Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 31/12


Bordejo de carnaval - I
Alegria e folia 2008


Por: Altair Santos (tatá)*

“Ouvi, lá bem distante o clarim do Moraes, abrindo o nosso carnaval. No tempo do Ypiranga ou do limperial (tem que separar Vida e tem um “l” a mais), batalhas de confete sem igual. Jogando serpentina, pelo amor do Arlequim, no tempo do Esron era assim.”
Da música “No tempo do Esron” - Autor: Ernesto Melo.

Há dias, a cidade já respira a atmosfera de carnaval. Gosto tanto disso que fecho os olhos e vejo confetes e serpentinas, feito pássaros em revoada (pense na viagem!). Ao longe ouço a marcação de um surdo imaginário entrecortada por ziriguiduns e balacobacos, tendo como adorno os requebros (de faceiras cabrochas. É o imã-feitiço do carnaval me chamando, agindo em mim. Lá vou eu, ou melhor, lá vamos nós! Em meio às cantatas natalinas e, após o Papai Noel estourar o seu cartão de crédito e se esborrachar chaminé à dentro, pra deixar aquele presentinho, já se vê – de plantão - os pregoeiros que anunciam o Reinado de Momo. Sem perder tempo, tratamos de sair às ruas. Nem precisamos andar muito para ver o frenesi em que se encontram dirigentes de blocos e escolas de samba. A Prefeitura já beijou o santo, ou seja, repassou R$ 150 mil para as escolas. As calçadas do centro são pouco espaçosas para os tantos cartolas da folia, promoverem o primeiro desfile: cotar preços, encomendar material, jogar conversa fora, discutir, ficar nervoso, se desesperar, etc e tal. Por isso, Senhoras e Senhores, para o Vosso deleite, na passarela-cidade reaparecem os Executivos da Folia e seus enredos de sempre: montar o carnaval. É o prenúncio do que cultura popular, mais uma vez, despejará nas ruas e avenidas da cidade neste que esperamos, tal qual o último, seja o carnaval da alegria e que ela (a alegria), se faça por todos escolhida como mote principal. Assim, renovado e alegrado para o que vem por aí, haveremos de testemunhar o enorme mosaico carnavalesco a nos exibir: o irrecusável chamado da Banda (do Vai Quem Quer), o forte cocoricó do Galo (da Meia Noite), as águas ligeiras do Rio (kaiary), a reunião-desfile dos Imigrantes, a Coruja e seu Canto madrigal, o Alho pra temperar a folia, o Pirarucu (do Madeira) pra levantar a moral. Tudo isso, naturalmente, Até que a Noite Vire Dia, lá pras bandas do mocambo. Quem sobe e quem desce, quem leva o título na passarela do samba são as expectativas maiores num carnaval que aos poucos vai se reencontrando com o efervescente sentimento de animação, cores, belezas e brilhos de outras épocas. Tentaremos, ao máximo, estar presentes em todos os acontecimentos que antecedem o carnaval e assim, garimpar fatos para, nas próximas cinco semanas, compor nosso artigo (Bordejo de carnaval), até a próxima.

(*) o autor é músico e Vice Presidente da Fundação Iaripuna. 
 


Vamos começar a coluna de hoje chamando a atenção para seguinte:

*******
Senhor Carlos Alves de Moura está procurando seu irmão Sérgio Alves de Moura (que trabalhou na Eucatur), quem souber o paradeiro desse senhor entrar em contato pelos telefones (68) 3228 0922 OU 9203-6234.- Chico Macedo.

******
Se você sabe do paradeiro do irmão do Carlos Alves Moura Sérgio Alves Moura é só ligar pro´s telefones divulgados.

******
Hoje é o dia do Bloco Mistura Fina dar adeus ao ano Velho de 2007 e boas vindas ao ano Novo de 2008.

******
A turma começa a se concentra no Bar do Antônio Chulé por volta do meio dia.

******
O desfile propriamente dito começa por volta das 17 horas, ou seja, cinco horas da tarde.

******
Durante a tarde toda sai um caldo energético preparado pelo Bainha.

******
ERRO GROSSEIRO - Na edição de Sábado, coloquei que o Bloco havia surgido na década de setenta.

******
O CORRETO – é década de oitenta precisamente o carnaval de 1983.

******
Então! hoje o bloco está completando 24 anos desfilando pelas ruas de Porto Velho.

******
Como já contamos, o Bloco foi criado pelos trabalhores das empresa Odebrecht que vieram trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel.

******
Na época que a maioria dos brincantes do bloco eram Os Cariocas da Odebrecht

******
Os homens saiam vestidos de mulher e as mulheres de homem.

******
Quando o bloco passou para a coordenação dos portovelhenses essa tradição deixou de ser prioridade.

******
Hoje, ou pelo menos até o desfile de 2006 apenas eu (Zekatraca) desfilo travestido de mulher.

******

Hoje e como vem acontecendo há mais de dez anos, o Carlinhos Maracanã vai estar comandando o trânsito por onde o bloco vai passar.

******
A Francis estará empunha o estandarte

*****
O Oscar comandando a turma de cantores e as pastoras do Asfaltão cantam na saída e na chegada do bloco.

******
No meio dos mais de 500 foliões vamos encontrar com certeza o Segismundo e a Luciana.

******
O Júlio Yriarte e a Helena.

*******
O Secretário Jucélis Freitas

******
Ariel, Tatá, Almira, Roberto, Chico Macêdo,

******
Minha fotografa oficial será a Ana Célia.

******
Então, vamos todos para o desfile do Bloco Mistura Fina

******
Ou então, vai me ver travestido de Alzira a enfermeira da novela Duas Caras.

******
Na última semana, dia 22 de dezembro, os funcionários do jornal Diário da Amazônia se reuniram na casa do jornalista Carlos Esperança, em Porto Velho, para celebrar o fim de mais um ano de sucesso.

******
Foi a festa de confraternização da família Diário, como todos nós nos tratamos. Pois é neste matutino, que convivemos muitas vezes mais do que na nossa própria casa.

*****
Aliás, nós do Diário, consideramos o jornal nossa segunda casa. A festa foi a comemoração de mais um ano de trabalho, de muita luta em busca pela perfeição diária de notícias e anúncios.


*****
Todo o esforço da equipe é para que os nossos leitores tenham a oportunidade de saber diariamente de todos os fatos, que ocorrem em Rondônia, no país e no mundo. Texto da Yalle Dantas

******
Nossos agradecimentos, aos que colaboraram para o sucesso da nossa festa:

******
FAZENDA TRÊS CAPELAS; DYDYO REFRIGERANTES; SOCIBRA; LOCAVIDEO; ROMANNEL; CONSULTORA SOCORRO/ NATURA; AMADO RAHHAL/ HOSPITAL DE BASE;

******
JOÃO CARLOS RIBEIRO/ SEPLAN; ORESTES MUNIZ/ ADVOGADOS; PREFEITO ROBERTO SOBRINHO E SEUS ASSESSORES KLEBER E MIRIAM; HÉLCIO CABELEIREIROS;

******
MEDICINA OCULAR; GUILHERME ERSE; DEPUTADO ESTADUAL MOREIRA MENDES;

******
EUCATUR; VIDA ZEN;

******
SENADOR VALDIR RAUPP; SCAN DISTRIBUIDORA; KSR- VOTORANTIN;

******
IBF; TECIDOS NOVO MUNDO; UR EVENTOS E FESTAS; DJ MAGRÃO

******
Adeus ano velho.

******
Feliz Ano Novo!

******
Que tudo se realize

******
No ano que vai nascer.

******
Muito dinheiro no bolso

******
Saúde pra dar e vender!



Carnaval
Mistura Fina desfile hoje
dando adeus a 2007


O Mistura Fina desfila pelas ruas de Porto Velho no último dia do ano desde 1983

A partir do meio dia de hoje, os foliões de Porto Velho se concentram no Bar do Antônio Chulé que fica na esquina das Ruas Joaquim Nabuco com a Bolívia, no bairro Santa Bárbara se preparando para o tradicional desfile do Bloco Carnavalesco “Mistura Fina”. Os organizadores do evento colocaram a venda camisetas alusivas ao desfile de 2007 que podem ser adquiridas no endereço acima a partir das 8 horas da manhã de hoje. “O arrecado com a venda das camisetas é investido no abastecimento dos batuqueiros que tocam durante o desfile”, disse Valdison Pinheiro o Misteira. Sábado passado, os responsáveis pela organização do desfile, promoveram ensaio no Bar do Chulé que começou por volta das 12 horas e só terminou às 21 horas. “Apesar de se tratar de um bloco de sujo, o ensaio serve para organizarmos o repertório e a seqüência de música que cada “puxador” vai fazer”, explica Reginaldo Makumba. 

Oscar Knigth um dos responsáveis pela organização do Bloco, informa que o folião deve comparecer pelo menos com uma caixinha de maizena. “A maizena é nossa fantasia tradicional”. A Porta bandeira Francis Barreto retornou de São Paulo na manhã de Sábado trazendo o estandarte que será apresentado hoje durante o desfile, Silvio Santos que todos os anos se caracteriza de um personagens feminino da novela em cartaz, este ano vai desfilar travestido da enfermeira Alzira da novela “Duas Caras”. Bainha o principal compositor do Bloco trabalhou novos arranjos para suas músicas enquanto o Mestre bateria Admilson Knigth está com as “paradinhas” todas ensaiadas. 

CONCENTRAÇÃO - A concentração começa às 12 horas (Meio Dia) na esquikna da Rua Joaquim Nabuco com a Rua Bolívia no bairro Santa Bárbara. 

ITINERÁRIO E HORÁRIO DO DESFILE – O bloco desfila a partir das 17 horas (cinco horas da tarde), pelas Ruas, Joaquim Nabuco; Almirante Barroso; Mal. Deodoro; Carlos Gomes; Tenreiro Aranha; Sete de Setembro; Nações Unidas. Rua Bolívia até o Bar do Antônio Chulé.

 Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)