Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 27/07/09


 

Depois do sucesso do festival de teatro “Amazônia Encena na Rua”.

*******
Produzido e apresentado pelo grupo O Imaginário durante cinco dias, nas praças da Caixa D’água e Getúlio Vargas em Porto Velho.

*******
Entramos na semana dos grandes espetáculos musicais.

*******
Tudo começou com o Cordas e Barros da Ceiça Farias, Bira Lourenço e Edgar Melo no Teatro Um do Sesc Esplanada sábado dia 25.

*******
Prossegue na próxima quinta feira com o 5ª Cultural do Basa com o show “Trinca de Reis” que vai acontecer no Teatro Banzeiros.

******
E termina com o espetáculo musical “Diversidade Musical do Beradeiro Silvio Santos”.

********
Esse tem tudo a ver com a gente.

********
Uma vez que o beradeiro do título sou eu que também assino como Silvio Santos.

********
Na realidade o que estou querendo dizer aos amigos.

*******
É que preciso de público,

*******
Preciso da presença do maior número de leitores presente nas poltronas do Teatro Um do Sesc na noite da próxima sexta feira dia 31

*******
Estamos pegado nos ensaios do show musical que pretendemos apresentar durante o espetáculo.

*******
Os músicos Júnior de Castro Alves (teclados), Luciano Santiago (contra baixo), Maicon (bateria), Bira Lourenço (percussão), Carlinhos Maracanã (surdo), Tobá (cavaquinho), Silvio José Santos (violão e voz) e é claro esse amigo de vocês que assina essa coluna como Zekatraca (voz e autor de todas as músicas).

*******
Ainda vamos colocar no palco a Cia. Chagas Peres de dança.


*******
E dançarinas de toada de boi-bumbá comandadas pela Ana Célia.

*******
E mais, será gravado nosso primeiro DVD

*******
Daí a importância de termos a casa cheia.

*******
É por isso que estou apelando aos amigos leitores dessa coluna,

*******
Que prestigiem nosso show musical.

*******
Lembro que o show vai acontecer sexta feira dia 31, no teatro Um do Sesc Esplanada

*******
E tem mais,

*******
É bom que você reserve logo ingresso.

*******
Não existe coisa mais barata no mundo que o ingresso para nosso show.

********
Sabe quanto custa?

*******
Mais que nove e menos que onze reais.

*******
Para assistir um verdadeiro espetáculo musical!

*******
Que é o “Diversidade Musical do Beradeiro Silvio Santos”.

*******
Sabe o porquê desse título?

*******

Porque nele vamos mostrar músicas compostas em ritmos variados como:

******
Reggae, marcha rancho, samba, chorinho, côco, xote, toada de boi-bumbá, salsa e samba de breque.

******
Quer reservar ingresso, liga para 9972-6624.

*******
Por falar nisso!

*******
O Amazônia Encena na Rua terminou ontem.

*******
E deixou saudades.

*******
A gurizada lotou a praça Getulio Vargas e se deleitou com as peripécias da cachorrinha Bolota principal personagem do espetáculo “Os Bichos Também Amam” apresentado pelo grupo Evolução de Porto Velho.

********
Depois a Cia. Será o Benedito entrou em cena com a peça “O Salto” com o palhaço Migué Bruguelo Ditoefeito.

********
E encerrando a sessão criançada

*******
Surge na Praça o Palhaço Café Pequeno da Silva e Psiu

*******
E a gurizada que já estava extasiada com os dois espetáculos que haviam assistido momentos antes.

*******
Não conseguiu conter o riso, tantas as palhaçadas do palhaço do grupo Off-Sina.

*******
Terminou não, anunciou o mestre cerimônia do festival André Alvez.

*******
Vamos subir a ladeira no rumo das Caixas D’água e assistir o espetáculo “As Filhas da Mata” com o grupo O Imaginário.

*******
Aliás segundo Chicão Santos "Filhas da Mata" poderá ser visto em países da União Européia.

********
O produtor, Chicão Santos, já está fazendo os primeiros contatos com especialistas e produtores internacionais para levar em 2010/2011 o espetáculo para fazer uma turnê pelos palcos do Brasil e depois por palcos internacionais.

*******
"Vamos trabalhar um grande projeto que contará com parcerias do Governo Brasileiro, através do Ministério da Cultura, do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, do Ministério da Relações Exteriores, Embaixadas e de Empresas, através da Lei de Incentivo à Cultura e do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio - SESC/BRASIL", diz Chicão.

*******

Com essa notícia o Festival “Amazônia Encena na Rua” foi encerrado.

*******
Ingresso para o show “Diversidade Musical do Beradeiro Silvio Santos” pelo telefone 9972-6624. 





Teatro na Rua

O Imaginário festeja
sucesso de festival

Mais de mil pessoas/noite assistiram às peças apresentadas no Amazônia Encena na Rua

O grupo de teatro O Imaginário de Porto Velho – RO contabiliza pelo segundo ano consecutivo, recorde de público durante a realização do Festival Amazônia Encena na Rua que começou no dia 22 e foi encerrado na noite de ontem com a apresentação do espetáculo “As Filhas da Mata” nas praças das Caixas D’água, Getulio Vargas e Mercado Cultural. “O esforço do Chicão Santos via O Imaginário é nota dez, a idéia de trazer um festival para o estado de Rondônia e conseguir fazer o evento entrar para o calendário cultural do país é complicado. Se cada estado tivesse um Chicão Santos, com certeza teríamos mais festivais e com isso a valorização da arte de representar na rua” disse Marcelo da Cia. Do Lavrado de Roraima. 

Durante os cinco dias de festival foram apresentados 12 espetáculos, várias performances e ainda aconteceram para a capacitação de artistas, 3 oficinas, duas rodas que discutiram a relação do teatro, o público e a cidade. Uma das inovações do festival este ano foi a sessão para crianças que aconteceu ontem, com três espetáculos, na praça Getúlio Vargas e no Mercado Cultural. 

A segunda edição do Festival “Amazônia Encena na Rua” que foi aprovado através do edital 001/2008 (Festival de Teatro e Dança) da Caixa, em 2009 recebeu dois apoios importantíssimos o primeiro do Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O convênio celebrado com a Funarte foi um ato de sensibilidade, através de uma ação conjunto do ator Chicão Santos do O Imaginário, do Ator Marcelo Bones, da Coordenação de Teatro e do Ator Sérgio Mamberte presidente da Funarte. “O que facilitou muito foi o reconhecimento desta gestão da Funarte e pelo trabalho teatral que estamos fazendo na Amazônia. O Imaginário busca em seus trabalhos ser uma referência no teatro na região e com isso cada dia vem lutando por melhores condições para romper as fronteiras geográficas, estéticas e políticas para a arte, em especial para o teatro” Disse Chicão. Outro importante apoio foi o da Prefeitura Municipal de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna.
Parcerias

Além das parcerias acima, O Imaginário também contou com a Delegacia Regional do Sesc em Rondônia. “Já na primeira edição solicitamos a parceria ao Senhor Claudio Feitosa, Diretor Regional do Sesc e prontamente nos atendeu”, lembra Chicão. Outra parceira desde a primeira edição é a Associação Cultural Cuniã e a Casa da Cultura Ivan Marrocos que procuram sempre abrigar, em seus espaços, os artistas e as produções locais e regionais. “As empresas que estão aqui degradando a nossa fauna e a nossa flora, têm que fazer uma compensação enorme do patrimônio imaterial, valorizar o nosso artista o nosso músico, enfim, todos aqueles que trabalham com o patrimônio imaterial da nossa cidade”, disse Chicão Santos. 

Dentre tantos colaboradores do 2º Amazônia Encena na Rua destacamos o produtor que veio do Rio de Janeiro e que todas as noites e em todas as atividades do Festival, estava a frente anunciando os espetáculos, coordenando os debates entre platéia e atores além de ser bastante atencioso com a imprensa André Alvez que nos disse da satisfação em estar contribuindo com a produção do Festival. “Tenho andado pelo Brasil e ainda não consegui ver uma roda de teatro de rua tão volumosa, tão calorosa como aqui em Porto Velho”, disse André Alvez complementando. “Tenho um conceito do artista empreendedor, eu o Chicão, o pessoal do O Imaginário o pessoal do grupo Oficina do Rio de Janeiro, o pessoal da Cia. do Lavrado de Roraima. Todos esses artistas da rede do teatro de rua do Brasil têm esse conceito do artista empreendedor. Então somos fundamentalmente artistas, mas, também produzimos e nos auto gerimos. O Chicão num determinado momento me convidou e lá no Rio de Janeiro fazia a intermediação do O Imaginário com a Funarte e aqui chegamos um pouquinho antes dos demais atores e passamos a colaborar com a produção do festival”, disse André. 

O 2º Festival Amazônia Encena na Rua foi encerrado na noite de ontem, com certeza, deixou saudades e provou que o público de Porto Velho aprecia espetáculos teatrais, o que falta, é a maior freqüência de suas encenações, principalmente em espaços públicos como as praças. 

O Grupo O Imaginário está de parabéns por mais essa iniciativa que contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal Superintendência Regional na pessoa do Rossini. Governo estadual através da Secel, prefeitura Municipal de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, da Delegacia Regional do Sesc na pessoa do Claudio Feitosa além do Ministério da Cultura através da Funarte. 

Fonte: Sílvio Santos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)