FEST CINEAMAZÔNIA
Longa
Corumbiara
será exibido
em 2009
O diretor e documentarista Vincent Carelli está confirmado como convidado do Fest Cineamazônia 2009, com o longa metragem Corumbiara. O documentário registra a ação de um grupo de sertanistas da Fundação Nacional do Índio (Funai) na tentativa de proteger os remanescentes de uma etnia, massacrada por fazendeiros, no Sul de Rondônia. O Fest Cineamazônia está previsto para acontecer, no período de 7 a 12 de dezembro deste ano, em Porto Velho (RO).
O conflito narrado no filme Corumbiara durou anos, e, basicamente dizimou uma raça brasileira, os índios Kanoês. Fazendeiros contrataram pistoleiros para matar os nativos e ocupar as terras de forma irregular. O documentário foi gravado em 1995, período em que Carelli, juntamente com funcionários da Funai, passaram dias na mata à procura dos índios isolados. A expedição conseguiu localizar apenas um casal dessa etnia.
O filme de 117 minutos tem classificação livre e foi finalizado em 2009. Será exibido no Fest Cineamazônia como convidado. No Festival de Gramado ganhou o prêmio principal Melhor Filme, além de ser premiado também nas categorias Melhor Diretor, Melhor Filme do Júri Popular, e Melhor Montagem.
Para o curador do Fest Cineamazônia, Jurandir Costa, a presença desse filme enriquece o festival e provoca nova discussão sobre os conflitos por terra no Brasil, principalmente na região Amazônica.
O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Semed, Secel e Bancada Federal de Rondônia.
Aniversário
Boi bumbá e quadrilha
Na festa para PVH
O show oficial de hoje acontece com a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural
A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna, prossegue com a programação relativa aos 95 anos de criação do município de Porto Velho, neste final de semana. De acordo com o presidente da iaripuna Altair dos Santos Lopes – Tatá, após o sucesso com o show Prisma Luminoso que aconteceu sexta feira passada na Carlos Gomes em frente ao Villas Bar, a coordenação optou por apoiar e transformar no principal atração da festa do município o espetáculo “A Fina Flor do Samba” que vem acontecendo todas as sextas feiras no Mercado Cultural sob a direção do músico compositor Erneto Melo.
A Fina Flor do Samba conta com a participação dos músicos Silvio Santos, professor Walci, Chiquinho do Cavaco, João Carteiro, Cabeça, Carlinhos Maracanã, Heitor Almeida, Enio Melo, Oscar Knight, Beto Ramos, Waldison Pinheiro e muitos outros. “Essa turma toda leva suas companheiras que cantam e tocam na roda de samba”, disse Ernesto Melo.
Antes do inicio da Fina Flor do Samba, a prefeitura realiza mais uma Pré-conferência Municipal de Cultura ás 18h e as 19h30 é a vez do DOCTV IV apresentar o filme, “Engarrafados”.
A Fina Flor do Samba começa às 20h30.
“Sábado a partir das 9 horas, Projeto: Música instrumental para todos em todo lugar”, na praça Getúlio Vargas.
Mostra Folclórica (Quadrilhas e Bois Bumbas a partir das 19h na praça Aluízio Ferreira.
Domingo o cantor Luan Maia se apresenta a partir das 21h na Praça Aluízio Ferreira..
No teatro Banzeiros a Cia. do Traço apresenta sábado e domingo a partir das 20horas.
A festa dos 95 anos do município de Porto Velho, apresenta a partir das oito e meia da noite de hoje no Mercado Cultural, o espetáculo musical. A Fina Flor do Samba.
*********
Esse projeto vem acontecendo há algumas semanas, por iniciativa do compositor Ernesto Melo.
********
Como o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes – Tatá vem desenvolvendo uma política de valorização dos nossos artistas.
********
Aproveitou o gancho do aniversário de Porto Velho e colocou a “roda de samba” na programação oficial.
*******
Hoje a turma que participa da Fina Flor do Samba, vai contar com sonorização, iluminação e muitas coisas mais, acho que até uma cervejinha por conta da municipalidade.
********
Quando se fala por conta da municipalidade o Zizi se treme todo de preocupação. É que quando o coquetel é oficial a grana demora a sair
*******
De qualquer maneira, Erneto Melo e dona Erenir convocam a turma para estar na porta do bar do Zizi pelo menos às 19h30.
********
O samba mesmo só começa depois da oito e meia.
********
Por falar em homenagem.
********
Hoje a equipe do Hospital de Guarnição do Exército comandado pelo Dr. Aciole.
********
Presta homenagem ao “General” Manelão da Banda do Vai Quem Quer.
*******
Manelão que deveria embarcar na madrugada de hoje para Campinhas (SP).
********
Adiou a viagem só para receber a comenda das mãos do amigo Aciole.
********
Enquanto isso, a escola de samba Os Diplomatas abre inscrições aos compositores que quiserem participar do concurso de samba enredo para o carnaval de 2010.
*******
Dois compositores já estão ensaiando seus sambas:
********
Carlinhos Maracanã cujo samba vai ser defendido pelo Banana Split.
********
E o Aluízio Guedes que vai contar com o gogó de ouro do Walfredo da Esquina.
********
Falta apenas à assessoria da escola de samba enviar a programação com a data da realização da festa.
********
Por falar em escola de samba.
********
A Família Asfaltão, realiza nesta sexta-feira 25, na comunidade, sob a Tenda do Tigre, a rua Jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas, o evento intitulado como "Fim de Tarde".
********
Além de integrar a comunidade, brincantes e simpatizantes, esta atividade tem o objetivo de promover também uma integração entre músicos e compositores de outros estilos musicais, como a MPB e o Regional, com a turma do samba.
********
Tem ainda o objetivo de levar este estilo musical a pessoas que ainda não conhecem ou não tiveram a oportunidade de acompanhar de perto este tipo de apresentação.
*********
Então não esqueça! Hoje, a partir das 18h, na Tenda do Tigre, na rua Jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas.
*********
Voltando a festa do município.
********
O artista plástico Assis Shathobriand abre a exposição “Empório”, hoje às 19h no Mercado Cultural.
*********
Vamos a uma breve trajetória do artista
********
Aos seus 17 anos, Assis Shathobriand, migrou para o estado do Amazonas em Manaus, para estudar no Instituto Agro Industrial – IAI - onde cursou agronomia, psicologia, musica, teatro e artes plásticas, expressões teatrais, direção e autoria de peças teatrais, cursos nas artes de modo renascentistas, contemporâneo, moderno, abstrato, realismo, sul-realismo, culturas étnicas (indígenas, maias, astecas, barbadianas, afro, africanas, européias e norte americanas).
********
Herdando de seu pai o dom na Arte de pintar, pois o senhor Jose de Almeida da Silva, era hábil em desenhar plantas de construção civil (desenhista arquitetônico), e foi daí, que o observando, descobriu o dom para o desenho. Sendo então que naturalmente começou a se destacar no colégio, aos trabalhos de desenhos e pinturas.Já de sua mãe, Zélia Rita Santos da Silva, que foi Coordenadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde tinha habilidade para fazer peças teatrais e musicais, onde também herdou o dom artístico pára a musica.
*********
E hoje aos seus 42 anos, já participou de varias exposições em Porto Velho, e têm o privilegio de ter suas telas em alguns países como: Cataniceta na Itália, Estados Unidos, Flórida, Menphis, Portugal em Lisboa.
*********
“Quando a minha arte começar a salvar vidas, nem que seja uma só Vida, aí sim eu serei um grande artista, por enquanto eu ainda estou engatinhando.", escreve Assis Shathobriand
*********
A exposição fica no Mercado Cultural até o dia 11 de Outubro.
*********
E agora?
********
Vamos para a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural cambada!
Nota do Ministro da Cultura
O Ministro da Cultura Juca Ferreira manifesta-se sobre a aprovação da PEC 150 e do PNC pelas Comissões na Câmara dos Deputados.
Os parlamentares deram hoje mais duas provas de que este é o Ano da Cultura no Congresso Nacional. Por unanimidade, foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados o Plano Nacional de Cultura, que dá marco legal para as políticas da área pelos próximos 10 anos. Ainda na Câmara, a Comissão Especial que analisava a PEC 150 aprovou, também por unanimidade, a proposta que destina 2% do orçamento federal para as políticas culturais.
Com o apoio dos parlamentares conseguimos dar um avanço claro na área, com duas ferramentas estratégicas para a nação. Após a aprovação final, essas propostas darão base legal para sustentar, a longo prazo, a cultura como como algo vital para os brasileiros e uma das áreas prioritárias no desenvolvimento de nossa nação.
Este avanço se traduz na garantia crucial de recursos para a área, mas seu alcance é muito maior. Significa que, uma vez aprovados estes instrumentos, nós brasileiros enfim surgiremos como pessoas e nação que se cultiva, que abandonam definitivamente o complexo de vira-latas apontado por Nelson Rodrigues, para, enfim, assumir-se no mundo como seres afetos à cultura - a cultura que nos traduz, explica, alimenta e posiciona no mundo -.
Juca Ferreira
Ministro de Estado da CulturaFonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/