Sexta-feira, 25 de abril de 2008 - 05h29
Tambores de Tracoá na
V Mostra Sesc de Música
A segunda turma de concorrentes ao troféu de melhor música se apresenta hoje
A Mostra Sesc de Música – Todos os sons da gente apresentou na noite da última quarta-feira o show com o multiartista Paulinho Rodrigues “Tambores de Tracoá”. O Teatro Um do Sesc há muito tempo não recebia tanta gente. A programação marcada para começar às 20h30 só teve início depois das 21h, porém, o breve atraso foi compensado quando a atriz Suely Rodrigues montada numa “Burrinha” surgiu no meio da platéia anunciando que os índios de lá e de cá (Bolívia e Brasil) acharam de colocar o nome de uma serra que existe na fronteira de Tracoá porque o morro fazia uma zoada parecida com a que as formigas Tracoá fazem. “Zoada comparada com o som transmitido pelos bumbos lhegueros que Paulinho Rodrigues vai apresentar a partir de agora como sendo “Os tambores de Tracoá”. No som frenético da batida dos tambores, entram as dançarinas do Grupo Waku´mã de Dança e em seguida a Banda Wak’umã, dando início ao show. Show que nos levou por uma viagem pelo mundo das canções latino-americanas do qual também faz parte, a nossa Toada de Boi-bumbá. Os aplausos, a cada música ecoavam pelo sala do teatro e Paulinho mais satisfeito que nunca, lembrava a necessidade de não nos deixarmos influenciar pelo linguajar dos migrantes que chegam a todo momento em nossa região e tentam nos fazer adotar seus costumes ou colocações, sobre coisas cujos nomes, aprendemos com nossos antepassados como Banana Comprida e não “Fritar”; Goma de Mandioca ou Macaxeira e não “povilho”, explica o cantor advogado. “Aqui não se diz poirta. Poirtão, é porta e portão, é corda e não coirda”, depois das advertências, o show continuava e a platéia ia a loucura. “Todos sabemos das músicas que o Paulinho apresenta em seus shows, porém, jamais no cansamos de aplaudi-lo quando ele se apresenta”, disse a professora Eliete empolgada com a performance de todos os integrantes do Grupo Wak’umã.
A V Mostra Sesc de Música termina na noite de hoje com a seguinte programação:
Dia 25/04 - Às 16h na Escola Senador Darci Ribeiro - bairro Esperança da Comunidade, apresentação musical do Grupo Três nos Trilhos;
Às 19h30 na Praça de Convivência do Sesc Esplanada – Documentários musicais:
- Seu Minervino e a Vida Caipira (14’)
- Viva volta (15’) - Sinopse: Documentário sobre trombonista brasileiro Raul de Souza, que desde 1971, vive em Paris e sofre com a falta de reconhecimento em seu país de origem.
- O mundo é uma Cabeça (17’)
Sinopse: O mundo é uma cabeça é um registro do movimento musical pernambucano Manguebeat.
Às 20h30 no Teatro Um do Sesc Esplanada - apresentação dos segundos participantes da V Mostra de Música: Marcos Biesek (Ariquemes); André Porto (PVH); Patrícia Cavalera (PVH); Wanderley Júnior (PVH); Banda Bicho duo Lodo (PVH); Banda Odisséia (PVH). Entrada: 1 litro de leite.
Banda Base: Érico Costa – piano, Ádson Nascimento – violão, Adriano Pereira – contrabaixo, Remis Michel – flauta e Bira Lourenço – percussão.
Às 22h na Quadra do Sesc Esplanada - apresentação especial com a cantora de Natal/RN, Khristal, apresentando o show “Coisas do Preto”. Maiores informações Seção de Divulgação do Sesc-RO (69) 3229-5882 ramais 208/220 www.ro.sesc.com.br.
Duas programações musicais nos chamam a atenção na noite de hoje.
*******
A primeira é a apresentação da segunda turma de cantores/compositores classificados para a V Mostra Sesc de Música, que acontece no Teatro Um a partir das 20h no Sesc Esplanada.
********
A turma de hoje conta com a apresentação do campeão do ano passado, Marcos Biesek, de Ariquemes.
*******
Ano passado o Marcos chegou vendendo produtos numa feira e terminou por ir colocá-los na Mostra Cidade Canção realizada pelo Sesc de Maringá no Paraná.
******
Este ano, a turma de Porto Velho diz que o negócio vai ser diferente.
******
O representante de Rondônia no maior festival de música do Sesc vai ser da Capital.
******
Quem aposta nisso é o cantor compositor Gláucio Giordani...
*******
Que se apresentou ontem à noite.
*******
O André Porto diz que sua música tem todos os requisitos para representar o Estado no estado do Paraná.
******
Enquanto a Patrícia Cavallera afirma com todas as letras que a letra da sua canção não pode e, nem deve ficar fora dessa perspectiva.
*******
O mesmo diz o cantor Wanderley Júnior.
*******
Já os integrantes da Banda Bicho du Lodo e da Banda Odisséia...
******
Apostam que não vai haver “Mapinguari” que interfira nessa viagem quase “Sideral” rumo a Maringá.
*******
Sem contar que antes disso tudo vamos poder participar da seguinte programação:
*******
Às 16h na Escola Senador Darci Ribeiro - bairro Esperança da Comunidade, apresentação musical do Grupo Três nos Trilhos.
*******
Às 19h30 na Praça de Convivência do Sesc Esplanada – Documentários musicais: Seu Minervino e a Vida Caipira (14’) Viva volta (15’) - Sinopse: Documentário sobre trombonista brasileiro Raul de Souza, que desde 1971, vive em Paris e sofre com a falta de reconhecimento em seu país de origem.
*******
O mundo é uma Cabeça (17’); Sinopse: O mundo é uma cabeça é um registro do movimento musical pernambucano Manguebeat.
******
Às 22h na quadra do Sesc Esplanada - apresentação especial com a cantora de Natal/RN, Khristal, apresentando o show “Coisas do Preto”. Maiores informações Seção de Divulgação do Sesc-RO (69) 3229-5882 ramais 208/220 www.ro.sesc.com.br.
*******
Aí já na hora de corrermos para a Queop’s aplaudir o show do Grupo Renato e Seus Blue Caps.
********
Pra quem gosta da boa música pop ou rock, Renato e Seus Blue Caps é uma boa pedida.
*******
Coelho de Lima o radialista/empresário é o responsável pela vinda do melhor Conjunto do tempo da Jovem Guarda a Porto Velho.
*******
Venhamos e convenhamos, Renato e Seus Blue Caps é tudo de bom.
*******
Apesar da idade dos meninos que supera os sessenta...
*******
Como música não tem idade e bom músico não esquece a partitura.
******
Nada melhor do que assistir e aplaudir o show dos coroas que sabem tocar o melhor do rock-and-roll.
******
Vamos combinar!
******
Às 116h vamos até a Escola Senador Darci Ribeiro - bairro Esperança da Comunidade...
*******
Aplaudir a apresentação musical do Grupo Três nos Trilhos.
******
Depois de sentirmos que os três realmente estão nos trilhos...
******
Vamos assistir o documentário do Seu Minervino no Sesc Esplanada.
******
E logo depois a apresentação dos compositores cantores. Aí sim na V Mostra Sesc de Música.
*******
Depois, encerrando a programação da V Mostra Sesc de Música vamos curtir o show da cantora Khristal, “Coisas do Preto”.
*******
Se você quiser ficar vendo coisa de preto, é só não sair da Quadro do Sesc.
*******
Mas, se for fã da música chamada de “Jovem Guarda”...
*******
Pega tua namorada, teu caso, teu bofe, tua esposa, teu namorado e vai correndo pra Queop’s assistir o show do Renato e Seus Blue Caps.
******
Amanhã não tem nada, a não as feijoadas servidas em quase todas casas de pasto de Porto Velho.
Renato e Seus Blue Caps canta em PVH
Acontece na casa de espetáculos Queop’s o show da Banda Renato e Seus Blue Caps, uma promoção do radialista Coleho de Lima, da Rádio Parecis FM. O Conjunto tem inúmeros fãs em Porto Velho e por isso foi escolhido a partiricpar da festa de aniversário do Programa de Coleho de Lima. Vamos lembrar algumas passagens da história do Conjunto:
O "embrião" do conjunto Renato e Seus Blue Caps são os três irmãos da família Barros: Renato, Paulo Cezar e Edson (Ed Wilson). No final dos anos 50, influenciados pelo gosto musical da família, e pelo Rock’n roll de Elvis, Little Richard e Bill Halley, os rapazes começaram a imaginar que poderiam participar de programas de rádio, fazendo mímica das músicas de sucesso, algo que era bastante comum naquela época. Após uma apresentação desastrosa na rádio Mayrink Veiga, no programa "Hoje é dia de Rock", de Jair de Taumartugo, passaram a se dedicar à música ao vivo. Passavam horas trancados, aperfeiçoando a técnica em seus instrumentos. Paulo Cezar, por exemplo, começou tocando piano com dois dedos, e posteriormente, percebeu que seu negócio era o contrabaixo. Até aí não havia sido formado um conjunto, e haviam adotado o nome de "Bacaninhas do Rock da Piedade", numa alusão ao bairro em que foram criados, no Rio de Janeiro. Logo se juntaram aos irmãos Barros os amigos Euclides (guitarrista) Gélson (baterista) e o saxofonista Roberto Simonal (irmão do cantor Wilson Simonal).
Já com o nome de Renato e Seus Blue Caps, inspirado em Gene Vincent, o grupo se apresentou no mesmo programa, tocando e cantando "Be-bop-a-lula", e obteve o primeiro lugar da semana, e posteriormente, o prêmio de melhor do mês.
Em 64, graças à insistência de Roberto Carlos e Rossini Pinto, o grupo é contratado pela CBS, lançando um compacto duplo. Depois de 28 anos na mesma gravadora, a banda se transfere, em 1982, para a RCA, lançando inicialmente um compacto simples, e no ano seguinte, o excelente LP "Pra Sempre". Porém, após esse disco, o conjunto ficou 4 anos (1983-1987) sem gravar, até que a volta aos lançamentos fonográficos se deu na Continental, com o LP “Batom Vermelho”, um sucesso de vendas e de execução, que trouxe o grupo novamente à mídia.
Já em 2000, os Blue Caps participam de 3 CDs promocionais em homenagem a Roberto Carlos, e no final de 2001, o esperado disco Ao Vivo é lançado pela Warner, junto com mais 5 faixas inéditas. Vale destacar que Renato e Seus Blue Caps jamais deixou de excursionar pelo país e realizar shows e apresentações.
Atualmente, com 42 anos de carreira ininterruptos, o conjunto está prestes a entrar para o Guiness Book, como o mais antigo do planeta em atividade.
Fonte: Sílvio Santos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando