Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 30/11


Cinco e Meia apresenta Tambores de Tracoá 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 30/11 - Gente de OpiniãoA Casa da Cultura Ivan Marrocos faz o lançamento na noite de hoje do Projeto Painel Cultural
O Projeto Cinco e Meia, após alguns meses, volta a ser produzido em Porto Velho graças ao apoio do governo estadual através da Secel, que realiza hoje o “Painel Ivan Marrocos”, cujo objetivo, é colocar no palco do espaço “Vila Erse” da Casa de Cultura, apresentações de grupos de teatro, dança, além de poetas e prosadores. Dentre os espetáculos destacamos a apresentação do Grupo Wak´umã de Dança que apresenta o show “Tambores de Tracoá”.
Trata-se de show cultural temático que estreou no palco principal do Parque Lúdico do Sesc-Itaquera em São Paulo-Capital durante a realização do Projeto Cultural Sesc-SP “Balaio Brasil”. A Banda Waku’mã foi classificada para participar do referido Projeto, face a pesquisa nas áreas de teatro, dança e música, reconhecimento diagnosticado pelos técnicos do Departamento Nacional do SESC, que mapearam o Brasil em oito regiões produtoras de cultura, tendo cadastrado mais de setenta Bandas e Grupos de Teatro e Dança. Esta Trilogia, tem sido a base do trabalho de pesquisa, observação e difusão da proposta de Paulinho Rodrigues, sempre enaltecendo as fontes produtoras de bens culturais, “numa viagem” que se inicia no cume do “Tracoá” (a montanha mais alta de Rondônia), passando pela caatinga nordestina, pampas gaúchos, maciço do planalto central, altiplano andino, recnhans amazônicas, vindo desaguar nas correntezas do Madeira.
Fazendo alusão direta às tradições e costumes do Estado de Rondônia, o espetáculo tem início numa performance que exalta as belezas do “Pico do Tracoá”, encravado na Chapada dos Pakaas-Nova, no Município de Guajará Mirim(RO), resgatando o que há de mais importante dentro do imaginário e da cultura rondoniense “Tambores do Tracoá”, é uma busca incansável pela nossa identidade cultural, hoje muito distante das nossas raízes, face o processo de colonização do Estado, que trouxe no seu bojo, influências e costumes que afastaram nossas tradições do eixo e do processo evolutivo equilibrado, que paralelamente, deveria manter nossas manifestações demológicas. Vivenciando o nosso auto Boi-Bumbá, o show viaja pelos caminhos de Rondônia, da Amazônia e da América do Sul, numa plasticidade única, envolvendo performances teatrais, dança e música, com primorosa produção, com grande parte do repertório autoral de Paulinho Rodrigues e destacada participação do Grupo Waku’mã de Danças, que liderado por La Quinha (LívianLuíza), com as bailarinas, Clarissa, Ingrid, Flávia, Nara, Mírian e Bórika, dão ao espetáculo a cor de jambo da morena rondoniense.
O Painel Cultural da Ivan Marrocos está marcado para iniciar ás 19 horas de hoje, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.


No próximo Domingo dia 2 comemoramos o Dia Nacional do Samba.
******
Quando escrevo comemoramos quero dizer que sou sambista nato.
******
Inclusive tínhamos programado, como presidente da Fesec, a festa de lançamento do CD com os sambas enredos das escolas de Porto Velho, para o dia 1º amanhã, em comemoração ao Dia do Samba.
******
Fato que só não vai acontecer porque quando chegamos, o clube Ypiranga já estava reservado para outro evento.
*****
Mesmo assim, transferimos a festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba para o dia 8 de dezembro justamente no Ypiranga;
*****
Agora, para não passar o dia 2 de dezembro, domingo, sem fazer alguma coisa para festejar o Dia Nacional do Samba.
******
O grande sambista Beto César, vai reunir um grupo de amigos sambistas em sua residência, para comemorar.
******
A rapaziada, além de levar seu repertório para uma grande roda de samba, não pode esquecer de levar uma caixinha de gelada, e também pode, se quiser, levar uma carne, peixe, torresmo, tremoço, amendoim, porquinho e outros mais. Diz o Maracanã
******
Domingo vamos festejar o Dia do Samba na casa do Beto Cezar.
******
"Templo de Ísis" em cartaz hoje (30) e amanhã (1º) com participação de 200 bailarinos.
******
A Companhia de Dança Corpo em Movimento apresenta, nesta sexta-feira (30/11) e sábado (01/12), em Porto Velho, o 4º Espetáculo de Dança que tem como tema "Templo de Ísis. O evento acontece no Ginásio Poli Esportivo Eduardo Lima e Silva a partir das 19h30 com entrada gratuita para toda a população.
******
O espetáculo irá apresentar ao público através dessa arte um pouco da história da grande mãe do Egito, a deusa Ísis.
******
Cerca de 200 bailarinas (os) irão se apresentar durante os dois dias. De acordo com o Renan Marques, professor da Companhia, os alunos que freqüentam as aulas são de diversos projetos e de várias faixas etárias.
******
"Participam de nossos trabalhos crianças, adolescentes e adultos de vários bairros da cidade, pois nossa Companhia tem como objetivo a inclusão social. Hoje agregamos dezenas de pessoas a nossa Cia que freqüentam nossas atividades pelo menos duas vezes por semana", explicou Renan.
*****
Na ocasião além do grupo principal irão se apresentam outros convidados como, Magno Lima (Hip Hop) e Chagas Peres (dança de salão).
******
A Companhia de Dança Corpo em Movimento existe há quatro anos. Foi criada com objetivo de incentivo à cultura e à dança aos que valorizam a arte milenar. Mais informações sobre o evento pelos telefones: 9982-9175/8416-7883/9241-5126. 


Ivan Marrocos: Galeria Afonso Ligório inaugura hoje

Será inaugurada nesta sexta-feira (30), às 20:00h, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, a Galeria de Artes Visuais “Afonso Ligório Souza”. Criada através do Decreto nº. 13148 de 14 de setembro de 2007 e sancionado pelo Governador Ivo Narciso Cassol, o espaço cultural obedecerá às normas de todas as galerias existentes no país. Além disso, os expositores da galeria, além de terem seus trabalhos rigorosamente avaliados por críticos de arte, receberão certificado de participação e terão seus nomes incluídos em um catálogo de artes visuais que deverá ser divulgado em todo o país, a cada final de ano.
O projeto que cria a Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório Souza é de autoria da artista plástica rondoniense Rita Queiroz, que há mais de 30 anos, juntamente com outros artistas plásticos da região, vêm lutando com o intuito de que a categoria do Estado de Rondônia possa ser reconhecida nacionalmente. “Esta é uma vitória que não é minha, mas de todos os artistas plásticos de Rondônia, particularmente, da capital”, argumentou Rita Queiroz. Fazendo parte do programa de inauguração da galeria, além da biografia do homenageado, será aberta ao público, uma exposição dos trabalhos do artista plástico Afonso Ligório de Souza.
O governo do estado de Rondônia através da Secel e de seu secretário Jucélis Freitas foram os grandes apoiadores pela galeria, que receberá melhorias para atender os segmentos das artes visuais com exposições a nível internacional.
A escolha do nome do artista plástico Afonso Ligório Souza, conforme argumentou Rita Queiroz, deve-se ter sido ele, o precursor da arte plástica em Rondônia. E, portanto, o pioneiro neste tipo de atividade artística cultural em Porto Velho, terra que ele viveu durante 39 anos, dos seu 44 anos de vida, quando vítima de câncer na garganta em conseqüência do cigarro que fumava com muita intensidade.
Embora tenha vivido em função de sua arte de pintar e esculpir, Afonso Ligório Souza nunca participou de uma exposição de arte. Mesmo assim, tanto em Porto Velho como em muitas capitais brasileiras e até na Europa e Estados Unidos, pode-se apreciar alguns de seus trabalhos tanto em telas pintadas à óleo como em esculturas feitas cem madeira.

Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)