Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 29/04/10


   



O Samba pede passagem

Beto Ramos (*)

 Boteco ou botequim são termos oriundos do português de Portugal botica, e do espanhol da Espanha bodega, que por sua vez derivam do grego apothéke, que significa depósito.

Em Portugal a botica era um depósito, ou loja onde se vendiam mantimentos e miudezas, mesmo significado se atribui à bodega espanhola.

No Brasil, o boteco ou botequim ficou tradicionalmente conhecido como lugar de encontro entre "boêmios", onde se procura uma boa bebida, petiscos baratos e uma boa conversa sem compromisso. Diz à lenda que em Porto Velho, O Butiquim do Samba deriva-se da força de vontade de Carlinhos Maracanã e Sônia Maria. Vindo do rádio, o programa reúne os melhores sambistas da nossa capital beradeira. Nas terças cheias de alegria dentro do Mercado Cultural, a gravação do programa tornou-se um ponto de encontro, não só de sambistas, mas também de colunistas sociais, jornalistas e um público que começa a se habituar ao movimento cultural que começa a crescer em nossa capital beradeira. Sou amigo particular do agitador cultural Carlinhos Maracanã, e sei o quanto o mesmo luta para defender e levar a história do samba ao nosso povo. O Butiquim possui a essência dos nossos sambistas. E diz a lenda que esta essência é o respeito e um espaço digno para a divulgação dos nossos artistas. Se não dermos oportunidades, não acreditarmos, como poderemos consolidar a história do nosso povo. Diz a lenda que o Maraca corre para lá e para cá, explica, divulga e o principal na minha humilde opinião, necessita de apoio, e de quem acredite e invista na proposta do programa apresentado aos sábados junto com a Sônia Maria. Sinceramente eu acredito. E faço a minha parte não como amigo, mas como alguém que acredita que tudo pode dar certo, e que podemos e devemos acreditar nos nossos artistas. Aos críticos de plantão ficam as nossas considerações pelo incentivo com seus comentários, pois a artista precisa sim de críticas construtivas. E vamos todos ao Butiquim. Bater aquele papo num cenário histórico que é o Mercado Modelo, participar da gravação do programa e assim ajudarmos a escrever mais um capítulo da história da cultura da nossa capital beradeira. Diz a lenda que em Porto Velho, Butiquim é um termo oriundo do esforço também dos nossos cavaleiros armados com seus talentos vindos da margem direita do madeira.

(*) O autor é fotografo e restaurador de imagens antigas.


 
Por falar em Arraial Flor do Maracujá, terça feira à noite, encontrei uma turma ligada em grupos folclóricos e o comentário era sobre o Regulamento da Mostra.
 
*******
 
Enquanto a maioria defendia que o Regulamento das apresentações dos Grupos de Quadrilhas e Bois-Bumbás deveria ser discutido e finalizado pelos representantes dos grupos filiados a Federon.
 
******
 
Alguns, os mais incrédulos, levantavam questionamento sobre o poder da coordenação da festa, que jamais acatou as sugestões emanadas dos grupos folclóricos, no que tange ao Regulamento.
 
*******
 
Na realidade existem alguns itens no Regulamento que precisam ser revistos com a máxima urgência.
 
*******

Entre eles o que diz respeito à Comissão que avalia as solicitações de impugnação.
 
*******

Por exemplo: no Arraial do ano passado a quadrilha Rosa Divina foi escancaradamente prejudicada pela inoperância dessa Comissão.

******

O mesmo aconteceu com o bumbá Corre Campo.
 
*******

Ambos os grupos saíram de suas apresentações, pela vontade do público que lotou as arquibancadas e camarotes, como incontestáveis campeões.

*******

 E na hora “AGA”, no caso da Rosa Divina, antes mesmo da abertura dos envelopes com as notas dos jurados,
 
*******
 
A quadrilha do bairro Mato Gross recebeu a punição que lhe tirava de cara, 10 Pontos.

******

Alegaram os membros da dita Comissão que na madrugada após a apresentação da quadrilha, pessoas vestidas com a camisa do grupo, promoveram tumulto no arraial.

*******
Apesar da direção da Rosa Divina entrar com recurso tentando anular a punição.
 
*******

Outra Comissão que aprecia os recursos não acatou o protesto da Rosa Divina e um advogado pertencente à Comissão indeferiu o recurso sem pelo menos apreciá-lo. Ou seja, ler o documento.

*******
 
Já o recurso do bumbá Corre Campo provocou uma declaração hilária de um membro da Comissão de Avaliação dos Recursos.

******

O Corre Campo protestou contra o um boi contrário que não colocou mascaras nos personagens “Mascarados”.

******

Aí a pessoa responsável pela avaliação do recurso do Gigante Sagrado pegou o microfone e bradou abertamente:

******
 
MASCARADO não precisa usar MASCARA.

******

Ora meus amigos, os principais personagens, a razão de ser da brincadeira de Boi Bumbá sãos os Mascarados, Pai Francisco, Catirina, Cazumbá e Mãe Maria.

******

Por isso a conversa entre integrantes de quadrilhas e bois bumbas na noite de terça feira, encontrou alguns descrentes.

******

Quero dizer, que não acreditam que os Membros da Comissão de Coordenação do Flor do Maracujá oriundos da Secel, vão acatar as mudanças que os folcloristas desejam colocar no Regulamento da XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.

*******

Por falar nisso, O presidente da Federon me disse, que provavelmente apenas um Boi Mirim vai se apresentar este ano no Flor do Maracujá

*******

É justamente o boi Estrelinha da dona Edna lá do Ulisses Guimarães.

******

O Brilhantinho e o Mimozinho, segundo Fernandão, “até o presente momento não confirmaram se vão ou não se apresentar”.

******
 
O Veludinho se transformou em boi adulto.

*******

Ainda segundo Fernando Rocha, o boi adulto Vencedor também não vai se apresentar.

*******

Sendo assim o Maracujá deste ano vai contar com os seguintes grupos de bois bumbas, segundo o presidente da Federon.

******

Diamante Negro, Corre Campo, Az de Ouro, Marronzinho e Veludinho no naipe boi adulto.

******

E o boi Estrelinha como boi mirim.

*******

Ontem foi o aniversário da gatinha Amina Amim Petre dos Santos, Filha do Jaelson e da Uiara. Neta do meu irmão Chico Macedo e da Nazira.

******

Hoje 29, é o aniversário da minha sobrinha querida Liene Aparecida, Filha do Bianor Santos e Edna Jorge. Parabéns a todos. O Chico Macedo também parabeniza os aniversariantes.

*******

Estou convidando os amigos para um programa especial nesta quinta, 29.

*******

Nesta data estaremos promovendo um show bem bacana com uma das revelações da MPB e um dos artistas ascendentes no cenário musical brasileiro: o cantor e compositor mineiro VANDER LEE.
 
******

O evento será no Sesc Esplanada com a seguinte programação a partir das 19h.
 
 
 

SEMINÁRIO

Valorização do artesão rondoniense 

A prefeitura de Cacoal através de sua Fundação Cultural, realiza hoje (29) e amanhã (30), no teatro Cacilda Becker Seminário – Valorização do Artesão Rondoniense. Segundo a presidente da Fundação Cultural de Cacoal a realização do Seminário é uma reivindicação dos artistas que trabalham com artesanato na região café. “A idéia é reunir em nossa cidade, artesãos das cidades vizinhas como Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Espigão do Oeste”, disse a presidente da Fundação Lindomar.

 

PROGRAMAÇÃO

29/04/2010 –

13:00 – Recepção e Credenciamento dos artesãos

14.00 – Abertura do Seminário 

14.15 – Palestra com o tema: A importância da divulgação do artesanato para o município. Maria Lindomar dos Santos – Presidente da Fundação Cultural de Cacoal.

15.00 –INTERVALO

15.30 – Cadastramento dos artesãos – Fotografar cada artesão e seus trabalhos para divulgação no site da Prefeitura Municipal de Cacoal – Link da Fundação Cultural de Cacoal.

17:00 - Momento Cultural

 

30/04/2010

 

8:00 – Com a palavra os artesãos – Apresentação de trabalhos e depoimentos

Relatos de Experiências com trabalhos artesanais no Estado de Rondônia.

10:00 –INTERVALO

10:30 – Organização da Exposição de Artesanato na Praça Municipal de Cacoal

12:00 – ALMOÇO

14:00 – Palestra - Os desafios da Economia Solidária - Jorge Alfredo Streit – Direto Executivo/ Diretoria de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil

15:00 – INTERVALO

16:00 – Palestra – O Estatuto do Artesão e suas conquistas – Deputado Federal Eduardo Valverde – Relator do Estatuto do Artesão.

17:00 – Encerramento – Fala das autoridades

19:30 – Exposição de Artesanato na Praça Municipal de Cacoal e som ao vivo com Cuiabano,Douradense, Mazinho e outros. 


    

 CURTA AMAZÔNIA

Festival traz filmes inéditos para RO

São filmes que ainda não participaram de nenhum Festival de Cinema Nacional

Os organizadores do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia, que vai acontecer em Porto Velho entre os dias 25 e 29 de maio, selecionou uma série de filmes “inéditos em festivais”, feito por diretores super bacanas do cinema brasileiro.

Entre os filmes que o público de Porto Velho vai apreciar destacamos: Erotikós-corpos em movimento, direção Melina Curi, SC. Água Mineral, direção Cleuberth Choi, DF. Bem Educado, direção Douglas Ribeiro, GO. Beto Lima - O intérprete das Flores, direção Cândido Alberto, MS. Carrapatos e Caatapultas, direção Almir Correia, PR. Doce Turminha-e a bola cor de chiclete, direção Eduardo Drachinski, SC. Ererua, direção Andréia Fortini, RO. Ninho dos pequenos, direção Ulisses Costa, RS. No escritório, direção Waldecir de Oliveira, RJ. Número Zero, direção Claudia Nunes, GO. Os anjos do meio da praça, direção Ale Camargo e Camila Carrossine, SP. O homem dela, direção Luiz Joaquim, PE. O mala, direção Jair Rangel, RO. O Paraíso é isso!, direção Ana Paula Teixeira, CE. Olhar de João, direção Mariley Carneiro, GO. Ore vaki are-retorno dos Juma, direção Andréia Fortini, RO. Pacaás: Entre o sonho e a realidade, direção Maria Antônia, RO. Rupestre, direção Paulo Miranda, GO. Ser digital é..., direção Ney Ricardo da Silva, AC. Vou mandar pastar, direção Otávio Pacheco, SP. 1:21, direção Adriana Câmara, PE. Um olhar sobre o progresso, direção Marivaldo Lago, Nova Mamoré/RO. Uma viagem a bandeira, direção Francisco Lago, Nova Mamoré/RO. O último suspiro, direção Evandro Mesquita, PE. Recife Cold, direção Tiago Bacelar, Camila Nascimento, Douglas Deo, Thiago Rocha e Marina Paula, PE.

São filmes que ainda não participaram de nenhum Festival de Cinema Nacional, por isso o “ineditismo” aqui em Rondônia, isso demonstra bons contatos com os realizadores independentes e alternativos de cinema desse imenso Brasil, que contribuem para o aumento da produção cinematográfica nacional.

“É de suma importância estarmos contribuindo para esse crescimento, divulgando e dando mais visibilidade aos filmes regionais e nacionais, feito por brasileiros para serem vistos por brasileiros de forma gratuita”, afirma  Carlos Levy, Organizador do Festival de Cinema Curta Amazônia.

Maiores informações: festival@curtamazonia.com/ www.curtamazonia.com

 Fonte: Ascom/Viva Porto Velho. 
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 

       

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)