Porto Velho capital do carnaval
na região amazônica
Oficialmente 27 entidades vão desfilar no carnaval de Porto Velho este ano
Apesar de não contar com um espaço definitivo (sambódromo), onde as entidades carnavalescas possam realizar seus desfiles, Porto Velho a capital do estado de Rondônia, pode ser considerada a cidade da região Amazônica que reúne o maior número de blocos carnavalescos e assim sendo, não estamos escrevendo nada de errado ao afirmar que “Porto Velho é a capital do carnaval na região Amazônia”. Basta lembrar que este ano, teremos oficialmente o desfile de 26 blocos de trio elétrico e seis escolas de samba o que nos dá 30 entidades carnavalescas se apresentando pelas ruas da cidade.
Desde o dia 31 de dezembro do ano passado, quando o bloco Mistura Fina desfilou, que o carnaval de rua em Porto Velho não pára. De terça a sexta feira temos ensaios em todas as escolas de samba. De sexta a domingo os ensaios são por conta dos blocos de trio elétrico; 01 Furacão da Zona Sul, 02 Jatuarana Sul, 03 Taperebá, 04 Calixto & Cia. 05 Canto da Coruja, 06 Us Dy Phora, 07 Raça Rubro Negra, 08 Porto Fla Zada, 09 União Sinistra, 10 Até que a Noite Vire Dia, 11 Banda do Vai Quem Quer, 12 Rio Kaiary, 13 Pirarucu do Madeira, 14 CarnaLeste, 15 Jamaica, 16 Imigrante, 17 Bloco do Jegue, 18 Bloco do Alho, 19 Bloco Murupi, 20 bloco do Totó, 21 Galo da Meia Noite, 22 Bloco Arerê, 23 Bloco do Pinto, 24 Kagalho.
No final da semana que passou o destaque foi à escolha da Rainha do Bloco Galo da Meia que aconteceu sábado 23, sob a coordenação da promoter Consola com as candidatas seguindo a coreografia ensaiada pela Acedemia Chagas Peres.
No final, a candidata eleita Rainha do Bloco Galo da Meia Noite foi à jovem coreografa recém chegada a Porto Velho Shenia Ferreira, ficando como primeira Princesa a jovem Paula Aires e segunda Princesa Eliane Alves. Concorreram também as jovens Priscila Kapetinha, Jaqueline, Clarice Lopes e Thais Lima.
O Bloco Rio Kaiary segundo seu presidente Marcos Henrique Machado Santana popularmente conhecido como TÓIA.
*******
Em nota publicada no site O Observador com o título: Em crise interna Bloco Rio Kaiary pode não desfilar no carnaval 2010;
*******
Tóia convoca reunião para amanhã 26, na casa 600 da rua Pinheiro Machado no bairro Caiari às 18h30.
*******
A nota diz ainda que a reunião é para analisar a postura de alguns membros que estão passando por cima do estatuto da entidade.
********
E
a possível não realização do desfile de carnaval de rua em 2010;
*********
Tóia inclusive, ameaça expulsar alguns membros da diretoria do bloco.
Ao citar no Edital de Convocação o seguinte: “O não comparecimento de alguns membros na reunião não impedirá a suspensão de fundadores e filiados da entidade”;
**********
E mais: “Nenhum membro está autorizado a falar em nome da Executiva da entidade sem a autorização da mesma”
********
Resumindo, o “pau’ vai quebrar na reunião do Bloco Rio Kaiary amanhã à noite.
********
A roupa suja vai ser lavada, enxaguada e passada a limpo.
********
Choro e ranger de dentes ecoarão pelo bairro Caiari.
********
E no final, todos vão sair para tomar uma geladinha que ninguém é de ferro.
*******
E mais, no dia 14 de fevereiro domingo de carnaval, por volta das 18h o Rio Kaiary começa seu desfile pelas ruas do centro de Porto Velho.*******
Segundo nossas fontes, provavelmente o desfile já será sob as ordens de um novo presidente.
*******
Tentei detalhes sobre o assunto com meu amigo e fundador do bloco Cleverson Santana mais conhecido nos meios carnavalescos como BUCHADA e ele me disse que há algum tempo está afastado da diretoria.
*******
O Sérgio Lemos renunciou faz tampo, e como dizem que ta enxergando só com um olho, deve colocar alguém para o olho da rua.
*******
Jair Monteiro e Dimarcy deveriam assumir a direção do bloco.********
Na realidade quem manda são eles. O outro fica só como Observador.
*******
Só para aguçar a memória dos colegas carnavalescos.
********
Em 2007, o governador Ivo Cassol mandou suspender o subsídio que seria destinado aos blocos de trio elétrico, justamente por causa de uma desavença provocada pelo bloco Rio Kaiary.
*******
A briga chegou à imprensa e o governador mandou cancelar o repasse para os blocos e destinou a grana para a realização do "CARNAVAL DO POVO”.*******
Confirmo isso porque na época eu era presidente da Fesec e o dinheiro saiu junto com o subsídios das escolas de samba.
*******
Esperamos que a “confusão” deste ano, que não tinha nada de ser publicada, não faça com o que governo mande suspender novamente a grana dos blocos.*******
Vale salientar, que o convênio ainda não foi firmado entre as partes, daí o dinheiro dos blocos poder ir parar novamente. na conta do Carnaval do Povo.
*******
Por falar em Projesom o som do trio 40º é muito bom. Quem foi ao ensaio do Galo da Meia Noite pode comprovar.
*******
Vem aí o Baile Municipal, uma realização da Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna.
*******
Hoje é o aniversário do jornalista mais querido em nossa redação e no Grupo SGC como um todo.*******
Nosso amigo e professor, Idelfonso Valentim é o aniversariante mais importante de hoje.
*******
Com certeza a festa vai ser das melhores hoje à tarde em nossa redação.
********
Parabéns Idelfonso Valentim.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)