Quinta-feira, 31 de março de 2011 - 06h34
A turma da Federon começa a se movimentar visando às apresentações na 30ª Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.
********
Amanhã vai acontecer reunião na sede da entidade que fica numa das salas do Estádio Aluizio Ferreira, para tratar entre outros assuntos, do Regulamento das apresentações dos grupos folclóricos.
********
A discussão, passa pelo não repasse de subsídios no ano passado, que deixou todos os grupos folclóricos com dívidas no comercio local.
********
Aliás, ano passado o governo estadual deu o cano nos grupos folclóricos ao não viabilizar recursos.
********
O interessante é que existem pessoas, mesmo no governo atual, que acham que os grupos folclóricos devem favor ao governo e por isso, têm a obrigação de se apresentar no Flor do Maracujá.
********
Os que assim pensam, estão redondamente enganados.
********
Os grupos folclóricos são a principal atração da festa e por isso devem ser bem pago, caso o governo queira usufruir de suas apresentações.
********
Só quem ganha em publicidade com a apresentação dos grupos de quadrilhas e bois bumbas no Flor do Maracujá é o governo estadual e as empresas de televisão.
*********
Então, o governo não está prestando nenhum favor ao firmar convênio com a Federon para apresentação dos grupos no Arraial.
********
O ideal seria que cada grupo fosse contratado por no mínimo R$ 25 MIL. Esse cachê serviria para sanar apenas um terço das despesas de um grupo como a quadrilha JUABP, Rádio Farol, A Roça é Nossa ou Boi Bumbá Diamante Negro, Corre Campo, Az de Ouro etc.
********
Aliás, um grupo do naipe de qualquer dos citados, não gasta menos de R$ 50 Mil para se apresentar no Flor do Maracujá. Ano passado eles não receberam nada do governo estadual. Foi só CAÔ!
*******
Já que entramos no assunto. Tudo indica que o Arraial Flor do Maracujá este ano, vai ser montado no Parque de Exposições local onde até o ano passado aconteceu a Expovel.
********
Digo isso, porque a Justiça deu ganho de causa ao governo estadual na ação de reintegração de posse daquela área.
********
E como os moradores dos condomínios que ficam nas proximidades daquela área onde o Arraial foi montado ano passado, entraram com ação junto ao MP solicitando o embargo da realização do evento ali.
********
Com certeza, sendo dono da área onde foi a Expovel, o governo do estado não vai querer desembolsar dinheiro para pagar aluguel de outra área quando já tem a sua.
*********
Para os grupos folclóricos o espaço do Parque de Exposições é bom,
*********
Agora, para os barraqueiros é uma lástima!
********
A festa tá só começando, muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte.
********
Depois do famigerado “Cem Dias”, é que o governo começa pra valer.
********
Por falar em preservar nossas tradições:
*********
O Tucupi agora é da Sadia
*********
Pois é! A Sadia Registrou a Marca TUCUPI.
********
Quando os japoneses registraram a marca Cupuaçu foi feito um escarcéu e, pelo que se divulgou a época, eles recuaram.
********
Agora é uma multinacional brasileira que faz a mesma coisa com o TUCUPI nosso de cada dia (para os paraenses, tucupi é tão sagrado quanto o pão do Pai-Nosso).
********
Mas isso tudo só acontece porque nós não valorizamos nosso patrimônio imaterial e nossos produtores não ligam muito para essas coisas (e não são nem um pouco organizados, diferentemente dos produtores europeus). Como nós não ligamos, tem quem ligue. No caso a Sadia ligou.
*********
Vai um Pato no “Sadia” aí?
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando