Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

ZEKATRACA: Magia dos Ciganos supera chuva




Samba na praça

Magia dos Ciganos
supera chuva


Após a chuva a escola fez um dos melhores show do Projeto Samba na Praça

Nem a chuva torrencial que caiu em Porto Velho no inicia da noite do último domingo, conseguiu impedir, a magnífica apresentação da escola de samba, “Acadêmicos do Armário Grande”, no Projeto Samba na Praça que acontece durante a “Feira do Porto” na Praça Aluízio Ferreira. 

Por volta das 19 horas os integrantes da bateria da escola de samba chegaram à praça e começaram a afinar os tambores, enquanto a porta bandeira Simi e o mestre sala Diogo davam os últimos retoques em suas fantasias para entrarem em cena. O presidente Antônio Chagas Campo Cabeleira, a fundadora da escola do Agnes Neguinha e o presidente de honra Neiraval Pedraça, faziam de tudo para que a escola entrasse no horário previamente combinado com a coordenação do evento, para apresentar o samba “Fiz meu sonho na magia dos ciganos” de Carlinhos Maracanã. Quando o mestre cerimônia Marcio Terço avisou que iria dar inicio ao espetáculo, a chuva desabou. Foi mais de uma hora de chuva, o que fez com que as equipes dos canais de Televisão que estavam na expectativa de registrar a apresentação da escola dosZEKATRACA: Magia dos Ciganos supera chuva  - Gente de Opinião Conjuntos Mamoré/Guaporé/Rio Candeias, fossem embora pensando que o show em virtude da forte chuva iria ser transferido para outra data. A previsão dos repórteres das TVs não se confirmou e por voltas das 20h30min, a verde e branco exacampeã do carnaval de Porto Velho, deu inicio a sua apresentação. 

O público, como num passe de mágica, voltou a ocupar os espaços da apresentação, provando que o povo de Porto Velho, é realmente carnavalesco. “Impressionante, não sei onde esse povo todo ficou durante a chuva”, disse admirado o presidente Cabeleira. 

Durante sessenta minutos, a equipe de harmonia da escola, liderada pelo puxador de samba enredo Banana Split, que conta com a participação do Buzuga, Heraldo, Valci do Cavaco e Genésio do Violão, acompanhada pela bateria do Mestre Carlinhos, proporcionou ao público presente, um dos melhores shows já acontecidos no projeto Samba na Praça. 

No próximo domingo a Comissão de Carnaval da Fundação Iaripuna, aproveita o Projeto Samba na Praça, para eleger a Rainha e as Princesas do Carnaval de Porto Velho, que vão fazer parte da Corte do Rei Momo Ruymar no carnaval deste ano. 

 




Minha intenção era continuar contando a história do samba enredo da escola de samba Pobres do Caiari para o carnaval de 1974 o “Odoiá Bahia”.

*******
Porém, como os acontecimentos registrados, nos bastidores das agremiações carnavalescas do final da semana que passou, não podem esperar por mais nenhum dia, sob pena de se tornarem acéfalos.

*******
Resolvemos deixar para a coluna de amanhã a história do samba em epigrafe.

*******
E vamos começar divulgando a puxada de orelha que estamos recebendo do Presidente da Comissão de Eventos de Grande Porte, nosso amigo Atayde dos Santos.

******

COMISSÃO DA PREFEITURA EXPLICA SOBRE COMPETÊNCIA DE DESFILE DE BLOCOS.

*******
 
O presidente da Comissão de  Eventos de Grande Porte da Prefeitura do Município de Porto Velho, Atayde dos Santos,  se reportando ao comentário feito pela coluna “Lenha na Fogueira” do jornalista Zekatraca, quanto autorização de desfile de blocos, disse que o mesmo está equivocado quanto à responsabilidade da Comissão.

******
O jornalista afirma em sua coluna que a Comissão de Eventos de Grande Porte autorizou o desfile do bloco MIP no mesmo horário e na mesma região onde se concentra e sai o tradicional bloco “Galo da Meia Noite”.

*******
O presidente explicou que a competência de planejar e elaborar a planilha de trajeto e horário de desfile de blocos é da Fundação Iaripuna por meio do seu Departamento de Cultura.

*******
Informou ainda que tais documentos sequer, foram analisados pela Comissão em pauta.

*******
Atayde disse no momento, que a Comissão que preside está aberta para qualquer esclarecimento para que não paire dúvidas quanto à lisura que sempre manteve nas suas decisões.

