Quinta-feira, 24 de julho de 2008 - 06h43
Cultura
Festa para o teatro
de Porto Velho
A retomada das obras da construção do teatro estadual começam amanhã
O governador Ivo Cassol, assina na noite de hoje (24), a ordem de serviço, da retomada da construção do Teatro Estadual. A obra localizada entre as ruas Tabajara e José Camacho no bairro das Pedrinhas, há mais de 10 anos está parada. Recentemente o governo estadual tentou retomar a construção e foi impedido por uma ação do Exército que se disse dono do terreno. Sanado esse problema junto à Secretaria de Patrimônio da União a GRPU, em solenidade simples, repassou na última terça feira o documento transferindo para o governo estadual a área, onde será construído o tão sonhado Teatro Estadual. “Vamos poder dentro de no máximo um ano e meio, entregar à sociedade, o nosso teatro”, disse o secretário da Secel Jucelis Freitas.
Para marcar a retomada da construção do Teatro Estadual, a secretaria de cultura através da Gerência de Cultura, programou para a partir das 17 horas, shows de pára-quedismo; apresentações de fanfarras; shows musicais; apresentação de quadrilhas juninas e Bois-Bumbás; bateria de escola de samba, performances teatrais e banda de rock. “É festa da retomada da construção do teatro”, disse o gerente de cultura Prof. Luiz Gouveia.
Durante a solenidade, o governador Ivo Cassol assina portaria nomeando secretários para as seguintes secretarias, Seagri; Seduc; Administração, Iperon e Setas, além de firmar convênios com diversas entidades que atuam na área cultural.
Ontem pela manhã o Secretário Jucélis Freitas, Luizão e o Pedrinho da DNA, reuniram os representantes de vários seguimentos culturais na Casa da Cultura Ivan Marrocos, onde fecharam a programação que acontece hoje a partir das 17 horas, em frente a construção do teatro Estadual pela rua Tabajara. “Aproveitamos a oportunidade para convidar a população de Porto Velho para a solenidade e shows que marcam a retomada da construção do nosso Teatro”, finaliza Jucélis Freitas.
A saúde clama por saúde
Demissão coletiva dos anestesiologistas do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro
Foi entregue à direção do hospital de base ,nessa quinta-feira 3 de julho, um pedido de demissão coletiva dos anestesiologistas do HB. Foram ao todo 6 pedidos de demissão, o grupo reinvindica por melhoria das condições de trabalho e reajuste salarial. Atualmente o centro cirúgico do HB conta com 10 anestesiologistas em seu quadro, sendo 6 contratos via emergencial e 4 efetivos via concurso público. Se a situação não for contornada, todas as cirurgias programadas não acontecerão, por falta de anestesiologista, fato que acarretará um grande transtorno para a já sofrida população rondoniense. Os demissionários pedem ,que o hospital forneça a eles, as condições mínimas para a prática de uma anestesia segura.
Segundo os anestesiologistas, falta praticamente tudo no hospital de base, o centro cirúrgico conta com 8 salas de cirurgia, sendo que em apenas 5 têm aparelho de anestesia, mesmo assim em condições precárias de funcionamento. Para se ter uma idéia do caos, segundo resolução do CFM nº 1802/ 2006 em seu art 3º inciso III , que é necessário, para administração de anestesia geral com segurança, um aparelho chamado capnógrafo para monitoração contínua da ventilação, incluindo os teores de gás carbônico exalados, sendo que a falta desse aparelho, inviabiliza qualquer procedimento cirúrgico sob anestesia geral,mas o hospital não dispõe de NENHUM capnógrafo.
Outro aparelho de extrema importância é o oxímetro de pulso que verifica o teor de oxigênio no sangue, o centro cirúrgico conta com apenas 3 oxímetros em boas condições para as 8 salas, 5 ficam sem o tal aparelho. O grupo, para não deixar que os pacientes que aguardam longas datas para realização de suas cirurgias, vão cumprir aviso prévio de 30 dias. Aguardando que a direção do hospital se posicione a respeito e tome providências para que a população carente, que usa os serviços do HB não fique mais uma vez prejudicada.
AmazôniaEncena
Café regional na abertura do festival
O mundo das artes cênicas de Rondônia, se encontroou na manhã de ontem, no espaço “Vila Erse” da Casa da Cultura Ivan Marrocos, onde participou da solenidade de abertura, do festival de teatro “AmazôniaEncena na Rua”. Durante a solenidade, a direção do grupo, O Imaginário realizador do evento, serviu o chamado café regional, com iguarias como tapioca de coco, castanha e manteiga. Açai (batido na hora), tacaca, bolo de macaxeira, mingau de milho, banana e tapioca, além sucos de frutas regionais. A presidente do O Imaginário, Zaine Diniz disse que todos os envolvidos com as artes cênicas em Rondônia, Acre e demais estados presentes, “se sentem agradecidos à Caixa Econômica pelo patrocínio”. Rossini Ewerton Pereira da Silva conclamou os representantes dos estados da região amazônica, a enviarem projetos à Caixa Econômica, “Assim como procedeu o Chicão Santos do O Imaginário de Rondônia” disse o superintendente da Caixa. Pelo governo estadual, o secretário da Secel Jucélis Freitas elogiou o trabalho desenvolvido pelo grupo O Imaginário e aproveitou, para convidar os presentes, para a solenidade de assinatura da ordem de serviço pelo governo estadual, que autoriza a retomada das obras do teatro estadual, que acontece hoje, a partir das 17 horas na Rua Tabajara entre a Farquar e a Presidente Dutra na Esplanada das Secretarias. “Que bom, que no momento da realização desse festival de teatro de rua, o governo estadual tome a iniciativa de retomar a construção do nosso tão sonhado teatro estadual”.
O “AmazôniaEncena na Rua” reúne na praça das Caixas D’água até o dia 27, os grupos de teatro de rua, Vivarte/Acre; Cia do Lavrado/Roraima; Grupo Baião de Dois/Amazonas; Cia Será o Benedito? – Rio de Janeiro – RJ; Oimaginário/Rondônia; Coletivo Teatro da Margem de Uberlândia, Minas Gerais.
Durante a abertura, os atores Daniele Rodrigues e Tancredo do estado do Acre encarnando os personagens “Dani” e “Velho Justino”, mostraram suas qualidades no seguimento “Contação de Estórias”.
Chicão Santos e a equipe do O Imaginário
******
Deram um show de organização, durante a abertura do Festival de Teatro de Rua "AmazôniaEncena na Rua"
******
Se a abertura contou com a organização vista por todos, com certeza a realização do festival propriamente dito, vai ser bem melhor.
*******
Nota Mil para a turma do O Imaginário!
*******
Enquanto isso a bomba estourou pra cima do Sesc.
********
Os técnicos responsáveis pela implosão da caixa d'água da esplanada das secretarias ainda não acertaram.
*******
Aliás, acertaram os prédios das adjacências.
******
Os caras estão tentando destruir o depósito de água, ha quase um mês e o mais que conseguiram, foi tombar a "bichona".
*******
Aquilo ali, foi construído no tempo que o ferro era barato.
********
Ainda bem que não afetou as colunas da construção do teatro estadual.
*******
Mas, o Teatro Um do Sesc ficou sem teto, a academia do Sesc foi a mais prejudicada.
*******
Aliás, hoje a noite, o governador assina a ordem de serviço autorizando a retomada da construção do teatro.
*******
A festa está programada para começar às 17 horas, com show de
pára-quedistas.
*******
Prossegue com apresentações de fanfarras de vários colégios.
*******
Tem o Luan Maia cantando.
*******
Performance teatral com a Téo Nascimento.
*******
Tem bateria de escola de samba
*******
Boi-Bumbá Diamante Negro
*******
Quadrilha Rádio Farol
*******
A encerra com a Banda Nitro.
*******
Agora vamos poder dizer com orgulho.
******
Porto Velho deixará de ser a única capital de um estado brasileiro que não tem teatro. Ponto final!
*******
Quem está "invocado" com a não realização do Trem de São João.
******
São os dirigentes de grupos de quadrilha junina.
******
A turma não se conforma com a justificativa do presidente da Iaripuna de que o evento não pode ser realizado em virtude da campanha política.
*******
Essa história está mal contada
*******
Comentam os "quadrilheiros' que estavam doidos para mostrar o "Carnadrilha" na Jorge Teixeira.
*******
A desconfiança sobre a justificativa surge, quando o presidente da Iaripuna afirma que está tentando realizar o evento no mês de agosto.
*******
Como se no mês de agosto não existisse mais problema com a propaganda política.
*******
Se esse negócio de propaganda política impedisse a realização de eventos culturais e de lazer.
******
O governo estadual não realizaria, a festa programada para acontecer hoje, durante a assinatura da ordem de serviço, para a retomada da construção do teatro estadual.
*******
Enquanto isso o Arraial da AFA começou ontem e hoje o concurso de Quadrilha junina prossegue entre os melhores do Flor do Maracujá.
******
Meu amigo Nonato Neves é o divulgador do Arraial da AFA.
******
Nonato! Manda a programação que na gente divulga.
******
A prefeitura de Porto Velho começou as obras de revitalização da praça Getúlio Vargas.
******
Aquela que fica em frente ao palácio Presidente Vargas.
******
Por falar em palácio, recebemos o seguinte e-mail.
******
O que estão fazendo com o PALÁCIO PRESIDENTE VARGAS, é brincadeira, estão descaracterizando um PATRIMÔNIO, aliás estamos num ESTADO sem história sem memória. Haja visto o FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA, que está entregue ao nada. (Chico Macedo).
******
Quanto ao palácio, meu irmão! A descaracterização vem de muito longe.
*******
Basta lembrar que Chico Santos o pintor que fez a primeira pintura do palácio, disse:
*******
O palácio do governo foi pintado no tom CINZA, depois foi que mudaram para o ROSA.
*******
Então meu querido amigo e irmão. O Azul e Branco de agora, é mais bonita que o cinza e o rosa de antigamente.
Fonte: Sílvio Santos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando