Quarta-feira, 30 de janeiro de 2008 - 13h31
E salve o Carnaval!
Por Toninho Tavernad (*)
O resgate dos blocos de marchinha tem sido a tônica dos blocos carnavalescos em nossa cidade. É diferente a emoção que sentimos ao brincarmos um Carnaval ao som de: “Me dá um dinheiro aí”, “A la la ô”, “Índio quer apito”, “Marcha do morcego” (Bloco Calixto e Cia.), e tantas outras que os instrumentos de sopro anunciam com perfeição nos cortejos dos blocos de Carnaval.
Nada contra a cultura do Axé, mas convenhamos, as músicas baianas são desprovidas de emoção, sentimento. Brincar Carnaval ao som dessas canções nos passa a impressão de estarmos brincando outra coisa, não o Carnaval.
Porto Velho se destaca por ser um celeiro valioso de compositores de marchinhas de Carnaval. Artistas de peso como Baínha (grande mestre), Sílvio Santos, Oscar, Ernesto Melo, Mávilo Melo, Toninho Tavernard, Chicão Feitosa, e tantos outros que a memória insiste em me trair.
Quem nunca brincou um Carnaval ao som de “ Alô, seu cabo Omar o galo da meia-noite já vai se mandar...”, composição do mestre Baínha e sua trupe, que tem o poder de emocionar todos os anos os foliões que vão ao puleiro do Galo da Meia-Noite acompanhar o cortejo do segundo maior bloco de rua de Porto Velho. Quem pelo menos uma vez não ouviu a estrofe “Chegou a banda, banda, banda, a banda do vai quem quer, nós não temos preconceito na brincadeira entra quem quiser...”, parte da marchinha de Carnaval mais tocada no período momesco em Porto Velho de autoria do Silvio Santos e que embala mais de cem mil foliões no sábado de Carnaval. Nos últimos anos, agradáveis surpresas chegaram para completar o time de compositores.
O Bloco Calixto e Cia., privilegiado nesse quesito, tem dado um show quando o quesito é Marcha de Carnaval, suas marchas, além de serem tocadas dentro do seu espaço, está também animando a festa de outros blocos da cidade, levando a alegria e a irreverência do bairro Nossa Senhora das Graças pros quatro cantos de Porto Velho. “... Ai ai ai que medo, no ensaio do Calixto apareceu até um morcego...”.
Valeu Canto da Coruja, parabéns Bloco dos imigrantes, Salve Banda do Vai Quem Quer, sucesso Galo da Meia-Noite e Rio Caiarí, Avante Bloco Calixto e Cia e Pirarucú do Madeira.
Os Blocos de rua estão todos de parabéns, sim, de parabéns, pois diante de todas as adversidades encontradas pra literalmente botar o Bloco na rua, seguem firme em seus ideais, por amor ao Carnaval, por amor a alegria, por Amor ao povo de Porto Velho.
(*) o autor é presidente do Bloco Calixto e Cia
O bloco Galo da Meia-Noite está entregando os abadás desde ontem.
******
O movimento em frente à casa da dona Yolanda é muito grande.
*******
Pra quem não sabe, dona Yolanda é a matriarca dos nossos foliões, segundo a letra a marcha rancho composto pelo Silvio Santos em sua homenagem que está no CD dos 15 anos do Galo da Meia-Noite.
******
Alertamos aos foliões fãs do Galo que os abadás na tarde de ontem estavam em suas últimas unidades.
******
Vi gente comprando 100 kits abadás, com certeza para vender no câmbio "negro" quando a venda oficial terminar, coisa que deve acontecer até o meio-dia de hoje.
******
Ano passado, o abadá do Galo chegou a ser vendido pelos cambistas por mais de R$ 200.
******
Se você não quer ficar sem abadá ao preço justo R$ 30 deve correr até a sede do "Carijó" na rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado.
******
Já que estamos falando em abadá...
******
As camisetas da Banda do Vai Quem Quer também estão chegando ao fim.
*******
Restam poucas unidades.
*******
Se você não entrar na onda dos cambistas...
******
Vá até o Chaveiro Gold, sede da Vai Quem Quer e compra a camiseta do maior bloco da Região Norte.
