PONTOS DE CULTURA
Representantes elegem coordenador regional
Na pauta da reunião de hoje consta a indicação do representante que vai atuar junto ao MinC
Os representantes dos Pontos de Cultura de Rondônia que embarcam amanhã 25, para o Encontro Nacional que vai acontecer em Fortaleza (CE), estarão reunidos a partir das 20h00 de hoje 24, no Centro de Treinamento (Teatro Banzeiros) em Porto Velho, com o objetivo de traçar as metas de atuação na capital cearense, além de começar a discussão que vai culminar com a indicação, de quem será o representantes dos 30 Pontos de Rondônia junto ao Ministério da Cultura. Atualmente o Raimundo Melo diretor de um Ponto de Cultura de Ariquemes exerce essa função, acontece que o Raimundo não pode ser o representante dos Pontos de Cultura do estado de Rondônia, uma vez que a entidade por ele dirigida, não ser parte integrante do convênio firmado entre o governo estadual e os Pontos de Cultura de Rondônia. “O ponto dele se reporta direto ao MinC e não ao governo estadual”, disse José Monteiro representante do governo estadual perante o MinC. A respeito desse assunto, alguns dirigentes de Pontos de Cultura com sede em Porto Velho, se reuniram na sala Mamoré do Centro de Treinamento na noite da última segunda feira 22, entre os presentes estavam os representantes da Associação Coletivo Madeirista – Acme, Joeser Àlvares da Silva; Ponto Bosque da Arte, Calixto; Jogos Educativos Xadrez e Damas, Paulo André; Ponto de Início, Evaldo Leão; Ler é um Bom Começo, Ruy Mar; Rádio Farol para Todos, Ruy Mar e Projeto Viver na Dança, Pra não Dançar na Vida, Maria Isabel de Castro. Após mais de duas horas de discussão, os integrantes decidiram por marcar uma nova reunião para esta quarta feira 24, quando poderão contar com a presença de praticamente todos os representantes dos 30 Pontos de Cultura de Rondônia, que vão embarcar para o encontro de Fortaleza. “A reunião desta quarta feira, é muito importante para todos, uma vez, que vamos discutir as reivindicações que deveremos fazer durante o encontro de Fortaleza e o mais importante, vamos escolher entre os representantes presentes, aquele que será nosso porta voz oficial, junto o Ministério da Cultura”, disse Evaldo Leão do Ponto de Inicio.
Ontem os corredores da Secel ficaram repletos de folcloristas, querendo saber detalhes, sobre o novo local do Arraial Flor do Maracujá.
********
O secretário Jucélis quase não consegue entrar em seu gabinete tantas as mãos esticadas para lhe felicitar pela escolha.
*******
Realmente o local é muito melhor que o anterior, tem mais espaço e em conseqüência vai abrigar maior número de espectadores e maior número de barracas e consumidores.
*******
O parque pode ser de grande porte sem problema nenhuma de área para montar os brinquedos.
*******
Agora, é preciso que o secretário nomeie logo o Coordenador do Arraial.
******
Pois vai ser preciso criar a maquete de um projeto arquitetônico para o Flor do Maracujá.
*******
Onde será montada as arquibancadas e os camarotes e a dimensão do “Curral” de dança onde os grupos folclóricos vão fazer suas apresentações.
*******
A localização onde as barracas serão montadas com a respectiva dimensão.
*******
Onde ficarão os ambulantes.
*******
O local da concentração dos grupos folclóricos.
*******
E a quem o interessado em colocar barraca deve se dirigir.
*******
O valor do espaço para a montagem da carraça.
*******
De que lado será entrada principal do Arraial.
*******
Qual a localização do palco.
*******
Como posicionar a iluminação.
*******
Tudo isso são detalhes que devem ser discutidos entre os membros da Comissão Coordenadora do Arraial.
********
Essa Comissão em virtude da mudança de local deve se apressar na criação do Regulamento que deverá ser seguido pelos grupos folclóricos, barraqueiros e ambulantes.
******
As empresas de televisão interessadas em transmitir o evento, devem entregar o mais urgente onde vão poder montar seus equipamentos.
*******
Precisamos urgentemente chamar os grupos folclóricos para uma reunião onde serão estabelecidas normas de suas apresentações.
********
A entrada principal vai ser por qual rua?
*******
Só um artista ou arquiteto pode dizer a melhor localização do Portal de Entrada do Flor do Maracujá.
*******
Sabemos que as arquibancadas este anos vão poder abrigar sentados até 5 Mil espectadores.
*******
Uma das maiores preocupações dos grupos folclóricos é com a iluminação e a sonorização no “Curral” de Dança.
*******
Só com a nomeação da Comissão Coordenadora essas questões poderão ser observadas.
*******
Além da iluminação do Arraial propriamente dito.
*******
Tem a iluminação das ruas que ficam no entorno do Arraial.
*******
Tem os estacionamentos que precisam ser iluminados.
******
Aliás, tem muita coisa para se fazer até o dia 25 de junho chegar.
******
Se você não sabia, fique sabendo:
*******
O Arraial Flor do Maracujá deste ano vai acontecer entre o dia 25 de junho e o dia 4 de julho.
*******
A festa já começou com os ensaios dos grupos de quadrilhas.
*******
Na edição da próxima segunda vamos publicar entrevista com o secretário Jucélis Freitas sobre como estão os preparativos para a realização da 29ª edição do Arraial Flor do Maracujá.
*******
Até lá tudo é especulação.
CONVITE
Encontro com produtores culturais
O Ministério da Cultura (MinC) e o Banco da Amazônia S.A. convidam para o Encontro que será realizado no dia 25.03.2010, às 16h (horário de Belém – PA), no BANCO DA AMAZÔNIA S.A.- MATRIZ, localizado na Av. Presidente Vargas nº 800, Bairro Campina.
Na oportunidade, representantes da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura/MINC, dos Bancos Oficiais e do SEBRAE estarão à disposição para prestar informações sobre financiamentos de projetos e tomar conhecimento das principais demandas do setor.
Em Porto Velho, os produtores culturais interessados em participar do debate, devem comparecer a agencia do Banco da Amazônia – BASA à rua Presidente Dutra em frente ao Mercado Cultural para participar através de videoconferência. Lembramos que a videoconferência em Porto Velho começa às 15h00 (três horas da tarde) desta quinta feira dia 25.
Fonte: Sílvio Santos