Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 29/11


Carnaval: Melhor puxador de samba será escolhido dia oito
O vencedor do concurso vai cantar junto com o Nego no reveillon do Zé Beer
No próximo dia 8 de dezembro a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec, promove o concurso que vai escolher o Melhor Puxador de Samba Enredo das escolas de samba de Porto Velho. De acordo com a diretoria da Federação, a festa, na realidade, é para promover o lançamento do CD com os sambas enredos das escolas para o carnaval de 2008. “A programação era para acontecer no dia do samba 2 de dezembro,, porém, não conseguimos a liberação do espaço para a realização no nosso dia maior”, disse o presidente da entidade carnavalesca, prosseguindo, “Achamos que o concurso vai valorizar a figura desse artista cantor que chamamos de puxador de samba. Concurso dessa monta jamais aconteceu em Porto Velho”. A festa começa por volta do meio dia do dia 8 de dezembro no clube Ypiranga localizado a Avenida Pinheiro Machado com entrada franca. “Não estamos promovendo festa visando lucro, achamos que as escolas de samba por receberem subsídios da prefeitura municipal e do governo estadual não devem cobrar ingressos em eventos como o que vamos realizar no dia oito”.
Além do concurso do Melhor Puxador de Samba Enredo e do lançamento do CD com os sambas das escolas filiadas a Fesec, os freqüentadores vão curtir muito pagode durante toda a tarde.
O vencedor do concurso de Melhor Puxado de Samba além de ganhar um valioso troféu, vai se apresentar juntamente com o puxador de samba Nego que no carnaval 2008 vai puxar a escola Varadouro. As escolas de samba de Porto Velho contam com os seguintes puxadores; Banana Split da São João Batista; Jair Monteiro da Armário Grande; Júnior da Império do Samba; Louro da Gaviões do Guaporé; Alex da Rádio Farol; Bainha do Asfaltão e Ernesto Melo da Diplomatas do Samba.


Vamos chamar a atenção para o lançamento do CD do Grupo Raízes.
******
Se você gosta de música boa e de boa música, não pode perder o show dos meninos de Nazaré hoje a noite no teatro 1 do Sesc Esplanada.
******
Quem já assistiu esses jovens sabem que eles são bons de verdade.
******
Tanto que empolgou a secretária da Semed Epifania Barbosa numa apresentação que aconteceu na Casa da Cultura Ivan Marrocos há mais de uma ano.
******
Os meninos coordenados pelo Tim Maia fazem um som totalmente original.
******
Um som que podemos dizer que é, genuinamente rondoniense ou melhor, portovelhense de Nazaré.
******
É o som do beiradão do Rio Madeira
******
Nazaré fica a margem esquerda do Rio Madeira.
******
Terra de gente musical.
******
Basta lembrar que uma das nossas melhores bandas da atualidade tem como base músicos nascidos em Nazaré a "Kara de Buneka".
******
Ali estão os irmão Túlio, Meidei, o próprio Tim Maia além de outros músicos também nascidos no baixo Madeira.
******
Pra completar o Túlio se casou com a paranaense criada em Porto Velho, Silvia Helena e pronto. Foi a fome com a vontade de comer.
******
Silvinha se integrou tanto a vida de seu marido, que criou juntamente com seu cunhado Tim Maia o Nossas Raízes.
******
Silvia também é a responsável pela revitalização de várias músicas que podemos chamar de folclóricas e que estavam quase caindo no esquecimento, já que apenas mais velhos moradores dos seringais do baixo Madeira
******
Silvinha foi lá, escutou, trabalhou na harmonia juntamente com seu marido e cunhados e o resultado foi que vamos ouvir tudo no CD que vai ser lançado hoje.
*****
Vamos ao teatro 1 do Sesc Esplanada.
******
Grupo Raízes que recebeu toda a tenção da Epifania.
******
Bom!
******
O puxador de samba enredo da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande, Jair Monteiro
******
Disse na cara do presidente da Fesec, que não vai participar do concurso que vai escolher o melhor samba enredo das escolas de samba de Porto Velho no dia 8 de dezembro.
******
Na realidade o Jair não se conforma com o resultado do concurso que escolheu o Melhor Samba Enredo de 2007.
******
Naquele evento atuaram como jurados o Paulinho Rodrigues, Antônio Ocampo. Paulinho Batera Valente e Ronildo Carvalho.
******
Os quesitos em julgamento foram.
******
Letra, Melodia, Harmonia e Interpretação.
******
No quesito Interpretação quem ganhou foi o samba da escola Asfaltão cujo puxador era o Bainha.
******
Só que no palco estavam além do Bainha, as pastoras do Asfaltão, o Sé Baixinho, O Fernando Chapéu, o Reginaldo Macumba e o Oscar.
******
Não estavam em julgamento o melhor interprete e sim a melhor interpretação para aquela música.
******
Como o apresentador da festa anunciou o Bainha como melhor interprete (erradamente), os demais puxadores se acharam prejudicados já que segundo eles, o Bainha não tem voz para ser puxador de samba enredo.
******
Foi em conseqüência do protesto dos que se acham verdadeiros puxadores de samba enredo
******
Que a Fesec criou o concurso específico que vai escolher o melhor, entre os melhores puxadores de samba enredo de Porto Velho.
*****
Tem gente dizendo que o Jair tá com medo de perder pro Banana. Será?


Lançamento do CD Minhas Raízes
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove nesta quinta-feira (29), o show de lançamento do CD do grupo Minhas Raízes, às 20 horas, no teatro Um do Sesc Esplanada. O evento de divulgação é voltado para a imprensa e convidados.
O grupo Minhas Raízes é formado na sua maioria por alunos da escola municipal Floriano Peixoto, do distrito de Nazaré, no Baixo Madeira. Dos 24 integrantes, 17 são alunos da rede municipal. Eles são conduzidos pelo cantor, compositor e instrumentista Tim Maia.
O primeiro CD do grupo, patrocinado pela Prefeitura, traz 15 músicas. O trabalho trata das lendas e mitos amazônicos e do dia-a-dia na floresta. Entre as canções estão Curupira, Anauá, Boto Tucuxí, entre outras.
O Grupo Musical Minhas Raízes deu início as suas atividades em agosto de 2004. Formado por 25 integrantes entre adultos e crianças nascidos ou criados no Distrito de Nazaré, há cerca de 150 km de Porto Velho. O lugarejo tem pouco mais de 450 habitantes, aonde só se chega ao local através de transporte fluvial no período de seis horas de viagem partindo da Capital.
O trabalho do grupo conta também com a direção da compositora e cantora Silvia Helena que além de ser autora da maioria das músicas é quem atua como maestrina do coral formado pelos “Meninos de Nazaré” nome pelo qual também é conhecido o grupo. 

Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)