Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 30/10/10


TEATRO

 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 30/10/10 - Gente de Opinião



Raízes do porto 
estréia Maria. Com 

A peça retrata a violência sofrida pelas mulheres apesar da Lei Maria da Penha

Nesta sexta, 30, no Espaço Cultural Vrena, o Grupo Raízes do Porto retoma os palcos em Porto Velho com sua nova produção, ‘Maria.com’, espetáculo adulto que retrata a história de mulheres que sofreram e sofrem com a violência, abuso e assédios. 

Maria.com surge de pesquisas realizadas com mulheres de várias classes sociais que sofreram e sofrem com os diversos tipos de violência. Segundo a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, no âmbito familiar, ou em qualquer relacionamento íntimo que demonstre afeto. Essas Marias estão por aí, se relacionando, trabalhando ao lado de colegas, morando ao lado de nossa casa. Enfim, circulam por todas as cidades do mundo e muitas vezes não percebemos seus sinais de socorro ou evitamos “meter a colher” onde não somos chamados. Portanto, este espetáculo vem tentar mostrar estes dramas e buscar apontar soluções e provocar o debate. 

Em palco serão cinco Marias, cada uma com sua realidade, com sua história e suas justificativas para agüentar tanto sofrimento sem denunciar. Com isso, elas se revelam e através desta exposição se conhecem e se tornam fortes. Através desta união surge a idéia de criar um lugar para denúncias, para extravasar os sentimos. Assim, criam um blog para lá retratar o que sentem e assim tentar alertar a sociedade e outras mulheres sobre o seu drama, que pode ser igual ao de quem lê. Enfim, criar uma teia de solidariedade, onde todas sejam amparadas à luz da lei. 

Nessa primeira fase serão três apresentações no Espaço Vrena, nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio (sexta, sábado e domingo), onde o ingresso poderá ser trocado no local por 2 kg de alimentos não perecíveis. Já estão também agendadas apresentações na Fraternidade Espírita Irmã Clara (Bairro Marcos Freire), Associação de Mulheres Rurais do Rio Jatuarana, Igreja do Porto, Comunidade Nazaré, São Carlos, ICEAL. Ao todo, serão 10 apresentações em locais alternativos, em bairros e associações para posterior temporada em um teatro convencional. “Nossa intenção é levar o teatro e o tema violência contra a mulher em locais onde ele é mais visível, que são as comunidades menos favorecidas. Após viremos para o centro da cidade, onde ela existe mas de forma mais velada”, enfatiza a diretora Suely Rodrigues.

Maria.com é um projeto que foi contemplado com o prêmio Myiam Muniz de teatro e tem patrocínio da Petrobras. Também contamos com o apoio para montagem deste espetáculo do publicitário Rudney Prado, fotógrafo Ronaldo Nina, veículos de comunicação de Porto Velho, Baaribu Nonato (composição da música tema do espetáculo) e Paulinho Batera. 


SERVIÇO:
O que: Maria.com - Pode ser sua história
Onde: Espaço Cultural Vrena – Associação Cuniã, Rua Tobias Barreto, 118, bairro Tucumanzal. Para localização: pode entrar pelo trevo da Eletronorte, a associação fica atrás do Posto Garimpeiro. 
Texto e direção: Suely Rodrigues
Assistente de Direção: Kenny Frazão
Elenco: Kenny Frazão, Emilli Sousa, Arlete Vrena, Jane Carla e Odicléia Silva
Cenário, figurino e adereços: Nonato Tavares (Manaus/AM)
Maquiagem: Odinaldo Silva
Projeto de Luz: Suely Rodrigues
Operador de luz: Suely Rodrigues/Osias Silva
Músicas: Baaribu Nonato
Operador de Som: Geovani Berno
Produção: Geovani Berno e Suely Rodrigues
Fotos do cartaz e divulgação: Ronaldo Nina
Assessoria em Comunicação: Geovani Berno e Juraci Júnior
Informações: (69) 9201-1778 (Suely) (69) 9984-0068 (Geovani)

 
 




Hoje é o dia do Ferroviário. A prefeitura de Porto Velho, através da Iaripuna e outras secretarias vão realizar ato solene nos galpões que serviram de armazém por muitos anos e agora estão sendo restaurados. No final desta coluna publicamos o convite oficial.

*******

Por falar em patrimônio.

******

Sábado passado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista.

******

Ofereceu no Mercado Cultural uma Feijoada super bem preparada pela diretora Financeira da escola Otilia Tinoco e pela dona Maria companheira do puxador de samba Banana Split.

******

A dependência do Mercado Cultural ficou repleta de simpatizantes da escola de samba que agora tem na presidência o Claudio Manuel popularmente conhecido como Cibalena.

******

Queremos aqui elogiar a diretoria da escola de samba pela organização da Feijoada que além de muito gostosa serviu para reunir brincantes e simpatizantes da escola de samba considerada a caçulinha do nosso carnaval.

******

Breve Cibalena e sua diretoria estarão inaugurando a sede definitiva da escola que está sendo preparada com todo carinho e fica no bairro São João Batista.

*******

Já que entramos no assunto:

*******

No próximo dia 8 de maio a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande também vai realizar Feijoada.

******

A escola comanda pelo Cabeleira e família, vai reunir os sambistas no restaurante Armazém Pizzaria que fica a rua Araçá 2591 – Cohab Floresta.

******

Quem comparecer à feijoada do Armário Grande vai assistir show de samba com apresentação do grupo de mulatas da vede e branca do Conjunto Guaporé, além de Mestre Sala e Porta Bandeira.

******

Tem um cidadão que está assinando como Jesus que anda entrando em tudo quanto é espaço de comentário colocado a disposição pelos sites de noticias de Porto Velho

******

E se aproveita do anonimato para denegrir integrantes do Grupo Teatral Êxodo.

******

José Monteiro e todos os quês estão citados pelo “Jesus já estão tomando providência no sentido de processar judicialmente o falso Jesus.

*******

O cara usou inclusive o espaço da nossa coluna no site www.gentedeopiniao.com.br  de ontem para denegrir a imagem de membros fundadores do Grupo Êxodo.

******

Conforme publicamos em colunas passadas.

******

A professora Nazaré Silva foi nomeada Coordenadora do Arraial Flor do Maracujá.

*******

Ontem ela passou a manhã consultando as pessoas que farão parte da comissão da nossa maior festa folclórica.

*******

Vamos nessa professora.

******

Só não se esqueça de ouvir ou atender as reivindicações dos grupos folclóricos na hora de elaborar o Regulamento das apresentações.

******

Enquanto isso a gerente de Cultura da Secel Tchândrica Bebel participa em Cacoal do Seminário sobre Artesanato em Rondônia.

******

Vamos ao teatro?

*******

Hoje no teatro Banzeiro o grupo Vida de Arte Dramática apresenta a peça “VIDA”. “Acreditamos na Arte como mecanismo de transformação e temos observado que a interferência destas ações que buscam a preservação do meio ambiente vem sendo decisiva”.

******

O grupo Vida de Arte Dramática apresenta a peça “VIDA” às 20h30min. Ingresso R$ 10. A direção é do Hely Chateaubriand.

******

Hoje também, no Espaço Cultural Vrena, o Grupo Raízes do Porto retoma aos palcos em Porto Velho com sua nova produção, ‘Maria.com’, espetáculo adulto que retrata a história de mulheres que sofreram e sofrem com a violência, abuso e assédios.

******

Vamos ao teatro!

*******

Pela passagem do dia do ferroviário da prefeitura de Porto Velho realiza solenidade na praça da Madeira Mamoré. Veja convite:

 




E amanhã???

Por Beto Ramos (*)

Diz à lenda que precisamos de ações e atividades que valorizem os artistas de Porto Velho. Vivemos em um mundo globalizado, onde as culturas industrializadas invadem a vida dos nossos jovens com uma velocidade assustadora. Precisamos desenvolver com todas as parcerias possíveis, projetos culturais que possam fazer a população, conhecer, relembrar e contar a sua história. Sair da mesmice, criar círculos de debates, oficinas em todos os bairros que possam despertar nos jovens o prazer pela cultura. Resumindo-se a poucos grupos, a cultura torna-se um circulo vicioso, onde poucos mandam e muitos ficam sem informação. Possuímos variados movimentos culturais que de sombra em sombra vão ficando na escuridão total. Precisamos de engajamento, de pessoas que façam acontecer, que tragam aos jovens o desejo de cantar, representar, dançar e acima de tudo, através de atividades culturais tornarem-se cidadãos de bem, que possam contribuir com a nossa sociedade para uma Porto Velho melhor. Precisamos fazer com que nossa população tenha o hábito de freqüentar os espaços culturais em nossa capital beradeira. Quais os espaços? Bem, podemos contar nos dedos de uma só mão, e olhe lá, e descobriremos que falta investimento para que as pessoas possam sair de casa e ter uma agenda de atividades culturais, ter onde ir, convidar familiares, levar amigos e turistas para conhecer a história de Porto Velho. Vamos ao Mercado Cultural, a Praça Marechal Rondon, Praça Getúlio Vargas, a Feira do Porto, ao Teatro Banzeiros, conhecer a Madeira Mamoré. Vamos fazer atividades culturais planejadas nestes espaços. Viva a Flor do Maracujá, Viva o carnaval. Mas, precisamos de uma agenda anual de atividades para a nossa população. Nossas quadrilhas e Bumbas são lindos, Escolas e blocos idem. Mas, alguma coisa industrializada já nos faz sentir saudades de ontem. Claro que é preciso inovar. É preciso levar para o mundo. Mas, também é preciso que se preservem alguns valores tradicionais. Diz a lenda, que são poucos os setores que defendem as nossas tradições. Precisamos aplaudir de pé o Zekatraka, O Ernesto, O poeta Mado, O Ivo Feitosa, O Anísio Gorayeb, O Maraca, O Bubu, o Oscar, o Tatá quando ele está. E tantos outros que nós sabemos que estão nesta luta de Davi contra Golias. Diz à lenda que estas pessoas fazem acontecer em suas respectivas áreas de atuação. Mas, precisamos planejar o futuro. Fazer do amanhã sementes que foram plantadas hoje. Diz à lenda que o caldeirão cultural está em ebulição dentro de Porto Velho. Precisamos ter algo para contar amanhã. Entra ano e termina ano, e as mesmas noticias, mesmas brigas, com mesmos causadores. Vamos fazer de um entardecer no Rio Madeira o cenário ideal para repensarmos o que poderemos deixar para as gerações futuras. Fechando este texto, falta a alguns, a elegância do Mestre Oscar. Elegância no modo de tratar e respeitar os nossos artistas e mesmo os que não sejam artistas, mas que lutam para o crescimento cultural da nossa capital beradeira.

(*) O autor é Fotógrafo e Restaurador de imagens antigas


 




ACLER

O Positivismo na vida de Rondon


O professor e historiador Emanuel Pontes Pinto e o professor da Unir Edinaldo Freitas, serão os palestrantes do seminário "Rondon além da linha Telegráfica" que a Academia de Letras de Rondônia, ACLER, e o Departamento de História e Arqueologia da UNIR realizarão dia 5, quarta-feira da próxima semana, para comemorar os 145 anos do nascimento do patrono do Estado, o marechal Candido Mariano da Silva Rondon.

O seminário vai acontecer das 14 às 18 horas no Teatro Banzeiros e os interessados em se inscrever poderão fazê-lo através do endereço aclerencontrodeescritores@gmail.com. Os participantes receberão um certificado assinado pelos organizadores do evento.

O seminário será dividido na apresentação de dois sub-temas, o primeiro, "A influência positivista na missão Rondon", terá como palestrante o historiador Emanuel Pontes Pinto, membro fundador da Academia de Letras de Rondônia, enquanto o segundo sub-tema "Aspecto colonial da missão Rondon" será apresentado pelo professor da Unir Edinaldo Freitas.

O secretário-geral da ACLER, acadêmico Pedro Albino, disse que a proposta da realização desse evento relativo a Rondon "faz parte do projeto que a Academia desenvolve visando a valorização de datas e fatos históricos relativos a Rondônia, e para o qual temos convidado além de autoridades também professores e estudantes a participar".

Logo depois do encerramento das palestras, e debates, haverá um sarau cultural com apresentações de poemas por membros Academia Rondoniense dos Poetas e do boi-bumbá Corre Campo, que na data estará completando 56 anos de criação desse grupo folclórico.

Fonte: Sílvi Santos
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)