Sexta-feira, 29 de outubro de 2010 - 06h05
DVD
Carlos Guery grava
no Teatro Banzeiros
O músico solicita doação de alimentos não perecíveis para ajudar as famílias carentes
A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, prepara produção de um DVD ao vivo, que será gravado pelo músico instrumentista Carlos Guery. Vários artistas regionais foram convidados a participar do espetáculo musical, que será apresentado neste sábado (30), a partir das 20 horas, no Teatro Banzeiros. Não será cobrado ingresso, mas o músico solicita doação de alimentos não perecíveis para ajudar as famílias carentes.
Boliviano de nascimento e rondoniense de coração, Carlos Guery mora a vários anos em Porto Velho e já é bastante conhecido do público rondoniense. Semanalmente ele participa da Seresta Cultural, que acontece toda quinta feira, a partir das 20 horas, no Mercado Cultural. O músico toca piano e têm dois CD’s e um DVD gravados.
De acordo com Arlene Bastos Lisboa a Leninha, chefe da divisão de artes da Fundação Iaripuna e uma das produtoras do espetáculo, o DVD que está sendo preparado será mesclado de músicas regionais e bolivianas, porque ambas retratam a experiência de vida e o próprio estilo artístico de Carlos Guery. “Esse será o show e o DVD contará com 15 lindas músicas instrumentais”, completou.
Além de ceder o local para a realização do show, a prefeitura contribui com a publicidade com a confecção de cartazes e banner, cenário e na organização do espetáculo. “Esperamos que o público se faça presente e também traga sua contribuição para que possamos ajudar as pessoas que precisam de nossa solidariedade”, salientou Leninha
Hoje tem A Fina Flor do Samba no Mercado Cultural.
*******
A roda de samba começa as 20h00 com Ernesto Melo comandando a massa
********
Convidamos nossos leitores a acompanharem na edição deste sábado/domingo na coluna do Zekatraca uma crônica sobre,
*******
Como aconteceu a apuração nas eleições de 1958.
********
O título da Matéria é: Aliza & Pau X Renato Chatiando!
*******
Amanhã no Diário da Amazônia e mais um bocado de sites.
*******
Olha só o que a Jussara vai promover hoje:
*******
A colunista social e promoter Jussara Gottlieb promove nesta sexta feira (29) às 22 horas, no Bingool Eventos, a festa Mulher Maravilhosa e como atração musical estará em Porto Velho o renomado artista Moraes Moreira. Informações podem ser obtidas pelo telefone 8125.7204 ou no Bingool Motos.
********
Atenção universitários prestem atenção nisso aí!
******
Meu nome é Ida Feldman.
*******
Estou divulgando o II Festival IESB de Cinema.
********
Esse Festival visa valorizar e difundir a produção audiovisual realizada por estudantes universitários do Brasil, além propiciar um espaço de interação, troca e estímulo a trabalhos semi-profissionais do audiovisual. Poderão participar estudantes de todos os cursos das universidades brasileiras e cursos livres de audiovisual, desde que o autor da obra seja o estudante.
*******
Mais infos estão no blog oficial do Festival:
*******
ttp://festivaliesbdecinema.blogspot.com/p/regulamento.html
*******
Enquanto isso:
*******
O grupo rondoniense O Imaginário apresentou domingo, dia 24 de Outubro, na praça Tiradentes, em Januária-MG, na curva do Rio São Francisco, o seu espetáculo “Filhas da Mata”. Foram momentos mágicos: a participação de senhoras, na maioria negras, que nos remeteu a época da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em especial das Mulheres Caribenhas; o público, mais de 600 pessoas observando atentamente as narrativas e as memórias, vividas e sentidas pelos mulheres guerreiras de todos os tempos. “Foi um presente antecipado de Papai Noel, apresentarmos no Cais e nas águas do Rio São Francisco”, relata emocionado Chicão Santos, Diretor e Produtor do O Imaginário.
********
Além do mais o Grupo no dia anterior, participou de uma exposição sobre o Rio São Francisco no Palácio das Artes em Belo Horizonte, que foi uma preciosidade para fortalecer ainda mais essa relação com o Velho Chico. O Imaginário partiu no dia 25 para Recife-PE, para cumprir agenda de aplicação de oficinas e apresenta no dia 28 no Teatro do Sesc Santo Amaro, em Recife.
*******
Por onde passa, O Imaginário vai encantando e contagiando o público falando de coisas simples e da nossa história, demonstrando um grau de profissionalismo e amadurecimento. No Paraná (Curitiba, Cascavel e Londrina), superlotou as apresentações e nas oficinas demonstrou com muita eficiência o trabalho investigativo de vem desenvolvendo em Porto Velho e na Amazônia.
*******
Isso é divulgar positivamente o estado de Rondônia. Valeu Chicão Santos e todos do O Imaginário.
******
A Gerencia de Cultura da Secel em parceria com a Coordenação dos Pontos de Cultura de Rondônia, está trabalhando na programação que deve acontecer alusiva ao dia da Cultura 5 de novembro.
*******
Tá tudo no papel, falta apenas o aval do secretário Jucélis quanto ao local da realização do evento.
*******
Por falar em eleição:
*******
Hoje a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho Mirian Saldaña vai anunciar em reunião na Iarupuna, quanto será repassado às escolas de samba de Porto Velho para investimento nos preparativos do carnaval de 2011.
CINEMA
Fest Cineamazônia Prestigia Estudantes
Os alunos da rede pública municipal de ensino serão contemplados com sessões especiais diárias no Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia - Fest Cineamazônia 2010, que acontecerá em Porto Velho entre os dias 09 e 13 de novembro. “Por meio da mostra A Escola Vai ao Cinema pretende-se criar novos públicos para o cinema brasileiro, estimular os estudantes para a produção cultural e ampliar o debate sócio-ambiental”, disse o criador do festival Jurandir Costa.
A iniciativa também leva um novo estímulo para a educação. A linguagem cinematográfica vai além do entretenimento, podendo servir como instrumento pedagógico para o currículo escolar. Alunos e educadores podem elevar o senso crítico e ampliar as discussões, principalmente sobre as questões ambientais, inseridas na temática do festival.
A programação tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, que mobiliza os estudantes e professores para a atividade extracurricular. A organização do Festival prevê ainda a realização de uma oficina técnica, direcionada para professores, visando a aplicação do cinema como prática pedagógica. O conteúdo será voltado para estimular a produção cinematográfica em salas de aulas e elevar as discussões sócio-culturais entre os estudantes.
Apresentado pela Oi com apoio cultural Oi Futuro, o Festcineamazônia® 2010 conta também com o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Governo de Rondônia através da Secel, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna. Nesta edição serão homenageados os cineastas Orlando Senna e Silvio Tendler além da atriz e cantora Zezé Motta.
O PEIXE PODE QUEIMAR
Por: Beto Ramos
O peixe fritando e todos de olho no gato ao lado do fogão.
Alguém chorando sem lágrimas nos olhos.
A poesia em alta sem palco e sem teto.
O cantor gritando quando deveria cantar.
O bar vendendo chá das cinco quando deveria vender cerveja gelada.
O menino mijão sem banheiro para aliviar.
Restou Porto Velho do meu coração.
São tantas as esquinas.
Mas, nós escolhemos a esquina principal do nosso centro histórico.
O povo aplaudindo e a chuva chegando.
O palco esquentando e as goteiras caindo.
O peixe queimando e o gato pulando.
Alguém continua chorando.
O poeta falando. O povo sem entender.
O tempo passou. O mundo mudou.
Os artistas de porto precisam de atenção.
Alguns quando nos vêem batem na madeira.
Batem na madeira errada.
A madeira vira lenha.
A festa acabando.
O menino coletando as latinhas de cerveja.
O menino vendeu as latinhas e ganhou algum.
Todo mundo ganha.
E os artistas principais?
Os artistas estão sem texto.
Precisamos é abrir os olhos.
Acho que vamos chorar também.
O samba não pode se calar.
Chorar que nada, vamos é cantar.
Porto Velho merece respeito.
Sempre fica a história dos homens.
O problema é saber o real valor da nossa cultura.
O peixe fritando e todos de olho no gato ao lado do fogão.
Quero ver é se este peixe queimar.
O gato vai fazer o que se todos estão de olho nele!
Alguém continua chorando.
Artista precisa de inspiração.
Linda a lua das noites de Porto Velho.
Iluminando a esquina principal do nosso centro histórico.
Alguns querem viver na escuridão.
Não desejam ver que a luz da lua ilumina o sucesso de todos.
Alguém falou da Escola de Castro Alves.
Talvez tenha razão.
O menino mijão passou correndo por aqui.
Foi fazer xixi lá na Praça Getúlio Vargas.
É que o banheiro estava muito sujo.
Bem, nós fazemos a nossa parte.
Alguns precisam compreender para crescer.
Diz a lenda!
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando