Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 27/08/08


 Zekatraca - Lenha na Fogueira 27/08/08 - Gente de Opinião

Anjos da Madrugada:
o novo CD

No próximo dia 26 de setembro, às 22h, no Clube Kabana’s, em Porto Velho, o Grupo Musical Anjos da Madrugada fará a grande festa de lançamento do CD Bazar Amazônico, numa atividade que marca o trabalho do grupo nesses mais de 20 anos de carreira. Trata-se de uma produção que, acima de tudo, contempla parte da belíssima obra poético-melódica dos nossos compositores, músicos e intérpretes locais. O novo CD é patrocinado do Banco da Amazônia, por meio do seu programa de apoio e fomento às iniciativas e manifestações culturais existentes na região. A produção do CD, na fase de concepção, foi garimpar nos anais da tradição musical da cidade, verdadeiras relíquias do seu cancioneiro, como forma de registrar e documentar esse bem patrimonial cultural e exibir ao conhecimento popular o excelente nível técnico-qualitativo das potencialidades locais. No CD Bazar Amazônico repousam composições de Ernesto Melo, Adaídes Batista (Dadá), Binho, Laio, Augusto Silveira, Bainha, Cordeiro Júnior, dentre outros afamados compositores locais. Os trabalhos de gravação, arranjos e mixagem, na etapa Porto Velho, ficaram a cargo do Estúdio Som da Terra. Os interessados em tomar parte na grande noite festiva de lançamento do CD, devem contatar a produção do evento nos telefones 9224-1247 9257-5047 ou pelo e-mail somdosanjos@hotmail.com. Na ocasião do evento, além do show de lançamento, o público será contemplado com uma super noite dançante ao som dos Anjos. Agende, participe!

 



Vem aí o Seminário da Cultura do Estado de Rondônia!

*******
A deputada federal Marinha Raupp é a responsável pela realização do evento, que tem a chancela da Câmara dos Deputados.

******
Em outubro vamos discutir e sugerir aos deputados o que queremos que seja inserido no Plano Nacional de Cultura que está para ser votado na Câmara.

******
Só será votado após as sugestões de todos os segmentos da cultura no Brasil serem analisadas pela Comissão de Cultura da Câmara.

******
Inclusive, se o amigo não teve a oportunidade de participar da reunião que aconteceu segunda-feira passada na Casa da Cultura Ivan Marrocos e nem vai poder participar do seminário...

******
Mas, quer dá sua contribuição!

******
Não precisa ficar apavorado.

******
Basta acessar o site do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br e inserir sua sugestão.

******
É louvável a iniciativa dos deputados, porém, para que o objetivo seja alcançado é necessário que todos os segmentos culturais participem do seminário, dando suas contribuições.

******
Por falar em cultura...

******
Tenho acompanhado as notícias que dão conta de que o Iphan (a pronúncia é Ipan e não Ifan).

******
Está trabalhando a catalogação de todo o acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

******
Inclusive, tem gente trabalhando no Cemitério da Candelária com o objetivo de preservar o que ainda existe das sepulturas dos americanos que morreram durante a construção da ferrovia.

******
Nossa preocupação é quanto aos locais onde o acervo será catalogado.

******
Acontece, que temos visto ao longo dos anos, que as pessoas quando são designadas para fazer alguma coisa sobre a preservação do acervo da estrada de ferro...

******
Não passam do cemitério e da antiga Vila de Santo Antônio.

******
Nem mesmo o Teotônio recebe alguma atenção.

******
Quando das filmagens da minissérie Mad Maria eu e meu amigo Sérgio Ramos, tivemos a preocupação de sair fotografando o acervo da Madeira-Mamoré de Guajará-Mirim a Porto Velho.

******
Não sei se o Sérgio ainda tem as fotografias em seu arquivo!

******
Porém, entre os tantos locais, que hoje podem ser considerados como patrimônio histórico o que mais achamos abandonado foi a localidade ou a Estação de Vila Murtinho.

******
Vila Murtinho fica no hoje município de Nova Mamoré.

******
Para quem não sabe, Vila Murtinho foi a principal estação de embarque e desembarque da Madeira-Mamoré.

******
É em Vila Murtinho, na cachoeira do Caldeirão, que os rios Mamoré e Beni se encontram e formam o Madeira.

******
As pelas de borracha, oriundas dos seringais bolivianos, desciam pelo rio Beni e embarcavam nos vagões da Madeira-Mamoré na Estação de Vila Murtinho.

******
Lá também tem uma capela que com certeza foi construída pelos americanos, além de galpões que serviam de armazém.

******
Tá tudo jogado às traças.

******
Se o acervo em Porto Velho está do jeito que está, imaginem em Vila Murtinho.

******
E as caixas d'água que abasteciam as caldeiras da locomotivas ao longo da ferrovia!

******
O prédio da estação de Jacy-Paraná praticamente não existe mais.

******
A Estação da Vila de Abunã também está no meio do mato.

******
A Estação de Guajará-Mirim onde funciona o Museu também está deteriorado.

******
Que essa equipe que está trabalhando na catalogação do acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, não esqueça de visitar esses lugares.

*******
Nunca ouvi a Associação de Amigos da Madeira-Mamoré denunciando sobre o abandono do acervo da Estrada de Ferro em Vila Murtinho, Abunã, Teotônio, São Carlos, Iata e Guajará-Mirim.

******
Acho que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré está cansada de tantas promessas.



 
Cultura

Porto Velho é sede de
seminário estadual


E evento vai acontecer na segunda quinzena do mês de outubro

Atendendo convocação da deputada federal Marinha Raupp, representantes de todos os segmentos culturais sediados em Porto Velho e em alguns municípios de Rondônia, se reuniram na tarde da última segunda-feira, 25, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, para constituir as comissões que vão coordenar o Seminário Estadual de Cultura de Rondônia, em atendimento à orientação do Ministério da Cultura. Além da presença de artistas, produtores e agitadores culturais, participaram da reunião o secretário estadual de cultura Jucélis Freitas, o presidente da Fundação Cultural Iaripuna Júlio Yriarte; gerente de cultura da Secel, Luiz Gouveia e diretora de Cultura Cândrica Madalena. O encontro foi coordenado pela assessora parlamentar Lurdes Maria.

Após as explanações sobre o motivo da reunião, foram eleitos os integrantes das comissões que vão trabalhar na coordenação do seminário que vai acontecer, nos dias 23, 24 e 25 de outubro em Porto Velho.

Definição da Coordenação e Comissões

Coordenação Colegiada - 01 representante da Frente Parlamentar da Cultura – deputada Marinha Raupp; 01 representante do governo Estadual – Secel; 01 representante dos governo Municipal –  Fundação Yaripuana – PVH; 01 representante da Unir – Pró-reitoria Acadêmica de Cultura; 03 representantes das entidades culturais - Paulinho Rodrigues – Grupo Wacumã; Jamilie – Movimento Negro; Ruimar – Feter.

Comissão Infra-estrutura - Júcelis - Secel; Júlio Yariarte – Fundação Iaripuna; Antônio Ocampo; Júnior – Unir; Dalvanir – Cooperativa Açaí.
Comissão de Mídia - Sílvio Santos – Federação das Escolas de Samba; Leo Ladeia – Jornalista; Zogbhi – artista plástico; Simone Norberto – Cine Oca; Altair Santos – vice-presidente da Iaripuna.

Comissão de Mobilização – Accunerra; - Edjales Brito – MHF; Ilda – Associação dos Artesãos; Carla – Fundação Cultural de Ariquemes (Regional); Fernanda – Fundação Cultural de Cacoal; Bebel – Secel; Teo Nascimento – Sated; Comissão de Metodologia - Alex – Cooperativa Açaí; Suely Rodrigues; Adeli – Niarte; Júlio Carvalho; Geraldo Cruz – Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Comissão de Relatoria - Paulinho Rodrigues – Grupo Wacumã; Sílvio Santos – Chicão Santos; Lourdes Maria – assessoria da deputada Marinha Raupp; Antônio Ocampo.

Comissão Cultural - Cristina Pontes – Arte Sagrada; Oscar Silveira; Arlete; Luiz Brito; Gregório – CTB; Eliezer – MHF; Nazareno – Grupo Êxodo.

O Seminário Estadual de Cultura de Rondônia é uma realização: Câmara dos Deputados – Frente Parlamentar em Defesa da Cultura (deputada federal Marinha Raupp); governo do Estado de Rondônia – Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer; Prefeituras Municipais Apoio: Entidades culturais e tem como objetivo discutir o Caderno de Diretrizes do Plano Nacional de Cultura como proposta de políticas públicas de longo prazo para o setor, adequando ao contexto no nosso estado de Rondônia e contribuir para o debate nacional. Apresentar subsídio para o PNC que encontra-se no Congresso Nacional como resultado do processo democrático e participativo.

Fonte: Sílvio Santos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)