Quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 - 06h39
BAILE MUNICIPAL:
Um Mergulho no Rio Madeira
Os artistas trabalharam as fantasias da Corte nas cores da bandeira do município
A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, realiza na próxima sexta feira dia 29 no Clube Kabanas, o 5º Baile Municipal da era Roberto Sobrinho. Pela primeira vez, a equipe do Departamento Artístico da Iaripuna vai realizar um Baile Municipal temático. “Contratamos os artistas Lu Silva e Ariel Argobe que idealizaram o tema “Um Mergulho no Rio Madeira” para o baile e para a Corte do Rei Momo”, informa o diretor de Cultura Greg.
Segundo os Artistas Plásticos Ariel Argobe e Lú Silva, a proposta estética do Projeto Corte do Rei Momo e do Baile “Um Mergulho no Rio Madeira”, evidencia a identidade e a cultura local por meio das formas e da temática que definem as fantasias e os adereços da Corte do Momo folião e de seus súditos beradeiros, ribeirinhos e caboclos. Trata-se de uma empreitada que caminha na direção da valorização das potencialidades artísticas da região e da consolidação de um comportamento cultural próprio do Município de Porto Velho. Busca a visibilidade das peculiaridades regionalizantes dos nossos folguedos e manifestações da cultura imaterial, com claros e fortes contornos plásticos e comportamentos visuais definidores de uma identidade cultural local.
O Monarca da quadra momesca se apresentará, no carnaval de 2010, como o “Rei Momo do Rio Madeira”, e estará ladeado pela Rainha do Lago Cuniã. Ainda compõem a Corte do Monarca Caboclo, as Princesas Cunhatãs; o trio amoroso Arlequim Pele Curta, Pierrot Cutuba e Colombina do Gogo da Ema. A Banda Carnavalesca “A Furiosa da Madeira-Mamoré” animará a Corte de Momo, juntamente com o Bobo Jango (importante ator do teatro de rua já falecido).
“Nosso sonho era que a cerimônia para entrega da chave da cidade (simbolizada pelo peixe Tucunaré) ao Momo folião, acontecesse em local simbólico, como por exemplo, o Porto do Cai N’água ou a Praça da Madeira-Mamoré”, disse Ariel. Assim, os artistas proponentes acreditam na preservação e perpetuação da nossa memória que, neste carnaval, revestirá com a estética e com fatos da nossa história e tradição local, a plástica da Corte do Monarca Caboclo, evidenciando, desta forma, para o grande público, aos foliões e a todos aqueles que para cá se dirigem em busca de emprego e realização de sonhos, as tradições da cidade, a partir de uma arte local comprometida com a construção de novos olhares, referenciados no jeito de ser, fazer e pensar do homem amazônico.
Na edição de segunda feira passada publicamos matéria sobre os blocos carnavalescos de Porto Velho.
********
Acontece que não sei como foi que consegui fazer à maior “lambança”, na hora de informar a quantidade de blocos que estarão desfilando oficialmente no carnaval de Porto Velho em 2010.
*******
Se o leitor amigo prestou atenção, viu que na linha de apoio está escrito que são 27 blocos, na matéria propriamente dita constam 26.
*******
Enquanto em determinado parágrafo escrevi que serão apenas 24 blocos.
********
Parece até que tinha “’fumado” alguma coisa estragada.
*******
Sem falar que ainda esqueci de nomear alguns blocos como alerta o leitor.
********
Davi Souza que nos enviou o e-mail.
********
“Boa tarde meu amigo, gostaria de saber noticias desses blocos:
********
Trem das Onze, Bloco Mip, Pinto, bloco do Lixo, Tô nem Ai, Bloco do Sintero, como foi publicado na coluna lenha na fogueira o cronograma de desfiles dos blocos só prever o desfile de 24 entidades, gostaria de saber se esses outros 6 blocos irão desfilar esse ano e o horário”
********
Então meu amigo Davi Souza! Em virtude do seu alerta, vou aproveitar para corrigir nossa falta de atenção, publicando a relação dos blocos e os dias nos quais cada um vai desfilar.
*********
Bloco Imigrante desfila no dia 5; Até que a Noite Vire Dia e o União Sinistra desfilam no dia 6; Furacão da Zona Sul vai desfilar no dia 7;
********
Depois vamos ter o desfile do Galo da Meia Noite no dia 11.
*********
Dia 12 sexta feira de carnaval, é o dia dos Blocos: Us Dy Phora; Canto da Coruja; Bloco do Alho; Arerê Boys;
**********
A Banda do Vai Quem Quer desfila no dia 13.
*********
Sábado de carnaval dia 13, desfila também o Trem das Onze
*********
Domingo dia 14, desfilam os seguintes blocos: Rio Kaiary, Murupi; Bloco do Pinto, Bloco do Jegue, Bloco Taperebá, Jamaica, Começa o CarnaLeste e desfila o Bloco do Totó.
*******
Segunda feira dia 15, desfila os blocos: Calixto & Cia; Jatuarana Sul e Raça Rubro Negra.
********
Terça feira de carnaval 16, é a vez do desfile dos blocos: Pirarucu do Madeira. Porto Fla e Kagalho.
********
Quanto ao bloco MIP meu amigo Souza até a presente data, não recebemos nenhum comunicado dizendo que ele vai desfilar.
*******
O Bloco do Lixo desfila agregado ao Bloco Galo da Meia Noite.
*******
O Tô Nem Aí parou de desfilar.
*******
O Sintero agora é o bloco Murupi.
**********
As escolas de samba desfilam dia 14 domingo de carnaval: Império do Samba, Acadêmicos do Armário Grande e Diplomatas do Samba.
********
Segunda Feira dia 15: Unidos da Rádio Farol, Acadêmicos do São João Batista e Asfaltão.
********
Se tem mais algum bloco, que nos envie a programação através do e-mail zekatracasantos@gmail.com
*******
E ainda tem os blocos que desfilam agregados à Banda do Vai Quem Quer.
*******
Agora vou provar a fantasia que vou usar no baile municipal na próxima sexta feira.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando