Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 28/04/10


Zekatraca - Lenha na Fogueira 28/04/10  - Gente de Opinião



FLOR DO MARACUJÁ
Secel reúne parceiros e apresenta layout
 

A XIX Mostra de Quadrilhas e Boi-Bumbás começou a sair do papel

A Coordenação da XIX Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, reuniu na manhã de ontem 27, sob a presidência do secretário de cultura Jucélis Freitas, os representantes dos órgãos envolvidos com a organização da maior festa folclórica do estado de Rondônia. Na oportunidade, Jucélis apresentou o layout do espaço onde o arraial será montado este ano o quadrilátero formado pelas vias, avenida dos Imigrantes; rua Tiradentes, rua Uruguai e rua Cipriano Gurgel no terreno onde está localizada a empresa Sabenauto. Marcou presença na reunião o representante da Eletrobras/Ceron Raimundo Novais, Comandante do 5º BPM Major PM Almeida, Representante do Condomínio Villa Del Fiori Jacy S. Taketoni, Major BM Gregório, representante da Comissão de eventos de Grande Porte Osvaldo Reis, representante da Semtran Elivaldo Santos, representante da Vigilância Sanitária Joelmar, presidente da Federação de Grupos Folclóricos – Federon Fernandão, Gerente de Cultura da Secel Tchândrica Madalena Bebel e professora Nazaré Silva. “Este é o primeiro de uma série de encontros que teremos com o objetivo de discutir a melhor maneira para realizarmos o Flor do Maracujá”, disse Jucélis Freitas.

Uma das grandes preocupações era quanto aos moradores do condomínio Villa Del Fiori daí a Comissão ter convidado para participar das discussões, a Síndica Jacy Taketoni que compareceu acompanhada de um advogado. Esclarecida a maneira de como a estrutura do arraial será montada, ficando bem claro que os condôminos não sofrerão transtorno com a sonorização e com o acesso de seus veículos as vias que circundam o local, o layout foi aprovado.

A XIX Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Flor   do Arraial Maracujá vai acontecer entre os dias 25 de junho e 4 de julho com  apresentações dos grupos folclóricos filiados a Federon e comercialização de comidas típicas. "Até a próxima semana vamos divulgar o cronograma de venda das barracas”, finalizou a gerente de cultura Bebel.
 
 





 De Recife o leitor Leonildo Bezerra envia o seguinte e-mail:

 

*******

Amigo Silvio Santos, gentileza comentar sobre o assédio moral sofrido por estudante por ser de Rondônia, e estuda em escola de São Paulo. Os de raça pura, todos nordestino e baianos como eles nos chamam. Esta matéria saiu dia 19/04 na Folha de São Paulo.

 

*******

Vamos protestar contra esses branquelos do sul/sudeste que depredam nossa florestas, vamos junta-los as arvores derrubada e tocar fogo, cadê os protestos dos conterrâneos.

*******

 O Leonildo não está brincando, o negócio é muito sério.

*******

Se eu fosse autoridade do governo estadual pediria providencia ao governo paulista a respeito do assunto.

******

Afinal de contas, dentro em breve, São Paulo vai depender de Rondônia, ou seja, da energia produzida pelas hidrelétricas do Madeira.

*******

Rondônia é discriminada em tudo quanto é canto e ninguém faz nada para reverter essa situação.

*******

Felizmente nosso estado é grande e supera tudo e todos.

******

Felizmente não vivemos com o pires na mão, como acontece com muitos estados brasileiros.

******

Nosso povo recebe os povos de todos os estados e até do mundo, como aconteceu durante a construção da Madeira Mamoré, de braços abertos.

******

Nos acostumamos a receber bem.

******

E até a levar “bordoada”.

******

Nosso governador é catarinense.

******

O prefeito da nossa capital é Paulista

******

E todos somos rondonienses e rondonianos de coração.

*******

Aquela estudante (coitada), que discrimnou a estudante rondoniense em São Paulo.

******

Se vier aqui, será muito bem recebida e com certeza vai aprender a respeitar o próximo.

******

Não precisamos meter o “pau” na jovem paulista, até porque ela já deve ter provado de tudo quanto é madeira destruída por seus conterrâneos.

*******

 

Agradecemos o convite que nos foi enviado pela escola de música Sol Maior.

******

Recital em Homenagem às Mães

****** 

Dia 08 de maio de 2010 no Teatro Um - SESC Esplanada 20h00min horas.

 *******

No programa: Música erudita e popular, interpretada por alunos e professores da Sol Maior, em diversos instrumentos.

******* 

Sua presença é importante pra nós! 

****** 

Colabore com o Programa Mesa Brasil - Sesc levando 2 litros de leite longa vida.

 *******

Acompanhe a programação da Casa da Cultura Ivan Marrocos:

 

*******

 

09/04 a 03/05 - Exposição TYBA, com os fotógrafos: Claus Meyer, Marco Terranova, Rogério Reis e Ronaldo Nina

 

********

29 de abril (5ª feira) às 20h - Exposição de artesanato do Projeto Arte e Vida Rio Madeira da Associação ASSOMAR – Seringal Santa Catarina – Rio Madeira.

 ********

30 de abril (6ª feira) às 20h - Palestra com os fotógrafos Marco Terranova, Rogério Reis e Ronaldo Nina.

*******

01 e 02 de abril - Oficina de Fotografia e Vídeo do Ponto de Cultura ACME, com o fotógrafo Ronaldo Nina.

******

O Arraial Flor do Maracujá 2010 começou a sair do papel na manhã de ontem 27.

*******

O secretário Jucélis reuniu com os representantes dos órgãos envolvidos com a estruturação do evento e apresentou o layout do novo espaço.

*******

Até o pessoal do condomínio que fica ao lado do espaço onde Arraial vai ser montado compareceu e aprovou.

********

As barracas começam a ser vendidas no próximo dia 10 de maio.

*******

Hoje tem ensaio do Boi-Bumbá Corre Campo

 

******

A batucada do Gigante Sagrada começa a bater a partir das 20h no campo da AFA no bairro do Areal.

******

Ontem foi o aniversário do colega de redação Artur Henrique. O pessoal fez o maior fuzuê na hora do “cocão”. Parabéns Artur!

  

 
 

Ensaios do Boi Mirim Estrelinha

A Diretoria da agremiação de cultura popular Boi-Bumbá Mirim Estrelinha, grupo folclórico criado em 1984, está convocando seus brincantes e convida admiradores e amantes deste tradicional folguedo de bumbá, para participarem dos ensaios do Estrelinha, que vem acontecendo de segunda à segunda, no curral localizado à rua Embutirama, nº 2997, bairro Ulisses Guimarães.

A Diretoria destaca a importância do empenho de todos os brincantes, batuqueiros, artistas e mestres, objetivando uma grandiosa e inesquecível apresentação, contagiada de muita emoção, desse boi-bumbá mirim que habita o coração da Zona Leste.

O Estrelinha é  o grêmio cultural mirim que tem a responsabilidade de representar e defender toda a comunidade dos Bairros Ulisses Guimarães, Marcos Freire e Ronaldo Aragão na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás, que acontecerá durante a realização do Arraial Flor do Maracujá, entre 25 de junho e 04 de julho deste ano.

Segundo a Presidente do Bumbá Estrelinha, D. Edna, dentro da sua equipe de artistas, colaboradores, batuqueiros e brincantes, existem nomes de peso como Edson e Adriano Sarmento de Souza, Agripino Dias Brasil, popularmente conhecido como Sardinha, e que todos já estão trabalhando diuturnamente para contar e cantar na arena do maior arraial da Região Norte, o tema que o Mestre Nélio Ariano está desenvolvendo, sob extremado segredo.

A equipe composta de artesãos e artistas garante que o Estrelinha vai desenvolver uma história que, sem sobra de dúvidas, contribuirá com a preservação e a perpetuação dos nossos gloriosos folguedos de bois-bumbás.

Fonte Ariel Argobe – artista plástico e membro do Grupo Cidade, Cultura e Inclusão -  Blog: www.arielargobe.blogspot.com/

       

Fonte: Sílvio Santos   
   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)