*******
 
 Neste caso, vamos retirar da nota publicada nesta coluna, semana passada, que a frase que diz que a Comissão de Eventos de Grande Porte foi a responsável pela autorização.

*******
E passar a responsabilidade para o Departamento de Cultora da Fundação Iaripuna.

*******
No frigir doas ovos é a mesma coisa!

*******
É trocar Seis por Meia Dúzia

*******
É Chover no Molhado.

*******
Pergunto!

*******
A funcionária que assinou a liberação ou concordou com a concentração do bloco praticamente no mesmo local da concentração do Galo da Meia Noite.

*******
É, ou não é também da Comissão de Eventos de Grande Porte?

*******
Se não, por favor, nos encaminhem os nomes das pessoas que compõem essa Comissão!

*******
Para não cometermos mais injustiças.

*******
Por falar em Comissão de Carnaval!

*******
O “pau” cantou no barracão de alegorias de uma escola de samba de Porto Velho.

*******
Aliás, quase cantava de verdade, não fosse à imediata intervenção dos dirigentes da agremiação.

*******
Tudo provado por ciúme entre os repensáveis pela confecção das alegorias da escola.

******
Vale salientar que a escola de samba e nem seus dirigentes têm culpa do ocorrido em seu barracão.

******
A desavença, já vem do Flor do Maracujá.

*******
E diz respeito a ciúme.

******
Um quer ser melhor que o outro e a discussão começa.

******
Os dois jovens artesãos pareciam dois TIGRES rosnando um para o outro.

******
No final um caiu em prantos no portão do barracão e o outro ameaçou arrumar o jamanxim, cacaio, tralhas ou matulão e partir no rumo do Pará.

******

Enquanto isso o Curso de Julgadores de Escolas de Samba foi o maior sucesso.

******
Apesar de dos mais de cem inscritos, só compareceram sessenta e oito.

******
Como apenas 25 serão selecionados pela Comissão e desses 25 apenas 18 atuaram como julgadores das nossas escolas de samba no carnaval deste ano.

******
Para a Comissão de Jurados da Fesec a freqüência foi ótima.

******
Aliás, no final do curso o Presidente da Fesec, informou que vai solicitar a Comissão de Jurados que convoque dez dos que concluíram o Curso, para atuarem como jurados da premiação “Estandarte de Ouro” da Fesec durante os desfiles das escolas de samba.

******
O julgamento do Estandarte de Ouro é diferente do julgamento que elege a melhor escola de samba.

******
O Estandarte de Ouro contempla a Melhor ala de Baianas, o melhor passista masculino e a melhor passista feminina, o melhor puxador de samba enredo. Quesitos que não são avaliados pelos julgadores dos quesitos tradicionais.

******

Só um lembrete

******
O repasse dos subsídios oficiais para a escolas de samba até hoje não saiu.

******
A burocracia está atrapalhando o carnaval das escolas de samba!

******
Vamos acelerar esse processo amigos!

******
Para encerrar!

*******

Acessa o excelente blog do Beni Andrade via site Gente de Opinião!

 




 Humaitá

Parceria garante festança


Localizada a 200 km de Porto Velho (RO) e a 700 km da capital do Amazonas, está situada a cidade de Humaitá, que no período de 21 à 24 de fevereiro comemora o Carnamaitá. 

O evento conta com animadíssimos Blocos e seus trios elétricos Os Mano e as Mina, Beijo na Boca,Os Protegidos e Mania. Blocos esses, que ano passado, levaram para a praça da Estação Rodoviária, onde acontece a chegada dos trios, segundo informações da Polícia Militar, cerca de 12.000 foliões. 

Para este ano, com o apoio da Secretaria de Cultura junto à Prefeitura Municipal, a estimativa é de 22.000 brincantes. A cidade é bastante hospitaleira, os Blocos vendem seus Abadás com preços bem acessíveis e a população, participativa enfeita suas ruas e comércios para a chegada do Carnamaitá e também de seus visitantes já que o mesmo vem se tornando uma ótima opção para os turistas de oportunidade, tanto pela facilidade de acesso ao evento, pois os abadás possuem preços convenientes à realidade econômica do município, como pela questão da segurança. 

O município tem o privilégio de ter seu carnaval considerado o mais seguro da região, uma vez que, nunca foi registrado nenhum incidente de repercussão negativa. 

Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br 
zekatracasantos@gmail.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)