Quarta-feira, 26 de maio de 2010 - 05h55
CINEMA
Programação do Festival Curtamazônia
O 1º Festival de Cinema Curta Amazônia começou na manhã de ontem 25, com exibição no Teatro 1 do Sesc Esplanada de filmes inscritos para a Mostra Paralela. De acordo com a programação distribuída pela coordenação do festival, a abertura oficial aconteceu ontem às 19h45 com show das dançarinas do Boi Bumbá Malhadinho de Guajará Mirim.
“É o Curtamazônia começando com força total, trazendo cultura e contribuindo com a nossa história, através do cinema que é uma das artes do entretenimento, além dessa contribuição é também possibilitar mais atividades culturais para a nossa população de Porto Velho”, afirma Carlos Levy – Idealizador do evento.
Conheça os bairros que acontecerão as atividades do Curtamazônia/2010, com a participação direta do Festival na Comunidade, com filmes selecionados e exibidos gratuitamente nos bairros escolhidos para essas exibições, sendo possível graças ao apoio da Fundação Iaripuna que nos viabilizou os locais públicos juntamente com a Comunidade dos Bairros.
Mostra Cinema na Comunidade:
Filmes: O Cinegrafista de Rondon, Ikatena, vamos caçar? Catador de Sonhos; Doido Lelê; E agora o que nois ramú cume?, Miró, preto, pobre, poeta e periférico; O homem chamado Moisés; Dossiê Rê Bordosa; O Parceleiro – uma epopéia no meio da floresta; Vestígios do Tempo; Os anjos do meio da praça.
* Dia 25/5 – Bairro Baixa União (Tenda do Cinema)
- Av. Rogério Weber – fundos do prédio do TRE/RO.
- Horário: 19 às 21 horas
* Dia 26/5 – Bairro São Sebastião/próximo à Balsa do Rio Madeira
- Av. dos Imigrantes ao lado do Box da PM/RO.
- - Horário: 19 às 21 horas
* Dia 27/5 – Bairro Centro
- Praça Jonatas das Pedrosas/Rua Barão do Rio Branco.
- Horário: 19 às 21 horas
* Dia 28/5 – Bairro Tucumanzal
- Rua Goiás com Rua Tulipa, em frente ao Box da PM/RO.
- Horário: 19 às 21 horas
* Dia 29/5 – Bairro Rio Candeias
- Praça do Rio Candeias, Estrada dos Japoneses.
- Horário: 19 às 21 horas
MARACUJÁ
Eliminatórias acontecem
Sábado no Bingool
Oito grupos folclóricos disputam o direito de se apresentar no Flor do Maracujá 2010
A Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia realiza neste final de semana, as eliminatórias entre os grupos de quadrilha que pretendem se apresentar, durante a XIX Mostra de Quadrilhas e Boi Bumbás do Arraial Flor do Maracujá. Entres os grupos que tentarão a classificação para festa maior do folclore rondoniense, estão: Arrasta Pé de Candeias, Forte Príncipe, Mocidade Junina e Nação Caipiras do Norte, todos na categoria quadrilha adulta. No seguimento quadrilha mirim temos, Matutinhos do Triângulo Lascando o Cano, Forte Príncipe, Raio de Luz e Caçulinha do Norte.
Quatro vagas estarão sendo disputadas, sendo duas na categoria adulta e duas na categoria mirim. De acordo com o presidente da Federon Fernando Rocha. “O espaço do Bingool foi uma exigência dos grupos que estarão participando das eliminatórias”.
A Comissão de jurados está sob a responsabilidade do Diretor de Cultura da Fundação Iaripuna Gregory. “Essa parceria vem acontecendo há alguns anos, até porque, quem apóia culturalmente nosso evento, é a prefeitura”, disse Fernando Rocha.
O evento vai acontecer sexta feira, sábado e domingo (28,29 e 30), no espaço Bingool da Rogério Weber, começando sempre às 20 horas, com entrada franca.
Atenção! Muita atenção!
*******
Hoje é dia de se movimentar de alguma maneira. Tudo na tentativa de fazer de Porto Velho mais uma vez campeã no dia do desafio.
*******
Quem coordena o evento em Rondônia é o Sesc.
******
O slogan do dia do Desafio é o seguinte: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.
******
O evento é umacampanha de incentivo a prática regular de atividade física em benefício à saúde e qualidade de vida, realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio.
*******
Para aumentar o alcance dessa campanha pela saúde integral dos indivíduos, o Dia do Desafio propõe formas inovadoras e democráticas para levar a atividade física a todos os tipos de comunidades e de culturas, fundamentado na alegria, na diversão e na criatividade e ressaltando a arte do convívio, proporcionado pelo esporte.
*******
O êxito desse projeto intercontinental deve - se aos órgãos municipais e aos coordenadores do Dia do Desafio, que assumem a responsabilidade de superar as distâncias que nos foram impostas em relação às cidades correntes e propõem estimular os cidadãos a encontrarem mecanismos capazes de promover a saúde, a integração e a unidade de ações para uma qualidade de vida.
*******
Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o número oficial de habitantes do município.
********
A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são os cidadãos.
*******
SESC - Administração Regional no Estado de Rondônia e as Prefeituras de 30 municípios inscritos convidam a todos a interromper a rotina diária e praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva.
******
Ressaltando que as Prefeituras participantes estarão disponibilizando um número de telefone onde a população poderá informar qual atividade que estará praticando e quantas pessoas estão participando.
*******
Em Porto Velho todos que desejarem participar poderão estar ligando para telefone 3223-8888 e informar a sua adesão ao evento.
******
Programação SESC:
******
Dia 26 a partir 8h15min – Durante todo o dia atividades de recreação, esporte, forró na Unidade do SESC Esplanada.
*******
Às 18h na Unidade Sesc Esplanada – Aulão na Academia;
Às 19h na Unidade SESC Esplanada Show “Caiari” a dança dos Banzeiros – com Paulinho Rodrigues e Banda Wakumã;
*******
Sesc Centro às 16h – atividade esportiva e recreativa;
*******
Mais informação. Assessoria de Comunicação 3229-6006 / 92486703
Sesc Rondônia.
A abertura oficial do Dia do Desafio sob a responsabilidade da prefeitura municipal de Porto Velho tem a seguinte programação:
*******
Local:Prefeitura Municipal de Porto Velho - Palácio Tancredo Neves, Praça João Nicolete, Av.: Dom Pedro II.
********
Data:26.05.2010 – Quarta Feira - Hora:08h30.
********
Contato Coordenação: (69) 9202-3455 – Wanessa; (69) 3901-3634 - Gabinete
*******
Vamos nos movimentar pelo menos durante 15 minutos cambada e fazer Porto Velho campeã mais uma vez!
******
Amanhã tem seresta no Mercado Cultural.
*******
Segundo o Heitor Almeida um dos responsáveis pela programação, o encontro dos boêmios de Porto Velho está marcado para começar às 20 horas.
*******
Entre as atrações encontramos, Fátima Miranda, Orismilde Kabeça, Tonhão dos Teclados, Walme (bateria), Enio Melo, Fernando do cavaquinho e até o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes o Tatá vai arriscar alguns acordes vocais.
*******
Dois jovens, Maicon e Iago estarão se apresentando. “São minhas revelações seresteiras”, afirma Heitor.
Sendo assim, vamos agendar para a amanhã a “Seresta no Mercado Cultural”.
*******
Diretor da prefeitura de Cacoal:
*******
Convite
*******
"Onde há música não pode haver maldade." (Miguel de Cervantes)
A prefeitura de Cacoal por meio da Fundação Cultural, convida V.S.ª e família para prestigiarem a II Mostra Instrumental – Cordas e Sopro – Que contará com a apresentação dos seguintes grupos:
*******
Musica na Comunidade – Cacoal
*******
Trio Cantabile - Pimenta Bueno
********
Orquestra em Ação – Ji Paraná.
*******
DIA – 28/05/2010 - 20 HORAS - Teatro Municipal.
********
Na oportunidade acontecerá a entrega da premiação dos Concursos de Redação e de Fotografia.
*******
Agora vou me preparar para Desafio: Porto Velho X Villa Nuevada Guatemala.
LGBT
Segmento poderá usar nome social
O movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Travestis, Bissexuais, Transexuais e Transgênicos) conseguiu duas vitórias junto ao Governo Federal na sua luta em defesa dos direitos dos integrantes do segmento. A primeira diz respeito aos companheiros homoafetivos dos homossexuais que são servidores do Ministério das Relações Exteriores. Eles terão, a partir de agora, direito a passaportes oficiais ou diplomáticos. A outra vitória trata da permissão de uso para os servidores, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, do nome social adotados por aqueles que são travestis ou transexuais.
A primeira medida foi regulamentada por Carta Circular que já foi enviada às embaixadas e consulados com as normas estabelecidas pelo Itamaraty. O documento, que oferece aos companheiros homoafetivos o mesmo tratamento dispensado aos casais heterossexuais, foi distribuído para representações diplomáticas de 207 países. O passaporte diplomático será entregue a quem estiver registrado na Divisão de Pessoal do Itamaraty como dependente de assistência médica, benefício estendido a parceiros homossexuais em 2006.
“É um marco na história do segmento. Foi uma decisão acertada que só reafirma um direito”, comentou o presidente da Associação Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (ABGLT), Toni Reis.
Para o uso do nome social, regulamentado pela Portaria nº 233, de 18 de maio de 2010 em consonância com a política de promoção e defesa dos direitos humanos, o servidor deve encaminhar requerimento ao Departamento de Recursos Humanos do ministério ou órgão público ao qual está vinculado reivindicando o direito. Os órgãos públicos terão 90 dias para promover as necessárias adaptações nas normas e procedimentos internos, para a aplicação do disposto na portaria.
Durante a 1ª Marcha Nacional LGBT contra a Homofobia, realizada no último dia 19 em Brasília, cerca de 1.500 pessoas do segmento de todos os estados da Federação, reivindicaram ainda a instituição no Brasil, por decreto presidencial, de 17 de maio como o Dia Nacional contra a Homofobia. Nesta data, no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou o homossexualismo da lista de doenças mentais.
A Marcha Nacional do segmento LGBT reivindicou também: a Garantia do Estado Laico; o combate ao Fundamentalismo Religioso; o cumprimento do Plano Nacional LGBT na sua totalidade; a aprovação imediata do Projeto de Lei da Câmara nº 122/2006, que estabelecerá normas de combate a todo tipo de discriminação, incluindo a homofobia; e a decisão favorável, no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a união estável entre casais homoafetivos, bem como a mudança de nome de pessoas transexuais.
“A 1ª Marcha Nacional LGBT contra a Homofobia será um divisor de águas da militância brasileira. Já estamos articulando a segunda edição desta manifestação para 2011″, comemorou o presidente da ABGLT, Toni Reis. O Ministério da Cultura apóia o segmento, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, com a realização de ações, como editais de premiação de iniciativas culturais, inseridas no Programa Brasil sem Homofobia da Presidência da República.
(Heli Espíndola- Comunicação/SID)
Fonte: Sílvio Santos.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando