Quarta-feira, 28 de maio de 2008 - 05h42
Quadrilha folclórica está
pronta para apresentação
Com o tema “Em ritmo de São João”, a quadrilha Arrasta-pé de Rondônia revela este ano garra e força para ganhar uma das vagas no Arraial Flor do Maracujá, maior evento do segmento folclórico da região Norte. De acordo com o marcador da agremiação folclórica, Edmilson Almeida, este ano haverá muitas surpresas na apresentação que acontece neste sábado. “Muitas novidades vão marcar a apresentação durante o Arraial Flor de Cacto. Vamos mostrar que ainda temos forças para lutarmos, vencermos e alcançarmos nossos objetivos, conquistando uma das vagas no Flor do Maracujá”, disse.
Após os acontecimentos que fizeram a quadrilha ser rebaixada em 2007, os brincantes não deixaram de fazer parte do grupo, porém o rebaixamento da Arrasta-pé de Rondônia foi considerado polêmico, uma vez que por muitos críticos a agremiação obteria uma boa colocação no Flor do Maracujá. “Os avaliadores devem rever seus posicionamentos na hora de julgar, sem tomar tendência e apoiar certos grupos. Ano passado muitos comentavam a forma com as quadrilhas vinham se apresentando, deixando de lado suas tradições e raízes, contudo quero expor que sempre andamos em constante evolução”, observou Almeida.
O integrante da Arrasta-pé também parabenizou a Federação de Quadrilhas e Boi Bumbás e Grupos Folclóricos de Rondônia - Federon pelo trabalho realizado em prol do folclore rondoniense. Ele agradeceu, ainda, o apoio dos patrocinadores, a exemplo das empresas Barbosa Materiais Elétricos, Saga Veículos, Casa de Carne PC, Panificadora Nossa Senhora Aparecida, bem como a contribuição dos brincantes e demais simpatizantes que ajudaram direta e indiretamente em rifas e bingos.
*******
Por exemplo...
******
O presidente da Federação Folclórica, Fernando Rocha, que também é o presidente do grupo de Quadrilha “A Roça é Nossa”...
******
Além de ser a favor da participação dos grupos no evento.
*******
Acha que os vereadores deveriam dar mais valor a um evento que diz respeito à Câmara.
******
Diz o Fernando, o amigo Pedro Soares é um batalhador faz uma festa, enaltecendo a Câmara dos Vereadores e praticamente não recebe nenhum apoio dos edis.
******
Podem ter certeza, continua Fernando, que este ano por se tratar de ano eleitoral...
******
Tanto os vereadores como os candidatos a vereador estarão todas as noites, dando tapinhas nas costas das pessoas e o que é pior...
******
Exigindo do Pedro que seus nomes sejam citados no serviço de alto-falante”.
*******
O Arraial da Câmara começa no próximo dia 1º de junho no estacionamento da Câmara de Vereadores de Porto Velho.
*******
Até ontem à tarde, os únicos grupos que haviam confirmado participação eram o Boi-bumbá Corre Campo...
*******
E a Quadrilha “A Roça é Nossa”, do Fernando.
******
Alguns grupos de quadrilha não querem atender o convite, alegando que o Pedro Soares, promotor do evento, cobra ingresso.
******
Quando o grupo vai se apresentar, leva também a torcida, a comunidade que se identifica com a quadrilha e chega no arraial não pode entrar porque os promotores cobram ingresso.
******
“Se nossa torcida não pode entrar de graça nosso grupo não vai”, disse o diretor da quadrilha “Cabuletê”.
******
Declaração apoiada pelo presidente da Quadrilha, “Os Caipiras da Rádio Farol”, Severino de Castro.
*******
Essa polêmica de cobrar ou não cobrar ingresso, tem dado “pano pra manga” nos últimos dias.
******
O grupo Êxodo foi proibido, pela prefeitura, de cobrar ingresso.
******
Mas, os promotores do Arraial da Câmara cobram, mesmo contando com apoio oficial.
*******
Tá certo que o apoio é uma “mixaria”.
******
A respeito desse assunto recebemos do leitor Chico Macedo o seguinte e-mail:
*******
É de praxe não se cobrar ingressos em grandes eventos tais como, Flor do Maracujá, Carnaval tradicional e este ano, “O Homem de Nazaré”. Os órgãos públicos são responsáveis pela infra-estrutura do evento. O festival de Parintins é todo ele patrocinado pelo Governo Federal e estadual, o ingresso é de graça? Temos que acabar com isso em Porto Velho-Ro. Chico Macedo
*******
Já que estamos no assunto...
*******
Amanhã começam as eliminatórias entre os grupos de quadrilhas que pretendem se classificar para o Flor do Maracujá.
******
A Federon promove o Concurso de Eliminatória no Arraial Flor de Cacto de amanhã (29), até sábado dia 31.
******
O resultado será divulgado logo após a apresentação do último Grupo inscrito se apresentar, por sinal o Grupo Arrasta-pé de Rondônia.
******
Em nossa edição de segunda-feira vamos divulgar o resultado oficial do concurso de eliminatórias da Federon.
******
Programa Rumos Visuais do Instituto Cultural Itaú.
******
Entre os dias 27 e 29 de maio de 2008, estará em Porto Velho, o crítico de Arte Armando Queiroz, assistente Curatorial do Instituto Cultural Itaú que promove o Programa Rumos Artes Visuais 2008/2009.
*******
Os artistas poderão conhecer melhor o assunto e esclarecer dúvidas na Reunião que será realizada hoje dia 28/05/2008, às 15h no Sesc Centro.
*******
O Curador pretende também conhecer e orientar os artistas quanto à melhor forma de apresentarem seus portifólios para o Concurso do Programa.
*******
“Esse convite é extensivo a todos os artistas que morem no Estado de Rondônia”, alerta a artista plástica Silvia Feliciano.
Carnaval
Asfaltão escolhe o tema - 2009
Cumprindo uma das etapas de seu planejamento o Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, assim como acontece na disputa de escolha do samba-enredo, também dentro de um processo democrático, realizou dia 17 deste mês, a escolha do tema de enredo para o Carnaval de 2009. Foram apresentados três enredos, um de autoria de Sílvia Pinheiro com o tema “A origem da vida meu samba traduz, e a Minha escola na avenida com amor evolue”, que fazia uma viagem quanto ao processo de evolução do homem, desde a grande explosão, que originou o universo até os dias de hoje. A outra proposta era de autoria de Oscar Night com o tema “De papyrus e pergaminho. Através dos tempos, O papel do papel em nossas vidas”, que fez também sua viagem quanto à origem do papel desde a planta originária chamada Papyrus, do antigo Egito, passando pela criação do papel na China até os dias atuais.
O enredo que irá para a avenida de autoria de Alan Barros Feitosa que agora é da Amarelo, Preto e Branco, aborda a energia que move o mundo, chama atenção quanto ao papel e a responsabilidade do homem, abordando a energia humana e as alternativas de energia existentes e com o tema: “ENERGIA OS CICLOS DA VIDA EM NOSSAS MÃOS – CANTA ASFALTÃO DA ORIGEM A PRESERVAÇÃO. Como é sempre muito comum nos enredos da escola do tigre todas as propostas vieram com um grande apelo social quanto ao que o ser humano faz e precisa fazer para melhorar o mundo, e, mais uma vez com toda a garra e vigor da família Asfaltão, o Tigre irá evoluir e sacudir a avenida.
A escola fará o lançamento oficial do enredo na feijoada que acontecerá neste sábado, sob a tenda do Tigre, na Jacy-Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas, berço da família Asfaltão. Estarão prestigiando este evento todos os coordenadores de ala, a nata do samba de Porto Velho, brincantes, simpatizantes e a comunidade de Santa Bárbara, formando todos uma grande família, uma só corrente. O convite para a feijoada custa apenas R$ 10,00.
Fonte: Sílvio Santos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando