Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/03/09



Setur promove oficina para técnicos


O Governo do Estado através da Setur – Superintendência de Turismo realizará uma oficina de qualificação para os técnicos da Superintendência. A capacitação será nos dias 2 e 3 de abril em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, ligado ao Ministério do Turismo. “Zenaide Bezerra, responsável pelo Instituto em Rondônia, nos trouxe essa oportunidade. A proposta é discutir o organograma da Setur e as funções de cada técnico para otimizar as ações, aprimorar os conhecimentos, e assim traçar um plano de turismo para Rondônia”, explica Cláudia Carvalho, Superintendente da Setur. 

Nos dias de oficina também serão apresentados dois programas do Ministério do Turismo a serem implantados no estado e desenvolvidos ao longo de dois anos. São eles: “Regionalização do Turismo”, que trata de rotas e destinos turísticos; e “Foruns e Conselhos Estaduais”, para promover a discussão de ações a serem desenvolvidas para fomentar o setor. “Este é um programa de suma importância já que propõe traçar rotas e destinos turísticos de Rondônia. Assim, teremos maior divulgação das nossas regiões com foco no setor. E queremos incluir nesses programas empreendedores que tenham foco não apenas no lucro, mas também em propostas sociais. Que tenham propostas para promover ações sustentáveis, preservando o meio ambiente e gerando desenvolvimento econômico”, conclui Cláudia Carvalho.



 

As técnicas do Ministério da Cultura Heronilde Vieira, Stella Farias, e Célia Barbosa.

********

Desde a manhã de ontem, estão “infurnadas”, na sala de reuniões da Casa da Cultura Ivan Marrocos.


*******

Juntamente com os integrantes da Comissão de Avaliação dos Pontos de Cultura, integrada por representantes da sociedade civil e de funcionários da Secel.

*******

O objetivo é selecionar 30 Projetos entre os mais de cinquenta inscritos, para fazer parte do Programa Mais Cultura no seguimento Pontos de Cultura.

*********

As simpáticas funcionários do MinC se comprometeram a participar de encontro com os artistas de todos os seguimentos de Porto Velho às 9h da próxima quinta feira 25.

*********

Quem passa a noite acordado pensando erm Ponto de Cultura, é o presidente do Grupo de Quadrilha os Caipiras da Rádio Farol.


********

Severino Castro, caso seu projeto não seja aprovado, vai ter um troço.

********

Na gíria das bibas, é “Piti”.

********

Credo!

********

Por falar em festa junina.

********

Depois da entrevista que fizemos com o secretário da Secel Jucélis Freitas

********

O presidente da Assembleia Legislativa deputado Neodi.

*******

Divulgou nota, dizendo que cedeu o espaço para os grupos folclóricos realizarem o Arraial Flor do Maracujá no espaço Flor do Maracujá.

********

Já que a construção do prédio da casa de leis só está prevista para começar no segundo semestre deste ano.


********

Já que o assunto é presidente.

********

Começaram as “picuinhas”, em torno da eleição para a presidência do nosso Sindicato – Sinjor. Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/03/09 - Gente de Opinião

*******

A chapa mais coesa é a encabeçada pelo jornalista e professor Júlio Ayres.

********

Essa foi fechada na tarde de sábado numa reunião que mais parecia o dia da eleição com praticamente todos os jornalistas de Porto Velho sindicalizados marcando presença.

*******

A companheira Luiza Arcanjo se emocionou com a adesão a chapa da qual ela faz parte como Secretária Geral.

********

Julio Ayres disse que a união da categoria é a grande meta da sua eleição.


********

Não sei não, mas, do jeito que está formatada, a chapa do Julio dificilmente perde a eleição.

*********

Já o candidato apresentado pela atual diretoria do Sinjor, parece não está agradando a turma.

*********

Até porque o atual presidente precisa parar com as ameaças aos colegas provisionados.

********

É necessário esclarecer que a eleição, é para a diretoria do Sindicato e que quem está em dia com a mensalidade, tem todo o direito de votar e ser votado, seja jornalista graduado ou provisionados.


********

Não adianta dizer que os provisionados de Porto Velho não poderão votar e nem ser candidato.

********

Eles só não poderão votar e ser votados, se não estiverem em dia com as mensalidades sindicais.

*******

Nessas condições não adiante ser apenas jornalista graduado, tem que estar em dia com a mensalidade.

*******

O resto é puro terrorismo.

*******

O que não pode, é advogado ser candidato a presidente do sindicato dos jornalistas.

*******

Enquanto isso em Ji Paraná


*******

A escola de samba Asfaltão se apresentou durante evento promovido pelo Campus Unir de Ji Paraná.

********

Os sambistas da preto e amarelo foram super aplaudidos pelo público que lotou a quadra de esporte de um colégio.


********

A comitiva da escola de samba Asfaltão contou com 60 integrantes sendo 50 brincantes entre, batuqueiros, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, baianas e interpretes de samba enredo.

********

10 foram os diretores que acompanharam a escola em sua excursão a capital da BR.


********

O sambista compositor Bainha assumiu a diretoria de harmonia da escola Asfaltão.

*******

Bainha foi quem comandou a apresentação da escola em Ji Paraná.


*******

Agora sim, temos um diretor de harmonia numa escola de samba de Porto Velho. Valeu cambada do Asfaltão!

*******

Agora que sabemos que o Arraial Flor do Maracujá mais uma vez vai ser realizado no mesmo local do ano passado.

*******

Os dirigentes dos grupos folclóricos já podem respirar aliviados.

*******

Por falar nisso.

********

A maioria dos grupos de Quadrilha Junina já estão ensaiando.

********

A exemplo da Rádio Farol e Juabp.

********

Rosa Divina, A Roça é Nossa e tantos outros.

********

Na maioria dos grupos de Quadrilha, os ensaios começam às 23h.


********

Tudo em virtude, das aulas noturnas.

********

A maioria dos brincantes desses grupos estuda a noite, em especial em faculdades.


*******

É isso mesmo, tem acadêmica e acadêmico brincando Quadrilha.

*******

Por exemplo, a Rádio Farol se caba de contar em suas fileiras com acadêmicos e acadêmicas de jornalismo, enfermagem, letras, direito e até medicina.


*******

O Flor de Cacto vai começar no dia 22 de maio! 




 
 Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/03/09 - Gente de OpiniãoPontos de Cultura

Técnicos do MinC
analisam projetos


Sexta feira serão conhecidos os 30 pontos selecionados pela comissão de análise



Representantes do Ministério da Cultura estão em Porto Velho para participar da segunda etapa de seleção dos Pontos de Cultura, edital lançado pelo Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer para fomentar iniciativas culturais em Rondônia. Heronilde Vieira, assessora técnica, Stella Farias, consultora e Célia Barbosa, administradora, permanecem em Porto Velho até sexta-feira. 

“Vamos contribuir com nosso conhecimento técnico sobre regras e leis para analisar os documentos e o preenchimento correto dos anexos do projeto. Com a colaboração dos outros membros da comissão que moram no Estado e conhecem as necessidades da cultura local, poderemos selecionar realmente os melhores e mais viáveis projetos para serem executados em Rondônia”, esclarece Célia Maria Barbosa. 

“Estamos muito satisfeitos com o andamento desse edital. Tivemos uma ótima participação da comunidade, com 65 inscritos, e pela primeira avaliação feita por técnicos da secretaria há propostas muito interessantes para desenvolver a cultura e garantir a democratização dos bens culturais de nosso estado”, destacou Jucélis Freitas, secretário da Secel. 

Além de participar da Comissão de seleção do edital, na quinta-feira (26), as representantes do Ministério da Cultura farão uma palestra gratuita sobre elaboração de projetos, editais e outros meios de incentivo cultural do Ministério da Cultura para produtores culturais. A palestra será às 9h na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Sobre a seleção

Dos 65 projetos apresentados , 47 passaram pela primeira etapa de seleção. E nessa segunda fase nove pessoas participam da comissão de seleção do Ponto de Cultura. Além das três representante do MinC também estão os técnicos da Secel: Jesuá Johnson (Bubu), Antônio Ocampo e Wilson Fernandes (Presidente da Comissão); e os representantes da comunidade cultural de Rondônia: Francisco Chagas Silva (professor Chiquinho), Paulinho Rodrigues e Josemar Brandão. “Após essa avaliação técnica vamos fazer a análise de mérito. Os projetos que receberem 50 pontos ou mais participam da terceira avaliação de onde sairão os 30 projetos aprovados.”, explicou Wilson Fernandes. 

“Vamos divulgar os nomes na sexta-feira. Editais como esse é novidade em Rondônia e pela qualidade de muitos projetos acreditamos que esse programa será uma importante evolução na produção cultural de nosso estado”, destacou Luís Gouveia, gerente de cultura.

O projeto

O edital, que é uma parceria entre Secel e Ministério da Cultura através do Programa Mais Cultura, vai contemplar 30 Pontos de Cultura distribuídos em todas as regiões de Rondônia. O edital vai proporcionar aos artistas e produtores culturais recursos para promover ações efetivas e duradouras. De 2009 até 2011 os Pontos de Cultura selecionados receberão R$ 180 mil, divididos em R$ 60 mil por ano. Os recursos são do Ministério da Cultura com uma contrapartida de 20% do Governo Estadual. 

Para Porto Velho serão distribuídos 12 Pontos de Cultura. Para a região de Ariquemes, quatro. Oito serão destinados a Região Central, três para a Zona da Mata e três para o Cone Sul.




Cinema do Brasil em Guadalajara

O Programa Cinema do Brasil viaja ao México para participar de mais um Festival Internacional, desta vez o de Guadalajara, que começou no dia 19 e vai até o dia 26 de março de 2009. 

Em busca de novos negócios, o Programa leva ao Festival as produtoras Ocean Filmes, Otto Desenhos Animados, Cinema Animadores, Pródigo Filmes, Solar Filmes, Guarujá Produções, Franco Produções e Schurmann Film Company. O objetivo da participação é ampliar a presença do Audiovisual Brasileiro nos Mercados Internacionais. 

O Cinema do Brasil terá um estande no evento, que servirá como ponto de apoio para encontros entre produtores brasileiros e internacionais. Diversas atividades já foram agendadas: no dia 20 será realizada, em parceria à Catalán Filmes y Tv, uma rodada de negócios entre empresas brasileiras e catalãs; duas produtoras associadas ao Programa participarão do Iberoamerican Films Crossing Borders com projetos selecionados: a Otto Desenhos Animados e o Cinema Animadores; além delas, mais duas empresa associadas foram selecionadas para participar do reconhecido V Encuentro de Coproducción Cinematográfica: a Ocean Films, com O Silêncio das Palavras, e a Prodigo Filmes, com Estação Liberdade. 

Alem destas atividades, o Cinema do Brasil apoiou também a participação de sua delegação no Producers Network, organizado por Julie Bergeron, responsável pelo mesmo evento no Festival de Cannes. Durante dois dias, em Guadalajara, se realizam Cafés da Manhã de Negócios para reunir agentes da Indústria Internacional para debater temas ligados ao Mercado Audiovisual e promover intercâmbios. 

Criado em 2006, o Programa Cinema do Brasil quer fortalecer o cinema nacional no exterior e também atrair novas oportunidades para o mercado brasileiro. Desenvolvido pelo Siaesp – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo em parceria à Apex Brasil - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério da Cultura, o Programa tem 120 produtoras associadas em todo o País. 

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br 
zekatracasantos@gmail.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)