******
Trinta "pilas" custa a camiseta da Banda e se você não tem grana no momento pode comprar no cartão, aí você vai ter que ir numa das lojas Capri Bijuteria e comprar no cartão de crédito.
******
Na Capri Bijuterias, da José Bonifácio e da Rua Jatuarana você compra camiseta da Banda no Cartão e até pode parcelar. Vai lá folião!
******
Por falar em camiseta da Banda, Manelão avisa e até pede desculpa aos foliões, que a entrega das camisetas só acontece a partir de amanhã.
*******
Ninguém soube explicar o que aconteceu.
******
Mas as camisetas foram despachadas de Recife anteontem e até ontem ainda estavam em Brasília.
******
O "Gordo" estava se virando pra ver se conseguia embarcar as camisetas num dos vôos de ontem de BSB/PVH.
******
Chegando até amanhã, vai dar tempo das meninas e meninos transformarem no estilo baby look.
******
O Bloco Coruja também já está prontinho.
******
O presidente Cezinha, depois que assistiu os desfiles dos blocos dos Imigrantes e do Até Que a Noite Vire Dia.
******
Disse que a Coruja não vai ficar por baixo.
******
O Canto da nossa Coruja vai muito mais alto do que o deles.
******
Até porque Coruja é um pássaro noturno e então vamos estar desfilando em nosso habitat.
******
O Canto da Coruja desfila sexta-feira, dia 1º de fevereiro saindo da rua 13 de Setembro no bairro do Areal.
******
Aliás, a concentração do bloco está marcada para as 18h, atrás do Centro do Menor.
******
Outro bloco que também se concentra no mesmo horário e na mesma rua.
******
É o bloco Us Dy Phora.
******
Acontece que Us Dy Phora começa a desfilar por volta das 22h.
******
E o Coruja à meia-noite.
******
Outro bloco que desfila sexta-feira é o Bloco do Alho.
******
Pelo menos está na programação distribuída pela Comissão de Eventos de Grande Porte da prefeitura municipal.
******
Só que até ontem à tarde ninguém sabia dizer se o Bloco do Alho vai ou não vai desfilar.
******
Sexta-feira também é o dia do Arerê & Cia.
******
Antes disso, vamos comprar camiseta da Banda do Vai Quem Quer.
******
Vai comprar abadá do Galo da Meia-Noite.
******
Vai pros ensaios das escolas de samba!
******
Vai brincar Carnaval folião esperto!
Passarela do samba está
pronta para receber escolas
Sexta-feira a Fesec em parceria com a Iaripuna realiza ensaio técnico na passarela do samba
A passarela do samba “Edson Fróes”, montada na avenida dos Migrantes entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira, está praticamente pronta para receber as escolas de samba nos dias 3 e 4 de fevereiro, domingo e segunda-feira de Carnaval. Este ano, algumas adaptações foram feitas visando proporcionar maior conforto ao público que for apreciar os desfiles das nossas escolas de samba. “São 300 metros de arquibancadas, cinqüenta de camarote mais o camarote vip destinado aos convidados especiais da Fesec. “É o seguinte: o camarote no estilo Maria Fumaça é destinado às autoridades constituídas e aos convidados do prefeito Roberto Sobrinho, o camarote vip da Fesec é destinado aos diretores das escolas de samba e seus convidados”, explica o presidente da Fesec acrescentando que em nenhum dos dois camarotes será cobrado ingresso.
“O Carnaval das escolas de samba é um oferecimento da prefeitura de Porto Velho com o apoio do Governo Estadual e por isso não temos que cobrar ingresso, seja para os camarotes ou para as arquibancadas”.
Na próxima sexta-feira, ou seja, depois de amanhã a partir das 16h, a Comissão de Coordenação do Carnaval 2008 integrada por funcionários da Fundação Iaripuna e por diretores da Fesec, realizam o teste final da sonorização e iluminação da “Passarela Edson Fróes” com a participação de todas as escolas de samba. “Será o nosso ensaio técnico antes dos desfiles oficiais”, disse o presidente da Fesec.
Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando