos a iniciativa da Federação Paulista de Futebol que obriga a execução do Hino Nacional no inicio das partidas de futebol nos estádios paulistas.

********

Assim deveria acontecer em todos os estados, municípios e cidades brasileiras.

********

Precisamos amar mais a nossa pátria.

********

A gente criticava e critica o tempo da Revolução.

*******

Mas, devemos lembrar que matérias como Educação Moral e Cívica e OSPB – Organização Social e Política Brasileira que eram obrigatórias no tempo da “gloriosa” faziam os alunos conheceram mais o dever de patriota.


*******

Hoje ninguém é obrigado saber sobre nossos heróis, nossos símbolos e outros brasões que compõe a República Brasileira.

*******

Quero ouvir todo mundo cantando o “Ouviram do Ipiranga” sem passar a vergonha que a cantora Vanusa passou e até hoje está sendo “gozada” nos programas humorísticos.


*******

Por falar nisso, os rondonienses não sofrem desse mal.

*******

Nosso hino é tão bonito, que todo mundo faz questão de aprender sua letra, para cantar junto com a banda de música em solenidades oficiais.

********

Nosso hino é tão bom, que em Porto Velho é cantado constantemente nas rodas de samba e pagode.

*******

Até em festa de forró, de vez em quando, as bandas tocam o “Céus de Rondônia”.


********

O Hino Nacional Brasileiro o nosso “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, também deveria ser tocado e cantado em tudo quanto é evento.

********

E vem aí a festa de assinatura dos convênios dos Pontos de Cultura.

*******

O governo estadual está apostando todas as fichas no evento que vai reunir na praça das Caixas D’água as 30 entidades que foram agraciadas com Ponto de Cultura.

*******

Dia 30, ou seja, na próxima quarta feira, todo mundo está convidado a comparecer na praça das Caixas D'água para além de prestigiar a assinatura dos convênios.


********

Assistir os shows que estarão acontecendo.

*******

A equipe da Secel responsável pela programação, está trabalhando para que tudo saia conforme o programado.

*******

Vai ser uma festa pra ninguém botar defeito, diz o secretário da Secel Jucélis Freitas.

*******

Vamos assistir show de tudo quanto é estilo.

*******

De dança de quadrilha a dança indígena.

*******

Os trinta Pontos de Cultura estarão, cada um em uma barraca, mostrando o que vão desenvolver durante a vigência do convênio que deve durar três anos.

*******

O espetáculo maior vai ser com o cantor Ernesto Melo o poeta da cidade.

*******

Por falar em espetáculo musical, amanhã dia 24, acontece mais um módulo do 5ª Cultural do Basa.


*******

Vamos assistir os shows, “Prisma Luminoso” e o “Sensíveis Partituras” a partir das 20h no teatro Banzeiros.

********

Leve 2 quilos de alimento não perecível e troque pelo ingresso.


*******

A principal poltrona já foi reservada pela amiga Ana Aranda, afinal de contas a grande atração será o seu maridão Bubu Johnson. 




Parintins

David Assayag vai para o Caprichoso


Depois de quinze anos David Assayag voltou ao Caprichoso onde iniciou sua carreira na década de 80. ''O filho pródigo a casa volta” disse Davi, cumprimentando a nação azul e branca e prometendo vitórias ao Touro Negro. 

Quando um rei deixa o seu reinado é porque seus súditos não valorizam sua majestade. Mas, ele não deixa um lado para continuar sendo rei no outro. David Assayag foi aclamado imperador na noite de sexta-feira (18) pela nação azul e branca, num evento que reuniu sócios, torcedores, diretoria e conselho de artes do Boi Caprichoso no Kuat Clube. 

O presidente Carmona Oliveira foi quem apresentou David aos torcedores. Ele explicou que as negociações começaram na sede do Governo do Estado do Amazonas, em Manaus, antes mesmo da eleição para a escolha da nova diretoria do Garantido. Carmona agradeceu Edilson Santana e Prince do Boi, que apoiaram a mudança no item de número 02 do Caprichoso. 

O presidente revelou ainda que as empresas Braga Veículos, por meio do empresário Braga Neto e grupo Simões, através de Antônio Silva irão pagar o contrato de David, assim como a imagem do artista que será comercializada em anexo a do Bumbá. Carmona se diz muito feliz com o momento que vive o Caprichoso. “Na nossa gestão nós estamos trazendo as pessoas que faziam parte do Caprichoso e que infelizmente quando assumimos a presidência, não estavam conosco. O Caprichoso merecia um levantador à altura de David, sem desmerecer os outros. Quem vai ganhar com isso é o Festival”, disse. 

O apresentador Júnior Paulain pela primeira vez chamou David Assayag como levantador oficial de toadas do Caprichoso. Ao conversar com a nação azul e branca, David declarou o seu amor ao boi da estrela. “Sempre fui apaixonado pelo Caprichoso, passei 15 anos do lado errado, mas vim pra ficar. Vou encerrar minha carreira no Caprichoso, mas não vai ser agora, talvez daqui a uns 40 anos”, disse o imperador do azul.

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)