Terça-feira, 26 de outubro de 2010 - 06h17
Vivian Gabriele vence
1º Fecafum com Palpite
O festival reuniu funcionários municipais de PVH no Mercado Cultural
O Festival da Canção dos Funcionários do Município – FECAFUM que aconteceu no Mercado Cultural nos dias 24 e 25 reuniu 11 participantes representantes das secretarias municipais.
Sábado apesar da chuva insistia em cair no centro antigo de Porto Velho, o Mercado Cultural recebeu um público considerado pelos organizadores como razoável. “Em virtude do pouco tempo de divulgação o público está bom”, disse Heitor Almeida idealizador do evento. Dos 13 candidatos inscritos apenas 11 compareceram: Jéferson, Sergio Gomes, Raiane, Rosalino, Célia Silva, Jeferson Avellar, Jocilene Oliveira, Rogério Cabral, Vivian Gabriele e a dupla Antônio & Paixão. De acordo co o regulamento apenas seis foram classificados para a finalíssima que aconteceu na noite de domingo também no Mercado Cultural. Os júri foi formado pelo jornalista, compositor e cantor Silvio Santos, pela produtora cultural formada em letras, cantora e compositora Ceiça Farias e pelo fotografo restaurador de fotografias, músico e escritor Beto Ramos, que após ouvir os seis candidatos classificados, elegeram os seguintes: 1º lugar com 88,0 pontos Vivian Gabriele da Semusa que interpretou a música de Vanessa Rangel “Palpite”; 2º lugar com 85,3 pontos Rosalino da Semed com a música de Geraldo Espíndola “Vida Cigana”; 3º lugar com 83,4 pontos Jéferson Avellar da Semed com a música da Oficina G3 “Magia Alguma”; 4º lugar com 83,2 pontos Sergio Gomes do Gabinete com a música de Carlos Colla e Gilson “Verdade Chinesa”; 5º lugar com 82,5 pontos com a música de Edgar Ferreira “Forró Limoeiro” e em 6º lugar Raiane da com a música de Jamily “Campeão Vencedor”.
Os três primeiro colocados irão receber a seguinte premiação R$ 3, 2 e 1 Mil durante a festa em comemoração ao dia do servidor que vai acontecer no dia 27 na casa de espetáculo Milenium 21 com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e seu secretariado.
A programação cultural do final de semana foi das melhores.
********
Apesar da chuva que caiu na boca da noite de sexta feira, o Fina Flor do Samba com o grupo “Sem Moderasom” bombou.
*******
Mesmo com a sonorização tendo que ser montado pelo lado de dentro do Mercado Cultural o que acusticamente falando não é lá essas “Brastemp”, Ernesto e sua turma não deixou a peteca cair.
*******
Aliás, o que caiu foi o tan tan (rebolo) do Karatê que na muvuca formada em torno dos músicos, desapareceu. Sumiu e ninguém viu e nem sabe dizer qual foi o engraçadinho que talvez, por achar que o instrumento era um “kubo” de cerveja o levou.
******
Brincadeiras a parte! Você que levou o instrumento do Karatê, por favor, devolva o mais urgente possível.
*******
Bom! Sábado foi à vez do 1º FECAFUM eita sigla invocada.
*******
Onze candidatos participaram do Festival da Canção dos Funcionários do Município – PVH.
*******
Posso garantir que a prefeitura está bem servida de cantores.
*******
Foi difícil para os jurados Ceiça Farias, Beto Ramos e Silvio Santos selecionaram apenas seis para a finalíssima.
*******
A grande surpresa, principalmente para esse escriba e também para a Ceiça Farias foi a peformance do jornalista Sergio Gomes.
*******
O editor do jornal da integração da Rádio Caiari leva jeito pro negócio.
*******
Com um pouquinho mais de ensaio Sérgio Gomes vai concorrer com os cantores profissionais da noite.
*******
E olha que ele escolheu para cantar a canção “Verdade Chinesa” que não é fácil de ser interpretada e o cara deu conta do recado.
*******
Ficou em quarto lugar quase desbancando o Jéferson um cantor que tem uma voz muito bonita e que só não ganhou o título porque não foi bem no quesito peformance.
*******
Agora, como o regulamento não proibia, o Rogério Cabral que além de ser profissional da noite é professor na escola de música Jorge Andrade, só conseguiu o 5º lugar ao cantar o Forró Limoeiro, num arranjo do João Bosco que foge totalmente das características da música que foi eternizada pelo Jackson do Pandeiro. “Eu fui pra Limoeiro e gostei do forró de lá...
********
A jovem Vivian Gabriele surpreendeu a todos, inclusive as torcidas dos demais candidatos, pelo bonita, voz, interpretação e peformance no palco.
*******
Levou os R$ 3 Mil do primeiro lugar sem contestação alguma.
*******
Em suma, os organizadores do 1º FECAFUM estão de parabéns.
*******
Heitor Almeida o idealizador do festival. Leninha, Gregore e todos da equipe em especial o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes Tatá e a vice presidente professora Berenice Simão.
********
Segundo Heitor Almeida no próximo ano, o Festival será dividido em duas categorias: Interpretação e Composição Inédita.
*******
Mais uma vez parabéns aos coordenadores do evento.
*******
Ia esquecendo o Kaká da FM 95,1 que deu um show como apresentador do festival.
*******
Após o Festival fomos até a Feira do Porto na praça Aluizio Ferreira.
*******
E lá apreciamos e aplaudimos a apresentação da Escola Municipal de Dança que fez justa homenagem ao professor Adair Alma falecido recentemente.
********
Apreciamos apresentação de balé clássico e Jaz e ritmos dos anos sessenta como o rock 'n' roll.
*******
Para completar nossa rodada de boas noticias cultural, recebemos e-mail do Ariel presidente da Federação das Escolas de Samba dando conta que o projeto Carnaval 2011 já foi entregue ao presidente da Iaripuna Tatá.
********
Já conversando com o Tatá durante do FECAFUM fui informado, que foi agendada com a chefe de gabinete Miriam Saldaña uma reunião que vai acontecer ainda esta semana para discutir o assunto.
*******
Ta vendo!
SECEL
Curso de Direção de Fotografia para Cinema
Terminou dia 22 de outubro o Curso de Direção de Fotografia, oferecido e realizado pela Fundação Joaquim Nabuco e Canne - Centro Audiovisual Norte-Nordeste, de Pernambuco, em parceria com a SECEL que apoiou o curso dando a logística local e ABD/RO que fez o interface com os realizadores e contato com os profissionais para participação no curso em Porto Velho.
Participaram profissionais de diversos segmentos do audiovisual rondoniense (capital e interior), fotógrafos, documentaristas, cinegrafistas e produtores dos veículos de comunicação, produtoras locais.
Na avaliação de Alziro Barbosa (Professor do Curso), os profissionais demonstraram total interesse no curso, com o aproveitamento integral das aulas práticas-teóricas, onde puderam interagir durante as mesmas, sendo possível se obter um “feedback” durante o curso.
Profissionais tiravam suas dúvidas e aumentaram o conhecimento teórico-prático através das aulas diárias e apreenderam novas técnicas, dicas e macetes que ajudarão a melhorar as produções e finalizações em seus futuros trabalhos, adequando-se a cada área de atuação no mercado em Rondônia, com informações atualizadíssimas do mundo do cinema e audiovisual brasileiro.
A Oficina de Direção de Fotografia para Cinema foi realizada, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho e foi ministrada por Alziro Barbosa cuja formação é de Mestre e Bacharel em Direção de Fotografia pelo VGIK - Instituto Estatal de Cinema da Rússia, Bacharelado com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo.
Para Luiz Brito, “a bandeira de luta da ABD/RO é proporcionar e buscar parcerias nacionais e regionais para realização de cursos e treinamentos dessa natureza, prova disso que além desse curso de Direção de Fotografia, ainda teremos o curso de Desenho de Som – Captação, no período de 8 à 13 de novembro.
Além de lutar nos meios públicos e privados em busca da concretização de editais para fomentar e incentivar o audiovisual em Rondônia, pretendemos ainda, num futuro próximo fortalecer a classe de produtores e realizadores que buscam na arte de filmar e registrar os seus objetivos retratando através da cultura cinematográfica amazônica e registrando assim os acontecimentos e costumes de nossa região, relacionados com o crescimento de demandas em busca da criação e fortalecimento de um Pólo Produtor de Cinema e Audiovisual em Rondônia, estabelecendo parcerias para especializar e treinar mão-de-obra num mercado cada vez mais competitivo.
E, aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Secretário da SECEL, Jucélis de Freitas, a gerente de Cultura Bebel e sua equipe de apoio, Alequis Campos que nos forneceu equipamento de iluminação, além de colaboradores e os participantes que foram contemplados com o referido curso, tudo gratuitamente e que receberão certificado de conclusão”.
Fonte: Ascom/ABD/RO
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando