Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/12/08


 
Banda da Banda ensaia
com Calixto & Cia

A banda é formada por 18 músicos considerados ou classificados entre os melhores de Porto Velho

A coordenação da Banda do Vai Quem Quer abriu negociação com a direção da Banda que vai puxar o bloco Calixto & Cia, no sentido da mesma também puxar os foliões do maior bloco da Amazônia.

Manelão foi procurado pelo presidente do bloco Calixto & Cia Toninho Tavernard e pelo baterista Alexandre que lhe apresentaram uma proposta dos músicos que integram a orquestra que é composta por 18 elementos entre músicos de instrumentos de sopro, percussionistas, tecladistas, guitarristas, baixistas, cantores e cantoras. "Pelos nomes apresentados apostamos que é uma das melhores bandas já montadas em Porto Velho", disse Manelão ao saber que músicos do naipe de Aragão e Carlos Guery e da cantora Priscila fazem parte do conjunto. Em conversa entre Manelão e coordenador musical da Vai Quem Quer Silvio Santos, ficou acertado que caso os músicos concordem com as normas que regem os desfiles da Banda no sábado de carnaval, que tem como principal exigência só tocar as Marchinhas da própria banda e as marchinhas tradicionais além de frevos e samba enredo e nada de tocar axé e forró ou os créus da vida, além de não falar muito durante o desfile, o contrato será assinado ainda esta semana. "O que queremos é mostrar que temos bons compositores de marchinhas e samba enredos em nossa cidade. Esses compositores precisam ser valorizados", disse o General.

Como o Bloco Calixto & Cia segue as mesmas normas adotadas pela Banda do Vai Quem Quer o negócio está praticamente fechado.

As camisetas da Banda do Vai Quem quer para o carnaval de 2009 já estão à venda nas Lojas Capri da Jatuarana, Porto Velho Shopping e no Centro ao preço de R$ 30 em qualquer cartão de crédito ou no boleto no Chaveiro Gold que fica a rua Presidente Dutra pertinho do Palácio Presidente Vargas.

 



Hoje vamos contar algumas histórias sobre o grande carnavalesco Waldemir Pinheiro da Silva popularmente conhecido como Bainha, o maior fundador de entidades carnavalescas de Porto Velho e da Amazônia.

******
Quando ainda era adolescente Bainha começou a freqüentar a Vila Confusão reduto dos malandros boêmios da cidade.

*******
Depois disso, Bainha se deu com o Cabeleira que na época era Cabeleirinha, Ricardo. Manga Rosa, Paulo Santos, Leônidas e criaram o Conjunto Bossa Nova.

******
Junto com Ricardo, Cabeleira, Valério, Alex Davis e o Tário de Almeida Café criaram a escola de samba "Prova de Fogo" que depois se transformou em Diplomatas do Samba.

******
Na década de sessenta quando ainda não se falava em "pagode", os sambistas de Porto Velho se reuniam no quintal da casa do Bainha nos finais de semana, numa Roda de Samba que ficou tão famosa.

******
Na Roda de Samba da casa do Bainha todo sábado tinha "Panelada" (hoje chamam de mocotó), muita cachaça e samba do bom.

*******
O mais interessante era que, apesar do Bainha ser da Diplomatas os brincantes das outras agremiações como a Pobres do Caiari, freqüentavam tranquilamente a Roda de Samba do Bainha.

*******
Ali nasceram muitos sambas das parcerias entre Bainha e Silvio Santos entre eles o famoso "Odoia Bahia"

******
Que ganhou o primeiro Festival Municipal de Música – Femur.

******
Aliás, nesse festival que aconteceu no ano de 1974.

*******
A turma de compositores que freqüentava a Roda de Samba do Bainha ganhou praticamente todos os prêmios.

******
Odoia Bahia, de Silvio e Bainha, defendido pelo grande Jorge Andrade foi o campeão.

*******
O segundo lugar ficou com uma música composta pelo jornalista Valmir Miranda (o único que não freqüentava as Rodas de Samba).

******
O terceiro lugar ficou com o Neguinho Menezes.

******
O quarto lugar foi para uma música individual do Bainha

******
E o quinto lugar para uma outra música do Menezes.

******
Silvio Santos ainda teve uma música (individual) classificada para a final, mas, não foi premiado.

*******
Em 1973 tiraram o Bainha da Diplomatas (problemas com o Leônidas).

******
Quando estava chegando o carnaval de 1974, lá pelo mês de novembro de 1973.

******
Silvio Santos notou que o Bainha andava muito cabisbaixo.

*******
Nosso ponto nos dias de semana era no Bar Capivara que a época, era administrado pelo Vagner Caminha (depois passou para o Casemiro).

******
Foi então que Silvio chegou com o parceiro e perguntou o motivo de tanto marasmo, ao saber do acontecido na Deplimotas do Samba.

******
Silvio o convidou para ser o Mestre Bateria da Caiari e ainda ser seu parceiro na composição do samba Odoia Bahia.

*******
Bainha aceitou na hora e Silvio o levou até a presença da Dona Marize que oficializou o convite e o nomeou Mestre Bateria da escola.

*******
Só que as filhas da dona Marize não acreditavam que o Bainha realmente havia deixado a Diplomatas do Samba.

******
E em conseqüência dessa desconfiança, a fantasia do Bainha foi feita por diversas costureiras.

******
Uma parte pela dona Florípedes, Outra pela dona Berila Brandão e outra pela dona Hilda Maia.

******
Ele só viu a roupa toda bordada e montada, na hora da armação da escola.

******
Naquele tempo a escola armou na Carlos Gomes em frente à casa do seu Melo.

******
E dali seguiu em fila para a avenida Sete de Setembro local dos desfiles.

******
Foi a primeira e única vez que o carnaval de Porto Velho foi terceirizado

******
O carro de som foi montado como se fosse um "foguete" aspacial e lá em cima cantando o Odoia Bahia, ia o Jorge Andrade acompanhado pelo Neguinho Menezes no cavaco e minha irmã Berenice e outras como pastoras (back vocal).

******
Bainha como Mestre Bateria comandou um desfile perfeito.

******
A escola "Pobres do Caiari" ganhou nota dez em todos os quesitos em julgamento.

******
O Bainha é fundador das seguintes escolas de samba.

*******
Diplomatas do Samba; Unidos da Castanheira; Mocidade Independente do KM-1; Unidos da Nova Porto Velho; e da escola de samba de Ji Paraná.

*******
O Bainha é um capítulo especial no nosso livro, que só ainda não foi publicado, por falta de patrocínio.

 



Bordejo de Carnaval (II)

Já é carnaval!

(*) Por Altair Santos (Tatá)

E que ninguém se engane! Na Pátria Amada Brasil, ao tilintar dos brindes natalinos e ao saboreio de farofas e pratos de perus, a bateria do imaginário acena chamando a festiva nação Zé Pereira. Pelas bandas daqui, já se ouve o zum zum zum de dirigentes de blocos e escolas de samba. As calçadas da querida cidade porto é a passarela pro arrastado de suas sandálias, em busca de apoios. "Nessa avenida quem tem solado grosso vai mais longe!" Os foliões e não-foliões, os prós e os contras, enfim, todos que, direta ou indiretamente a quadra carnavalesca faz movimentar, já cantam suas loas ou rogam suas pragas. Mas não tem jeito que dê jeito, vá se preparando que vem coisa por aí! Já, já chega janeiro e logo será fevereiro. Pode até chover, mas a enxurrada vai ser da cor da alegria! Blocos de Trio Elétrico anunciam seus temas, desenham camisetas e abadás, enquanto as Escolas de Samba buscam abrigo pra montarem suas alegorias e anunciam os ensaios para o começo de janeiro. A eterna Diva da nossa cultura popular - a Banda do Vai Quem Quer - já rouba a cena e encabeça os mais calorosos debates nas mesas de bar e rodas de conversa. O frenesi da folia ganha proporções lá na loja do nosso amigo Manelão com carnavalescos, jornalistas, palpiteiros, compositores e batuqueiros, ocupados e desocupados, todos, sem exceção, fazendo considerações mexendo o caldeirão, fazendo ferver a coisa e provando o já apimentado pré-caldo de carnaval. A coluna do Zékatraca (Diário da Amazônia), de forma capitulada, faz um gostoso passeio pelas entranhas históricas das Escolas de Samba. E se você é daqueles que ainda não acredita que "já é" carnaval, aqui vai mais uma: antes mesmo de 2008, fechar seus lustros, o Bloco Mistura Fina (o paraíso da maisena) na próxima quarta-feira (31 de dezembro) vai cantar forte, sob a névoa embranquiçada, a partir do Bar do Antonio Chulé (Joaquim Nabuco c/ Bolívia) sambarolando pelas ruas dos Bairros Santa Bárbara, Centro, Km 1 e Nossa Senhora das Graças, ao som de muita marchinha e sambas de enredo. Está aberta a mais animada, colorida e festiva temporada de cultura popular. É carnaval meu irmão! Que os motes da alegria e da diversão saudável sejam os primeiros ecos melódicos a reverberar no seu próprio querer festivo. A festa é sua, é minha, é de todos e de todas! Parafraseando os mestres João Nogueira e Paulo César Pinheiro: "as pragas e as ervas daninhas, as armas e os homens de mau, vão desaparecer nas cinzas de um carnaval" (um trecho da música As Forças da Natureza, a qual, os homens e mulheres, todos os dias, bem cedo ou tarde, ao se levantarem, deveriam ouvir e refletir, antes de sair de casa).

(*) O autor é músico e Vice-Presidente da Fundação Iaripuna.
tata.anjos@bol.com.br






Sart recebe inscrições até dia 31


A coordenação do XII Salão de Artes Plásticas de Rondônia – Sart, alerta os artistas interessados em participar do referido salão, que as inscrições terminam no próximo dia 31 de dezembro. "Não vamos prorrogar o período de inscrições, porque demos uma prazo muito longo aos artistas plásticos", disse o Diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos Geraldo Cruz, lembrando que as inscrições começaram no mês de setembro. 

O tradicional Salão de Artes Plástica de Rondônia foi reativado pelo Governo Estadual através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e vai premiar quatro artistas plásticos, além de divulgar e abrir espaço para expor cerca de cinqüenta obras selecionadas pelo edital. 

"Esta é a 12º edição do Salão que nos últimos quatro anos esteve desativado. Queremos resgatar essa importante forma de valorizar os artistas plásticos de nosso Estado e de todo país. Para isso vamos premiar quatro trabalhos com prêmios no valor de R$ 6.000,00 e conceder menção honrosa a outros cinco artistas", destaca o Secretário Cultura Jucélis Freitas. 

O XII Sart vai acontecer no mês de fevereiro de 2009 na Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório em Porto Velho capital do estado de Rondônia. 

Para participar do Sart, o artista precisa comprovar que reside no Brasil e seu trabalho deve ser de arte contemporânea em pelo menos uma dessas categorias: Desenho, Gravura, Objetos Artísticos, Instalações, Fotografia, Vídeo e Arte Digital. 

As inscrições são gratuitas. O artista deve entregar um portifólio na Casa da Cultura ou solicitar a ficha de inscrição através do e-mail xiisartro@gmail.com e encaminhar pelos Correios.


Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com
zekatracasantos@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)